Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Arranjo Máquina de Lavar/Secar Roupa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Arranjo Máquina de Lavar/Secar Roupa

    Boas,

    Tenho uma máquina de lavar/secar roupa Balay TW865 e este fim de semana e em funcionamento, quando ia iniciar o ciclo de centrifugação, aquilo pregou um estoiro gigante depois parecia que se ia partir toda. Desligamo-la de imediato e após algum tempo quando, pudemos abrir a porta, constatamos que o tambor está descentrado, parece estar fora do lugar.

    O que poderá ser?

    A máquina tem 6 anos e é usada praticamente todos os dias.

    É certo que uma máquina destas não é barata, mas será que justifica a reparação?

    Obrigado e cumprimentos,

    #2
    Normalmente vale mais a pena a compra de uma nova do que a reparação da antiga.

    Cá em casa quando a antiga começou a deitar fumo, trocámos por uma nova e pronto.

    Comentário


      #3
      deve ser apenas um dos amortecedores que deu o berro..

      Comentário


        #4
        O "estoiro", o tambor descentrado e a vibração pode ser uma coisa tão simples como uma das molas que suportam o tambor se tenha soltado ou estragado. Todos os sintomas são compatíveis com isso. A reparação pode ser extremamente barata. Eu chamaria um técnico para diagnosticar.

        Material Balay normalmente é de guerra, bem construído (grupo Bosch/Siemens).

        Comentário


          #5
          obrigado pelas respostas.
          Quanto a comprar uma máquina nova pelo facto do valor poder não compensar, foi logo a minha primeira opção.
          Já lá vai o tempo que os electrodomésticos duravam a vida toda como o da casa dos nossos pais. lol
          Mas uma maquina deste género novas é sempre para cima dos €650. Até podia pensar em meter uma só de lavar, mas no inverno a função de secar faz falta pois com os miúdos, aquela casa parece uma lavandaria industrial

          Já contactei a empresa que dá assistência à Balay e cobram logo à cabeça quase €45, que será deduzido no valor da reparação.
          Caso não aceite o orçamento bye bye €45
          São estas coisas que às vezes nos fazem questionar se vale a pena arriscar ou não.
          É porque se me apresentarem um orçamento de €200 ou €300, obviamente ponderarei mais sériamente a hipótese de investir numa nova, mas terei que despedir-me de €45 e nos dias de hoje, custa muito dar tanto dinheiro somente por pareceres técnicos, como devem compreender

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pjovp Ver Post
            obrigado pelas respostas.
            Quanto a comprar uma máquina nova pelo facto do valor poder não compensar, foi logo a minha primeira opção.
            Já lá vai o tempo que os electrodomésticos duravam a vida toda como o da casa dos nossos pais. lol
            Mas uma maquina deste género novas é sempre para cima dos €650. Até podia pensar em meter uma só de lavar, mas no inverno a função de secar faz falta pois com os miúdos, aquela casa parece uma lavandaria industrial

            Já contactei a empresa que dá assistência à Balay e cobram logo à cabeça quase €45, que será deduzido no valor da reparação.
            Caso não aceite o orçamento bye bye €45
            São estas coisas que às vezes nos fazem questionar se vale a pena arriscar ou não.
            É porque se me apresentarem um orçamento de €200 ou €300, obviamente ponderarei mais sériamente a hipótese de investir numa nova, mas terei que despedir-me de €45 e nos dias de hoje, custa muito dar tanto dinheiro somente por pareceres técnicos, como devem compreender

            Reparaçoes de eletrodomesticos e sempre complicado,á uns anos maquina secar tb avariou....dava erro e procurei net,procurei manual e nao descobri nada...paguei 30€ deslocação tecnico e mais 15€ para ele me carregar num botão no interior maquina que termostato disparava por falta de ventilação no sitio da onde tinha maquina...mas lá de vez em quando dispara...mais ai ja não chamo ninguem...
            O pior foi quando esquentador avariou ...paguei 160 paus de arranjo esquentador.. por mais 50 ou 60 euros comprava um igual.
            Mas mais vale pagares tecnico pa te ver isso..se valer pena arranjas ..senão...ja sabes .

            Comentário


              #7
              Desligue a máquina da tomada, tire a tampa superior à máquina e espreite lá para dentro. Se o tambor está torto, o defeito deverá ser bem visível.



              Como se vê na figura, o tambor está suspenso por molas (na imagem vê-se duas, pode ser apenas uma). Na parte inferior há amortecedores. O outro lado é simétrico. São estes elementos que mantêm o tambor no sítio. Se ele sai do sítio é porque um destes elementos tem problema.

