Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Monofásica/Trifásica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Monofásica/Trifásica

    Boas! Para uma moradia luz monofasica 6,9 kva é suficiente?

    #2
    Simulador de Potncia Contratada

    Comentário


      #3
      É o que tenho em casa e nunca me falhou.

      Comentário


        #4
        6.9 kVa é muita fruta já...agora, depende sempre do que quiseres ter em casa.

        Comentário


          #5
          Nim. Resposta à altura da pergunta.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por futsal Ver Post
            Boas! Para uma moradia luz monofasica 6,9 kva é suficiente?
            É o que tenho, 6.9 Kv e 45 amperes, no entanto como vou agora instalar uma placa de indução...vamos ver como vão «correr as coisas»...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
              É o que tenho, 6.9 Kv e 45 amperes, no entanto como vou agora instalar uma placa de indução...vamos ver como vão «correr as coisas»...
              6,9 kVA são 30 ampéres.

              Quanto à questão do tópico, se não tiveres ar condicionado ou bombas de água de potência elevada, deve ser suficiente.

              Ah e se não tiveres nenhuma carga trifásica, óbvio.

              Sansoni: a mesma coisa. Se não tiveres ar condicionado, aguenta-se bem uma placa de indução. Eu tenho um apartamento com 5,75 kVA e só me disparou duas vezes. A última vez que disparou tinha 3 focos da placa, forno, MLL e disparou quando liguei a chaleira elétrica.
              Editado pela última vez por AdolfoSDias; 18 September 2014, 08:49.

              Comentário


                #8
                Depende do que tenhas em casa de equipamento elétrico.

                Antes de mais, a melhor solução será sempre instalação de uma ligação monofásica. Isto se não houver bombas ou motores trifásicos.

                Uma instalação monofásica implica, no caso dos 6,9KVA, ter a percorrer pela casa toda, UM só circuito de 30A. No caso de um trifásico de 6,9KVA, terias três circuitos de 10A, sendo muito mais fácil o quadro disparar quando se liga mais alguma coisa.


                Com 6,9KVA, tendo o aquecimento por gás, lenha ou pellets, não havendo AC e equipamentos que gastem muita potência, chega para os eletrodomésticos (frigorifico, arca, MLL, MLR). O forno liga-se algumas vezes e poderá ter que estar desligada as MLL ou MLR.

                Comentário


                  #9
                  Como é óbvio vai depender do que tens.

                  Se tiveres placa de indução ou não. Se tens termo-acumuladores, se tens ac, se tens piscina, ou painéis solares...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                    6,9 kVA são 30 ampéres.

                    Quanto à questão do tópico, se não tiveres ar condicionado ou bombas de água de potência elevada, deve ser suficiente.

                    Ah e se não tiveres nenhuma carga trifásica, óbvio.

                    Sansoni: a mesma coisa. Se não tiveres ar condicionado, aguenta-se bem uma placa de indução. Eu tenho um apartamento com 5,75 kVA e só me disparou duas vezes. A última vez que disparou tinha 3 focos da placa, forno, MLL e disparou quando liguei a chaleira elétrica.
                    Obrigado pela correção...de facto não tenho a certeza se pedi 45 se 35 amperes...mas «esta não é a minha praia».

                    Por acaso tenho muita «maquinaria electrica», AC e até uma placa de indução portátil de 2000W. Para já sem stresses, mas....

                    Comentário


                      #11
                      tenho 6,9 e chega-me para tudo

                      3 AC, 2 TV, frigorico, arca, maq lavar loiçam maq lavar roupa e todas aquelas maq. que toda a gente tem.
                      estou a pensar este inverno comprar um maq. de secar.

                      na minha aldeia, ainda há uma serie de pessoas que tem trifásica, porque na altura alguem lhes disse que era melhor do que a monifásica. Alguns deles a unica maq trifásica que tem é um motor qualquer para tirar água de um poço.

                      Comentário


                        #12
                        Tenho 3 ac, máquina lavar roupa, máquina de secar, máquina lavar loiça, forno eléctrico e churrasqueira eléctrica, várias tvs, pcs, iluminação, aspiração central, estores eléctricos, e muitas tretas eléctricas e com apenas 6,9kva nunca fiquei mal, mesmo com alguns equipamento de maior consumo a funcionar em simultâneo.

                        Comentário


                          #13
                          Se se fizer uma gestão dos pontos de consumo consegue-se reduzir a potencia contratada mas convém haver alguma disciplina. A maquina de lavar louça gasta bastante, preferencialmente deverá trabalhar à noite caso se tenha contrato bi-horario. Se se lavar a roupa a baixa temperatura (até 40º) pode ligar-se a maquina da roupa e meia hora depois (ja aqueceu) ligar a da louça que já não haverá um pico de consumo.

