Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Apartamento ou Moradia???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Apartamento ou Moradia???

    Boas

    Vivo num apartamento e embora goste bastante do local já não consigo suportar o ruído feito pelos vizinhos . Portanto estou a pensar em mudar de casa.
    Face a este problema do ruído, mudar para uma moradia seria o mais óbvio, mas...há sempre um mas, e o resto? Quais os problemas de viver numa moradia?
    No fundo o que eu pretendo são opiniões do género "Moradia vs Apartamento". Se já houver algo do género por aqui coloquem o link sff.

    Não se abstenham de mandar bitaites por mais esquisitos que possam parecer.

    Obrigado

    #2
    Embora prefira uma vivenda a um apartamento, hoje em dia sinto-me mais seguro num apartamento do que numa vivenda.

    O ideal para mim seria mesmo um apartamento numa cobertura, com um grande terraço e vista a condizer!

    Comentário


      #3
      Sinto-me mais seguro em apartamento.

      Ultimo piso com uma bela vista é o ideal!

      Comentário


        #4
        Moro em moradia e em termos de segurança penso que conta mais a zona que outra coisa... Já nos aconteceu deixarmos janelas abertas (visíveis da rua), chegarmos noite alta e tudo tranquilo. A zona onde moro é super tranquila, na minha rua praticamente só passam moradores, agora com o verão com a malta a ir para a praia há mais movimento, mas nada do outro mundo.

        O ponto negativo para mim é o custo manutenção exterior que é sempre a correr pela conta do mesmo.

        Comentário


          #5
          depende da zona, moro numa moradia no Feijó e obviamente que não deixo janelas abertas, para além de ter alarme, e trancas nas janelas e arame farpado na vedação das traseiras e cão e etc...

          Comentário


            #6
            Tenho os dois...

            Prós do apartamento:
            - Custos de manutenção mais baixa (limpeza, contas, obras a dividir pelos condóminos);
            - Mais perto do local de trabalho;

            Contras do apartamento:
            - Ter que aturar o condomínio;
            - Ter que aturar vizinhos;
            - Parece que vivo fechado numa gaiola;
            - Dificuldade em estacionar (não tenho garagem).

            Prós da vivenda (isolada)
            - Tenho espaço a dar "cum pau";
            - Não tenho que aturar barulho a não ser o meu;
            - Não tenho que ver os vizinhos;
            - Não tenho condomínio;
            - Tenho espaço para pôr uma piscina à vontade e não tenho vizinhos a olhar;
            - Tenho uma garagem onde posso pôr carros e motas à vontade, onde posso fazer os meus restauros quando quiser;
            - Posso estar a ler, ou a dormir a sesta, calmamente enquanto observo a natureza;
            - Posso ter N cães sem me preocupar com o barulho que possam fazer.

            Contras da vivenda:
            - Inverso dos prós do apartamento.

            Comentário


              #7
              vais sempre encontrar prós e contras. Do que vejo dos meus pais, numa moradia para as coisas estarem com aquele ar agradável ou pagas bem a alguém ou tens algum trabalho.
              Agora é que dou valor a um relvado pelo trabalho que dá. E nem precisa de ser muito grande.
              Depois terás mais coisas para limpar também.

              Comentário


                #8
                Uma moradia provavelmente vai dar uma maior manutenção semanal/mensal, por o metros quadrados provávelmente serem maiores, tanto dentro como fora de casa... limpeza, cuidar do jardim, etc...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                  Sinto-me mais seguro em apartamento.

                  Ultimo piso com uma bela vista é o ideal!
                  First!

                  Comentário


                    #10
                    Apartamento recuado é a minha perdição (e onde vivo)


                    Prefiro um apartamento numa zona boa que uma bruta vivenda no meio de nada.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                      Apartamento recuado é a minha perdição (e onde vivo)


                      Prefiro um apartamento numa zona boa que uma bruta vivenda no meio de nada.
                      O que é um apartamento recuado?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                        O que é um apartamento recuado?

                        São os ultimos andares em que as casas sao metidas para dentro.

