Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Concertina - Há aqui alguém que saiba tocar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Concertina - Há aqui alguém que saiba tocar?

    Olá a todos, este tópico é talvez direcionado um pouco mais para o pessoal do Norte, pois penso que é onde há mais admiradores deste instrumento.

    É o seguinte: tenho alguma curiosidade em experimentar este instrumento. Eu comecei a aprender piano aos 8 anos de idade numa escola conservatória de música, e uns anos mais tarde, fascinei-me ao ver um aluno a tocar acordeão, até que deixei um pouco para o lado o piano e concentrei-me no acordeão.

    Mas a concertina tem um som bastante diferente do acordeão, um som que gosto bastante, pelo que é talvez o único ponto da mesma que me atrai, porque de resto, como a concertina é diatônica acho que não dá para fazer nem um bocadinho do que se faz com um acordeão.

    Mas o que eu gostava de saber é se há aqui algum user que aprendeu este instrumento e o que me pode dizer sobre ele, dificuldades, observações, etc, ...

    Agradeço os testemunhos ;)

    #2
    Quando era catraio tocava às campainhas e fugia depois cresci e deixei de praticar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
      Quando era catraio tocava às campainhas e fugia depois cresci e deixei de praticar.
      Onde isso já vai, há muito tempo

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
        Onde isso já vai, há muito tempo
        Também tinha outra técnica engraçada que era amarrar linha de pesca aos batentes das portas e esconder atrás dum carro Não era músico, mas dava muita música

        Comentário


          #5
          Concertina ou acordeão, qual o mais difícil?

          Comentário


            #6
            Concertina só da marca "bicho".

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MastroBar Ver Post
              Concertina ou acordeão, qual o mais difícil?
              Provavelmente concertina.

              Comentário


                #8
                É um instrumento muito bonito. Dá-me ideia de ser bastante prático e simples de tocar uma vez entendida a "mecânica" da coisa, mas a verdade é que nunca me dediquei muito a perceber o instrumento. Em todo o caso parece-me indicado para todas as idades e ouvidos

                Se quiseres um professor na zona do Porto manda PM que eu passo-te contactos.

                Comentário


                  #9
                  Costumava era tocar á gaita.
                  Segundo o grande Quim têem diferenças, principalmente no fole e nas teclas

                  Comentário


                    #10
                    O facto da concertina ser um instrumento diatónico, com consequente sonoridade diferente consoante se abre ou fecha o fole exige uma maior destreza à medida que se toca. Contudo, o botão de abertura de ar presente na lateral do lado dos baixos (como também o acordeão o tem) ajuda a compensar os movimentos de abertura e fecho.

                    Sendo tu de Barcelos certamente que andarás rodeado de concertinas. É (se bem que já foi mais) o instrumento da moda.

                    Provavelmente sabes que este fim de semana são as Feiras Novas em Ponte de Lima. As festas começaram ontem com uma concentração de concertinas, que normalmente chega ás várias centenas. No próximo sábado é também noite de rusgas e concertinas, pelo que para quem gosta, é um local a visitar.

                    De tocar concertina não percebo, se bem que conheço alguns ilustres tocadores da nossa praça, alguns dos quais com bastante sucesso e muito trabalho.

                    Andei também rodeado de concertinas, se bem que optei pelo "mano mais velho", que é o acordeão. De botões, por sinal.

                    Quanto a marcas, uma das que se vende mais, pelo menos a norte, é a marca que o Carlos Pedrosa importa, e ás quais atribuiu o seu nome: Pedrosini. Do que tenho conversado, são instrumentos muito bons. Há também Dino Bafetti, Hohner, e muitas mais, além das velhinhas Paolo Soprani (cada vez mas raras) e das moderníssimas Roland, completamente eletrónicas e com as quais é possível fazer um baile sozinho.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                      Provavelmente concertina.
                      Provavelmente acordeão, muito mais versátil.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                        O facto da concertina ser um instrumento diatónico, com consequente sonoridade diferente consoante se abre ou fecha o fole exige uma maior destreza à medida que se toca. Contudo, o botão de abertura de ar presente na lateral do lado dos baixos (como também o acordeão o tem) ajuda a compensar os movimentos de abertura e fecho.

