Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Câmara de Braga ‘está numa situação de descalabro financeiro’

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Câmara de Braga ‘está numa situação de descalabro financeiro’



    O actual presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, revelou esta tarde que a situação financeira da autarquia é “de descalabro financeiro, sendo desmesurado o nível de endividamento, claramente desproporcionado à realidade do município”. O relatório da auditoria seguirá para o Ministério Público visando uma eventual investigação criminal.“Foi uma forma absolutamente criminosa de gerir os recursos públicos e que vai onerar os próximos 25 anos da Câmara de Braga e também as gerações vindouras”, salientou Ricardo Rio. “A Câmara de Braga transformou-se num verdadeiro ‘porta-aviões’ e gerida como uma mercearia, pelo que corre sérios riscos de uma receber uma ‘troika’ autárquica e de perder a capacidade de gestão e autonomia, devido ao cenário verdadeiramente negro e dantesco que se estende a todo o universo municipal”, considerou.“Mesquita Machado perdoou ao Sporting Clube de Braga uma dívida de meio milhão de euros em electricidade, através de um despacho feito à revelia de todo o executivo de então”, acrescentou o presidente do município.
    “Como é que tudo isto - que merecia uma investigação de natureza criminal – passou sem escrutínio?” – questionou-se Ricardo Rio, criticando de seguida os “artifícios de natureza contabilística”.
    “Na Fundação Bracara Augusta houve um exercício de descalabro financeiro e de falta de rigor e de transparência”, adiantou, lamentando “o passivo encapotado de facturas não conhecidas da contabilidade durante a anterior gestão autárquica”. O edil bracarense referiu ainda “toda uma panóplia de processos judiciais, a maioria dos quais já com expropriações, que ascendem a pelo menos mais 20 milhões de encargos, como a Variante do Cávado, Monte Picoto e o Estádio Municipal de Braga”.
    “O encargo dos campos de futebol e o do estádio municipal representam mais de 12 por cento do orçamento anual da Câmara de Braga”,
    “o arquitecto Souto de Moura reclama dois milhões e 600 mil euros”, disse, elencando um conjunto de outras situações, como um milhão de euros de dívidas à empresa Estradas de Portugal.
    “O âmbito da auditoria não contende com as investigações da Polícia Judiciária”, de acordo com Ricardo Rio, que se referia aos casos das alegadas ‘luvas’ da empresa MAN aos Transportes Urbanos de Braga e ao negócio do Palacete das Convertidas, este último envolvendo uma filha e um genro de Mesquita Machado, o anterior presidente da Câmara Municipal de Braga.
    A conferência de imprensa onde foram apresentados os resultados das auditorias financeiras da PWC PricewaterhouseCoopers à anterior gestão da Câmara Municipal de Braga decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, com a presença de todos os elementos do executivo municipal.


    http://sol.pt/Mobile/Noticia/111522

    Eu confesso ser um adepto da atual gestão do PSD encabeçada por Ricardo Rio, apesar de ter já notado algumas falhas, aquilo que têm feito em prol da cidade tem sido muito benéfico, não só na dinamização da vida na cidade como não menos importante a transparência com que executa a sua gestão.


    Posto isto, o que pode um Bracarense pode esperar deste processo?
    Editado pela última vez por PedroAugusto; 29 July 2014, 19:15.

    #2
    A Câmara de Braga é apenas uma de muitas que estão a sofrer consequências de administrações ruinosas que brincaram com o dinheiro público ...
    Acho um exagero o Ex-Presidente Mesquita Machado ter estado no poder tantos, mas tantos anos ...

    Estou a comparar processos/casos ruinosos da Câmara de Braga com os da Câmara de Barcelos como este (ver link) no tempo do Presidente Fernando Reis Município de Barcelos consegue acordo de princípio para reaver água e saneamento - PÚBLICO

    Não é por nada que é dos concelhos com o preço da água mais exorbitante do país ...
    E a história podia continuar com outros casos ruinosos ...

    Comentário


      #3
      A brilhante gestão socialista em Braga...

      Auditoria à Câmara de Braga confirma ‘graves irregularidades financeiras’


      A auditoria à Câmara Municipal de Braga confirma “graves irregularidades financeiras” na anterior gestão socialista liderada por Mesquita Machado, segundo apurou hoje o SOL.

      Os resultados serão anunciados amanhã à tarde em Braga e tudo indica que, dado o tipo de casos detectados, tais conclusões sigam imediatamente para o Ministério Público. Segundo várias fontes ouvidas pelo SOL, trata-se de situações “muito chocantes”, apontando para “fortes indícios de crimes de gestão danosa”.

