Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa e Minho entre as melhores universidades do mundo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lisboa e Minho entre as melhores universidades do mundo

    Lisboa e Minho entre as melhores universidades do mundo | P3

    Já sei: rankings há muitos. Mas não deixa de ser uma excelente notícia em particular para a UMinho.

    #2
    Vai dizer isso aos mais que muitos desempregados da UMinho.

    O que interessa mais é a empregabilidade... Agora se faz boa ou má investigação, mais o menos reconhecimento entre pares o que é que isso interessa se o resultado disso é estar numa caixa do Pingo doce numa qq superfície comercial da região norte do Porto?

    Comentário


      #3
      Ora, deve ser excelente é para Lisboa. Uminho já pertence ao ranking há 3 anos...

      Citando:

      "A Universidade do Minho continua a ter um lugar entre as 400 melhores pelo terceiro ano consecutivo, tendo agora a companhia da Universidade de Lisboa no último segmento do ranking. "

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
        Vai dizer isso aos mais que muitos desempregados da UMinho.

        O que interessa mais é a empregabilidade... Agora se faz boa ou má investigação, mais o menos reconhecimento entre pares o que é que isso interessa se o resultado disso é estar numa caixa do Pingo doce numa qq superfície comercial da região norte do Porto?
        Não sabia que o desemprego estava isolado à Uminho...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
          Não sabia que o desemprego estava isolado à Uminho...
          A UM não tem as "connections" das escolas da capital, que são o que dá trabalho a muitos recém-licenciados. Custa a muita gente a admitir mas a verdade é que a boa empregabilidade de certas escolas superiores deve-se mais às relações que mantém com empresas da região do que propriamente à qualidade do ensino.

          E há a própria questão geográfica, a empregabilidade nas duas zonas não tem nada a ver. Em certas áreas então é quase obrigatório ir para Lisboa.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Vai dizer isso aos mais que muitos desempregados da UMinho.

            O que interessa mais é a empregabilidade... Agora se faz boa ou má investigação, mais o menos reconhecimento entre pares o que é que isso interessa se o resultado disso é estar numa caixa do Pingo doce numa qq superfície comercial da região norte do Porto?
            ???

            entao a investigacao nao e' importante para um Pais ??

            que grande confusao que para ai' vai... Uma coisa sao os licenciados de uma universidade nao arranjarem emprego, e isso a maior parte das vezes nem tem nada a ver com a universidade em si, mas com o mercado de trabalho interno. Se conseguirem arranjar emprego no estrangeiro, entao e' porque a formacao que a universidade deu foi boa.

            num patamar completamente diferente esta' a investigacao que e' feita nessa faculdade, ate' porque quem faz a investigacao, alem dos professores, nao sao quem frequenta as licenciaturas, mas os alunos que frequentam mestrados e doutoramentos. Tomara nos que todo o dinheiro estoirado em autarquias e observatorios fosse para investigacao.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
              A UM não tem as "connections" das escolas da capital, que são o que dá trabalho a muitos recém-licenciados. Custa a muita gente a admitir mas a verdade é que a boa empregabilidade de certas escolas superiores deve-se mais às relações que mantém com empresas da região do que propriamente à qualidade do ensino.

              E há a própria questão geográfica, a empregabilidade nas duas zonas não tem nada a ver. Em certas áreas então é quase obrigatório ir para Lisboa.
              A culpa disto em muito é apenas e só Portuguesa, porque quando se sai, tanto vale uma como outra universidade, mas em Portugal...só Lisboa ou talvez Porto...e claro Coimbra porque é tradição (seja la o que isso for)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                A UM não tem as "connections" das escolas da capital, que são o que dá trabalho a muitos recém-licenciados. Custa a muita gente a admitir mas a verdade é que a boa empregabilidade de certas escolas superiores deve-se mais às relações que mantém com empresas da região do que propriamente à qualidade do ensino.

                E há a própria questão geográfica, a empregabilidade nas duas zonas não tem nada a ver. Em certas áreas então é quase obrigatório ir para Lisboa.
                Sim, era isso que eu queria dizer tb.
                Mas há mais.

                Eu não queria entrar num discurso politicamente incorrecto mas tem de ser... Peço antecipadamente as desculpas pela frontalidade e contra mim falo pois tb eu sou de origem serrana pé descalço.

                Parte significativa da malta do Minho é originária de famílias de baixos rendimentos e isso nota-se nas entrevistas de trabalho. Neste mundo altamente competitivo, não basta ter o canudo , é preciso mais que isso, é preciso eloquência nas palavras, é preciso ter aquele pequeno factor X que faz a diferença.