              Improvavelmente, pode acontecer que algum contrapeso se tenha partido. Os contrapesos são uns blocos de cimento bem grandes colocados por cima do tambor e ao redor da boca de carga normalmente.

              Comentário


                #8
                Eiaaa... 45 euros só para verem?

                Não conheces aí na zona nenhuma empresa de reparações domésticas? Nem que seja para te fazerem um diagnóstico por metade desse valor...

                É que até parece ser algo simples.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Desligue a máquina da tomada, tire a tampa superior à máquina e espreite lá para dentro. Se o tambor está torto, o defeito deverá ser bem visível.
                  É curioso que muitas pessoas quando se deparam com uma avaria nem sequer tentam verificar a sua origem, pensam logo em chamar um técnico ou comprar um produto novo. Ainda por cima hoje em dia com tanta informação na internet.

                  Uma máquina de lavar é um electrodoméstico relativamente simples. Motor, correia, tambor, borracha, tubagem, bomba de água, electrónica, e pouco mais. Por exemplo se a correia partir é facílimo trocar.

                  Há uns anos a máquina cá de casa avariou, não drenava a água. Foi só tirar a chapa traseira, incliná-la, e ao verificar os tubos de borracha lá estava a causa do problema: uma meia.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                    Eiaaa... 45 euros só para verem?
                    É o preço normal. Geralmente as marcas de electrodomésticos trabalham com empresas que podem ser distribuidores, lojas, ou apenas técnicos. Se a máquina está fora da garantia é o cliente que paga a deslocação (que tanto pode ser 5KM como 50) e o orçamento. Se for algo simples à partida fica resolvido.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                      Eiaaa... 45 euros só para verem?
                      É preciso pagar o tempo do técnico, a deslocação (pode ter que andar dezenas de Km) e o diagnóstico. Parece-me um valor justo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        Eiaaa... 45 euros só para verem?

                        Não conheces aí na zona nenhuma empresa de reparações domésticas? Nem que seja para te fazerem um diagnóstico por metade desse valor...

                        É que até parece ser algo simples.
                        Sabes quanto custa uma hora de trabalho ao consumidor final? Se juntarmos a deslocação.... é barato!

                        O pessoal paga mais do que isso por uma hora de trabalho na oficina e não bufa!

                        Comentário


                          #13
                          Já me convenceram.







                          A mudar de profissão claro.



                          É bem visto, o preço faz o seu sentido

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Já me convenceram.







                            A mudar de profissão claro.



                            É bem visto, o preço faz o seu sentido
                            De referir que o preço do diagnóstico é subtraído à factura final caso se opte pela reparação (o que faz também sentido).

                            Comentário


                              #15
                              Bem, começando pela máquina de lavar e secar, são uma má opção. Gastam muito, inclusivamente gastam agua quando estão a secar. Não secam a mesma quantidade que lavam e levam muito tempo a secar e aquecem muito a roupa. É uma solução mesmo a evitar. Só se não houver mesmo espaço para por uma apenas de secar ou não poder optar por outras soluções como uma divisão (de preferencia pequena) com um desumificador.

                              Hoje em dia a mão de obra é muito cara e qualquer pequena reparação sai cara. Pelo que dizes pode ser uma situação simples como uma das molas partida ou um dos amortecedores. A máquina não começou a oscilar mais (no principio da centrifugação) ou a fazer algum barulho? Ao rodar o tambor ele roda livremente sem ruidos?

                              Pode ser uma reparação mais ou menos barata se for amortecedores ou molas. Comprei amortecedores para a minha AEG e ficaram à volta dos 30 euros ou pouco menos. Mas também pode ter começado por aí e devido as pancadas que deu ja ter outros danos e arriscas-te a gastar dinheiro na reparação e ela durar pouco tempo. Eu se calhar optava por uma nova e amanha uma grande superfície até deduz o IVA nas compras que se fizerem, pode ser uma boa oportunidade.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dmon Ver Post
                                Reparaçoes de eletrodomesticos e sempre complicado,á uns anos maquina secar tb avariou....dava erro e procurei net,procurei manual e nao descobri nada...paguei 30€ deslocação tecnico e mais 15€ para ele me carregar num botão no interior maquina que termostato disparava por falta de ventilação no sitio da onde tinha maquina...mas lá de vez em quando dispara...mais ai ja não chamo ninguem...
                                O pior foi quando esquentador avariou ...paguei 160 paus de arranjo esquentador.. por mais 50 ou 60 euros comprava um igual.
                                Mas mais vale pagares tecnico pa te ver isso..se valer pena arranjas ..senão...ja sabes .
                                Por acaso, também tive essa situação do termostato disparar diversas vezes com esta máquina, de tal forma que uma das vezes derreteu o plástico da porta e teve que ser trocado. Contudo o técnico mostrou-me o tal botão e posteriormente quando acontecia puxava a máquina, tirava-lhe a tampa e re-armava o sistema, clicando no botão.
                                Contudo, isto é daquelas coisa que é defeito, fazem as máquina de embutir nas cozinha e esquecem-se que estas provocam bastante aquecimento logo precisam bastante ventilação. Resolvi, tirando a tampa de cima definitivamente e nunca mais voltou a acontecer.
                                Quanto a máquina está a no programa de secar deixamos a porta do "armário" aberta para respirar adequadamente.
                                É daquelas inteligências como se vê em 99% das casas em que instalam os frigorificos encostados aos fornos. Tb tenho disso cá em casa.