      O actual executivo de Ricardo Rio deparou-se com “várias surpresas”, entre as quais um conjunto de empréstimos bancários “contraídos em segredo” e superiores a 55 milhões de euros.

      Um dos principais buracos financeiros confirmou-se na Fundação Bracara Augusta, cuja tutela era do então “super-vereador” socialista Hugo Pires - o actual líder da bancada socialista da oposição na Câmara Municipal de Braga. Num orçamento de um milhão de euros, existe um “buraco” de 350 mil euros, segundo confirmou hoje o SOL.

      Há ainda a “derrapagem” de cerca de um milhão de euros devido à construção do prolongamento do túnel na avenida da Liberdade, motivando um acordo extra-judicial de 900 mil euros entre a autarquia e a Britalar, empresa de António Salvador, o presidente do Sporting de Braga, que se encontra em processo de insolvência. Em 2009, o prolongamento do túnel foi a principal ‘bandeira eleitoral’ da última recandidatura de Mesquita Machado.

      Entretanto, o SOL apurou junto de várias fontes que o valor real da dívida da Câmara de Braga já ultrapassa pelo menos 100 milhões de euros, ao contrário do que sempre foi afirmado pelo anterior executivo socialista bracarense.

      As auditorias financeiras à anterior gestão socialista da Câmara Municipal de Braga, às suas cinco empresas municipais e à Fundação Bracara Augusta decorrem há mais de meio ano a cargo da PWC – PricewaterhouseCoopers.

      Entretanto, continua a decorrer na Polícia Judiciária de Braga uma investigação criminal a mais um caso de alegadas ‘luvas’ nos Transportes Urbanos de Braga, em que um dos principais suspeitos é o anterior vice-presidente da Câmara da cidade, Vítor de Sousa, candidato derrotado nas últimas eleições autárquicas.
      Auditoria à Câmara de Braga confirma

      Comentário


        #4
        Na Invicta a gestão camarária de Rui Rio foi fortemente criticada pelo PS pelo facto de haver um excedente financeiro favorável à autarquia em balanço contabilístico, razão apontada foi o erro (na leitura do PS local), que podia ter havido maior intervenção da CMP na vida da cidade, a questão é quem iria suportar o custo.

        Óbvio, o contribuinte local na óptica do PS (local).

        Comentário


          #5
          O problema é que tudo isto sempre esteve aos olhos de todos, principalmente nos ultimos tempos, com o negócio das Convertidas e da ESSE e concessão dos parquimetros, isto para além dos negócios com o SC Braga.

          E posto isto, toda a gente pelo menos suspeitava, mas quem podia fazer alguma coisa não fez.

          Não percebo porquê...

          Comentário


            #6
            tipo....eleições.

            Comentário


              #7
              Não é grande novidade, já tinha falado por cá no assunto várias vezes, mas como é Braga passa um pouco ao lado do pessoal,
              Só os mais distraídos poderiam esperar algo diferente destas conclusões, um orçamento de 100milhões e uma divida de 250milhões! Isto depois de mais 30 anos no poder.
              Obviamente devia dar prisão, principalmente porque muitos desses milhões estão nas mão de poucos que em poucos anos passaram de simples trolhas a milionários.

              Foram muitos anos a esconder as contas através de malabarismos (um pouco como o país) e trafulhices.

              Os últimos foram foram as famosas PPP´s:
              Numa parceria público privada, fizeram-se 45 campos futebol sintético (em algumas freguesias nem equipas há para lá jogar há dezenas de anos), e fizeram uma dezena de pavilhões gimnodesportivos em várias freguesias alguns ao lado de outros em freguesias que nem têm 1000 habitantes, agora têm todas pavilhões cada vez mais ás moscas, isto tudo a pagar em 25 anos cada um, custando no fim do contrato em média mais de 2milhões de euros cada campo, e cada pavilhão no fim do contrato mais de 3milhões de euros. (alguns por aqui ainda se queixam da rentabilidade das PPP´s)

              A outra negociata foram os parquímetros, venderam os 1200 lugares de estacionamento pago existentes na cidade a uma empresa privada durante 15 anos por 4milhões de euros, uns meses antes de saírem (a saída já era certa) aumentaram o número para 4mil, sem a autarquia receber um cêntimo a mais. (a empresa a quem foram vendidos é do presidente do Braga... um pormenor)
              A actual autarquia anulou o aumento de lugares e pasme-se, a empresa pede 15milhões de indemnização em tribunal... só pelos lugares do aumento, sendo que pagaram pelo contrato total 4milhões! Está em tribunal o caso.
              Negócios destes são só para alguns.