                        Sendo tu de Barcelos certamente que andarás rodeado de concertinas. É (se bem que já foi mais) o instrumento da moda.

                        Provavelmente sabes que este fim de semana são as Feiras Novas em Ponte de Lima. As festas começaram ontem com uma concentração de concertinas, que normalmente chega ás várias centenas. No próximo sábado é também noite de rusgas e concertinas, pelo que para quem gosta, é um local a visitar.

                        De tocar concertina não percebo, se bem que conheço alguns ilustres tocadores da nossa praça, alguns dos quais com bastante sucesso e muito trabalho.

                        Andei também rodeado de concertinas, se bem que optei pelo "mano mais velho", que é o acordeão. De botões, por sinal.

                        Quanto a marcas, uma das que se vende mais, pelo menos a norte, é a marca que o Carlos Pedrosa importa, e ás quais atribuiu o seu nome: Pedrosini. Do que tenho conversado, são instrumentos muito bons. Há também Dino Bafetti, Hohner, e muitas mais, além das velhinhas Paolo Soprani (cada vez mas raras) e das moderníssimas Roland, completamente eletrónicas e com as quais é possível fazer um baile sozinho.
                        Eu adoro o timbre da concertina, mas não sei, talvez por também ser um instrumento que se tornou na moda começo pensar que estão a banalizar o mesmo ... o que não falta por aqui são putos a aprender concertina, mas caramba, é tudo a aprender de ouvido, todos à voltinha do professor a decorar as teclas ou a verem vídeos-aula na internet

                        Ainda tenho o meu primeiro acordeão de 48 baixos, de uma marca muito foleira, mas continua impecável sem nenhum risco e sem perdas de fole apesar de já ter sido afinado

                        Entretanto tive um Gabanelli comprado por mim mas despachei-o meu há pouco tempo e agora preciso de encontrar outro, mas estou indeciso.

                        Roland não me seduz nada, de artesanal já começa a ter pouco, cheio de entradas MIDI's, USB's, etc
                        Paolo Soprani já não sei se existe, mas eu realmente só vejo instrumentos dessa marca que já são antigos.

                        Aqui na minha zona há muitas concertinas Organola, Lusitali, Dino Bafetti, Pedrosini, agora não é tão fácil encontrar alguém que toque acordeão.

                        Basicamente, o meu dilema é se eu gostava de aprender a tocar concertina ou então, esquecer a concertina e comprar um novo acordeão (que já me faz falta).
                        Acho que a escolha é óbvia

                        Já agora, que marca é o teu acordeão?

                        Comentário


                          #13
                          Algo que me desperta curiosidade:

                          Em Portugal chamam concertina ao que é conhecido como acordeão diatónico em outras partes, melodeon no Reino Unido. Sendo assim, como é chamada cá o que é conhecida como concertina fora de Portugal?
                          Ficheiros anexados

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                            Eu adoro o timbre da concertina, mas não sei, talvez por também ser um instrumento que se tornou na moda começo pensar que estão a banalizar o mesmo ... o que não falta por aqui são putos a aprender concertina, mas caramba, é tudo a aprender de ouvido, todos à voltinha do professor a decorar as teclas ou a verem vídeos-aula na internet

                            Ainda tenho o meu primeiro acordeão de 48 baixos, de uma marca muito foleira, mas continua impecável sem nenhum risco e sem perdas de fole apesar de já ter sido afinado

                            Entretanto tive um Gabanelli comprado por mim mas despachei-o meu há pouco tempo e agora preciso de encontrar outro, mas estou indeciso.

                            Roland não me seduz nada, de artesanal já começa a ter pouco, cheio de entradas MIDI's, USB's, etc
                            Paolo Soprani já não sei se existe, mas eu realmente só vejo instrumentos dessa marca que já são antigos.

