Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quais são os vossos planos para a reforma?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Quais são os vossos planos para a reforma?

    Contam reformar-se com quantos anos? Estão a poupar de que formas? Têm investimentos além dos descontos para a SS? Já pararam para pensar no que vão fazer quando esse dia chegar?

    Dá-me ideia que uma grande maioria dos Portugueses ainda não se apercebeu dos ventos de mudança e não se estão a acautelar para o futuro.

    #2
    Se tudo correr bem morro antes de lá chegar. Problem solved!

    (referes-te à grande maioria dos portugueses... a grande maioria dos portugueses chega ao fim do mês a esticar os trocos, quem nos dera a nós pensar num plano de poupança para a reforma!)
    Editado pela última vez por MrsX; 25 July 2014, 01:24.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
      Se tudo correr bem morro antes de lá chegar. Problem solved!

      (referes-te à grande maioria dos portugueses... a grande maioria dos portugueses chega ao fim do mês a esticar os trocos, quem nos dera a nós pensar num plano de poupança para a reforma!)

      Este não é o tópico da crise.

      Há muita gente (conheço alguns) nos vinte e muitos e 30s, profissionais jovens que ganham o suficiente para começar a pensar em poupanças e no entanto têm zero educação financeira e ainda menos vontade de aprender, e é pataco ganho pataco gasto... faz-me imensa confusão como não pensam no longo prazo.

      A minha meta é reformar-me aos 50 (infelizmente tive de rever em alta os meus planos de reforma aos 45 ). Há muita vida para aproveitar dos 50 até ao decaimento do corpo, que estou a antecipar que aconteça por volta dos 65.

      Comentário


        #4
        Estou a poupar 4x mais do que meto na segurança social. Quando chegar a uma certa idade logo vejo se queimo tudo num dia ou se vou vivendo dos rendimentos. Mas o objectivo será ter uma quantia considerável para viver apenas de rendimentos próprios e qualquer pensão ou reforma ser um extra para comprar os medicamentos...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
          Este não é o tópico da crise.

          Há muita gente (conheço alguns) nos vinte e muitos e 30s, profissionais jovens que ganham o suficiente para começar a pensar em poupanças e no entanto têm zero educação financeira e ainda menos vontade de aprender, e é pataco ganho pataco gasto... faz-me imensa confusão como não pensam no longo prazo.

          A minha meta é reformar-me aos 50 (infelizmente tive de rever em alta os meus planos de reforma aos 45 ). Há muita vida para aproveitar dos 50 até ao decaimento do corpo, que estou a antecipar que aconteça por volta dos 65.
          se muitos nem para um carro conseguem poupar para comprar a pronto, quanto mais poupar para a reforma...

          Comentário


            #6
            Os portugueses adoravam já nascer reformados. Não deve haver país em que as pessoas sonhem tanto em estar 30 anos sem fazer rigorosamente nada.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
              Os portugueses adoravam já nascer reformados. Não deve haver país em que as pessoas sonhem tanto em estar 30 anos sem fazer rigorosamente nada.
              Suponho que nunca tenhas saído de Portugal porque se há país onde as pessoas mais vivem agarradas à ideia de que só se podem reformar qd o estado deixa é mesmo este.

              Comentário


                #8
                Eu só espero que quando chegar a essa altura , o patrão tenha guito para me pagar .

                Comentário


                  #9
                  pensar na reforma na minha opinião é um pouquinho...sofrer por antecipação.

                  não gosto da palavra reforma, não quando aplicada a pessoas...podemos reformar muita coisa, quando estas não tem utilidade nenhuma, eu acredito que mesmo com 80 ou 90 anos poderei ser muito útil para a sociedade.
                  posso não ter a excelência física de outros tempos mas tenho intenções de manter a mente e o espírito o mais saudável e actualizado possível. Espero ajudar e contribuir com muito até cair na cova.

                  tenho uma ideia como quero passar os últimos anos da minha vida, um estilo de vida definido...mas tudo o resto é muito subjectivo.
                  Gosto de ser surpreendido e tenho curiosidade para saber o que me espera...vou-me deixar levar ao sabor da maré.
                  até porque cada dia que passa é cada vez mais difícil tentar planear algo que ira acontecer nos próximos anos, décadas...há uma maior facilidade de mudança nos tempos que se aproximam.

                  se não passar fome, frio e muito tempo no Hospital, ter por perto as pessoas que nos fazem felizes...é suficiente para mim! estes são os meus planos para o meu futuro.
                  a questão financeira é a que menos me preocupa, desde que esteja minimamente controlada.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Este não é o tópico da crise.