              Foram muitos anos sem haver qualquer controlo, com esses anos todos muitos vícios criados quer em quem manda quer até nos funcionários, isto com a cidade a assobiar para o ar durante muito tempo.

              Obviamente muitos dirão, muita coisa foi feita, claro, o homem esteve lá 30 e tal anos, mal seria se não fizesse nada (ou muito) pela cidade, mas diria fez mais por ele e pelos "amigos" que pela cidade.

              Comentário


                #8
                Acabaste de dizer tudo aquilo que eu penso sobre o assunto!!!

                Comentário


                  #9
                  O habitual regabofe socialista. Onde os socialistas metem as patas é isto...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Observador Ver Post
                    O habitual regabofe socialista. Onde os socialistas metem as patas é isto...
                    Sim, os socialistas da Madeira são tramados também.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                      tipo....eleições.
                      Mesquita neste aspecto foi inteligente, durante os últimos 12 anos, começou a perder a cidade e virou-se para as aldeias ( a oposição nesse aspecto também teve culpa, diria que muita culpa, quando poderiam ter tirado a maioria não se entenderam e nalguns casos fizeram pior venderam-se e juntaram-se a ele) começou a dar pão e circo que é o que o povo gosta. Mas o último espectáculo vai ficar bem caro, no final vai passar certamente os 80milhões de euros gastos em campos de futebol e afins!
                      "Comprou" vários presidentes de Junta, principalmente de grandes juntas de aldeia (Celeiros e Palmeira por exemplo) e com isso ganhou os votos deles, das pessoas que masi próximo estão da população também. As eleições de 2013 foram as únicas em que nenhum presidente de junta mudou do PSD para PS!
                      Nunca houve grandes escrúpulos nas decisões politicas e estrategicamente nesse aspecto trabalhou sempre bastante bem.

                      Pelo menos deveria ter perdido as eleições de 2009, só compreendo que tenha ganho por "pena" das pessoas, tipo é o último mandato vamos-lhe dar mais uma vez o voto, quando o mandato 2005-09 já tinha sido um desastre.

                      Comentário


                        #12
                        Se o problema fosse só em Braga ainda a coisa escapava. Mas a realidade que vocês descrevem é comum a quase todas as camaras e juntas do País, em Portalegre a secção de obras da camara municipal está há mais de um mês quase paralisada pois há mais de 2 que não se compra cimento por dividas ao fornecedor habitual, e depois mais ninguém aceita vender sem ser a pronto pagamento pois já sabem o que a casa gasta. E podiamos ainda falar da promiscuidade existente entre camara e fundação Robinson, das obras e compras adjudicadas a empresas que são posse de presidentes/antigos presidentes etc etc...
                        As camaras mais não são que um reflexo do resto do País, não foi á toa que isto deu o berro e o País chegou ao estado a que chegou.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                          Mesquita neste aspecto foi inteligente, durante os últimos 12 anos, começou a perder a cidade e virou-se para as aldeias ( a oposição nesse aspecto também teve culpa, diria que muita culpa, quando poderiam ter tirado a maioria não se entenderam e nalguns casos fizeram pior venderam-se e juntaram-se a ele) começou a dar pão e circo que é o que o povo gosta. Mas o último espectáculo vai ficar bem caro, no final vai passar certamente os 80milhões de euros gastos em campos de futebol e afins!
                          "Comprou" vários presidentes de Junta, principalmente de grandes juntas de aldeia (Celeiros e Palmeira por exemplo) e com isso ganhou os votos deles, das pessoas que masi próximo estão da população também. As eleições de 2013 foram as únicas em que nenhum presidente de junta mudou do PSD para PS!
                          Nunca houve grandes escrúpulos nas decisões politicas e estrategicamente nesse aspecto trabalhou sempre bastante bem.

                          Pelo menos deveria ter perdido as eleições de 2009, só compreendo que tenha ganho por "pena" das pessoas, tipo é o último mandato vamos-lhe dar mais uma vez o voto, quando o mandato 2005-09 já tinha sido um desastre.
                          concordo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PedroAugusto Ver Post
                            O problema é que tudo isto sempre esteve aos olhos de todos, principalmente nos ultimos tempos, com o negócio das Convertidas e da ESSE e concessão dos parquimetros, isto para além dos negócios com o SC Braga.

                            E posto isto, toda a gente pelo menos suspeitava, mas quem podia fazer alguma coisa não fez.