                Eu conheço muita gente do Minho ( em cargos de responsabilidade por causa do meu trabalho ) e consigo facilmente traçar um perfil típico. São pessoas de trato simples e pouco elaboradas no geral. Não são incompetentes ou estúpidas mas nota-se que lhes falta qualquer coisa. E onde se encontram elas? Sistematicamente em Empresa em localizações geográficas mais agrestes, longe das grandes cidades. Têm também um ponto em comum que é rodarem pouco de emprego o que lhes confere uma visão do mundo um pouco mais limitada.

                Ora qd se vai do interior para um Universidade periférica ( Minho, UTAD UBi etc) : não se podem esperar milagres... Levam-se logo 2 handicaps às costas qd chegam ao mercado de trabalho e não são os Rankings que resolvem o problema.
                Editado pela última vez por ; 03 October 2014, 10:21.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Vai dizer isso aos mais que muitos desempregados da UMinho.

                  O que interessa mais é a empregabilidade... Agora se faz boa ou má investigação, mais o menos reconhecimento entre pares o que é que isso interessa se o resultado disso é estar numa caixa do Pingo doce numa qq superfície comercial da região norte do Porto?
                  Finalmente alguém mete o dedo na ferida! Vejo rankings para aqui, rankings para acolá, discusões efervescentes sobre "a minha faculdade é melhor que a tua", quando 99% do que está relacionado com o prestigio de uma instituição tem a ver com a investigação feita pela mesma. A qualidade do ensino, grau de aprendizagem e preparação para a vida profissional e empregabilidade na área vale os restantes 1%. Os próprios professores universitários vivem num mundo à parte onde tudo gira à volta de bolsas de investigação, só se preocupam com os alunos de doutoramento e lá vão muito contrariados leccionar as aulas dos alunos de licenciatura e mestrado. E nos politécnicos, que deveriam ser o pilar da formação técnica em Portugal, formando verdadeiros profissionais da industria, os professores são em 90% dos casos individuos sem experiência profissional relevante na industria, sendo que a maioria deles nem sequer passou pelo sector privado, preocupando-se mais em tentar equiparar os politécnicos às universidades, quando em teoria estes deveriam ter uma função completamente distinta, sendo que os politécnicos deveriam ter um impacto muito mais significativos na formação de técnicos qualificados na nossa sociedade.

                  Gostava de saber quando é que há de aparecer um ministro com tomates para colocar o ensino superior no seu devido lugar. O Mariano Gago foi excelente no que diz respeito à ciência e universidades, mas pecou pela sua inércia em relação à formação técnica e politécnica.

                  Já nem falo na gritante inexistência de centros de I&D na industria privada com ligação às universidades e laboratórios associados do Estado, bem como na inexistência de parcerias técnicas entre politécnicos e sector industrial, que em Portugal a meu ver assemelha-se a algo que só se passa no terceiro mundo.
                  Editado pela última vez por MVA; 03 October 2014, 10:20.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                    ???

                    entao a investigacao nao e' importante para um Pais ??

                    que grande confusao que para ai' vai... Uma coisa sao os licenciados de uma universidade nao arranjarem emprego, e isso a maior parte das vezes nem tem nada a ver com a universidade em si, mas com o mercado de trabalho interno. Se conseguirem arranjar emprego no estrangeiro, entao e' porque a formacao que a universidade deu foi boa.

                    num patamar completamente diferente esta' a investigacao que e' feita nessa faculdade, ate' porque quem faz a investigacao, alem dos professores, nao sao quem frequenta as licenciaturas, mas os alunos que frequentam mestrados e doutoramentos. Tomara nos que todo o dinheiro estoirado em autarquias e observatorios fosse para investigacao.
                    O meu primeiro ano de descontos para caixa diz assim na profissão: Investigador. Não disse que não era importante. Disse que , na perspectiva do do aluno acabado de formar interessa conseguir emprego ou não. Ele não vive da investigação que se faz na escola... É uma visão redutora, obviamente que pode ser discutida, mas pragmática.

                    Comentário


                      #11
                      [:d] [:d] [:d] [:d] [:d] [:d]
                      No Norte é só pacóvios...

                      Braga é periferia e interior

                      Em braga e norte pouco se faz para a rique

                      Estou a aprender muito por aqui.
                      Vou adicionando pontos à medida que aprendo.
                      Editado pela última vez por Taveirada; 03 October 2014, 10:31.

