Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quanto é o vencimento de um vogal da junta de freguesia?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Política] Quanto é o vencimento de um vogal da junta de freguesia?

    Alguém me sabe dizer (com exceção do secretario e do tesoureiro)quanto é o vencimento de um vogal da junta de freguesia?

    #2
    se ganhar mais que uma consoante será justo?

    Comentário


      #3
      ....

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por josesilvab Ver Post
        Alguém me sabe dizer (com exceção do secretario e do tesoureiro)quanto é o vencimento de um vogal da junta de freguesia?
        Olha quanto é eu não sei, mas tudo o que seja mais que zero é um roubo.

        As pessoas deviam interessar-se pelo bem da sociedade e não por ganhar mais uns trocos ao final do mês.

        Se há coisa que me mete nojo é ver a canalha da minha terra que nem nunca quis saber de política nem da nossa terra mas quando se chega à altura das mesas de voto vão para lá mamar! E uma pessoa que se interesse realmente por ajudar e quiser ir para lá mas não tiver cunhas não tem hipótese nenhuma!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por josesilvab Ver Post
          Alguém me sabe dizer (com exceção do secretario e do tesoureiro)quanto é o vencimento de um vogal da junta de freguesia?
          Let me google that for you

          ::: Lei n.º 11/96, de 18 de Abril
          Editado pela última vez por cuto; 15 September 2014, 07:56.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por josesilvab Ver Post
            Alguém me sabe dizer (com exceção do secretario e do tesoureiro)quanto é o vencimento de um vogal da junta de freguesia?
            o cuto meteu o link onde é possível saber os valores exactos, mas a resposta rápida é que não têm vencimento, apenas recebem senhas de presença em cada reunião. Normalmente é uma reunião por semana, sei que há cerca de 15 anos dava à volta de €80 por mês. Agora deve ser um bocado mais, mas não muito.

            Comentário


              #7
              Uma vogal da junta de freguesia da terrinha ainda ganha??

              Comentário


                #8
                É Consoante.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                  Olha quanto é eu não sei, mas tudo o que seja mais que zero é um roubo. As pessoas deviam interessar-se pelo bem da sociedade e não por ganhar mais uns trocos ao final do mês. Se há coisa que me mete nojo é ver a canalha da minha terra que nem nunca quis saber de política nem da nossa terra mas quando se chega à altura das mesas de voto vão para lá mamar! E uma pessoa que se interesse realmente por ajudar e quiser ir para lá mas não tiver cunhas não tem hipótese nenhuma!

                  Se te referes aos dias de eleições: entrada às 07h, permanência nas mesas de voto entre as 08h/19h, e depois fazer a contagem votos/preenchimento papelada/envio boletins/etc, tudo umas boas 14h ou mais de trabalho.

                  Por um lado qualquer macaco bem treinado faz o trabalho, por outro é coisa para muito tempo apenas a ganhar uns 3,5€/hora. Antes pagavam uns 80€ mas nas últimas eleições (25/05/2014 Parlamento Europeu) pagavam uns miseráveis 50€, já não compensa, é demasiado tempo para tão pouco dinheiro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Sanoc Ver Post
                    Se te referes aos dias de eleições: entrada às 07h, permanência nas mesas de voto entre as 08h/19h, e depois fazer a contagem votos/preenchimento papelada/envio boletins/etc, tudo umas boas 14h ou mais de trabalho.

                    Por um lado qualquer macaco bem treinado faz o trabalho, por outro é coisa para muito tempo apenas a ganhar uns 3,5€/hora. Antes pagavam uns 80€ mas nas últimas eleições (25/05/2014 Parlamento Europeu) pagavam uns miseráveis 50€, já não compensa, é demasiado tempo para tão pouco dinheiro.
                    Então és precisamente uma daquelas pessoas que abomino! Só vais para lá ganhar umas notas? Contribuir para a tua freguesia não importa nada não é?

                    Para mim era pagarem o almoço, o lanche e chegava bem!!!

                    Comentário


                      #11
                      Ó tassilgo, em que mundo vives tu ainda?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                        Então és precisamente uma daquelas pessoas que abomino! Só vais para lá ganhar umas notas? Contribuir para a tua freguesia não importa nada não é?

                        Para mim era pagarem o almoço, o lanche e chegava bem!!!
                        Fica descansado. Pelo andar da carruagem, o trabalho há-de ser todo teu e não ganhar nada. Talvez alguém te leve uma sandes e um copo de plástico para encheres com água da torneira.

                        Comentário


                          #13
                          Eu tambem acho que quem vai para esses postos temporários, é pelo que ganham, não lhes interessa se o que fazem é um direito civico ou não.

