Anúncio

Collapse
No announcement yet.

quais as causas da decadência dos foruns?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    quais as causas da decadência dos foruns?

    Acho que em relação há uns anos atrás há uma evidência perda de participação, em quantidade e qualidade, nos fóruns.
    Não só deste fórum em particular (pelo que posso avaliar lendo tópicos antigos, entrei uns meses atrás), mas dos fóruns da internet em geral. Vários em que participava morreram simplesmente por anemia. Curiosamente ainda são bastante lidos, por causa do arquivo as pessoas entram e lêem mensagens antigas, mas a participação desceu muito e a qualidade baixou imenso, isto apesar do maior uso da internet que se verifica atualmente.
    Qual a principal razão para isto? Facebook, blogues, outra?

    #2
    Facebook, blogs e, por vezes, alguma «cegueira» dos moderadores que se julgam «donos e senhores» do Fórum....

    Comentário


      #3
      o facebook pode contribuir, mas a principal razão é a má administração. Os foruns que conheces podem estar em decadência, no entanto há outros que têm mais utilizadores a cada dia que passa. O caso do forum autohoje dá um bom "case study": é um excelente espaço com muita gente cheia de conhecimentos acima da média que acaba por perder fulgor devido ao excesso de zelo e rigidez excessiva de regras. Um exercício muito simples: vai à lista de utilizadores do forum e repara a percentagem deles que estão banidos.
      Não estou a dizer que é um exclusivo deste forum, acontece um bocado com todos os foruns que ganham popularidade e em determinada altura resolvem "suicidar-se" com esta política de censura. Um espaço como este, se quiser vingar, não pode ter censura, a não ser em casos extremos, caso contrário acontece o que aconteceu por aqui: perde todo o interesse da maior parte das pessoas.

      Comentário


        #4
        Não acho que haja mais utilizadores banidos aqui do que em qualquer outro forum até porque essa estatística tem que ser colocada em taxa para aferir melhor.
        Se um fórum tem 1000 users e 100 estão banidos, são 10%
        Se um fórum tem 10 users e 1 está banido são na mesma 10%..........................

        Logicamente que aqui haverá sempre mais users banidos!
        Neste forum há mais de 67000 users registados!!! E quase 3500 activos!

        Comentário


          #5
          O Reddit continua forte.

          Relativamente a este fórum em específico, o Geral deixou de ter interesse para mim por ser quase sempre igual e nunca fui utilizador dos outros subforuns para além do Off Topic.

          Comentário


            #6
            Falta de grelo, se é que me entendem...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
              Não acho que haja mais utilizadores banidos aqui do que em qualquer outro forum até porque essa estatística tem que ser colocada em taxa para aferir melhor.
              Se um fórum tem 1000 users e 100 estão banidos, são 10%
              Se um fórum tem 10 users e 1 está banido são na mesma 10%..........................

              Logicamente que aqui haverá sempre mais users banidos!
              Neste forum há mais de 67000 users registados!!! E quase 3500 activos!

              Umas páginas à sorte: primeiras páginas dos membros começados pela letra P:

              18 banidos
              12 sobreviventes

              letra M:

              22 banidos
              7 "vivos"


              letra R:

              17 banidos
              13 vivos


              e assim sucessivamente

              Comentário


                #8
                Não basta escudar-mo-nos nas regras para impôr sanções, que na maior parte das vezes nem recurso têm.
                Uma PM a explicar das razões dessa sanção, poderá ser pedagógica; eu fazia isso no fórum que moderei....

                Comentário


                  #9
                  E por «falar» em banidos do FAHO....por onde andará o Nephilin?

                  Se ainda por cá apareceres, um abraço para ti....«homem dos sete ofícios».

                  Comentário


                    #10
                    banir pessoas na internet, acho que nem é preciso explicar o oxímoro

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                      E por «falar» em banidos do FAHO....por onde andará o Nephilin?

                      Se ainda por cá apareceres, um abraço para ti....«homem dos sete ofícios».
                      É verdade, onde andará o Neph?

                      Dos users mais curiosos que já conheci em todos os foruns que frequento.

                      E neste já vão mais de 10 anos

                      Comentário


                        #12
                        O lll está a fazer alguma tese de mestrado sobre esta temática?