                            Aqui na minha zona há muitas concertinas Organola, Lusitali, Dino Bafetti, Pedrosini, agora não é tão fácil encontrar alguém que toque acordeão.

                            Basicamente, o meu dilema é se eu gostava de aprender a tocar concertina ou então, esquecer a concertina e comprar um novo acordeão (que já me faz falta).
                            Acho que a escolha é óbvia

                            Já agora, que marca é o teu acordeão?

                            Os equipamentos Roland são bons (excelentes, até) para quem faz animações. Aquilo ligado a uma caixa de ritmos faz autênticos milagres. Transforma um tipo num "one man show".

                            A questão da concertina estar na moda leva precisamente a esses fenómenos: muitos miúdos a aprender, o que não é mau. Por outro lado, há muita gente a ensinar (ou a pensar que ensina) que nem para eles sabem o suficiente, quanto mais para ensinar. Depois há os velhotes que se reformaram e entretém-se com a concertina. Isto também não é mau, excepto quando começam a "meter abelhas" a torto e a direito julgando-se uns grandes artistas da Cana Verde.

                            A mim já me pediram para dar umas aulas. Nunca aceitei por uma simples razão: não me sinto confortável a ensinar algo do qual ainda tenho que aprender muito, especialmente no que a música diz respeito.

                            Comecei com o acordeão com 13 anos (tenho 35) e tive/tenho passagens por ranchos folclóricos, grupos de baile popular e de música tradicional, mas estamos sempre a aprender. Além do acordeão, executo também outros instrumentos.

                            O meu acordeão é um Serenellini italiano de 120 baixos, modelo 454 (http://www.serenellini.com/graphics/...ard/454_bg.jpg) comprado em 1995. Tive que esperar quase 1 mês que chegasse cá...
                            Tenho um amigo que tem um Hohner Morino 120 baixos (grande acordeão), e por eu costumo "andar" há também um mais pequeno Excelsior de 96 baixos.
                            Editado pela última vez por bimmer318tds; 12 September 2014, 10:59.

                            Comentário


                              #15
                              Eu toco concertina à alguns anos e sou de Ponte de Lima. Tenho uma pedrosini, que não passa de um renomear de uma concertina fabricada em Itália.
                              Para quem já sabe tocar acordeão, passar para a concertina é relativamente simples.

                              Comentário


                                #16
                                Acerca do que é mais difícil, acho que é acordeão. Tenho amigos que tocam os dois, e o acordeão é de pasmar... Tenho dois amigos que ganham tudo o que é concursos de acordeão por aí (em Portugal temos um nível altíssimo de acordeão, e ninguém sabe), e sempre que os vejo a tocar fico de queixo caído.

                                A concertina no entanto tem outro som, e como digo parece-me mais indicado se queres começar O facto de dar notas diferentes a abrir e a fechar é na verdade uma vantagem, uma vez que se baseiam em duas escalas diatónicas diferentes... Ou seja para tocar música tonal não só não complica, como até simplifica. Estou enganado?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                  Os equipamentos Roland são bons (excelentes, até) para quem faz animações. Aquilo ligado a uma caixa de ritmos faz autênticos milagres. Transforma um tipo num "one man show".

                                  A questão da concertina estar na moda leva precisamente a esses fenómenos: muitos miúdos a aprender, o que não é mau. Por outro lado, há muita gente a ensinar (ou a pensar que ensina) que nem para eles sabem o suficiente, quanto mais para ensinar. Depois há os velhotes que se reformaram e entretém-se com a concertina. Isto também não é mau, excepto quando começam a "meter abelhas" a torto e a direito julgando-se uns grandes artistas da Cana Verde.

                                  A mim já me pediram para dar umas aulas. Nunca aceitei por uma simples razão: não me sinto confortável a ensinar algo do qual ainda tenho que aprender muito, especialmente no que a música diz respeito.

                                  Comecei com o acordeão com 13 anos (tenho 35) e tive/tenho passagens por ranchos folclóricos, grupos de baile popular e de música tradicional, mas estamos sempre a aprender. Além do acordeão, executo também outros instrumentos.