                    Há muita gente (conheço alguns) nos vinte e muitos e 30s, profissionais jovens que ganham o suficiente para começar a pensar em poupanças e no entanto têm zero educação financeira e ainda menos vontade de aprender, e é pataco ganho pataco gasto... faz-me imensa confusão como não pensam no longo prazo.

                    A minha meta é reformar-me aos 50 (infelizmente tive de rever em alta os meus planos de reforma aos 45 ). Há muita vida para aproveitar dos 50 até ao decaimento do corpo, que estou a antecipar que aconteça por volta dos 65.
                    Não é, mas então não te refiras à grande maioria dos portugueses mas sim à franja que conheces ou àquela que tem rendimentos suficientes para planear uma reforma e simplesmente não o faz.

                    Comentário


                      #11
                      os meus planos para a reforma são pedir no metropolitano

                      Comentário


                        #12
                        Para começar, gostava que quando chegasse á reforma, ainda houvesse reforma.
                        Dificilmente será antes dos 65/66, apesar de gostar que fosse pelos 58.
                        Sempre fomos relativamente orientados em termos de gastos e fomos poupando algum. Mas com filhos, ou com uma situação imprevista tudo pode mudar muito rapidamente.

                        Tento não pensar nisso por agora. Mas com 45 anos, já tenho 28 de descontos, se isto for até aos 66, vai ser fod.....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                          Para começar, gostava que quando chegasse á reforma, ainda houvesse reforma.
                          Dificilmente será antes dos 65/66, apesar de gostar que fosse pelos 58.
                          Sempre fomos relativamente orientados em termos de gastos e fomos poupando algum. Mas com filhos, ou com uma situação imprevista tudo pode mudar muito rapidamente.

                          Tento não pensar nisso por agora. Mas com 45 anos, já tenho 28 de descontos, se isto for até aos 66, vai ser fod.....
                          em 2035, a idade da reforma será muito provavelmente mais nos 70s do que nos 60s

                          no teu caso vais andar a descontar muitos anos para nada!

                          Comentário


                            #14
                            Rasec, estás a apontar para que valores líquidos mensais a partir dos 50?

                            Comentário


                              #15
                              Felizmente tenho um ppr, mas não faço ideia quando me vou reformar, até acho estranho saber isso tantos anos antes.
                              A realidade é que maior parte das pessoas não pode sequer pensar nessas soluções, e por isso está presa ao que o estado conseguir dar no final. Apenas uma feliz minoria pode pensar em reformas totais por outros sistemas.

                              Comentário


                                #16
                                Há a realidade do país e depois há a nossa realidade.

                                Alguns dados para a poupança a longo prazo.

                                Salário médio em Portugal: ~800€ (x2)
                                Renda de um T3 (família com 2 filhos) nos subúrbios de Porto/Lisboa ou centro de cidades mais pequenas: ~500€
                                Despesas com alimentação: ~350€ (marcas brancas)
                                Juntar despesas correntes como água, luz, gás e gasóleo/transportes públicos: ~200€ (a contar por baixo!)
                                Percalços de última hora, roupas, livros, manutenções: o resto.

                                E viva o luxo de poupar!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                  Os portugueses adoravam já nascer reformados. Não deve haver país em que as pessoas sonhem tanto em estar 30 anos sem fazer rigorosamente nada.
                                  Olha que não é verdade.

                                  Temos de acabar com os mitos que lá fora todos trabalham muito e cá em Portugal ninguém faz nada.
                                  Se nós próprios acreditamos que é assim, como é que conseguimos convencer o resto do mundo do contrário.