                            Não percebo porquê...
                            Se te referes à justiça... então os amigos iam leva-lo a tribunal?
                            Iam investigar quem lhes dava de comer?
                            O único caso que foi denunciado, foi arquivado porque a investigação esteve parada 8 anos (penso que foi este número), o investigador responsável disse que não teve tempo para pegar no processo! Acho que pegaram nele a 3 meses da prescrição, obviamente prescreveu.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Observador Ver Post
                              O habitual regabofe socialista. Onde os socialistas metem as patas é isto...

                              se fossem só os socialistas.... basta olhar para a dívida da câmara de Gaia para apanhar um susto ainda maior do que este.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Request Ver Post
                                Se o problema fosse só em Braga ainda a coisa escapava. Mas a realidade que vocês descrevem é comum a quase todas as camaras e juntas do País, em Portalegre a secção de obras da camara municipal está há mais de um mês quase paralisada pois há mais de 2 que não se compra cimento por dividas ao fornecedor habitual, e depois mais ninguém aceita vender sem ser a pronto pagamento pois já sabem o que a casa gasta. E podiamos ainda falar da promiscuidade existente entre camara e fundação Robinson, das obras e compras adjudicadas a empresas que são posse de presidentes/antigos presidentes etc etc...
                                As camaras mais não são que um reflexo do resto do País, não foi á toa que isto deu o berro e o País chegou ao estado a que chegou.
                                Não tenho duvidas que a realidade de Braga é também um pouco do país, embora recentemente tenham vindo a público Câmaras com gestão em termos de divida irrepreensível. Começa a haver um maior controlo por parte do Estado central das contas, por exemplo as PPP´s não entravam na divida das Câmaras (Mesquita Machada gabava-se das suas contas, que a Câmara tinha crédito e não tinha problemas nenhuns, estando escondidos praí 80milhões a que podemos juntar o estádio que também não entra no endividamento e ainda faltam pagar mais de 60 milhões aos bancos, no fim tínhamos uma divida controlada de 100milhões em vez de uma divida real de 240milhões).
                                Quem tem divida não a pode aumentar neste momento seja junta ou Câmara a não ser que faça falcatruas nas contas (o que não é dificil...).
                                Esperemos que a nova geração de presidentes de Câmara e até junta traga algo de novo, houve muita gente anos demias no poder em todo o lado.

                                Na 2ªparte, não me choca que se compre ou adjudique aos amigos, desde que seja feito de forma clara e pública e a preços justos ou de mercado. No dia a dia na nossa vida acabamos por fazer um pouco isso.
                                Agora adjudicar por 10 que é um preço justo e no fim meter obras a mais elevando até aos 20 é que é o problema, de difícil controlo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Nos próximos dias o relatório vai ser público mas ficam alguns detalhes e reações.

                                  O que diz Mesquita,

                                  "Mesquita diz que todos os documentos a que se refere o resumo das responsabilidades omissas elencadas no relatório estavam lançados na contabilidade e acusa ainda o actual executivo de estar a “confundir dívidas com passivo” quando refere a possibilidade de recurso ao fundo de resgate das autarquias. O histórico socialista defende que o passivo real do município era aquele que estava reflectido nos últimos documentos de gestão que fez aprovar – 68 milhões de euros "

                                  Quando se lê isto vai-se percebendo um pouco como as coisas funcionaram... obviamente não há dividas, deixou tudo para pagar no futuro, sendo que até hipotecou algumas das receitas! Deixou um passivo de 250 milhões mas não é divida, o homem até tem razão!

                                  E depois há perdões destes... que sendo o meu clube me deixam muito mal disposto!

                                  "
                                  «Em análise no departamento jurídico da autarquia está um perdão de 50% da dívida de eletricidade ao Sporting de Braga de meio milhão de euros, decidido por Mesquita Machado sem "passar pela Assembleia Municipal".
                                  Não percebo uma SAD que movimenta dezenas de milhões, que joga de borla e ainda precisa de perdões de electricidade! A culpa não é da Câmara é do Clube que devia ter vergonha na cara.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                    Nos próximos dias o relatório vai ser público mas ficam alguns detalhes e reações.

                                    O que diz Mesquita,

                                    "Mesquita diz que todos os documentos a que se refere o resumo das responsabilidades omissas elencadas no relatório estavam lançados na contabilidade e acusa ainda o actual executivo de estar a “confundir dívidas com passivo” quando refere a possibilidade de recurso ao fundo de resgate das autarquias. O histórico socialista defende que o passivo real do município era aquele que estava reflectido nos últimos documentos de gestão que fez aprovar – 68 milhões de euros "

                                    Quando se lê isto vai-se percebendo um pouco como as coisas funcionaram... obviamente não há dividas, deixou tudo para pagar no futuro, sendo que até hipotecou algumas das receitas! Deixou um passivo de 250 milhões mas não é divida, o homem até tem razão!