                                  O meu acordeão é um Serenellini italiano de 120 baixos, modelo 454 (http://www.serenellini.com/graphics/...ard/454_bg.jpg) comprado em 1995. Tive que esperar quase 1 mês que chegasse cá...
                                  Tenho um amigo que tem um Hohner Morino 120 baixos (grande acordeão), e por eu costumo "andar" há também um mais pequeno Excelsior de 96 baixos.
                                  Concordo com o que disse, há muita gente a ensinar ou melhor, a pensar que ensina, mas que na verdade não sabem o suficiente. Limitam-se a decorar sequências de botões, etc etc ... E depois por fazerem montes de ornamentos "trill" consideram-se mestres da concertina.

                                  Eu estudei num piano digital compacto Roland no início dos meus estudos e serviu durante algum tempo até eu começar a evoluir, depois passei para um piano de cauda.

                                  Bem, belo acordeão! Não deve ter sido nada barato nessa altura, ainda agora nesta altura são instrumentos caros.
                                  Eu gosto de fábricas italianas, o meu Gabanelli era de 80 baixos e tinha 4ª voz ... tinha um som bastante italiano, da região de Castelfidardo, tal como as concertinas Dino Baffetti e possivelmente outras marcas também.

                                  Hohner, Weltmeister, têm um som diferente, talvez mais grave que os acordeões italianos (tal como o seu Serenellini).

                                  Eu também já toquei em vários locais, e diga-se de passagem que gostava muito, mas devido aos estudos na Universidade deixei de ter disponibilidade para isso e abandonei.

                                  Agora preciso de comprar um acordeão, já me passou pela cabeça comprar um usado, há riscos e desvantagens, mas consegue-se encontrar bons acordeões estimados a bom preço!

                                  Tenho de ver um vídeo do mestre bimmer318tds a executar uma peça

                                  PS: (Eu também toco outro instrumento para além do piano e do acordeão, e esse sim é o rei dos instrumentos mas que nem toda a gente gosta e associa a outras coisas )

                                  BACH for life
                                  Abraço

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
                                    Acerca do que é mais difícil, acho que é acordeão. Tenho amigos que tocam os dois, e o acordeão é de pasmar... Tenho dois amigos que ganham tudo o que é concursos de acordeão por aí (em Portugal temos um nível altíssimo de acordeão, e ninguém sabe), e sempre que os vejo a tocar fico de queixo caído.

                                    A concertina no entanto tem outro som, e como digo parece-me mais indicado se queres começar O facto de dar notas diferentes a abrir e a fechar é na verdade uma vantagem, uma vez que se baseiam em duas escalas diatónicas diferentes... Ou seja para tocar música tonal não só não complica, como até simplifica. Estou enganado?
                                    Algum dos 2 amigos chama-se João Barradas?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                      Algum dos 2 amigos chama-se João Barradas?
                                      Não... Estou a falar de gente O 1º e 2º prémio do Prémio Jovens Músicos este ano (pois claro): Prémios Jovens Músicos - Antena 2 - RTP

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
                                        Não... Estou a falar de gente O 1º e 2º prémio do Prémio Jovens Músicos este ano (pois claro): Prémios Jovens Músicos - Antena 2 - RTP
                                        O jovem que eu falei também ganhou muitos prémios, e tem ganho muitos prémios mundialmente.

                                        Há muita gente neste país a tocar muito bem, autênticos profissionais. Valeu a inovação da mestre Eugénia Lima ao começar a usar mais a mão esquerda fazendo melodia com ela e não acompanhamento. (Que descanse em paz).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Um conselho, se querem comprar concertinas mais baratas do que as que se vende por aí na maioria da lojas, contactem as marcas que as fabricam.
                                          Concertinas mesmo de marca são: Dino Baffetti, Marzioli, Gabbanelli e Fisitalia. As marcas portuguesas compram a estes fabricantes mas mandam por o seu nome. Se mandarem vir diretamente do fabricante ficam muito mais baratas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aqui está o jovem que falei atrás, João Barradas. Isto é puro talento ... Pasmem-se!