                                  O que não faltam são países (ricos) que vivem muito mais a vida e se estão a ***** para o trabalho do que nós.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                    Olha que não é verdade.

                                    Temos de acabar com os mitos que lá fora todos trabalham muito e cá em Portugal ninguém faz nada.
                                    Se nós próprios acreditamos que é assim, como é que conseguimos convencer o resto do mundo do contrário.

                                    O que não faltam são países (ricos) que vivem muito mais a vida e se estão a ***** para o trabalho do que nós.
                                    Em Portugal há qualquer coisa com o "sair tarde do trabalho", dá status social.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É bom que a malta meta na cabeça que de que há a real hipotese de as reformas que se esperam e pelas quais descontamos a vida todas possam ser apenas virtuais..

                                      Eu por acaso já tenho PPR e todos os meses faço mais um pé de meia a pensar no futuro..

                                      Se hoje está mal, isto só tem tendência para piorar, enquanto se pode deve-se poupar o suficiente para ter uma vida estável no futuro.

                                      Também conheço muitos casos de chapa-ganha-chapa-gasta, que não querem trabalhar mais horas do que as fazem normalmente (40h), e que como o dinheiro chega para as despesas normais, mesmo não sobrando nenhum, estão-se nas tintas para o futuro..

                                      OU outros que nem trabalham nem querem trabalhar, porque todo e qualquer trabalho tem defeitos e não estão para se levantar cedo, aturar chefes chatos, ter responsabilidades,etc,etc

                                      São os mesmo que daqui a uns anos se virão a queixar para este fórum e por esse Portugal fora que precisam de subsídios para viver..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tema interessante.

                                        Eu gostava de me reformar cedo, mas com 3 filhas, receio que tal não vá ser possível. A minha ideia é organizar-me de forma a progressivamente ter menos custos, provavelmente quando me reformar vou ter menos rendimentos.

                                        Na prática vou alimentando alguma poupança, tenho um PPR desde os 35, vou pagando a minha casa e vou tentando realizar os meus objectivos em termos de viagens. Faço também por me preservar, tentando comer bem, com exercício, não permitindo aumentos de peso, não fumando e moderando o consumo de alcool.

                                        Espero e desejo estar bem aos 70. Acredito que nessa altura consiga ter uma vida porreira mesmo sem muitos rendimentos, espero ter um enorme portfólio de recordações, manter a prática de exercício, uma alimentação equilibrada e moderada e a apetência por descobrir mundo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          Em Portugal há qualquer coisa com o "sair tarde do trabalho", dá status social.
                                          Completamente..esses é que são os verdadeiros e bons trabalhadores

                                          Tinha um indivíduo que trabalhava comigo que lá para as 16:30 costumava dizer "Bem, vamos lá começar" e saía sempre por volta das 19:30.. O horário de saída era às 17:30

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Faço também por me preservar,
                                            Neste momento acho esta parte mais importante.
                                            A morte em si não me assusta, agora como se vai...disso tenho pânico.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                                              em 2035, a idade da reforma será muito provavelmente mais nos 70s do que nos 60s

                                              no teu caso vais andar a descontar muitos anos para nada!
                                              Não duvido.

                                              Mas tendo uma actividade por conta de outrem e 2 por conta propria, dificilmente irei aguentar acima dos 65, por isso espero criar uma almofada que complemente a reforma que eu tenho ideia que será uma cagáda

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Tema interessante.

                                                Eu gostava de me reformar cedo, mas com 3 filhas, receio que tal não vá ser possível. A minha ideia é organizar-me de forma a progressivamente ter menos custos, provavelmente quando me reformar vou ter menos rendimentos.

                                                Na prática vou alimentando alguma poupança, tenho um PPR desde os 35, vou pagando a minha casa e vou tentando realizar os meus objectivos em termos de viagens. Faço também por me preservar, tentando comer bem, com exercício, não permitindo aumentos de peso, não fumando e moderando o consumo de alcool.

