Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será possível "vencer" a morte, um dia?...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Será possível "vencer" a morte, um dia?...

    A questão da vida eterna, vulgo imortalidade, não se colocará, nunca, diria, porquanto, por muitos avanços que conseguíssemos, enquanto espécie, nessa área, nunca iríamos conseguir tornar eterna a duração do corpo humano vivo, consciente e autónomo, dono do respectivo "eu"! Mas, tema central deste tópico, o prolongar a vida com um aumento de significado poderá, eventualmente, duplicar, triplicar... a actual esperança de vida, um dia!

    Desse modo, solicitando a todos aqueles a quem este tema nada diz, bem como aos que também não gostem, por qualquer razão, da página web citada como "fonte", ou os que não tenham qualquer afinidade com qualquer das componentes que compõem este tópico (...) que, sff, se abstenham de participar e, por essa via, de inviabilizar a discussão, deixava aos demais interessados mais este assunto como tema de debate, com votos de boas noites a todos:

    Há quem faça operações plásticas, quem tome antioxidantes e quem diminua a ingestão de calorias com o fito de rejuvenescer ou viver mais anos. Mas há quem vá ainda mais longe.

    Aubrey de Grey está tão confiante que diz que a primeira pessoa a viver mais de 1.000 anos, provavelmente, já terá nascido. Este cientista e biogerontologista inglês, ligado, durante muito tempo, à Universidade de Cambridge, fundador dos Simposia SENS (Strategies for Engineered Negligible Senescence) e da Fundação Methuselah (Matusalém é um personagem bíblico que terá vivido cerca de 1.000 anos), propõe uma série de terapias para prevenir o aparecimento de doenças malignas e reparar os danos celulares e moleculares provocados pelo envelhecimento.

    Considerando o envelhecimento como uma doença com tratamento e não como um processo natural, Aubrey de Grey sugere que as pessoas, atingindo uma determinada idade, sejam submetidas à inactivação completa da telomerase. Como muitos cancros possuem telomerase activa, a sua inactivação permitiria prevenir os cancros. No entanto, essa inactivação iria impedir que as células estaminais se dividissem.

    Para evitar essa perda irreversível, o cientista propõe a administração regular de células estaminais como forma de tratamento. A solução, na sua opinião, iria promover um equilíbrio entre a telomerase e as células estaminais.
    Já o cientista Ray Kurzweil acredita que a imortalidade será uma realidade daqui a 20 anos, graças ao conhecimento dos genes e à tecnologia informática, que permitirá ao ser humano reprogramar o seu organismo.

    O norte-americano crê mesmo que a nanotecnologia nos permitirá viver para sempre.
    A verdade é que vários estudos sugerem que o potencial máximo de vida humana será de 120 anos, mesmo que consigamos combater as doenças, os acidentes, os homicídios e todas as causas de morte. O corpo humano parece condenado ao fim. Há quem vá ainda mais longe e esteja disposto a gastar fortunas para se fazer congelar depois da morte, na esperança de que possa ser ressuscitado um dia.

    Outros pensam que os moribundos poderiam ser conservados num estado de hipotermia, colocando o seu metabolismo au ralenti, de modo a aumentar as hipóteses de sobrevivência no futuro. Perguntar-se-á: se a hibernação pode adiar a morte, a congelação poderá vencê-la?
    Mesmo que fosse possível reprogramar o nosso corpo, será eticamente aceitável?

    Quantos poderiam beneficiar destes tratamentos, potencialmente muito dispendiosos? Que programas de saúde teriam de ser suspensos de modo a serem canalizados fundos para estas investigações e tratamentos? Poderá a ciência prolongar indefinidamente a vida humana, substituindo as peças avariadas por peças artificiais construídas em laboratório? Afinal, para onde caminha a investigação científica? Ficam as questões.