                          Mas o problema muitas vezes são os aparelhos pequenos a que nem damos importância mas que gastam bastante, tipo: Ferro de passar, chaleira, maquina de café, microondas, termoventiladores.

                          Placa de indução gasta muito se se usarem vários focos ao mesmo tempo. Para manter a cozedura não gasta assim tanto.

                          Se existirem equipamentos que precisem dos 400v (ligação entre fases) então terá mesmo de ser trifasica
                          Editado pela última vez por JCF; 18 September 2014, 11:22.

                          Comentário


                            #14
                            Se tiveres um 1 frigorifico, 1 microondas, 1 máquina de lavar roupa, 1 máquina de lavar loiça e um forno electrico os 5.75Kva são mais do que suficientes!Agora se tiveres uma placa da de indução, ar-condicionado e uma caldeira eléctrica já precisas dos 6,9 e já é no limite! Pessoalmente quando tiver casa vou meter tudo electrico, pois às vezes são mais as taxas extra que se pagam que propriamente o consumo e com tarifa bi-horária consegue-se aproveitar relativamente bem as horas de vazio!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Tenho 3 ac, máquina lavar roupa, máquina de secar, máquina lavar loiça, forno eléctrico e churrasqueira eléctrica, várias tvs, pcs, iluminação, aspiração central, estores eléctricos, e muitas tretas eléctricas e com apenas 6,9kva nunca fiquei mal, mesmo com alguns equipamento de maior consumo a funcionar em simultâneo.
                              Eu tenho tudo igual, mas ainda tenho o painel solar que no inverno tenho de ligar a resistência e motor de piscina e fogão eléctrico também. Minha casa não há gás para ninguém!

                              Tive Tri-fásico de 10kva e disparava ... o AC estava todo numa faze, e como tenho Inverter's com 7 AC e 2 máquinas exteriores tudo ligado dava 16 amperes por isso uma só fase não aguentava.

                              Tive a fazer contas e mudei para Monofásico de 6,9kv, testei ligar tudo e não disparou agora como tenho Recuperador de Calor só ligo o AC's em dias que não me apetece fazer fogo.

                              Mas 6,9kva chega e sobra, porque ninguém no seu perfeito juízo anda a ligar tudo.
                              Fiz combinações de Placa + Resistência painel solar + motor de piscina e nunca disparou...esses são os que podem estar mais vezes ligados em conjunto.

                              Comentário


                                #16
                                Eu tenho 6,9Kva

                                E uma vez entrei na cozinha e estava a Maria com 2 bicos da placa vitroceramica ligados, a máquina da roupa ligada, a máquina da loiça ligada. (estava o ac ligado, apenas um, dois pc's, uma Tv e umas 4 ou 5 luzes) e diz ela, será que posso ligar o forno?
                                Acho que foi o limite que nunca me apeteceu atravessar.

                                Mas a verdade é que sem qualquer cuidado, nunca, nunca, fez disparar o quadro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sou electricista, 6.9kva 30A é mais que suficiente para qualquer habitação. Normalmente peço 6.9kva a 15A para a maior parte dos clientes e nenhum se queixa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                    Sou electricista, 6.9kva 30A é mais que suficiente para qualquer habitação. Normalmente peço 6.9kva a 15A para a maior parte dos clientes e nenhum se queixa.
                                    Estas verdades absolutas...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                      Sou electricista, 6.9kva 30A é mais que suficiente para qualquer habitação. Normalmente peço 6.9kva a 15A para a maior parte dos clientes e nenhum se queixa.
                                      Para electricista isto é uma calinada das grandes...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só uma placa vitroceramica de 4 bocas a plena potencia consome quase 6.3 kwh ou à volta disso. Basta ligar mais o forno ou uma maquina de lavar e pouf...

                                        Felizmente é uma utilização relativamente improvavel.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aqui por casa (apartamento) tenho 4,6kva contratados.

                                          Para além dos electrodomésticos habituais, tenho A/C (4 split's e uma unidade exterior), placa vitrocerâmica, esquentador ventilado e aquecedor a óleo que é usado para secar roupa dos miúdos "á pressão" no inverno, quando o tempo não ajuda (a máquina de lavar/secar demora uma eternidade e não fica grande coisa).

                                          Depois tenho dois miúdos que para acender luzes e TV's são um espectáculo, principalmente o de 2 anos que começa numa ponta da casa e acaba na outra (claro que o mauzão do pai vai atrás a apagar e a ralhar ).