                                            https://www.youtube.com/watch?v=Z9o_...7fQ89E_RjSO6IA

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
                                              Um conselho, se querem comprar concertinas mais baratas do que as que se vende por aí na maioria da lojas, contactem as marcas que as fabricam.
                                              Concertinas mesmo de marca são: Dino Baffetti, Marzioli, Gabbanelli e Fisitalia. As marcas portuguesas compram a estes fabricantes mas mandam por o seu nome. Se mandarem vir diretamente do fabricante ficam muito mais baratas.
                                              Organola também é uma boa marca, e depois há concertinas como Pedrosini, Lusitali, que são essas marcas portuguesas que falou.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                                O jovem que eu falei também ganhou muitos prémios, e tem ganho muitos prémios mundialmente.

                                                Há muita gente neste país a tocar muito bem, autênticos profissionais. Valeu a inovação da mestre Eugénia Lima ao começar a usar mais a mão esquerda fazendo melodia com ela e não acompanhamento. (Que descanse em paz).
                                                Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                                Aqui está o jovem que falei atrás, João Barradas. Isto é puro talento ... Pasmem-se!

                                                https://www.youtube.com/watch?v=Z9o_...7fQ89E_RjSO6IA
                                                É um senhor, de facto Também temos por cá o Gonçalo Pescada, que é impressionante. O Palma acabou agora o curso superior mas está a crescer imenso, de ano para ano, eu tenho ouvido a evolução dele e é a olhos vistos mesmo...

                                                Acordeão é daqueles instrumentos que se alguém me perguntar qual é o melhor sítio para estudar eu respondo Portugal, eheh :p

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                                  Organola também é uma boa marca, e depois há concertinas como Pedrosini, Lusitali, que são essas marcas portuguesas que falou.
                                                  Mesmo a organola é fabricada nas tais fábricas que falei.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post

                                                    Tenho de ver um vídeo do mestre bimmer318tds a executar uma peça

                                                    PS: (Eu também toco outro instrumento para além do piano e do acordeão, e esse sim é o rei dos instrumentos mas que nem toda a gente gosta e associa a outras coisas )

                                                    BACH for life
                                                    Abraço

                                                    Não te estiques... E provavelmente ficarias desiludido. Eu apenas toco umas coisas, nada de especial.

                                                    Quanto ao outro instrumento, será violoncelo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                                      Não te estiques... E provavelmente ficarias desiludido. Eu apenas toco umas coisas, nada de especial.

                                                      Quanto ao outro instrumento, será violoncelo?
                                                      Pela descrição e pelo músico, eu diria órgão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                                        Não te estiques... E provavelmente ficarias desiludido. Eu apenas toco umas coisas, nada de especial.

                                                        Quanto ao outro instrumento, será violoncelo?
                                                        Espera lá, tu já tocas há muitos anos por isso não deve ser nenhuma desilusão

                                                        Nop, é mesmo o que o ClioII disse, órgão de tubos ... as pessoas associam orgão a missa, igreja, etc ... e de facto em parte é verdade porque a grande maioria dos orgãos de tubos encontram-se em igrejas, mas o reportório para orgão de tubos é muito além do que música sacra, muito mais ...
                                                        Sendo que adoro Bach, Buxtehude, Scarlatti, ... Tenho gosto musicais muito amplos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Pela descrição e pelo músico, eu diria órgão.
                                                          Nice shot!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                                            Espera lá, tu já tocas há muitos anos por isso não deve ser nenhuma desilusão

                                                            Nop, é mesmo o que o ClioII disse, órgão de tubos ... as pessoas associam orgão a missa, igreja, etc ... e de facto em parte é verdade porque a grande maioria dos orgãos de tubos encontram-se em igrejas, mas o reportório para orgão de tubos é muito além do que música sacra, muito mais ...
                                                            Sendo que adoro Bach, Buxtehude, Scarlatti, ... Tenho gosto musicais muito amplos
                                                            Fixe Mais um músico clássico aqui, sou violoncelista e professor de violoncelo

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X