Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"E se ter filhos não for assim tão giro?"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "E se ter filhos não for assim tão giro?"

    http://www.publico.pt/sociedade/noti...o-giro-1637635

    Venham de lá essas opiniões

    Tenho 3 filhas e há algumas coisas que me revejo, só para dizer a quem tem 1 filho e há dias que talvez fosse bom atirar-se da ponte ou à criança, com mais a coisa vai piorando... Tenho ideia que quando são muitos, deixamos de gravitar a volta deles e eles passam a gravitar à nossa volta... Só não sei qual o número de filhos... Nem vou descobrir

    #2
    Domingo, 8:30 acordado. Check.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
      Domingo, 8:30 acordado. Check.

      8:30 é bom

      Comentário


        #4
        Só uma nota, a história que conta do Louis ck, está mal contada.

        Comentário


          #5
          Muito bom de facto.

          Comentário


            #6
            sobre o tópico já se discute algo semelhante noutro que anda por ai. Acho que boa parte das pessoas que tiveram filho tiveram nos porque era a "coisa a fazer".
            Não duvido que seja algo "mágico" e todos os outros adjectivos que os pais usam para descrever o "ter filhos" mas para muita gente a magia vai rápido.
            Normalmente oiço sempre "é espectacular" seguido "deixas de ter vida, agora vives para ele". É preciso um tipo especial de pessoa para criar um filho, e lamentavelmente boa parte de nós, pelo menos metade, não o é.

            Comentário


              #7
              Há pessoas que infelizmente vivem para o filhos, esses, mais cedo ou mais tarde vão ter problemas, quer pessoais, quer provavelmente com os proprios filhos. Visto que tendem a ser pais frustrados e superprotectores, sufucando os filhos e gerando conflitos.
              Mas felizmente há quem consiga equilibrar e ser "pessoa" ao mesmo tempo que se é mãe ou pai.

              Comentário


                #8
                O meu como tem 1 mês e 17 dias apenas me deixou dormir umas horitas...dorme muito pouco..

                Mas por cada sorriso ou gargalhada que me oferece eu esqueço as horas de sono em falta.

                Comentário


                  #9
                  É uma das coisas que não sei se consigo. É que depois não há volta a dar, eu sendo um narcisista e por regra geral - um gajo muita parvo, depois se não gostar do puto não o posso largar na serra de Sintra.

                  Vou ter que pensar muito bem no assunto, mas não será para já.

                  Comentário


                    #10
                    Ter um filho não se tratar de modas,se é giro ou não,depois de assumir ter um filho a vida muda radicalmente,eu ainda não tenho nenhum apenas falo por aquilo que vejo.

                    Comentário


                      #11
                      É bom que não mude assim tanto...

                      Comentário


                        #12
                        Tou em "processo" de...por isso ainda não tenho muito a dizer neste tópico...só espero é não me assustar....

                        Comentário


                          #13
                          Que pena. Quando li o título do tópico pensei naquela cena de alguém nos apresentar o seu filho e ser feio comó c... E termos de arranjar uma solução para dizermos algo bonito a favor da criança ou do pai (porque fica bem e é o que os pais, com os seus olhos brilhantes e grandes, estão à espera) mesmo quando é feia que nem uma toupeira.

                          Ainda há dias tive de mentir forte e feio, não consigo conformar-me com a mentira que disse.

                          Mas não, o tema não é esse. Fica pa próxima....



                          PS: Alguma semelhança com a realidade é pura ficção. O importante é que a criança seja saudável.