                        Estão a interpretar mal os dados, até porque, para a vossa teoria subsistir, todos esses "banidos" teriam que ter sido pelos moderadores/administradores pela sua ação.
                        Como devem estar recordados (ou talvez não) houve uma alteração ao fórum que proibiu certos tipos de nick, com acentos, espaços, etc., logo todos esses, que não alteraram, foram "barrados".
                        Depois tem os spammers ou clones que levam outra grande fatia dos banidos.

                        Todos os fóruns tem um conjunto de regras para cumprir, uns permitem vendas, outros nudez e por aí fora, é uma questão de adaptar-se onde estão.

                        Para mim o maior problema é que o pessoal vai ficando mais velho, ocupando o tempo com outras atividades/responsabilidades e com pouca paciência para a natural adesão de membros novos (de fórum e idade), com outra experiência e forma de estar. Muitos acabam por sair.

                        Comentário


                          #13
                          Querem um exemplo que resume isto tudo?

                          Neste forum (e em alguns outros) se chamares ignorante ou imbecil a alguém, és banido. Ora, até mesmo a imprensa escrita que têm regras bastante rígidas publica frequentemente artigos de opinião com termos similares a este, e não se passa nada. Dentro de um certo contexto, deve existir liberdade de expressão e não a actuação de certas pessoas como se fossem os donos da moral e dos bons costumes. Muitas vezes olho para este forum e tenho a sensação de que estou no site da Igreja ou no das tias de Cascais, tal é a busca incansável do politicamente correcto e do respeito exemplar pelo próximo. Resumindo, na maior parte das vezes este forum é uma monotonia porque as pessoas sabem que uma opinião mais acesa ou menos simpática pode significar um ban.

                          Eu não tenho nenhum "ponto", mas se tivesse escrito sempre tudo o que penso, teria com toda a certeza um monte deles. Agora se me quiserem banir por este post, tudo bem.

                          Comentário


                            #14
                            A Internet é um espaço publico mas os foruns têm regras, se as pessoas insistem em não cumpri-las que culpa têm a moderação ?! Se actualmente, restritivo como lhes chamam, não é preciso quase nada para que com facilidade as pessoas se comecem a ofender umas ás outras o que esperam ?!

                            Hoje em dia, seja em forum's, blog's, facebook ou rai ca parta, a Internet esta cheia de campeões atrás do monitor que qualquer coisa se indignam e começam a chamar nomes, e és isto e aquilo, porque atrás de um ecrã são todos os maiores, donos da verdade, sabem sempre de alguém cujo tio do primo tinha um gato que andava de marcha atrás.

                            Acham que quem têm conhecimentos, pode gerar realmente mais valias, têm paciência para aturar os espertos todos que se acham os maiores ?! Não têm.

                            Eu, há muito, que deixei de frequentar o topico geral e muito menos debater assuntos relacionados com vendas de automóveis porque perdi a pachorra.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                              Umas páginas à sorte: primeiras páginas dos membros começados pela letra P:

                              18 banidos
                              12 sobreviventes

                              letra M:

                              22 banidos
                              7 "vivos"


                              letra R:

                              17 banidos
                              13 vivos


                              e assim sucessivamente
                              Se fizermos 20 users por letra, dá 460 users banidos

                              Em 3500 dá 13%..................não anda longe dos 10% que postei....

                              13% de users banidos é muito?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                Se fizermos 20 users por letra, dá 460 users banidos

                                Em 3500 dá 13%..................não anda longe dos 10% que postei....

                                13% de users banidos é muito?

                                estes dados são só de uma página e no caso daria mais de 50% de banidos. No entanto o Valium já explicou que alguns deles têm a ver com o nick. Mas repara também que muitos banidos são temporários e não definitivos, e uma grande parte deles nunca mais volta quando recebe um ban que parece excessivo. Ou seja, há muitos utilizadores activos que na verdade foram banidos e nunca mais vieram

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu ia dizer que chega a um ponto em que já foi tudo falado e as pessoas só se repetem, e que no off topic há uns tópicos engraçados mas a maioria dos activos são tópicos já antigos e dedicados a nichos do fórum, mas como perdi a porcaria da resposta toda elaborada digo só isto e acrescento que os bugs também chateiam um bocadinho.

