Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Luxemburgo/suica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Luxemburgo/suica

    Boas pessoal, o que me sabem dizer destes dois países em relação a escolas e saúde?
    Como é viver por la?rendas muito caras?vida mais cara ate que ponto?
    De certeza que deve haver por aqui pessoal a morar la.
    Francês como língua basta para desenrascar?

    #2
    ola tudo bem,eu vivo no luxembourg desde janeiro de 2010,e peco desculpa por te responder so agora ,mas e porque me inscrevi neste forum a muito pouco tempo....se ainda estiveres interessado na conversa, diz algo mais ok...um abraco.

    Comentário


      #3
      Tenho amigos na Suica. Eles moram num cantao onde se fala alemao e nao tiveram outra opcao senao aprender alemao (e sabiam frances e ingles perfeitamente). As rendas sao caras, claro, nada a ver com Portugal. A saúde é cara, cada habitante precisa de ter um seguro de saúde obrigatório. O custo de vida é caro quando comparado com o portugues: Migros - Ein M besser

      Comentário


        #4
        Em relação a Portugal a vida será sempre e forçosamente mais barata - nem que ganhes apenas o salário mínimo.

        No Luxemburgo julgo que tens mesmo de saber o alemão. Na Suiça safas-te só com francês se estiveres no cantão francófono.

        Não desistas de procurar uma vida melhor noutro país.

        Comentário


          #5
          Ola, quem souber falar frances bem,nao tem problemas no Luxembourg, aqui se fala Frances,Alemao,e Luxembourgues que e a lingua nativa.
          Claro que com Ingles tambem se safa,vida muito cara,ganha-se bem (salario minimo e de 1.974€) mas atencao que uma grande parte deste dinheiro vai para a renda de casa...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ECMNPT Ver Post
            Ola, quem souber falar frances bem,nao tem problemas no Luxembourg, aqui se fala Frances,Alemao,e Luxembourgues que e a lingua nativa.
            Claro que com Ingles tambem se safa,vida muito cara,ganha-se bem (salario minimo e de 1.974€) mas atencao que uma grande parte deste dinheiro vai para a renda de casa...
            Sim, ganha-se bem. Mas na Suiça convem as pessoas terem todas as contas bem pensadas. Casa = CAro e Seguro Saude = Caro.
            Da primeira vez que muitos ouvem os ordenados na Suiça ficam "parvos" como é que ja nao foram para lá... Risos.
            Mas na realidade as coisas nao sao todas apenas boas. E o dinheiro tem um peso completamente diferente fora o facto de normalmente estarem tabelados sem os descontos e sem seguro saude.

            Depois existe o habito de se confundir euro com franco suiço e sao valores distintos. E vida é cara. MAs compensa a 90% da populacao portuguesa procurar melhor vida lá fora. Depois analisar bem como é. O portugues tipico compra um carro "caro que lá é barato " em segnuda mão podendo criar uma ideia bem errada da real qualidade de vida que lá levam.

            O grande salto economico indo para esses Países é para quem ganha em Portugal ate 800 a 1000€ cada pessoa creio eu . Aproximadamente.
            Tambem de salientar que em Portugal a diferença de custo de vida varia muito de zona para zona. Por exemplo Lisboa ganha-se bem mais, mas vida muito mais cara que resto do País.

            PAra mim gostava de ir para a Suiça nao por ordenado mas talvez por desafio profissional. Deve ser outras aberturas. Pq por razoes monetarias sao dos poucos felizardos que lá ganharia posivelmente menos. Alias indo para a Suiça com custo de vida que sei como é , sobraria bem menos que cá. Mesmo assim gostaria de experimentar

            NOTA: Na parte da suiça que se fala Alemão, é importante destacar que nao é bem alemão. É um dialeto proprio parecido ao alemao. Quem aprender alemao nas escolas por cá, lá nao vai perceber nada durante muito tempo pq falam rapido e de modo diferente. Na Suiça é tambem um País envelhecido. Sao vidas genericamente diferentes. É preciso acostumar a isso e clima. Mas falando em ordenados de pessoas comuns a diferençã é de facto enorme (especialmente com sector privado portugues)
            Editado pela última vez por Fernandovieira7; 31 July 2014, 19:27.