                        Deste tipo

                        T3 Recuado de Luxo à Marina do Freixo - à venda Apartamentos, Porto - CustoJusto.pt

                        Comentário


                          #13
                          Nunca vivi em apartamento, mas quanto á segurança é como já disseram, depende da zona o mesmo aplica-se ao conforto e incómodos de barulho e "intimidades"
                          Por aqui e até agora é tranquilo, já por diversas vezes o meu pai deixou a carrinha do trabalho destrancada com ferramenta e tudo, pode-se deixar as portas abertas, no rés-do-chão não tenho portadas nem estores e as janelas são de vidro simples(irá levar tudo em condições quando renovar e aumentar a sala)
                          Pode-se dormir com tudo aberto no verão o único barulho é da natureza, quanto muito dependendo do vento e humidade ouvem-se uns carros da A2...
                          Quanto a jardins, já vai do gosto da pessoa também, há quem goste de ir tratando disso, ou quem deixe algum espaço e tenha jardim e horta(meu caso) e tendo horta é mais um ponto a favor, pois a qualidade do que se produz é notória, no meu caso só tenho o contra da água da companhia(o furo precisava de muita manutenção e esteve inutilizado durante alguns anos, optámos por não limpar, já me arrependi, hoje tinha uma piscina, mas pronto)
                          Acrescento, se tiver furo/poço, uma piscina, aumenta bastante o valor da casa, e é do melhor(caso esteja em condições) ter água fresca de qualidade, e poder regar sem restrições.

                          Comentário


                            #14
                            Moro no ultimo andar de um prédio, com terraço, sem vizinhos no mesmo piso... Nem ouço os vizinhos de baixo. Parece que só moro cá eu...
                            Mas sinto-me enjaulado, sem ter uma garagem ao sair da porta de casa (tenho garagem... Mas não é o mesmo que a ter numa vivenda), sem jardim, com o sofá a puxar a preguiça...).
                            Claro que para não quem quer ter trabalho, um apartamento leva sempre vantagem.

                            Comentário


                              #15
                              Moro num apartamento de cobertura e juro nunca mais. Frio no inverno, quente no verão, humidades, dividas de condóminos, elevador parado por não haver dinheiro para a reparaçao, etc. O barulho que um ou outro pode fazer esporádicamente é o menor dos meus problemas. Logo que lossa mudo para uma moradia.

                              Comentário


                                #16
                                Tirando os custos que são obviamente mais altos (podem ser muito, muito mais) numa vivenda, acho que a vivenda tem todas (ou quase todas) as vantagens em relação a um apartamento.
                                Obviamente há que ter em conta a localização. O ideal, perto de tudo e longe da confusão.

                                Algum pessoal refere a segurança, mas diria quem em 99,9% do país é um não problema, a probabilidade de assaltarem uma vivenda ou um apartamento não deve ser muito diferente.

                                Também há problema de vizinhos, embora menores, mas também os há e por vezes dão confusão (€€€) que chegue.

                                Em todo o caso estudar bem a área antes da mudança, os bons negócios ás vezes trazem história por trás.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                  Moro num apartamento de cobertura e juro nunca mais. Frio no inverno, quente no verão, humidades, dividas de condóminos, elevador parado por não haver dinheiro para a reparaçao, etc. O barulho que um ou outro pode fazer esporádicamente é o menor dos meus problemas. Logo que lossa mudo para uma moradia.
                                  Pois eu troco bem o frio (que acaba por se resolver com o aquecimento central) pelo espaço no terraço, falta de barulho, a possibilidade de fazer uma churrascada, lavar as bicicletas à pressão no terraço, etc...
                                  Humidade não tenho. Sobra um bocadinho de calor no verão. Mas sem dúvida que estou mal habituado pelo mimo do ultimo andar recuado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                    ...a probabilidade de assaltarem uma vivenda ou um apartamento não deve ser muito diferente.
                                    Eu quando me refiro á segurança não é neste sentido dos assaltos "simples". Esses de facto parecem-me ser aleatórios, embora me pareça que a vivenda é mais propicia, principalmente se for algo isolada, e quando refiro isolada é tipo 100m. Se alguem quiser entrar e servir-se está mais á vontade.