                                  Ah e a publicidade pesadíssima e irritante. Abrir o fórum no telemóvel é quase para esquecer, perco mais tempo e tráfego a carregar a publicidade do que aquilo que quero ver.

                                  Comentário


                                    #18
                                    13% com prisão perpétua

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                      Querem um exemplo que resume isto tudo?

                                      Neste forum (e em alguns outros) se chamares ignorante ou imbecil a alguém, és banido. Ora, até mesmo a imprensa escrita que têm regras bastante rígidas publica frequentemente artigos de opinião com termos similares a este, e não se passa nada. Dentro de um certo contexto, deve existir liberdade de expressão e não a actuação de certas pessoas como se fossem os donos da moral e dos bons costumes. Muitas vezes olho para este forum e tenho a sensação de que estou no site da Igreja ou no das tias de Cascais, tal é a busca incansável do politicamente correcto e do respeito exemplar pelo próximo. Resumindo, na maior parte das vezes este forum é uma monotonia porque as pessoas sabem que uma opinião mais acesa ou menos simpática pode significar um ban.

                                      Eu não tenho nenhum "ponto", mas se tivesse escrito sempre tudo o que penso, teria com toda a certeza um monte deles. Agora se me quiserem banir por este post, tudo bem.
                                      Parece-me que confundes educação com politicamente correto.
                                      Até porque tanto quanto sei a minha opinião será tão válida como a tua, mesmo que uma esteja errada por algum critério, mas não é preciso apelidar de ignorante, imbecil ou estúpido.

                                      Sabes o que acontece se permitires isso entre dois users?

                                      De uma forma geral, sobre uma medida, uma ação, não me parece que isso tenha andado a ser pontuado, mas convém não esquecer, que um artigo de opinião é assinado, há direito de resposta pelo visado e ações que podem advir, num fórum...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                        estes dados são só de uma página e no caso daria mais de 50% de banidos. No entanto o Valium já explicou que alguns deles têm a ver com o nick. Mas repara também que muitos banidos são temporários e não definitivos, e uma grande parte deles nunca mais volta quando recebe um ban que parece excessivo. Ou seja, há muitos utilizadores activos que na verdade foram banidos e nunca mais vieram
                                        Ok. Percebi o raciocínio. Principalmente pela última parte

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                          Eu ia dizer que chega a um ponto em que já foi tudo falado e as pessoas só se repetem, e que no off topic há uns tópicos engraçados mas a maioria dos activos são tópicos já antigos e dedicados a nichos do fórum, mas como perdi a porcaria da resposta toda elaborada digo só isto e acrescento que os bugs também chateiam um bocadinho.

                                          Ah e a publicidade pesadíssima e irritante. Abrir o fórum no telemóvel é quase para esquecer, perco mais tempo e tráfego a carregar a publicidade do que aquilo que quero ver.
                                          Taptalk.....para mim é a melhor aplicação do mundo!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sou membro de diversos forums desde que utilizo a Net (1999). A questão do desinteresse das pessoas prende-se mais com o cansaço e saturação. Depois a concorrencia (principalmente Facebook) faz com que tudo se disperse.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              Parece-me que confundes educação com politicamente correto.
                                              Até porque tanto quanto sei a minha opinião será tão válida como a tua, mesmo que uma esteja errada por algum critério, mas não é preciso apelidar de ignorante, imbecil ou estúpido.

                                              Sabes o que acontece se permitires isso entre dois users?