                      Comentário


                        #12
                        È mesmo como o autor do Topico diz Rakings de Universidades há muitos, e alguns bastante subjetivos nas avaliações, com isto não estou contra nenhuma Universidade nem a favor de outras, mas existem coisas incompreensíveis nestes Rankings, por isso siga para o próximo, que ainda a semana passada li um com resultados muito diferentes.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                          [:d] [:d] [:d] [:d] [:d] [:d]
                          No Norte é só pacóvios...
                          Epá, eu não disse isso nesses termos. Mas vamos fazer um pequeno exercício de comparação: formados das Univis do Porto VS Minho. É ver onde estes normalmente trabalham ( tipo de empresas e cargos) sobretudo nas área da gestão e engenharia. Esquece Lisboa.

                          Não preciso de dizer mais nada.

                          Comentário


                            #14
                            Ter 2 universidades nos lugares 350-400 do mundo não é lá grande coisa, mas é melhor que nada. O facto mais relevante é mesmo o Minho conseguir estar 3 vezes seguidas no ranking, feito que mais nenhuma universidade portuguesa fez. Mas agora a Univerisidade de Lisboa, depois de fundida com a Técnica, é capaz de se conseguir manter.

                            Mas isto não avalia só a qualidade do ensino, e muito menos avalia a qualidade e preparação dos alunos quando saem para o mercado de trabalho.
                            Mas a investigação também é muito importante, é pena é ter uma mercado de trabalho tão reduzido em Portugal, mas os nossos governos sucessivamente preferiram comprar tudo feito a criar tecnologia de raiz (submarinos, tanques de guerra, armas, comboios, etc, etc...)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Epá, eu não disse isso nesses termos. Mas vamos fazer um pequeno exercício de comparação: formados das Univis do Porto VS Minho. É ver onde estes normalmente trabalham ( tipo de empresas e cargos) sobretudo nas área da gestão e engenharia. Esquece Lisboa.

                              Não preciso de dizer mais nada.
                              Podes começar... Talvez te surpreendas.
                              Sabes que os pacóvios do Minho tiveram a média nacional mais alta deste ano, e já não é a primeira vez.
                              Queres que comece a fazer juizos de valor com esta frase acima, é que incendiava isto tudo...

                              Comentário


                                #16
                                "Rankings há muitos"

                                :D

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                  Podes começar... Talvez te surpreendas.
                                  Sabes que os pacóvios do Minho tiveram a média nacional mais alta deste ano, e já não é a primeira vez.
                                  Queres que comece a fazer juizos de valor com esta frase acima, é que incendiava isto tudo...
                                  Estás a ficar ofendido e aborrecido não sei para quê...
                                  Eu faço as minhas generalizações conforme a minha experiência e tu fazes conforme a tua.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                    Epá, eu não disse isso nesses termos. Mas vamos fazer um pequeno exercício de comparação: formados das Univis do Porto VS Minho. É ver onde estes normalmente trabalham ( tipo de empresas e cargos) sobretudo nas área da gestão e engenharia. Esquece Lisboa.

                                    Não preciso de dizer mais nada.
                                    Até há década de 70, só havia 2 faculdades de engenharia em Portugal, Técnico e Feup, portanto todos os Engenheiros mais velhos vieram daí, e é natural que dêem primazia a estas 2 universidades, não só por isso, mas também porque normalmente atraem os melhores alunos. Quanto ao resto, de serem pessoas do interior, ou pouco letradas, ou pacóvios, ou etc, acho que estás a exagerar bastante.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Estás a ficar ofendido e aborrecido não sei para quê...
                                      Eu faço as minhas generalizações conforme a minha experiência e tu fazes conforme a tua.
                                      Desculpa, mas o problema é o seguinte, e virando a moeda. Estou surpreendido como é possivel tal simplicidade de pessoas avançadas do litoral, para dizer que as pessoas do Minho são simples, do interior, com horizontes curtos e lá sei que mais foi dito. Diria mesmo que quem diz isso é que está a demonstrar que o é.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Curiosamente temos muitos governantes que vieram do interior. Aliás, o atual 1º ministro veio do interior, mas era filho de médico.
                                        Mais importante do que ser do interior/litoral ou outro factor, é mesmo o nível de educação dos pais. Isso está provado que faz diferença. Embora também hajam pessoas muito bem colocadas, em que os pais tinham a 4ª classe, mas também antigamente quase toda a gente só tinha a 4ª classe...
                                        Aliás, o que não falta por aí são empreiteiros com a 4ª classe.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já agora, não só o 1º ministro veio do interior, como o presidente da república e a presidente da assembleia da república também.
                                          Ou seja, as 3 principais figuras da república vieram todas do interior.
                                          Quer dizer, Boliqueime não é bem interior, é litoral, mas para o pessoal de Lisboa é como se fosse interior.
                                          O pai do presidente era agricultor e comerciante. O pai da Assunção Esteves era alfaiate. (informações tiradas da Wikipedia).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            Sim, era isso que eu queria dizer tb.
                                            Mas há mais.