                          Comentário


                            #14
                            Interessante o artigo ! destaco duas passagens:

                            Certo. Só que algures no último quartel do século XX, após a entrada em força das mulheres no mercado de trabalho, da luta pela igualdade dos direitos, do crescimento da geração baby boomer e da invenção de contraceptivos que nos permitem ter exactamente os filhos que queremos, e não aqueles que vão aparecendo, ocorreu uma verdadeira revolução copernicana no conceito de família: os filhos deixaram de orbitar em torno dos pais e os pais passaram a orbitar em torno dos filhos.A consequência é esta: hoje em dia, à minha volta, só encontro pais a queixar-se, mesmo que muitas vezes não percebam exactamente porquê (eu incluído). À primeira vista, lá está, parece um relativo absurdo histórico, sociológico e antropológico. Estima-se que o homo sapiens exista há 200 mil anos, e alguma ideia de família, ainda que vaga, existirá há tanto tempo quanto ele. Melhor ou pior, chegámos desde as cavernas até aqui, e durante milénios não se vislumbrou qualquer traço desta angústia moderna em relação à paternidade. Os filhos simplesmente tinham-se e criavam-se. Porque é que isso deixou de chegar?
                            A ciência económica talvez possa dar uma ajuda nesta resposta, se decidirmos recorrer à velha lei da oferta e da procura: os filhos, por opção dos pais e auxílio dos contraceptivos, tornaram-se um bem raro. E, ao tornarem-se cada vez mais raros, foram-se tornando cada vez mais preciosos. E, ao tornarem-se cada vez mais preciosos, deixaram de ser um assunto exclusivo das mães — os pais continuaram a produzi-los, como sempre o fizeram, mas passaram também a educá-los, como praticamente nunca o haviam feito.

                            Ser pai, portanto, é insuportável e cada vez mais difícil, enquanto ser solteiro é cada vez mais comum e divertido. Mas como Émile Durkheim, pai da Sociologia, descobriu no distante ano de 1897 ao escrever O Suicídio, as pessoas casadas matam-se menos do que as pessoas solteiras, as pessoas viúvas matam-se mais do que as pessoas casadas mas menos do que as solteiras, e as pessoas com filhos matam-se menos do que todas as outras. Quando um casal tem filhos, diz Durkheim, o “coeficiente de preservação” praticamente duplica. Segundo ele, existe uma relação muito forte entre a formação da família e a preservação da vida.

                            Comentário


                              #15
                              Li o artigo todo e de facto acheio-o interesante, apesar de alguns lugares comuns.

                              A tendência recente de tornar os filhos o "centro do Mundo" dos pais em oposição ao que acontecia há uns anos, é em minha opinião um dos problemas/erros dos tempos actuais.

                              Dantes os miúdos sujeitavam-se, hoje quem se sujeita são os pais, chegando a fazer uma vida em que os seus programas são os dos filhos, acho isto ridiculo e absurdo.

                              Comentário


                                #16
                                O grande problema em educar uma criança hoje em dia é que por muito que os pais se esforcem - e tenham preparação para isso - por dar uma boa formação existe uma enorme probabilidade de a criança ser estragada na escola por pedagogias modernas, professores com ideias idiotas ( "critical pedagogy" ) e maus exemplos/companhias.
                                Editado pela última vez por UserAHO; 01 June 2014, 14:57.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não sei como vou ser daqui a uns anos com meu pequeno, mas certamente não serei daqueles pais demasiado protectores e apenas ter 1 filho.
                                  Ter 1 filho é meio caminho para ser tudo de mau para o futuro da criança, ser mimalho, ser o centro de tudo, querer tudo, etc.

                                  Pode ser muito mais complicado dar a educação necessária a nível de universidade, mas o resto bem dividido é muito bom para nós pais!
                                  Daqui a uns 3 anos espero dar um irmão ou irma ao meu chorão

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já havia um Sábio que dizia: (...) ter um Filho é um acto egoista.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nestes tópicos, e este não é o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro, nem será o último... já não vale a pena opinar.

                                      Já o fiz, e se o fizer aqui vou apenas repetir-me.

                                      Portanto, vou repetir outra coisa, mais engraçada... vou para o sofá, ligar o portátil, usufruir de um whiskey e de um charuto e deliciar-me com os "conselhos" e certezas absolutas acerca deste assunto por parte dos que não têm filhos nem fazem ideia do que é ter, mas que não resistem a "ensinar e doutrinar", aconselhar e criticar.