                          Um lanche de manhã e á tarde, almoço e jantar era mais que suficiente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                            Então és precisamente uma daquelas pessoas que abomino! Só vais para lá ganhar umas notas? Contribuir para a tua freguesia não importa nada não é?

                            Para mim era pagarem o almoço, o lanche e chegava bem!!!
                            Abominas que paguem a quem trabalha?

                            Comentário


                              #15
                              Durante o dia de uma eleição quem lá está (escrutinador/presidente de mesa/etc) trabalha durante longas horas, e no fim ainda tem de fazer a contagem e organizar tudo. Fisicamente é exigente. Sem remuneração haveria um ou outro voluntário, muito provavelmente velhotes.

                              Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                              Para mim era pagarem o almoço, o lanche e chegava bem!!!
                              Eu acho que seria um desastre mais cedo ou mais tarde.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                Abominas que paguem a quem trabalha?
                                Nas últimas eleições foi mais ou menos assim na minha vila:

                                3 pessoas por mesa, mas fila única por mesa, então eu pergunto, o que estão 3 pessoas a fazer numa mesa de voto para além de estarem todo o dia na conversa?Isso é que é trabalhar?
                                Iam fumar e beber café quando queriam, isso é que é dificil?
                                Das pessoas que lá estavam nenhuma lá estava sem cunha, é um trabalho assim tão mau e duro mas depois só se lá está com cunha...?

                                Vocês foram sequer votar? Viram sequer as mesas de voto? Mas alguém acredita que estar numa mesa de voto é um trabalho árduo que mereça ser remunerado? Dever cívico diz-vos alguma coisa não?

                                Se é para pagar que se pague a profissionais! Não é ao amigo do filho da prima a quem se deve um favor! É nestas coisas que se vê que este país está cheio de corruptos mas os portugueses ainda aplaudem de pé!!! Pagar a quem não faz mais nada que a sua obrigação cívica e de preferência que seja alguém com cunha...?

                                Comentário


                                  #17
                                  Se é um trabalho claro que deve ser pago.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É trabalho porque a pessoa podia estar a gozar os tempos livres do domingo com os amigos, em casa ou a passear, e tem de estar ali "preso".

                                    Um segurança-recepcionista também "não faz nada" e nem por isso deixa de ser um trabalho e com bastante utilidade.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                      Nas últimas eleições foi mais ou menos assim na minha vila:

                                      3 pessoas por mesa, mas fila única por mesa, então eu pergunto, o que estão 3 pessoas a fazer numa mesa de voto para além de estarem todo o dia na conversa?Isso é que é trabalhar?
                                      Iam fumar e beber café quando queriam, isso é que é dificil?
                                      Das pessoas que lá estavam nenhuma lá estava sem cunha, é um trabalho assim tão mau e duro mas depois só se lá está com cunha...?

                                      Vocês foram sequer votar? Viram sequer as mesas de voto? Mas alguém acredita que estar numa mesa de voto é um trabalho árduo que mereça ser remunerado? Dever cívico diz-vos alguma coisa não?

                                      Se é para pagar que se pague a profissionais! Não é ao amigo do filho da prima a quem se deve um favor! É nestas coisas que se vê que este país está cheio de corruptos mas os portugueses ainda aplaudem de pé!!! Pagar a quem não faz mais nada que a sua obrigação cívica e de preferência que seja alguém com cunha...?
                                      Tens uma visão distorcida do que acontece. Normalmente as pessoas são convidadas para esses trabalhos pela cor política ou confiança política. Podes chamar cunha ou o que quiseres, mas não estejas à espera que abram concurso para estar nas mesas de voto.

                                      Votar é uma responsabilidade e normalmente está uma fila para várias pessoas no atendimento, porque as várias pessoas no atendimento têm funções diferentes (receber a pessoa e a identificação, outra tem as listas e procura o eleitor e outra entrega os boletins de voto), além de assim conseguirem irem saindo para pausas. Fumar e beber café é normal nas pausas feitas, e face aos atrasos que um processo eleitoral tem, obrigando muitas pessoas a trabalharem até tarde nesses dias, não me parece mal uma abébia ou outra durante o dia.

                                      O trabalho não deve ser pago só pelo suor, deve ser pago pelo tempo e responsabilidade. E se quiseres cumprir dever cívico, oferece-te para serviços voluntários e gratuitos em casa de idosos na tua freguesia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O valor por assembleia são 13€ e qualquer coisa. (Nas de câmara eram e penso que ainda são 70 e qualquer coisa...)
                                        É um valor simbólico parece-me, no final de um ano cada um deve receber algo à volta de 55€.
                                        Tassilgo tens uma forma fácil de provares que estás totalmente errado... fazes uma coisa simples, nas próximas eleições ofereces-te para delegado de mesa (ao contrário do que pensas normalmente até há falta de pessoal principalmente nas grandes freguesias, se fizes que estavam 3 na mesa onde votaste, é provael que faltasse alguém nessa mesa, pois são em norma 5 pessoas), e no fim de 12 ou 14horas de trabalho dizes que não queres receber, para a junta gastar o dinheiro noutra coisa qualquer.
                                        O trabalho de uma mesa é um trabalho de responsabilidade, de muita responsabilidade diga-se.