            Comentário


              #7
              No Luxembourg quem tiver qualificacoes,ou especialidades em determinadas areas,tem um futuro promissor apesar da crise,e trabalho arranja-se sempre....por outro lado sem qualificacoes,ou devido a idade avancada, temos que nos sujeitar a trabalhos inferiores,quero dizer com isto a trabalhos na area da restauracao,ou obras.
              Que sao trabalhos dignos..
              Um aparte muito importante, trabalhar para patroes portugueses existe 90% de sermos explorados ate ao tutano...mentalidades estupidas e abusadoras.
              Trabalhar para luxembourgueses,somos respeitados e valorizados...
              Editado pela última vez por ECMNPT; 31 July 2014, 19:36.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                Boas pessoal, o que me sabem dizer destes dois países em relação a escolas e saúde?
                Como é viver por la?rendas muito caras?vida mais cara ate que ponto?
                De certeza que deve haver por aqui pessoal a morar la.
                Francês como língua basta para desenrascar?
                Em relacao a educacao,5 estrelas do melhor, quanto mais nova a crianca melhor aprende, minha neta e meu neto vieram para aqui Luxembourg em Junho de 2013 e ja se desenrascam a falar Frances e um pouco de Alemao sem problemas, os professores aqui sao muito atenciosos...
                quanto a saude, diferencia da agua para o vinho de Portugal....uma pessoa adoece,ou vai a um medico particular ou hospital, e e atendido na hora....claro que tem de pagar a conta,e pode nao ser barata!!! se ultrapassar os 100€ no dia seguinte vai a seguranca social e depois de descontarem a participacao reembolsam o resto imediatamente exemplo... dentista 120€ de consulta = 90€ reembolso..custo total 30€.
                Habitacao aqui e muito cara exemplo... um quarto custa em media 500€ ou mais depende, um apartamento com 2 quartos media de 1.200€ e so alugam depois de a pessoa ter o CDI que um contrato de trabalho a tempo inteiro + uma caucao de 3 meses!!!
                Para um casal que trabalhem os 2 e recebam o ordenado minimo,podem fazer uma vida bonita aqui.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ECMNPT Ver Post
                  Em relacao a educacao,5 estrelas do melhor, quanto mais nova a crianca melhor aprende, minha neta e meu neto vieram para aqui Luxembourg em Junho de 2013 e ja se desenrascam a falar Frances e um pouco de Alemao sem problemas, os professores aqui sao muito atenciosos...
                  quanto a saude, diferencia da agua para o vinho de Portugal....uma pessoa adoece,ou vai a um medico particular ou hospital, e e atendido na hora....claro que tem de pagar a conta,e pode nao ser barata!!! se ultrapassar os 100€ no dia seguinte vai a seguranca social e depois de descontarem a participacao reembolsam o resto imediatamente exemplo... dentista 120€ de consulta = 90€ reembolso..custo total 30€.
                  Habitacao aqui e muito cara exemplo... um quarto custa em media 500€ ou mais depende, um apartamento com 2 quartos media de 1.200€ e so alugam depois de a pessoa ter o CDI que um contrato de trabalho a tempo inteiro + uma caucao de 3 meses!!!
                  Para um casal que trabalhem os 2 e recebam o ordenado minimo,podem fazer uma vida bonita aqui.
                  Acho q de facto é uma sensata opiniao.
                  Os ordenados minimos em alguns Países para quem tiver uma vida organizada consegue ter uma vida totalmente digna e de respeito.
                  Naturalmente em portugal alguem com ordenado minimo nao garante rigorosamente coisa nenhuma excepto matar a fome (quando dá para)
                  Para quem cá esta a ganhar muito mal ou sem trabalho nao pensava 2 vezes. Mas tentaria tirar alguma formacao , nem q fosse um curso profissional. Acho importante ter bases e conhecimentos q nos façam valer

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ECMNPT Ver Post

                    quanto a saude, diferencia da agua para o vinho de Portugal....uma pessoa adoece,ou vai a um medico particular ou hospital, e e atendido na hora....claro que tem de pagar a conta,e pode nao ser barata!!! se ultrapassar os 100€ no dia seguinte vai a seguranca social e depois de descontarem a participacao reembolsam o resto imediatamente exemplo... dentista 120€ de consulta = 90€ reembolso..custo total 30€.
                    Eu se adoecer em Portugal também posso ir ao hospital privado e sou atendido na hora. Não entendo qual a diferença.
                    E se há coisa que Portugal tem com muita qualidade (muito melhor que na grande maioria dos países) é o serviço nacional de saúde.

                    Comentário


                      #11
                      Companheiro ECMNPT (e outros que saibam responder, claro) falas em qualificações... sabes quais as em que o Luxemburgo terá mais falta? Ou onde a colocação será mais fácil?