    Para já, a morte continua a ser a nossa maior certeza. Há-de chegar um dia e levar-nos. A menos que, como no livro de José Saramago, “As intermitências da morte”, consigamos pôr-lhe “a língua de fora”.
    Fontef

    PS: Deixem a fonte em paz, centrem-se no tema... sff

    #2
    E qual a vantagem...?

    Comentário


      #3
      De quê, de viver, com autonomia, mais tempo? Viver...

      Comentário


        #4
        Vencer a morte, nunca.
        Podem é perlongar a vida durante mais algum tempo.

        Mas tambem viver todo rebentado e rôto, qual o interesse... isso deixa de ser vida.

        Comentário


          #5
          Não tenho interesse nisso sinceramente, apesar da curiosidade em saber como será o mundo daqui a uns 200 ou 300 anos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
            Vencer a morte, nunca.
            Podem é perlongar a vida durante mais algum tempo.

            Mas tambem viver todo rebentado e rôto, qual o interesse... isso deixa de ser vida.
            Actualmente é o que está acontecendo, resultado de mais cuidados de saúde, com medicamentos e bons hábitos de alimentação, vive-se mais tempo, mas o reverso da medalha é que esse tempo suplementar é vivido a caminho dos Centros de Saúde farmácias e Hospitais a penar com exames e mais exames debaixo do braço, tenho quatro familiares próximos, todos na casa dos oitentas, e sei do que falo.
            Para viver assim, não obrigado.

            Comentário


              #7
              Como simples homem julgo que tal não acontecerá.

              Como homem de fé, é uma promessa!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                Actualmente é o que está acontecendo, resultado de mais cuidados de saúde, com medicamentos e bons hábitos de alimentação, vive-se mais tempo, mas o reverso da medalha é que esse tempo suplementar é vivido a caminho dos Centros de Saúde farmácias e Hospitais a penar com exames e mais exames debaixo do braço, tenho quatro familiares próximos, todos na casa dos oitentas, e sei do que falo.
                Para viver assim, não obrigado.
                E os velhotes que estão enfiados em lares literalmente à espera da morte?
                Que tédio de dias alguns passam. E tristes, tristes, tristes porque foram arrancados das suas casinhas na terra, porque os familiares nunca os visitam. Estão literalmente numa prisão.

                Viver assim, não!

                Comentário


                  #9
                  Viver até aos cem anos, sim, mas com saúde, familia, e dinheiro no bolso, e não conheço ninguém que tenha isso tudo nessa idade.

                  Comentário


                    #10
                    Anda tudo preocupado em aumentar o periodo de vida e ninguem percebe que o globo onde vivemos possui recursos limitados e que a muito breve prazo, com o aumento de população que tivemos nos ultimos 50 anos, não vai chegar....

                    Não se preocupem em controlar a natalidade não que daqui a "meia duzia de anos" a sobrevivência e a sustentabilidade se tornou impossível.

                    Editado pela última vez por PeugeotSales; 27 August 2014, 11:15.

                    Comentário


                      #11
                      No mundo atual, com tantas radiações, poluição e sei lá mais o quê, duvido muito que alguém hoje com os seus 30/40 anos consiga durar até aos 100! Mas é que nem aguentam até aos 90!

                      Comentário


                        #12
                        "The secret of life is to die before you die and find that there is no death."

                        Eckhart Tolle

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                          Viver até aos cem anos, sim, mas com saúde, familia, e dinheiro no bolso, e não conheço ninguém que tenha isso tudo nessa idade.
                          a minha avó tem 90 anos e é completamente autónoma! já não falta tudo
                          faz-me o almoço todos os dias e ainda vai para o quintal plantar as couves, regar o cebolo, até apanhar batatas vai! só não é rica(€€€€€)
                          e até esta com vontade de ir á suiça visitar os netos que lá estão..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                            Anda tudo preocupado em aumentar o periodo de vida e ninguem percebe que o globo onde vivemos possui recursos limitados e que a muito breve prazo, com o aumento de população que tivemos nos ultimos 50 anos, não vai chegar....