                                        Para ti provavelmente um segurança nem devia ganhar não faz nada, muitas vezes passa as 8h do dia sentado a ver gente passar... que raio de trabalho é esse?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                          O valor por assembleia são 13€ e qualquer coisa. (Nas de câmara eram e penso que ainda são 70 e qualquer coisa...)
                                          É um valor simbólico parece-me, no final de um ano cada um deve receber algo à volta de 55€.
                                          Tassilgo tens uma forma fácil de provares que estás totalmente errado... fazes uma coisa simples, nas próximas eleições ofereces-te para delegado de mesa (ao contrário do que pensas normalmente até há falta de pessoal principalmente nas grandes freguesias, se fizes que estavam 3 na mesa onde votaste, é provael que faltasse alguém nessa mesa, pois são em norma 5 pessoas), e no fim de 12 ou 14horas de trabalho dizes que não queres receber, para a junta gastar o dinheiro noutra coisa qualquer.
                                          O trabalho de uma mesa é um trabalho de responsabilidade, de muita responsabilidade diga-se.

                                          Para ti provavelmente um segurança nem devia ganhar não faz nada, muitas vezes passa as 8h do dia sentado a ver gente passar... que raio de trabalho é esse?
                                          Leste o que escrevi? Não dá! Simplesmente não dá. Ou tens cunha ou não vais para as mesas de voto. Deve ser porque é mau!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            É trabalho porque a pessoa podia estar a gozar os tempos livres do domingo com os amigos, em casa ou a passear, e tem de estar ali "preso".

                                            Um segurança-recepcionista também "não faz nada" e nem por isso deixa de ser um trabalho e com bastante utilidade.
                                            Então e voluntariado diz-te alguma coisa?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                              Leste o que escrevi? Não dá! Simplesmente não dá. Ou tens cunha ou não vais para as mesas de voto. Deve ser porque é mau!
                                              Li e digo-te que não fazes a mínima ideia do que estás a dizer, a mínima das mínimas!
                                              Mesmo a pagarem principalmente nas grandes freguesias há sempre pessoal que falha, estamos a falar nalguns casos de 100 a 150pessoas numa só freguesia. Por vezes quem está lá antes das urnas abrir é convidado a ficar na mesa...
                                              Só nas eleições autárquicas é que há mais concorrência (digamos assim, por serem eleições muito locais, mesmo assim há partidos que não arranjam ninguém, na minha freguesia acho que nunca teve ninguém do BE, Bloco ou CDU por exemplo) no resto se quiseres ir para uma mesa falas com alguém de um partido concorrente ( tem que ser de um dos partidos concorrentes ás eleições em causa ou movimento cívico, por exemplo nos referendos, mais fácil nos partidos pequenos) às mesmas e pedes uma credencial para participar na eleição dos delegados às mesas, para cada mesa cada partido pode apresentar 5pessoas (podes ir tu e os amigos), no fim dependendo do número de partidos que aparecerem na reunião podem ficar até 5 do mesmo partido ou nenhuma... geralmente tentam chegar a um acordo que satisfaça todos.

                                              Nos dias de hoje se não pagassem não conseguias sequer 1pessoa para cada mesa, quanto mais 5.
                                              Voluntariado é bonito mas não é para as eleições certamente. Foi este um dos motivos de começarem a pagar diga-se, mas em Portugal ou é 8 ou 80 nunca há um meio termo. Passou-se do voluntariado para os 70 e tal euros (tempos de vacas gordas) e agora ajustou-se para um valor razoável que conjuga a vontade com alguma recompensa pelo trabalho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                tassilgo

                                                estás mesmo "ao lado" nesta questão.

                                                Eu já há alguns anos que estou nas mesas de voto, e normalmente quando me perguntam digo que não quero.
                                                O que acontece de seguida é a chamada "confiança política", se lhe quiseres chamara assim.

                                                As últimas 2 eleições fui presidente de mesa, e digo-vos que se não fosse a pagar dificilmente iria para lá. É esta a nossa sociedade, dirás tu... "voluntariado", certamente também exigirás...

                                                Se um dia quiseres vir experimentar estar numa mesa de voto manda-me PM que posso tentar que sejas chamado/nomeado/indicado, para aferires por ti próprio o "voluntariado" que pedes que façam.