                                Quanto ao tirar a máquina para fazer uma pré-análise, podia fazer isto, mas significa ter que desmontar o rodapé da cozinha, desligar aspiração central, etc.
                                O que quer que seja, por mais simples que seja a solução, é algo que prefiro deixar mesmo para os técnicos e já está marcada a visita para a amanhã.
                                Não considero que estejam a cobrar muito ao cobrarem o que estão a cobrar, à cabeça, pois deslocação + mão de obra, etc as pessoas têm que ganhar o seu.
                                Mas não deixa de ser dinheiro, e a minha dúvida era sendo uma coisa grave que tenha uma custo elevado, se não justificaria partir para uma solução de máquina nova.
                                Mas agradeço todas as respostas e opiniões, sendo que já fiquei mais descansado ao ler algumas, que deixam claro que isto até pode ser uma coisa simples como uma peça ter saído do seu lugar, ou mesmo uma peça como uma mola (supostamente barato) ter-se partido. Menos mal.

                                Agradeço a todos e amanhã já deixo o feedback

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Improvavelmente, pode acontecer que algum contrapeso se tenha partido. Os contrapesos são uns blocos de cimento bem grandes colocados por cima do tambor e ao redor da boca de carga normalmente.
                                  Aconteceu isto cá em casa na semana passada. Uma das molas partiu e só foi preciso comprar 1 nova ( 10€ ) e metê-la no sitio

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bem, o técnico já foi lá a casa buscar a máquina e disse que foi a cruzeta que partiu. Em relação a orçamento, disse que é uma reparação que nunca custará menos de €150

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pjovp Ver Post
                                      Bem, o técnico já foi lá a casa buscar a máquina e disse que foi a cruzeta que partiu. Em relação a orçamento, disse que é uma reparação que nunca custará menos de €150
                                      Bem, os dons de adivinho nem sempre funcionam bem pela net!

                                      150€ ainda é guito, uma cruzeta não é uma peça fácil de partir. Costumas carregar a máquina até não caber um fósforo ou, pelo contrário, carregá-la apenas com uma peça grande e hirta como um tapete?

                                      Comentário


                                        #20
                                        o meu sogro gastou a semana passada 400 euros para arranja a maquina de lavar roupa com 15 anos... (Ok, é da Miele... mas eu ahco que nao gastava isso e preferia uma nova )

                                        Levou 2 amortecedores do tambor (60/70 euros cada) e o resto foi a módulo electronico.
                                        Editado pela última vez por Vehicle; 30 July 2014, 08:10.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Bem, os dons de adivinho nem sempre funcionam bem pela net!

                                          150€ ainda é guito, uma cruzeta não é uma peça fácil de partir. Costumas carregar a máquina até não caber um fósforo ou, pelo contrário, carregá-la apenas com uma peça grande e hirta como um tapete?
                                          Por acaso partiu a lavar 2 tapetes da cozinha, mas já os lavou muitas vezes....


                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                          o meu sogro gastou a semana passada 400 euros para arranja a maquina de lavar loiça com 15 anos... (Ok, é da Miele... mas eu ahco que nao gastava isso e preferia uma nova )

                                          Levou 2 amortecedores do tambor (60/70 euros cada) e o resto foi a módulo electronico.
                                          Se me pedirem esse dinheiro, ou algo que se pareça pelo arranjo, prefiro comprar uma nova e a minha só tem 6 anos
                                          Editado pela última vez por pjovp; 29 July 2014, 15:57.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nem todos temos jeito, ferramenta ou simplesmente destreza para desmontar eletrodomésticos.

                                            Aqui há uns mesitos abri a lá de casa para trocar rolamentos. Uma operação que parece simples demorou-me quase o dia todo e acabei por partir um tubito de respiro.