                                                Espero e desejo estar bem aos 70. Acredito que nessa altura consiga ter uma vida porreira mesmo sem muitos rendimentos, espero ter um enorme portfólio de recordações, manter a prática de exercício, uma alimentação equilibrada e moderada e a apetência por descobrir mundo.
                                                Acho importante que haja um bom equilibrio, temos que ter consciência do fututo, mas também temos e devemos viver o presente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Respondendo de forma mais directa, conto reforamar-me aos 70, mas gostava de progressivamente ir trabalhando menos até lá.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Respondendo de forma mais directa, conto reforamar-me aos 70, mas gostava de progressivamente ir trabalhando menos até lá.
                                                    Gostava que fosse antes, mas como as coisas estão não deverá fugir muito disso.. se actualmente está nos 66 anos, a tendência será para subir e encostar mais nos 70.
                                                    De qualquer das formas, actualmente com apenas 15 anos ainda de descontos nem vale muito a pena pensar nisso...pelo menos 40 se terá/devia de somar.
                                                    Desde à 8 anos a esta parte tb faço um plano de pensões, com o objectivo de complementar a perca de rendimento com a aposentação na velhice.
                                                    Editado pela última vez por Gavela; 25 July 2014, 09:29.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A minha reforma se correr tudo bem será passada na Margem do Rio Douro a menos que o meu Pai me deserde Dá para ser quase auto-suficiente naquela quinta portanto dinheiro nao vai ser grande problema. A reforma chega.

                                                      Agora duvido é que tenha saude para usufruir daquilo depois dos 66 anos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                        Agora duvido é que tenha saude para usufruir daquilo depois dos 66 anos
                                                        Porquê ? eu tenho um exemplo próximo inspirador, um tio (na verdade da minha mulher) com 74 acabou este ano de fazer uma casa de férias cá em Portugal, continua a viajar imenso, embora menos e vive na Austrália.

                                                        E não foi uma pessoa que se tenha preservado muito, alcool com fartura e muitos cigarros.

                                                        Ou pegando num exemplo conhecido, o Mick Jaegger que faz amanhã 71 e ainda está aí a bombar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sinceramente é coisa que não penso muito, o que não quer dizer que não a vá preparando. Sempre tive o cuidado de ir guardando algum dinheiro. Se ganhava 500, poupava 50. Se ganhava 600 poupava 100.

                                                          Mas desde que tive um problema de saúde e fui operado, a minha perspectiva mudou um bocado. Comecei a poupar menos e a tentar usufruiu mais do dia-a-dia. Desde que a minha filha nasceu então, poupar é palavra que raramente é pronunciada, embora ainda aconteça de vez em quando, mas dou muito mais valor a duas semanas de férias em família em detrimento de acrescentar 2 mil€ à conta poupança.

                                                          Tento ter um estilo de vida saudável, pratico desporto (o que posso, tendo em conta a limitação fisica) e tento aproveitar ao máximo todos os momentos com a família.

                                                          Resumindo, deve existir um equilibrio entre aproveitar o dia-a-dia e pensar na reforma. Não gosto de pessoas que ganham 1000 e gastam 1000 (ou mais) mas também condeno aqueles que não saem de casa só para pouparem mais algum, quem sabe se algum dia vão sequer poder usufruir do dinheiro? A vida é curta demais para já estarmos preocupados com o que vai acontecer daqui a 30 ou 40 anos...

                                                          Idealmente, gostava de ter me ver aos 65 da seguinte forma: Uma vivenda porreira para fazer uns convivios com amigos e familia, com algumas plantações para me entreter e sustentar e brincar/ajudar a educar os meus netos
                                                          Editado pela última vez por ExpertBoy; 25 July 2014, 10:00.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Porquê ? eu tenho um exemplo próximo inspirador, um tio (na verdade da minha mulher) com 74 acabou este ano de fazer uma casa de férias cá em Portugal, continua a viajar imenso, embora menos e vive na Austrália.

                                                            E não foi uma pessoa que se tenha preservado muito, alcool com fartura e muitos cigarros.

                                                            Ou pegando num exemplo conhecido, o Mick Jaegger que faz amanhã 71 e ainda está aí a bombar.
                                                            Uma coisa é uma casa de férias, outra é tratar de uma quinta no Douro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X