                                                Já agora, todas as refeições são pagas dos tais 50€ que se recebem.

                                                Nas últimas eleições fui para a sala varrer e montar "estaleiro", afastar mesas e cadeiras, às 07h15m. Abrimos as urnas às 08h00. Fechou às 19h00. Depois de contar os votos e fazer papelada e entregar tudo saí de lá perto das 21h00.

                                                21h00 - 7h00 dá cerca de 14h, que sejam 13h.
                                                Então, 50€/13h = 3.85€/h.
                                                Isto a um Domingo.

                                                Claro que preferia ter ficado em casa do que ter ido para a mesa de voto!
                                                Para mim, isto já é voluntariado!

                                                Em relação à responsabilidade REAL de estar na mesa de voto, isso fica para outras conversas.
                                                Só quem não sabe o que se passa...

                                                em relação ao ordenaod do vogal, são as senhas de presença apenas. Mas isso não dá nada ao fim do ano.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Drifting, estou um pouco por fora destas coisas, mas por curiosidade vocês passam algum recibo desse valor que recebem?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Drifting, estou um pouco por fora destas coisas, mas por curiosidade vocês passam algum recibo desse valor que recebem?
                                                    A junta emite um recibo que a pessoa assina comprovando que recebeu, sem certezas penso que o pagamento não é salário, mas ajuda de custos ou algo parecido com isso. Mas não entra em IRS ao contrário das senhas de presença(embora maior parte das juntas não o declare)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ecoflex

                                                      É como o paulofer já referiu, assinamos apenas algo que diz que recebemos.
                                                      Eu ao fazer o IRS não o declaro (ainda por cima só pagam ao fim de sei lá quanto tempo!), mas deve aparecer de certeza lá nos cálculos escondidos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                                        tassilgo

                                                        estás mesmo "ao lado" nesta questão.

                                                        Eu já há alguns anos que estou nas mesas de voto, e normalmente quando me perguntam digo que não quero.
                                                        O que acontece de seguida é a chamada "confiança política", se lhe quiseres chamara assim.

                                                        As últimas 2 eleições fui presidente de mesa, e digo-vos que se não fosse a pagar dificilmente iria para lá. É esta a nossa sociedade, dirás tu... "voluntariado", certamente também exigirás...

                                                        Se um dia quiseres vir experimentar estar numa mesa de voto manda-me PM que posso tentar que sejas chamado/nomeado/indicado, para aferires por ti próprio o "voluntariado" que pedes que façam.

                                                        Já agora, todas as refeições são pagas dos tais 50€ que se recebem.

                                                        Nas últimas eleições fui para a sala varrer e montar "estaleiro", afastar mesas e cadeiras, às 07h15m. Abrimos as urnas às 08h00. Fechou às 19h00. Depois de contar os votos e fazer papelada e entregar tudo saí de lá perto das 21h00.

                                                        21h00 - 7h00 dá cerca de 14h, que sejam 13h.
                                                        Então, 50€/13h = 3.85€/h.
                                                        Isto a um Domingo.

                                                        Claro que preferia ter ficado em casa do que ter ido para a mesa de voto!
                                                        Para mim, isto já é voluntariado!

                                                        Em relação à responsabilidade REAL de estar na mesa de voto, isso fica para outras conversas.
                                                        Só quem não sabe o que se passa...

                                                        em relação ao ordenaod do vogal, são as senhas de presença apenas. Mas isso não dá nada ao fim do ano.

                                                        Ainda te pagam. Lembro-me perfeitamente dos primeiros anos da nossa democracia, o meu pai ir para a mesa de voto e não se ganhava nada.... no final do dia (já noite) lá trazia umas canetas molim que me serviam para a escola. Va lá....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                          Ainda te pagam. Lembro-me perfeitamente dos primeiros anos da nossa democracia, o meu pai ir para a mesa de voto e não se ganhava nada.... no final do dia (já noite) lá trazia umas canetas molim que me serviam para a escola. Va lá....
                                                          Outros tempos....acho perfeitamente normal que essas horas sejam pagas. Se fosse voluntariado? Quem é que no perfeito juizo vai num Domingo para uma mesa de voto quando pode ir para a praia? Nem votar quanto mais para uma mesa de voto

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Como ponto positivo não esquecer daquele artigo da Lei Eleitoral (Dispensa de actividade profissional ou lectiva) "Os membros das mesas das assembleias de voto gozam do direito a dispensa de actividade profissional ou lectiva no dia da realização das eleições e no seguinte, devendo, para o efeito, comprovar o exercício das respectivas funções."


                                                            Quanto ao nr de pessoas presentes em cada sala, não pode ser apenas uma ou duas senão poderia começar a haver irregularidades nas eleições.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X