                                            Eu não queria entrar num discurso politicamente incorrecto mas tem de ser... Peço antecipadamente as desculpas pela frontalidade e contra mim falo pois tb eu sou de origem serrana pé descalço.

                                            Parte significativa da malta do Minho é originária de famílias de baixos rendimentos e isso nota-se nas entrevistas de trabalho. Neste mundo altamente competitivo, não basta ter o canudo , é preciso mais que isso, é preciso eloquência nas palavras, é preciso ter aquele pequeno factor X que faz a diferença.

                                            Eu conheço muita gente do Minho ( em cargos de responsabilidade por causa do meu trabalho ) e consigo facilmente traçar um perfil típico. São pessoas de trato simples e pouco elaboradas no geral. Não são incompetentes ou estúpidas mas nota-se que lhes falta qualquer coisa. E onde se encontram elas? Sistematicamente em Empresa em localizações geográficas mais agrestes, longe das grandes cidades. Têm também um ponto em comum que é rodarem pouco de emprego o que lhes confere uma visão do mundo um pouco mais limitada.

                                            Ora qd se vai do interior para um Universidade periférica ( Minho, UTAD UBi etc) : não se podem esperar milagres... Levam-se logo 2 handicaps às costas qd chegam ao mercado de trabalho e não são os Rankings que resolvem o problema.
                                            Estavas a ir tão bem e depois sais-te com isto!!!!!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                              Desculpa, mas o problema é o seguinte, e virando a moeda. Estou surpreendido como é possivel tal simplicidade de pessoas avançadas do litoral, para dizer que as pessoas do Minho são simples, do interior, com horizontes curtos e lá sei que mais foi dito. Diria mesmo que quem diz isso é que está a demonstrar que o é.
                                              Não esperava nenhum consenso e fiz questão de me desculpar pois sabia que poderia ser mal interpretado.

                                              É muito chato falar destas coisas pois há sempre uma certa dose de generalização baseada nas nossa vivências e depois aparecem sempre pessoas que se sentem ofendidas...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não me sinto ofendido. Sinto é que algumas histórias do passado ainda estão enraizadas na nova geração. É pena. Segunda-feira, vê o prós e contras... talvez vejas a nova realidade!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Epá, eu não disse isso nesses termos. Mas vamos fazer um pequeno exercício de comparação: formados das Univis do Porto VS Minho. É ver onde estes normalmente trabalham ( tipo de empresas e cargos) sobretudo nas área da gestão e engenharia. Esquece Lisboa.

                                                  Não preciso de dizer mais nada.
                                                  Ou então és tu que te irás surpreender. Já vai algum tempo mas posso dar o meu caso pessoal que fui o escolhido para uma empresa de Engenharia no Porto passando à frente de tudo que era candidato do Porto. Mais tarde, vim a saber que uma das mais valias que eles estavam a valorizar no candidato era a Universidade, sendo candidatos da UMinho prioridade.

                                                  E podia dar mais casos, nomeadamente de todos os colegas e amigos que acabaram no meu ano, neste momento está tudo como """quer""" (saliento as aspas), ou seja, no sentido que quem quis voltar para a terrinha e ficar numa empresa local ficou e quem quis evoluir foi lhes dada oportunidade para isso em grandes empresas.

                                                  Agora, é óbvio que as grandes oportunidades estão praticamente todas nas grandes cidades, o que obriga a uma deslocação para esses centros (Porto e Lisboa), mas nunca senti qualquer inferioridade pelo sitio onde me formei....antes pelo contrário.

                                                  Tens é muita razão num aspecto, parte da empregabilidade parte dos conhecimentos dos Professores das Universidades, mais especificamente dos departamentos. Um bom orientador de tese/estágio e é mais de meio caminho andado para estar empregue. Neste aspecto, admito perfeitamente que possam existir vantagens para quem se forma numa Universidade do Porto ou Lisboa.
                                                  Tudo o resto, é um mero ponto de vista teu que respeito mas não concordo minimamente.
                                                  Editado pela última vez por Abilio; 03 October 2014, 11:47.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Abilio, eu não vou falar mais nesse assunto pois é controverso de mais para se chegar a consenso. Vou deixar que, com o tempo, retires as tuas conclusões. Se falasse ctg sobre isso há 10 anos eu teria um opinião completamente oposta à actual sobre o "perfil típico da Uminho" e continuo a ser a mesma pessoa.