                            Não se preocupem em controlar a natalidade não que daqui a "meia duzia de anos" a sobrevivência e a sustentabilidade se tornou impossível.


                            O dia em que a terra tinha poder de se recuperar dos estragos mais ligeiros no periodo de um ano foi recentemente alcançado, salvo o erro foi ainda neste mês.
                            A partir dessa data a terra necessita de mais de um ano para regenerar desses estragos provocados pelo homem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por OLDMERC;1068092079[B
                              ]a minha avó tem 90 anos e é completamente autónoma![/B] já não falta tudo
                              faz-me o almoço todos os dias e ainda vai para o quintal plantar as couves, regar o cebolo, até apanhar batatas vai! só não é rica(€€€€€)
                              e até esta com vontade de ir á suiça visitar os netos que lá estão..

                              Queres maior riqueza que essa?

                              Comentário


                                #16
                                Quanto a vocês não sei mas eu vou viver para sempre e cada dia mais lindo e inteligente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por OLDMERC Ver Post
                                  a minha avó tem 90 anos e é completamente autónoma! já não falta tudo
                                  faz-me o almoço todos os dias e ainda vai para o quintal plantar as couves, regar o cebolo, até apanhar batatas vai! só não é rica(€€€€€)
                                  e até esta com vontade de ir á suiça visitar os netos que lá estão..
                                  Ainda no fds, numa das minhas voltas de bike, vi 2 senhoras com essa idade, vindas da lide do campo, a carregarem molhos de couves, na amena cavaqueira e com um ar alegre... também não eram ricas, mas só penso em chegar à idade delas com aquela "independência"...

                                  Comentário


                                    #18
                                    A morte ao fim e ao cabo faz parte da própria evolução de qualquer espécie(o envelhecimento não é doença nenhuma, o envelhecimento é um processo natural, acontece com tudo o que nos rodeia, desde um mosquito ao próprio planeta).

                                    Caso fosse possível prolongarmos a vida até aos 500 anos, tornaríamos o planeta e os recursos ainda mais insustentáveis.

                                    Mesmo que tal fosse possível com saúde e bem estar, não sei se me interessava.


                                    edit: eu sou do tempo deste fime. Já serei um Highlander?

                                    Editado pela última vez por Dainese; 27 August 2014, 11:58.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
                                      Queres maior riqueza que essa?
                                      nao!
                                      mas dos requisitos que falavam em cima era o unico que faltava!
                                      Editado pela última vez por OLDMERC; 27 August 2014, 12:20.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Podem fazer as terapias genéticas e celulares que quiserem... Uma pessoa tem um acidente e morre na mesma.

                                        O mais importante é chegar a uma idade avançada e sentir que a sua vida foi útil e que valeu a pena o tempo que por aqui andou.

                                        Para aqueles que possuem uma crença espiritualista, uma crença numa vida espiritual para além da vida física que conhecemos, a morte está vencida há muito tempo. Este indivíduos defendem a transitoriedade da vida física que constitui uma fonte de experiências e ensinamento semelhante a uma escola. Esses ensinamento serão úteis para a evolução do ser como entidade espiritual que vive antes do nascimento e "sobrevive" à morte. Assim, o "eu" nunca perde a sua identidade, a sua capacidade, apenas muda a forma como se "expressa".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por OLDMERC Ver Post
                                          a minha avó tem 90 anos e é completamente autónoma! já não falta tudo
                                          faz-me o almoço todos os dias e ainda vai para o quintal plantar as couves, regar o cebolo, até apanhar batatas vai! só não é rica(€€€€€)
                                          e até esta com vontade de ir á suiça visitar os netos que lá estão..
                                          Muitas pessoas do campo são uma raça à parte, fazem parte das excepções, mas nós aqui na cidade temos que lidar com a "regra"

                                          Comentário


                                            #22

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não tenho a minima dúvida que a espécie humana irá conseguir prolongar a sua vida, com a nanotecnologia e outros avanços cientificos o que hoje é impossivel daqui a 50 anos é banal.