                                    O meu receio é mais ao nível dos assaltos com os habitantes no interior, e ai acho que as vivendas são bem mais propicias, mais uma vez, principalmente se forem isoladas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho um recuado em Leça da Palmeira e é uma dor de cabeça com a humidade... Sei que as casas não são todas iguais, mas nunca mais compro últimos andares.
                                      Em relação à pergunta do tópico, depende do apartamento e da moradia. Mas prefiro um bom apartamento na cidade que uma moradia nos arredores.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A questão da segurança depende da zona. Se morarem numa zona complicada, não é por viverem num andar que se safam do perigo.
                                        A questão da manutenção também depende muito. Uma vivenda não tem que ser obrigatoriamente uma propriedade com 1234134 m2 de jardim, piscina, etc e tal.
                                        Pessoalmente, estou farto de viver enjaulado, como dizem. Quando tiver oportunidade, moradia. Troco os prós do apartamento pelos contras da moradia numa zona segura.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          Eu quando me refiro á segurança não é neste sentido dos assaltos "simples". Esses de facto parecem-me ser aleatórios, embora me pareça que a vivenda é mais propicia, principalmente se for algo isolada, e quando refiro isolada é tipo 100m. Se alguem quiser entrar e servir-se está mais á vontade.

                                          O meu receio é mais ao nível dos assaltos com os habitantes no interior, e ai acho que as vivendas são bem mais propicias, mais uma vez, principalmente se forem isoladas.
                                          Por acaso é algo que não me preocupa. Durmo mais descansado na vivenda que no apartamento.

                                          A minha vivenda (isolada) está rodeada por 3 cães que reagem (ladram e tentam morder) ao mínimo movimento.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bem, a única desvantagem, na minha opinião, de uma moradia é o maior custo de manutenção da mesma, e eu sei do que falo porque vivo numa com um terreno com 1,500 m2, com jardim na parte da frente e com horta e pomar na parte detrás, assim como mais umas coisitas.

                                            Apartamentos... ter que aturar os vizinhos, reuniões de condomínio, barulhos, etc. fosga-se!

                                            Só um aparte: eu li aqui, já não sei bem onde, que os apartamentos mas seguros em relação a assaltos são os do rés-do-chão, pois como estão mais perto da entrada do prédio, sendo zona de passagem constante de pessoas, são preteridos pelos ladrões a favor dos apartamentos dos andares de cima.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Claramente viver num andar. Perto de tudo, e facilidade de me deslocar. Alem disso comprar vivendas dentro da cidade com quintais ridiculos, nao me parece nada significativo.

                                              Sou claramente fã do campo, e por isso tenho uma quinta (nao muito longe da cidade). Mas se apenas podesse ter um, seria claramente um andar.

                                              Agora prós e contras tudo tem!!

                                              Um terreno com 1500m2? isso nao é mais que um pequenissimo quintal...
                                              Editado pela última vez por DrSmart; 22 July 2014, 22:37.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Huummm...obrigado pela participação. As respostas vão "mais ou menos" de encontro ao que eu penso, ou seja, a decisão não é fácil.
                                                É que eu até gosto do local onde vivo pois tenho aqui tudo "à mão". O local é "pacato", tem jardim quase privativo e até fica perto da praia (para quem gosta).
                                                Mas a construção deixa muito a desejar (ouve-se tudo), problemas de condomínio, a garagem é tipo parqueamento comum (acho que me riscam mais o carro lá dentro do que na rua ), etc, etc, etc...
                                                Tempos atrás, o meu sonho era ter uma moradia no meio de uma quinta, onde pudesse ter uns quantos cães (adoro) e fazer churrascos à vontade com os amigos. Bem...atualmente tenho muitas duvidas. Como já referiram: trabalho/custos de manutenção, isolamento, etc.
                                                Já pensei em manter este apartamento e comprar outro noutro local, mas, e se depois me vou deparar com os mesmos problemas?
                                                E que tal alugar e só comprar depois de estar satisfeito com o local???
                                                Não me vejo a viver num andar/moradia que não seja meu, mas face aos impostos sobre os imóveis não sei se atualmente não faz mais sentido alugar do que comprar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para mim vivenda sempre...!