                                            Acabei por gastar mais do que se tivesse chamado o técnico...

                                            Vale a pena sim, se possível, levarmos nós a maquina a uma loja, poupa-se um pouco.


                                            Cump.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A minha AEG de lavar roupa já é de 1998 e ainda funciona bem, ainda é das fabricadas na Alemanha antes da AEG passar para o grupo Eletrolux. Ultimamente notava alguns barulhos a centrifugar e uma das vezes ouvi uma pancada e ela deslocou-se 1 ou 2 centímetros. Era notório que os amortecedores já não estavam grande coisa. Fui a um agente comprar novos e eu próprio os substituí. A reparação ficou em perto de 30 euros e uns hematomas nos braços pois o acesso é complicado mas a máquina ficou praticamente como nova. Os amortecedores velhos tinham perdido oleo e um deles já não tinha ação praticamente nenhuma.

                                              De resto está porreira, não tem ferrugem em lado nenhum, a cuba ainda é em inox, lava bem e faz 1200 rpm o que é mais do que suficiente para a roupa não levar muito tempo a secar. Ainda deve durar uns anos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O técnico confidenciou que este problema está a ser sistêmico nas máquinas marcas do grupo e em toda a Europa.
                                                Portanto é uma epidemia de cruzetas partidas na Europa lolol

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pjovp Ver Post
                                                  O técnico confidenciou que este problema está a ser sistêmico nas máquinas marcas do grupo e em toda a Europa.
                                                  Portanto é uma epidemia de cruzetas partidas na Europa lolol
                                                  Essas "cruzetas" são concretamente o que?

                                                  Infelizmente nos dias que correm essas coisas deixam-nos um pouco de pé atras e a duvidar se será propositado, ou não. Não será por acaso que se vêm tantas maquinas recentes à venda nos sites de classificados.

                                                  Edit: Já vi que é a peça que liga o tambor ao veio. Se partiu pode haver danos internos no tambor ou na cuba. Eu desconfiava bastante de uma eventual reparação neste caso, ainda para mais tratando-se de uma maquina de lavar e secar (mais complicada).
                                                  Editado pela última vez por JCF; 29 July 2014, 22:46.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pois.... Já ando a ver alternativas e a dúvida agora é se orar por uma nova o que faço à velha

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Greetings!

                                                      Quando comprares a nova eles levam a velha embora.
                                                      É normal.

                                                      A cruzeta é uma reparação muito cara.
                                                      Basicamente é a ligação do motor ao tambor.

                                                      Acontece imenso.

                                                      Normalmente não compensa arranjar a não ser que a máquina tenha custado um balúrdio.

                                                      Só voltes a comprar combinado de lavar e secar se não tiveres espaço em casa.

                                                      Vê as marcas Koreanas (Lg e Samsung). Estão boas em características e preço.

                                                      Não compres nada que seja italiano. Mesmo que seja muito bonito.
                                                      Ariston, Indesit, Candy, etc.

                                                      As marcas portuguesas até são jeitosas.
                                                      Em conta e fiáveis. Orima , Jocel.
                                                      Agora não laves cobertores numa máquina que vês que se vê à rasca para centrifugar esses kgs todos.

                                                      Eu já parti a cruzeta a uma Zanussi a lavar um edredon.

                                                      Cumprimentos
                                                      Editado pela última vez por pgainf; 30 July 2014, 00:30.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já tive uma siemens e avariou passado 10 anos , foi o modulo electronico

                                                        Tenho actualmente uma balay de lavar roupa á coisa de 5 anos ou mais e está optima de cruzetas , avariou a bomba de agua ( partiu uma pá ) e substitui pela bomba da siemens que tenho parada e tá feito .

                                                        Qualquer coisa que aconteça tenho peças para substituir

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          ja tivemos cá em casa uma Telefac de 1000 rotações e acho que era de 5 kgs e avariou.

                                                          Emprestadaram-nos uma Phillips bué da velha de 4,5 kgs e nem sei quantas rotações tem mas tambem é cagativo. Ja lhe meti edredons a lavar e nunca se queixou. E deve ter mais anos que eu.

                                                          Deve consumir bué agua e luz mas nao encontro nada na net sobre specs dela.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tambem tive uma candy que foi comprada quando nasci e durou mais de 20 anos a trabalhar todos os dias e varias vezes ao dia , o problema da avaria era .... o motor cansado , já nao conseguia dar uma volta completa

                                                            Acho que era igual a esta :




                                                            Agora com a electronica é só avarias que nao compensam o arranjo
                                                            Editado pela última vez por Miguelspc; 30 July 2014, 04:21.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X