                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Li o artigo todo e de facto acheio-o interesante, apesar de alguns lugares comuns.

                                        A tendência recente de tornar os filhos o "centro do Mundo" dos pais em oposição ao que acontecia há uns anos, é em minha opinião um dos problemas/erros dos tempos actuais.

                                        Dantes os miúdos sujeitavam-se, hoje quem se sujeita são os pais, chegando a fazer uma vida em que os seus programas são os dos filhos, acho isto ridiculo e absurdo.
                                        Disciplina, a década de 70 e 80 era a explorar.

                                        Na actualidade há despesa em muito lar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vejo que os meus irmãos e amigos já não têm nome próprio desde que os filhos nasceram. Só ouço "a mãe do Afonsinho", o "pai da Carolina"...

                                          Comentário


                                            #22
                                            8.30 de Domingo acordados? Isso é para meninos. O meu acorda-me as 6h da manha no sábado, e no domingo, e recusa-se a dormir, e a deixar mais alguém dormir em casa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                              .... É preciso um tipo especial de pessoa para criar um filho, e lamentavelmente boa parte de nós, pelo menos metade, não o é.
                                              Metade? Porquê metade?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                Metade? Porquê metade?
                                                porque...... lhe apeteceu
                                                porque 50% pode ser maioria!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                  Nestes tópicos, e este não é o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro, nem será o último... já não vale a pena opinar.

                                                  Já o fiz, e se o fizer aqui vou apenas repetir-me.

                                                  Portanto, vou repetir outra coisa, mais engraçada... vou para o sofá, ligar o portátil, usufruir de um whiskey e de um charuto e deliciar-me com os "conselhos" e certezas absolutas acerca deste assunto por parte dos que não têm filhos nem fazem ideia do que é ter, mas que não resistem a "ensinar e doutrinar", aconselhar e criticar.

                                                  A esta hora ? com um sol destes ?

                                                  Este tema é interessante e mesmo que as opiniões não valham todas o mesmo (não valem em relação a tema nenhum), não deixa de ser engraçado/interessante ler o que acha quem ainda não passou pela experiência.

                                                  Eu nisto sou um homem experiente, tenho 3 e de idades diferenciadas, mas gosto de todas as opiniões.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                    Metade? Porquê metade?
                                                    Diria até que é bem menos de metade. Implica uma responsabilidade que não se coaduna com as limitadas capacidades do ser humano.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      A esta hora ? com um sol destes ?

                                                      Este tema é interessante e mesmo que as opiniões não valham todas o mesmo (não valem em relação a tema nenhum), não deixa de ser engraçado/interessante ler o que acha quem ainda não passou pela experiência.

                                                      Eu nisto sou um homem experiente, tenho 3 e de idades diferenciadas, mas gosto de todas as opiniões.


                                                      Os meus horários são diferentes. Tal como quando me apetece algo... não me regulo pelo que é usual fazer-se...

                                                      ... opiniões, sim, todos têm. Mas umas são mais alicerçadas que outras... até pelo contexto aqui em discussão. If you know what i mean...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                        8.30 de Domingo acordados? Isso é para meninos. O meu acorda-me as 6h da manha no sábado, e no domingo, e recusa-se a dormir, e a deixar mais alguém dormir em casa.
                                                        Eu nem preciso de filhos para acordar ao fim-de-semana cedo. Os meus cães tratam disso todos os dias!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                          Diria até que é bem menos de metade. Implica uma responsabilidade que não se coaduna com as limitadas capacidades do ser humano.
                                                          Não percebi !?

                                                          Ter filhos e tratar deles está em parte no plano do nosso lado instintivo e animal, nós estamos preparados para isso.

                                                          Agora como a selecção natural de deixar morrer os mais fracos já não é comum ou bem aceite, convém é gerir o nº

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                            Diria até que é bem menos de metade. Implica uma responsabilidade que não se coaduna com as limitadas capacidades do ser humano.
                                                            como?.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X