                                                  Sou apaixonado pelo campo e não troco a moradia por nada. Não há vizinhos a chatear a cabeça a qualidade de vida é muito superior, como tudo tem prós e contras mas a mim é vivenda sem dúvidas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Moradia no Alentejo profundo! Tipo ao Sul de Moura! A poucos km do Alviela e do extraordinário aeroporto de Beja que está sempre cheio de fantasmas e que recebe, nas semanas boas, 3 aviões por semana...

                                                    Ou já aqui perto da praia, na Charneca da Caparica.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Djalmao Ver Post
                                                      Huummm...obrigado pela participação. As respostas vão "mais ou menos" de encontro ao que eu penso, ou seja, a decisão não é fácil.
                                                      É que eu até gosto do local onde vivo pois tenho aqui tudo "à mão". O local é "pacato", tem jardim quase privativo e até fica perto da praia (para quem gosta).
                                                      Mas a construção deixa muito a desejar (ouve-se tudo), problemas de condomínio, a garagem é tipo parqueamento comum (acho que me riscam mais o carro lá dentro do que na rua ), etc, etc, etc...
                                                      Tempos atrás, o meu sonho era ter uma moradia no meio de uma quinta, onde pudesse ter uns quantos cães (adoro) e fazer churrascos à vontade com os amigos. Bem...atualmente tenho muitas duvidas. Como já referiram: trabalho/custos de manutenção, isolamento, etc.
                                                      Já pensei em manter este apartamento e comprar outro noutro local, mas, e se depois me vou deparar com os mesmos problemas?
                                                      E que tal alugar e só comprar depois de estar satisfeito com o local???
                                                      Não me vejo a viver num andar/moradia que não seja meu, mas face aos impostos sobre os imóveis não sei se atualmente não faz mais sentido alugar do que comprar.
                                                      Se tens possibilidade de comprar uma quinta, mantendo o andar, eu nao pensaria duas vezes! Viver numa moradia, com um quintal apenas para dizer que se tem um jardim, para mim não acrescenta nenhuma qualidade de vida.

                                                      Do que referes, eu também gosto. Por isso gosto do campo. Em relação a comprar ou arrendar, claramente comprar. Arrendar apenas caso nao possas comprar.

                                                      Agora claro, cada um sabe da sua carteira!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se tens possibilidade avança para uma moradia. Os custos não vão ser muito diferentes, a nao ser que tenhas azar, vais e ocupar muito mais do teu tempo com a casa. O custo compensa as vantagens.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Djalmao Ver Post
                                                          E que tal alugar e só comprar depois de estar satisfeito com o local???
                                                          Não me vejo a viver num andar/moradia que não seja meu, mas face aos impostos sobre os imóveis não sei se atualmente não faz mais sentido alugar do que comprar.

                                                          Tanto quanto sei há alguns novos apartamentos que estão a fazer isso, em modelo de leasing, ou seja, vais arrendando até te decidires a comprar (e abate no valor do apartamento). Acho que ainda não é muito comum em Portugal (vai sendo à medida que o mercado for procurando mais essa solução face à falta de empréstimos, ou custos dos mesmos.)

                                                          Quanto ao último ponto, os impostos do apartamento estão incluídos no valor da renda, ninguém no seu perfeito juízo te vai arrendar a perder dinheiro, o valor da renda tem de cobrir condomínio, despesas correntes, impostos, empréstimo (se for caso disso), inflação e % de lucro (falava-se noutro tópico que anda à volta de 3-6% de lucro anual). Portanto a ideia de arrendar para não pagar impostos não faz sentido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                            Moradia no Alentejo profundo! Tipo ao Sul de Moura! A poucos km do Alviela e do extraordinário aeroporto de Beja que está sempre cheio de fantasmas e que recebe, nas semanas boas, 3 aviões por semana...

                                                            Ou já aqui perto da praia, na Charneca da Caparica.
                                                            Óhh diaxo...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X