                                              De uma forma geral, sobre uma medida, uma ação, não me parece que isso tenha andado a ser pontuado, mas convém não esquecer, que um artigo de opinião é assinado, há direito de resposta pelo visado e ações que podem advir, num fórum...
                                              Uma coisa é um utilizador registar-se no forum e começar a chamar nomes a toda a gente, ou então abusar dos insultos constantemente. Outra é, no meio de uma "discussão", apelidar alguém de imbecil ou coisa similar. Não ando aqui há muito tempo mas já vi pessoas serem banidas por coisas deste género, ou menos. Outro assunto que não percebo são os tópicos sobre futebol. Porque motivo é que são proibidas as provocações? Faz parte de qualquer forum sobre o tema haver gozo entre adeptos rivais, é uma das coisas que traz popularidade aos tópicos. Neste forum, se por exemplo o FC Andorinhas perder e passados 5 minutos aparecer um gajo de um clube rival a dizer "ahahahahaha", leva logo ban. Achas isto normal / saudável / bom para um forum?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pelo menos aqui não sinto decadência nenhuma.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A brincar a brincar sobre teses, eu referi o FAO na minha tese de doutoramento na parte em que trato as redes sociais/foruns. Continua a ser um excelente espaço de convivÊncia, para tirar dúvidas ou simplesmente para entretenimento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                    Uma coisa é um utilizador registar-se no forum e começar a chamar nomes a toda a gente, ou então abusar dos insultos constantemente. Outra é, no meio de uma "discussão", apelidar alguém de imbecil ou coisa similar. Não ando aqui há muito tempo mas já vi pessoas serem banidas por coisas deste género, ou menos. Outro assunto que não percebo são os tópicos sobre futebol. Porque motivo é que são proibidas as provocações? Faz parte de qualquer forum sobre o tema haver gozo entre adeptos rivais, é uma das coisas que traz popularidade aos tópicos. Neste forum, se por exemplo o FC Andorinhas perder e passados 5 minutos aparecer um gajo de um clube rival a dizer "ahahahahaha", leva logo ban. Achas isto normal / saudável / bom para um forum?
                                                    Da experiência que tenho é preferível, já que a tendência é para ter depois páginas de troca de insultos. Não vejo em que isto seja bom para o fórum (tirando o número de post/páginas).
                                                    O que acho que não pode haver é dois pesos e duas medidas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                      Da experiência que tenho é preferível, já que a tendência é para ter depois páginas de troca de insultos. Não vejo em que isto seja bom para o fórum (tirando o número de post/páginas).
                                                      O que acho que não pode haver é dois pesos e duas medidas.
                                                      é uma forma de ver as coisas.
                                                      Repara que em termos comerciais a polémica é essencial para "vender". Mesmo o facebook e os sites de alguma imprensa bastante conceituada permitem opiniões que muitas vezes roçam o insulto grosseiro. Eles inclusive deixam passar alguns comentários a dizer mal deles próprios, a dizer que quem fez a matéria é burro e coisas bem piores, etc, etc...
                                                      O que para muita gente pode parecer desleixo e falta de moderação é na verdade uma estratégia comercial bem pensada. É o que falta por aqui, na minha opinião.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                                                        Sou membro de diversos forums desde que utilizo a Net (1999). A questão do desinteresse das pessoas prende-se mais com o cansaço e saturação. Depois a concorrencia (principalmente Facebook) faz com que tudo se disperse.

                                                        Eu acho que o facebook simplesmente retira as pessoas que vinham para foruns conviver. Porque debater assuntos, resolver problemas, etc, nada bate foruns. E depois dessa forma os teus amigos, familia, colegas de emprego, não têm nada de saber o que gostas, discutes ou o que quer que seja

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Neste fórum como é bastante rotativo acaba por nem se sentir a diferença.

                                                          Agora sim há outros que foram completamente ao ar. De fotografia por exemplo.
                                                          E aí a culpa pode ser do facebook e grupos derivados. São muito mais interactivos.

                                                          Também é culpa dos grupinhos que se juntavam por lá. Uns só querem falar de equipamentos e defendem com unhas e dentes certas marcas (nos carros é igual) e dá sempre peixeirada.
                                                          Outros só lá iam pra deitar abaixo as fotografias dos outros. Trolls ( que aqui também há).
                                                          Outros só lá iam para receber elogios às fotos por piores que fossem. Não recebima, ficavam amuados, estrebuchavam e desapareciam.
                                                          Outros porque criavam grupinhos de amigos em que só se comentavam uns aos outros e era tudo tão lindo e belo. Tudo o que fosse foras desses grupos era esterco.

                                                          Claro que com tudo isto a malta começou a afastar-se para grupos restritos/fechado/privados no facebook

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O não poder dizer asneiras ainda torna as coisas mais giras quando se quer gozar os outros.
                                                            Nos tópicos do futebol é normal que a tolerância seja muito pequena já que basta uma página para a coisa descambar por completo. E já assisti a dois pesos e duas medidas serem praticadas nesses tópicos, mas é preciso pensar que os moderadores não são máquinas. e bebem, o que não ajuda.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X