Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Evolução da pirâmide demográfica vs excesso de população mundial

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Evolução da pirâmide demográfica vs excesso de população mundial

    Fala-se, com uma regularidade alarmante, da necessidade de os países desenvolvidos inverterem a evolução da sua pirâmide demográfica (Portugal é um bom exemplo), que está a envelhecer a olhos vistos, sem que as novas gerações assegurem a necessária renovação, ao terem cada vez menos filhos.


    PORDATA - Indicadores de envelhecimento segundo os Censos em Portugal
    PORDATA - Taxa bruta de natalidade em Portugal

    As futuras consequências são mais do que conhecidas, caso não haja uma inversão deste paradigma nos próximos anos.
    Teoricamente, para haver um balanço ideal, cada casal teria de ter 2 filhos (no mínimo), para assegurar uma descendência direta em número (ou, pelo menos, cada pessoa que existe teria de dar origem a uma nova, na teoria) coisa que não acontece.

    O problema é que se não morrermos da doença podemos vir a morrer da cura.

    Se é verdade que deveriam nascer mais crianças, não é menos verdade que isso levará, mais cedo ou mais tarde, pela extensão da esperança média de vida, a uma saturação do planeta, que não poderá comportar muito mais pessoas, a consumirem os recursos da forma que consumimos. A explosão demográfica que aconteceu durante os séculos XIX e XX é bem um exemplo disso.

    Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária d

    E é aqui que está o ponto mais importante de tudo isto: no fundo não faltam crianças, estão é 'mal' distribuídas.

    E faço a pergunta: antes que sejamos proibidos por lei de termos os filhos que queremos e mais do que apostar numa política de natalidade, não deveria-mos apostar numa política global de adoção?
    Não seria esta a forma ideal de resolver o problema a curto-médio prazo?
    Não estariam as pessoas, com os incentivos corretos (e, obviamente, com a simplificação de um processo que tem contronos que chegam a ser ridículos) dispostas a complementar um nascimento com uma ou duas crianças adotadas?

    Será isto tratar as crianças como mercadoria? Talvez pareça, mas antes isso do que continuar a deixá-las morrer noutras partes do Mundo, sem possibilidade de terem um futuro melhor e darem o seu contributo.
    Talvez esta solução fosse melhor do que entupirmos o Planeta de humanos, sem espaço nem recursos para todos.
    Talvez esta solução fosse melhor do que chegarmos ao ponto de termos a nossa liberdade individual condicionada, quanto à forma como queremos constituir família.

    #2
    A população mundial cresceu, muito, nos últimos 100 anos: seja porque nasce mais gente seja porque a esperança media de vida aumentou.

    Parece-me portanto óbvio que a Terra não terá capacidade de fornecer recursos ( dos mais variados géneros ) se isto continua e a natalidade terá de ser muito mais controlada.

    Comentário


      #3
      Ebola vai equilibrar as contas!

      Comentário


        #4
        Nós como ocidentais somos uma espécie em vias de extinção.
        Dentro de alguns anos em Portugal, por exemplo, os Portugueses serão indivíduos de raça negra,Lelos, etc.

        Comentário


          #5
          Isto com uma 3 guerra mundial um meteorito ou uma epidemia jeitosa reolve-se

          Comentário


            #6
            Leste o Inferno do Dan Brown?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Two Ver Post
              Nós como ocidentais somos uma espécie em vias de extinção.
              Dentro de alguns anos em Portugal, por exemplo, os Portugueses serão indivíduos de raça negra,Lelos, etc.
              Exacto. Já era tempo de aprendermos com os Judeus, pois o nosso destino a este ritmo vai ser identico.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                A população mundial cresceu, muito, nos últimos 100 anos: seja porque nasce mais gente seja porque a esperança media de vida aumentou.

                Parece-me portanto óbvio que a Terra não terá capacidade de fornecer recursos ( dos mais variados géneros ) se isto continua e a natalidade terá de ser muito mais controlada.
                O problema é que os países desenvolvidos necessitam de crianças, com urgência. Por isso é que eu pergunto se não deveríamos falar de uma deslocação de crianças (e não apenas bebés) em vez de uma aposta (provavelmente mais simples) no aumento da natalidade nesses países.

                Há muita criança orfã, que poderia ser incluída em programas de adoção internacionais, que facilitassem a deslocação dessas crianças de uns países para os outros.

                Obviamente que isto levará a uma mudança da estrutrura base da própria sociedade (na etnia, na identidade, etc.) mas antes isso que nos andarmos a comer uns aos outros.

                E a verdade é que neste Mundo ligado por pontes impensáveis há 20 ou 30 anos, já não faz muito sentido o lutar por manter as sociedades e quem as constitui tal como estão agora, porque essa mistura vai acontecer mais cedo ou mais tarde, quer queiramos quer não.