                                              Mas também não tenho dúvidas que esses tratamentos só irão estar ao alcance dos muito ricos, senão era um completo suicídio da especie ter biliões de pessoas a viverem 200 ou mais anos.


                                              Para quê viver mais anos? Bem para quem não acreditar na vida para além da morte essa é uma boa razão. Alguém aqui se lembra de alguma coisa antes de nascer? Pois, para mim a morte deve ser uma coisa parecida, ou seja, a não existência.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Será que o problema futuro da humanidade será a longevidade?

                                                Neste momento e fruto, por um lado da tecnologia, por outro, o aumento da esperança média de vida leva a que a vida activa das pessoas se prolongue no posto de trabalho o que tem levado aos poucos a dificultar a entrada de novos trabalhadores.

                                                Levantam-se-me questões como a própria natureza mudar a realidade que conhecemos hoje, com as catástrofes naturais, a própria sustentabilidade da população crescente é um problema, mas mais preocupante que isso serão os conflitos sociais.

                                                Até quando se conseguirá manter a paz mundial, salvo pequenos conflitos nas zonas do costume?

                                                O aumento das desigualdades quer entre países quer entre populações levará a um aumento dos conflitos, como se poderá mudar o rumo que temos traçado, não sei.

                                                Gosto da teoria aventado num filme que se chama "A máquina do tempo", num futuro longínquo a população mundial desenvolveu duas espécies, uma mais culta e resguardada que vivia no subsolo e que se alimentava dos que viviam à superfície, a outra, que se tinham tornado mais selvagens, quase como animais.

                                                O futuro a curto e médio prazo é dificil de prever quanto mais a longo prazo!

                                                Cumps
                                                Trash

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JCes Ver Post
                                                  Não tenho a minima dúvida que a espécie humana irá conseguir prolongar a sua vida, com a nanotecnologia e outros avanços cientificos o que hoje é impossivel daqui a 50 anos é banal.

                                                  Mas também não tenho dúvidas que esses tratamentos só irão estar ao alcance dos muito ricos, senão era um completo suicídio da especie ter biliões de pessoas a viverem 200 ou mais anos.


                                                  Para quê viver mais anos? Bem para quem não acreditar na vida para além da morte essa é uma boa razão. Alguém aqui se lembra de alguma coisa antes de nascer? Pois, para mim a morte deve ser uma coisa parecida, ou seja, a não existência.
                                                  Ian Stevenson fez um trabalho muito interessante com relatos de crianças que conseguiam expor informações da sua vida em encarnações anteriores. Existem pessoas que se lembram e existe quem se tenha debruçado sobre esse assunto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A pergunta realmente importante é o que dirá o Rasec deste tópico? posso apenas temer pelo resultado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                      A pergunta realmente importante é o que dirá o Rasec deste tópico? posso apenas temer pelo resultado.
                                                      TE o texto introdutório, tem quote, tem o link... parece-me "nos conformes"...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                        TE o texto introdutório, tem quote, tem o link... parece-me "nos conformes"...
                                                        esta bem esta! como o rasec anda

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pode parecer treta...mas receio muito mais a morte das pessoas mais chegadas do que da minha...por isso...não tenho muito interesse na eternidade. Não sei se chegarei à como "senilidade"...mas a lei da vida indica que as pessoas que tenho perto chegarão antes que eu...e isso sim de certeza não saberei como reagir.

                                                          A questão não é anos de vida...mas anos com qualidade de vida!!!
                                                          Tenho 33...devo estar (sendo MUITO optimista) para além da metade da minha longevidade com qualidade de vida...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os meus avós têm 92 anos e dizem que em novos nunca sonharam chegar a esta idade....

                                                            O "velho" durou para ver o famoso estouro de Portugal do qual fala desde os anos 80.
                                                            Editado pela última vez por UserAHO; 27 August 2014, 18:04.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X