                      Comentário


                        #12
                        Ola a diferencia e muito simples e refere-se aos custos em si....aqui a seguranca social comparticipa quase tudo a 90%....em Portugal infezmente a comparticipacao e (0 zero) a 90% ou mais...e os servicos medicos aqui sao 5 estrelas em todas as areas...

                        Comentário


                          #13
                          Informatica,engenharia,area da saude,consultores bancarios,prestadores de servicos privados...e mais algumas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ECMNPT Ver Post
                            Ola a diferencia e muito simples e refere-se aos custos em si....aqui a seguranca social comparticipa quase tudo a 90%....em Portugal infezmente a comparticipacao e (0 zero) a 90% ou mais...e os servicos medicos aqui sao 5 estrelas em todas as areas...
                            Ok. Então não é obrigatório um seguro de saúde e ninguém tem necessidade de fazer um, certo? Como já disseram aqui, na Suíça o sistema também funciona bem, mas cada cidadão tem de pagar um seguro de saúde.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                              Companheiro ECMNPT (e outros que saibam responder, claro) falas em qualificações... sabes quais as em que o Luxemburgo terá mais falta? Ou onde a colocação será mais fácil?
                              Informatica,engenharia,comunicacoes,area da saude,consultores bancarios,prestadores de servicos privados...e mais algumas.

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso era uma zona da Europa onde gostava de vir a trabalhar, Luxemburgo, Suiça, Bélgica... ou até mesmo Alemanha.

                                Mais pela experiência de vida do que por necessidade.

                                E já agora, são países muito bonitos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                  Ok. Então não é obrigatório um seguro de saúde e ninguém tem necessidade de fazer um, certo? Como já disseram aqui, na Suíça o sistema também funciona bem, mas cada cidadão tem de pagar um seguro de saúde.
                                  A Suica e um caso a parte...ainda aqui a dias foi feito um referendo para o salario minimo passar para os 3.000€ e foi rejeitado pela populacao.
                                  Motivo....iria fazer com que tudo aumentasse,e sendo assim recusaram...e o unico pais do mundo em que as decisoes importantes soa o povo que tem a palavra final...atraves de referendos....se assim fosse em Portugal,estavamos todos numa pequena Suica (com um mar expectacular).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Por acaso era uma zona da Europa onde gostava de vir a trabalhar, Luxemburgo, Suiça, Bélgica... ou até mesmo Alemanha.

                                    Mais pela experiência de vida do que por necessidade.

                                    E já agora, são países muito bonitos.
                                    O Luxembourg e muito pequeno, do centro da vila a Alemanha sao 40km,para a Belgica sao 20km,para a Franca, outros 20 km,temos a Holanda a 400km,igualmente a Italia....e como referido muitos lindos,muitas florestas densas com muita vida selvagem,veados,javalis,raposas,e outros animais nao nocivos para o ser humano,da um prazer enorme passear pelas florestas,e por falar nisso estava a ver a tvi e ja esta a comecar fogos em Portugal...aqui zero!!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não sei se seria assim tão fácil (com referendos), já os romanos diziam que éramos um povo "que não se governa nem se deixa governar".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        Não sei se seria assim tão fácil (com referendos), já os romanos diziam que éramos um povo "que não se governa nem se deixa governar".
                                        Talves por sermos assim com uma postura forte, e ao mesmo tempo fragil por outro lado,todos nos (ou quase todos) Portugueses estamos numa situacao menos boa.
                                        Um aparte vim para o Luxembourg com 57a, (fiquei sem tudo em Portugal) arranjei trabalho no area da restauracao aqui em 2010....comecei do zero novamente, pena ter ja 61 anos feitos em 25/7...estou a me dar bem gracas a DEUS,ja tenho muitas coisas que perdi...agora trabalhar mais uns anos ate fazer 10 anos de seguranca social e recebo uma reforma maior de que 40 anos de descontos em portugal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como Portugues fico triste a ver as noticias na tv, sobre o que se passa em Portugal...e um roubo descarado a toda a gente, e ninguem faz nada!!!
                                          Combati em Angola, por um ideal que nao era meu...vi colegas a morrer ao meu lado...o que ganhamos (Portugueses) com isso? 25 de abril !!! com cravos? muito lindo....mostra o povo que somos.
                                          Estamos a pagar tudo,e nao vai ficar por aqui infelizmente....tenho orgulho de ser Portugues,mas tenho vergonha de ter pessoas (governantes) como todos os que estao actualmente a comandar as nossa vidas.
                                          Durao Barrosso disse a plenos pulmoes ontem na tv que da a Portugal 26 mil milhoes de euros (e uma pipa de massa) digam onde vai ser investido esse dinheiro.
                                          Se fosse bem aplicado em ajudar realmente quem precisa-se..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Companheiro tens uma história de vida de coragem e força.