                                          Nestas condições, o disjuntor só dispara por vezes no inverno, principalmente quando está o aquecedor a óleo ligado. Desde que se tenha alguma atenção á gestão dos equipamento que consomem mais energia, para mim, é suficiente. A potência acima seria melhor, mas o acréscimo de custo não compensa, na minha opinião, o pequeno transtorno do disjuntor disparar esporadicamente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                            Fiz a simulação: 20,70kva......tenho 4,60.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Aqui por casa (apartamento) tenho 4,6kva contratados.

                                              Para além dos electrodomésticos habituais, tenho A/C (4 split's e uma unidade exterior), placa vitrocerâmica, esquentador ventilado e aquecedor a óleo que é usado para secar roupa dos miúdos "á pressão" no inverno, quando o tempo não ajuda (a máquina de lavar/secar demora uma eternidade e não fica grande coisa).

                                              Depois tenho dois miúdos que para acender luzes e TV's são um espectáculo, principalmente o de 2 anos que começa numa ponta da casa e acaba na outra (claro que o mauzão do pai vai atrás a apagar e a ralhar ).

                                              Nestas condições, o disjuntor só dispara por vezes no inverno, principalmente quando está o aquecedor a óleo ligado. Desde que se tenha alguma atenção á gestão dos equipamento que consomem mais energia, para mim, é suficiente. A potência acima seria melhor, mas o acréscimo de custo não compensa, na minha opinião, o pequeno transtorno do disjuntor disparar esporadicamente.
                                              Mas a tua instalação é monofásica?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Gimenez Ver Post
                                                Mas a tua instalação é monofásica?
                                                Sim, doméstica normalíssima.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  Aqui por casa (apartamento) tenho 4,6kva contratados.

                                                  Para além dos electrodomésticos habituais, tenho A/C (4 split's e uma unidade exterior), placa vitrocerâmica, esquentador ventilado e aquecedor a óleo que é usado para secar roupa dos miúdos "á pressão" no inverno, quando o tempo não ajuda (a máquina de lavar/secar demora uma eternidade e não fica grande coisa).....

                                                  Os AC modernos, inverter, não gastam assim tanto. Se ligares tudo ao mesmo tempo (as 4 unidades interiores) o consumo inicial vai ser elevado. Se faseares a ligação das unidades acaba por gastar o mesmo que o aquecedor a oleo quando o ligas. Se a casa for razoavelmente eficiente e não tiveres o AC ligado com a janela aberta (como eu ja vi no meu serviço) o consumo não é assim tanto.

                                                  A maquina secar pode levar muito tempo se:

                                                  -A velocidade de centrifugação for demasiado baixa. Deve ser sempre superior a 900 rpm mas o ideal é 1200 ou mais.
                                                  -A maquina de secar é de condensação e pouco eficiente.

                                                  Eu para esses casos uso a maquina de secar no meu caso de exaustão ou um desumidificador num quarto pequeno.
                                                  Editado pela última vez por JCF; 21 September 2014, 10:52.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já tentei mudar 2 vezes de trifásica para monofásica para conseguir reduzir a potência contratada.

                                                    2 vezes combinado, 2 vezes não apareceram.

                                                    Entretanto saí da EDP.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu queria mudar para monofásica também. Mas ao ligar para a EDP, estes disseram que tenho que arranjar alguém para fazer a preparação do contador para monofásico. Referem que os técnicos deles não fazem isso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Gimenez Ver Post
                                                        Eu queria mudar para monofásica também. Mas ao ligar para a EDP, estes disseram que tenho que arranjar alguém para fazer a preparação do contador para monofásico. Referem que os técnicos deles não fazem isso.
                                                        Do contador ou do quadro? No quadro é da tua responsabilidade, mas o contador é da responsabilidade da EDP. Mas antes de eles virem tens de preparar o teu quadro.
                                                        Editado pela última vez por AdolfoSDias; 20 September 2014, 18:09.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                          Do contador ou do quadro? No quadro é da tua responsabilidade, mas o contador é da responsabilidade da EDP. Mas antes deles virem tens de preparar o teu quadro.
                                                          Mas para isso, qualquer electricista faz esse tipo de serviços? (preparar o quadro)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Gimenez Ver Post
                                                            Mas para isso, qualquer electricista faz esse tipo de serviços? (preparar o quadro)
                                                            Sim. Quer dizer, qualquer electricista que não seja muito mau. É um trabalho relativamente simples, é só trocar as ligações de uns cabos e, eventualmente, mudar o dispositivo de corte do quadro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X