                                                    Eu generalizo em função da minha experiência o que não quer dizer que esteja certo ou errado, é apenas a minha percepção das coisas que me leva a escrever.
                                                    E tu, daqui a alguns anos tb saberás avaliar melhor as entrelinhas do mercado de trabalho do que agora.

                                                    Eu conheço muitíssimo bem um certo tecido empresarial da zona Norte em que trabalho e é com base nisso que retiro conclusões. Em termos práticos falo e contacto com muitas pessoas de muitas e diversas empresas, geralmente ao nível de decisão. E a esse nível, como expliquei, encontro muita gente de valor ( mais valor que eu certamente) do Minho e faço os meus padrões mentais e comparações com pessoas de outras zonas ou univs.
                                                    Alguns poderão dizer que é preconceito mas para mim, é percepção...
                                                    Editado pela última vez por ; 03 October 2014, 12:04.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      Abilio, eu não vou falar mais nesse assunto pois é controverso de mais para se chegar a consenso. Vou deixar que, com o tempo, retires as tuas conclusões. Se falasse ctg sobre isso há 10 anos eu teria um opinião completamente oposta à actual sobre o "perfil típico da Uminho" e continuo a ser a mesma pessoa.

                                                      Eu generalizo em função da minha experiência o que não quer dizer que esteja certo ou errado, é apenas a minha percepção das coisas que me leva a escrever.
                                                      E tu, daqui a alguns anos tb saberás avaliar melhor as entrelinhas do mercado de trabalho do que agora.

                                                      Eu conheço muitíssimo bem um certo tecido empresarial da zona Norte em que trabalho e é com base nisso que retiro conclusões. Em termos práticos falo e contacto com muitas pessoas de muitas e diversas empresas, geralmente ao nível de decisão. E a esse nível, como expliquei, encontro muita gente de valor ( mais valor que eu certamente) do Minho e faço os meus padrões mentais e comparações com pessoas de outras zonas ou univs.
                                                      Alguns poderão dizer que é preconceito mas para mim, é percepção...
                                                      O que é que Lisboa ou Porto oferece de diferente para Abrir Horizontes e complicar a simplicidade (inata) das pessoas que Braga não oferece? Queres ver que em Braga ainda não há electricidade e água canalizada!!!! Estamos em Portugal onde tudo está a meia duzia de Km... Estar no Porto ou em Lisboa não acrescenta em nada o nível cultural para aqueles que estão em Braga, está tudo à mão de toda a gente.Se é questão de berço, não vejo que no Porto ou em Lisboa hajam melhores berços que em Braga e arredores, pelo contrário... Essa tua percepção das coisas, está altamente enviesada e não consigo entender como uma pessoa que estude em Lisboa ou no Porto seja mais eloquente que uma que estude na Uminho, não ser´«a mais uma questão de giria local, é obvio que no minho se fale de uma forma diferente daquela que se fala no algarve, e isso não quer dizer que é melhor ou pior. A unica coisa que eu admito é que quando se vem de uma familia modesta se tenha menos oportunidades de emprego simplesmente porque a familia dessas pessoas não tem uma empresa para lhes dar um emprego garantido, mas quanto a isso ficarias admirado com a quantidade de empresas que existe a mais no norte em relação a lisboa, espera isso já deves saber.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        aalito, essas verdades nao interessam a ninguém porque as pessoas responsáveis por contratar, tiraram cursos nessas universidades (Porto, Lisboa ou Coimbra) ou sempre ouviram dizer que isso é que é bom e o resto nao presta. Só isto explica o porque de em tantos casos alunos de universidades menos prestigiantes(o que raio quer isto dizer em Portugal???) sao colocados de parte em prol de alunos com menos capacidades de universidades mais da moda

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                          Desculpa, mas o problema é o seguinte, e virando a moeda. Estou surpreendido como é possivel tal simplicidade de pessoas avançadas do litoral, para dizer que as pessoas do Minho são simples, do interior, com horizontes curtos e lá sei que mais foi dito. Diria mesmo que quem diz isso é que está a demonstrar que o é.
                                                          Talvez seja de Braga...




                                                          [ É só uma piada, até porque me formei na UM (lê-se "U M" e não "1" como muitos ignorantes fazem ) e só tenho boas recordações dessa cidade. ]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Talvez seja de Braga...
                                                            Mas por acaso é impressionante como a malta do Porto consegue gozar mais facilmente com a malta de Braga do que com Lisboa.
                                                            Apenas 50Km de distância com um rivalidade impressionante. Para não falar das piadas como estas, mas há mais...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X