                                            A reforma é também um bom aliciante para sair.

                                            O meu avô hoje quase com 90 anos passou uma velhice desafogada e só precisou de estar 18 anos na França. Teve uma reforma de fazer inveja a muito boa gente que vergou a mola uma vida por cá... E ganha mais que boa parte dos portugueses que trabalham.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                              Companheiro tens uma história de vida de coragem e força.

                                              A reforma é também um bom aliciante para sair.

                                              O meu avô hoje quase com 90 anos passou uma velhice desafogada e só precisou de estar 18 anos na França. Teve uma reforma de fazer inveja a muito boa gente que vergou a mola uma vida por cá... E ganha mais que boa parte dos portugueses que trabalham.
                                              Fico contente por ti....e pelo teu avo,que dure mais uns anos com a graca de DEUS, quem me dera a mim ter 18 anos de trabalho aqui!!! voces ja viram a quantidade de pessoas que emigram actualmente para o estrangeiro,devido a nao terem futuro em portugal!!! eu digo aos mais jovens para irem para paises onde sabem reconhecer o valor das pessoas. o Canada esta a pedir pessoas Portuguesas...a Australia tambem...os Portugueses sao admirados em todo o mundo devido a humildade e saber fazer,ao seu pacifismo, e forca interior..ja viram a quantidade de jovens enfermeiros que fora para a Inglaterra! recuamos aos anos 60...emigracao e a palavra de ordem. e ainda bem porque assim os que saiem, iram ser recompensados pelos servicos prestados.
                                              Editado pela última vez por ECMNPT; 31 July 2014, 22:00.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Faz as malas e vem para cá, mas trás uns 10 000 mil euros até teres tudo orientado aqui, podes começar por habitar num quarto de um café e vais procurando trabalho nos sectores que te adaptas melhor, basta falares francês e já te safas bem.
                                                Estou cá á dez anos e sou empresário e estou bem na vida, mas foram 10 anos de muita luta até chegar aqui, se eu consegui tu também o podes conseguir, tudo depende da tua força de vontade e um pouco de sorte.
                                                Regra número 1 , nunca confies aqui em nenhum português nunca, vai por ti e pelas tuas ambições que tens.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                                  Faz as malas e vem para cá, mas trás uns 10 000 mil euros até teres tudo orientado aqui, podes começar por habitar num quarto de um café e vais procurando trabalho nos sectores que te adaptas melhor, basta falares francês e já te safas bem.
                                                  Estou cá á dez anos e sou empresário e estou bem na vida, mas foram 10 anos de muita luta até chegar aqui, se eu consegui tu também o podes conseguir, tudo depende da tua força de vontade e um pouco de sorte.
                                                  Regra número 1 , nunca confies aqui em nenhum português nunca, vai por ti e pelas tuas ambições que tens.
                                                  Os 10.000€ podem assustar muita gente,mas infelizmente e verdade sim...ate uma pessoa estabilizar se gasta muito dinheiro..nem tanto claro!!!
                                                  mas concordo plenamente com o que aqui foi dito neste texto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                    Por acaso era uma zona da Europa onde gostava de vir a trabalhar, Luxemburgo, Suiça, Bélgica... ou até mesmo Alemanha.

                                                    Mais pela experiência de vida do que por necessidade.

                                                    E já agora, são países muito bonitos.
                                                    Já pagava uma batelada de impostos em Portugal, na Bélgica é que nao me apanham.

                                                    Luxemburgo e Bélgica nao sao propriamente conhecidos por serem países bonitos, mas há gostos para tudo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ECMNPT: é "Luxemburgo", não "Luxembourg".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        Luxemburgo e Bélgica nao sao propriamente conhecidos por serem países bonitos, mas há gostos para tudo.
                                                        A Bélgica nem tanto mas referia-me ao Luxemburgo, zona da Alsácia, Lorena, Suiça... gosto muito da natureza por aí, o tipo de florestas e as aldeias e vilas mais medievais. A zona dos lagos Suiços é maravilhosa.

                                                        Mas lá está, é como dizes, são gostos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Suiça:

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                                                            Francês como língua basta para desenrascar?
                                                            Depende da zona. No caso da Suíça, ao contrário da ideia que se possa ter, a grande maioria do país fala alemão.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X