                                    E depois há perdões destes... que sendo o meu clube me deixam muito mal disposto!

                                    "
                                    «Em análise no departamento jurídico da autarquia está um perdão de 50% da dívida de eletricidade ao Sporting de Braga de meio milhão de euros, decidido por Mesquita Machado sem "passar pela Assembleia Municipal".
                                    Não percebo uma SAD que movimenta dezenas de milhões, que joga de borla e ainda precisa de perdões de electricidade! A culpa não é da Câmara é do Clube que devia ter vergonha na cara.
                                    Parece obvio que foi tudo para pagar favores. Consta que o homem (Mesquita) tem uns largos apartamentos em Braga... ora deixa lá ver.... hmmm o Presidente do SCBraga não tem ou tinha uma construtora?!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Observador Ver Post
                                      O habitual regabofe socialista. Onde os socialistas metem as patas é isto...
                                      A habitual partidarite aguda. Nem conseguem ver que o regabofe varreu todas as câmaras, do BE ao CDS. Foi/é uma vergonha por este país fora, obras inúteis, o faz-desmancha, as viaturas... um sem-número de tropelias, pagas com o nosso dinheiro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O Mesquita chegou ao ridículo, e isto vi ainda agora no noticiário das 20h, que a culpa disto tudo era do executivo do PSD e o PS também vai apresentar uma queixa crime... Pelo amor de Deus!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não é só a de Braga... como diz o outro "é geral"....
                                          O poder central a aumentar impostos sobre todos os portugueses, o "segundo" estado a gastar à vontade, sem pensarem donde vem, e se não vem...endividam-se, alguem há-de pagar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por FilipeCunha Ver Post
                                            Não é só a de Braga... como diz o outro "é geral"....
                                            O poder central a aumentar impostos sobre todos os portugueses, o "segundo" estado a gastar à vontade, sem pensarem donde vem, e se não vem...endividam-se, alguem há-de pagar
                                            Mas endividam-se só para terem benefícios próprios, ninguém no seu perfeito juízo corria os riscos que eles correram e ainda correm pelo "bem comum".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Observador Ver Post
                                              O habitual regabofe socialista. Onde os socialistas metem as patas é isto...
                                              não há ideologia nenhuma no poder local. há pessoas, sem ideologia, com todos os vícios e mais alguns.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sem controling financeiro, antes de gastar, é impossivel controlar o sistema publico!
                                                O que o tribunal de contas faz com as suas auditorias é a inversão total do sistema...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Gundemaro Ver Post
                                                  Sem controling financeiro, antes de gastar, é impossivel controlar o sistema publico!
                                                  O que o tribunal de contas faz com as suas auditorias é a inversão total do sistema...
                                                  Aponta ao óbvio, a despesa já efectuada e contabilizada (aqui é discutível em termo de apresentação, pois muita vez é dispersa pela entidade em termo contabilístico para não justificação de derrapagem).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nada de novo, por esse portugal fora n faltam casos como este. Nada vai se feito e ninguem vai preso ou vai ter que pagar um tusto, pagamos todos nos como é habitual. Isto é portugal.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                      Aponta ao óbvio, a despesa já efectuada e contabilizada (aqui é discutível em termo de apresentação, pois muita vez é dispersa pela entidade em termo contabilístico para não justificação de derrapagem).
                                                      Eu bem que tento perceber os teus posts, mas está difícil.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O TC anda a contabilizar prejuízo já feito em autarquia e/ou executivo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                          O TC anda a contabilizar prejuízo já feito em autarquia e/ou executivo.
                                                          Ah, está melhor, língua do povo é sempre mais facil!

                                                          Outra coisa, esta audiência feita às contas da Câmara de Braga por uma empresa estrangeira e independente não vem tarde?
                                                          Um buraco deste tamanho não seria perceptível logo a seguir ao executivo de Rio tomar posse e inteirar-se da situação?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quem pediu a auditoria à câmara municipal?, o novo executivo camarário PSD.

                                                            A resposta na questão da dificuldade é dada pelo actual presidente da câmara na questão da contabilidade organizada (em parte o sinónimo é de criatividade...), e no enquadramento anterior, década de não existência de rotatividade politica local, (favorecimento local?).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X