                Comentário


                  #9
                  Quando a nossa mãe (mãe natureza) se fartar de nós vai-nos apagar tão facilmente como nós matamos pulgas.

                  Não se preocupem muito com o planeta terra, já existe à +- 4.5mil milhões de anos, mesmo que nós (humanos) demos cabo dele o mais provável é ser-mos nós a dar cabo de nós próprios.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                    Ebola vai equilibrar as contas!
                    Não sei se será este, mas a verdade é que, seja um vírus ou uma guerra, alguma coisa vai ter de acontecer. É inevitável.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mlcpflp Ver Post
                      Leste o Inferno do Dan Brown?
                      Por acaso, não. Aconselhas?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                        Não sei se será este, mas a verdade é que, seja um vírus ou uma guerra, alguma coisa vai ter de acontecer. É inevitável.
                        Visto os seres humanos funcionarem em ciclos, está quase na hora de acontecer mais uma "desgraça", para equilibrar as contas.
                        Mesmo assim, no que toca a recursos se estes fossem correctamente mantidos e distribuídos conseguiria-mos alimentar mais uns milhares de milhões.
                        O problema reside na má distribuição de recursos e desperdício destes.

                        No que toca à redução de população isto é os efeitos do egocentrismo humano e da doutrinação que todos temos de ter sucesso profissional, para ser-mos alguma coisa neste mundo. Aliando ainda o facto de quanto mais civilizados/educados somos, mais consciência temos da questão de não trazer um ser vivo para este mundo sabendo que depois não lhe podemos proporcionar uma boa qualidade de vida.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                          Visto os seres humanos funcionarem em ciclos, está quase na hora de acontecer mais uma "desgraça", para equilibrar as contas.
                          Mesmo assim, no que toca a recursos se estes fossem correctamente mantidos e distribuídos conseguiria-mos alimentar mais uns milhares de milhões.
                          O problema reside na má distribuição de recursos e desperdício destes.

                          No que toca à redução de população isto é os efeitos do egocentrismo humano e da doutrinação que todos temos de ter sucesso profissional, para ser-mos alguma coisa neste mundo. Aliando ainda o facto de quanto mais civilizados/educados somos, mais consciência temos da questão de não trazer um ser vivo para este mundo sabendo que depois não lhe podemos proporcionar uma boa qualidade de vida.
                          O problema é o conceito de 'boa qualidade de vida'.
                          Não é raro ouvir o pessoal dizer que não quer ter um segundo filho porque não lhe poderão dar o que deram ao primeiro a quem, segundo eles, 'deram tudo'.
                          Talvez não seja necessário dar mais do que aquilo que é realmente essencial...

                          Comentário


                            #14
                            Provavelmente não novas medidas de adopção, mas de mobilidade.

                            Mas isso também introduz grandes desequilíbrios nos países receptores de imigrantes.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                              O problema é o conceito de 'boa qualidade de vida'.
                              Não é raro ouvir o pessoal dizer que não quer ter um segundo filho porque não lhe poderão dar o que deram ao primeiro a quem, segundo eles, 'deram tudo'.
                              Talvez não seja necessário dar mais do que aquilo que é realmente essencial...
                              Pois, mas na verdade o que querem dizer é que não querem perder qualidade de vida por ter tido o segundo filho, aka Egocentrismo.

                              Muita gente para ter o segundo filho teria de abdicar de muita coisa, e simplesmente não estão dispostas a isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                Provavelmente não novas medidas de adopção, mas de mobilidade.

                                Mas isso também introduz grandes desequilíbrios nos países receptores de imigrantes.
                                O problema, para mim, será sempre o equilíbrio.
                                O boom da natalidade nos países undustrializados não vai acontecer, mas o excesso de crianças noutras partes do Mundo vai continuar a existir.
                                Parece-me que a questão está entre aumentar em ambos os lados ( e isto estourar) ou tentar equilibrar as coisas.

                                O problema do desiquilíbrio vai-se colocar, mais cedo ou mais tarde, se estivermos só a falar da deslocação de pessoas de um lado para o outro. Todos sabemos que têm de existir restrições à entrada de emigrantes, se não foge tudo de um lado para o outro. Mas, se estivermos a falar de crianças e bebés, estaremos a falar de pessoas que, ao chegarem à idade adulta, o fizeram gradualmente, como qualquer outra criança. Deixam de ser 'emigrantes' e passam a ser uma parte integrante dessa sociedade.

                                Comentário


                                  #17
                                  A mim pouco me importa adotar uma criança caucasiana ou negra, indiana ou chinesa. Preciso é de não ter de esperar 3, 4 , 5 anos para isso acontecer; preciso que exista uma base de apoio, para ajudar à integração dessas crianças, sem que elas próprias olhem para si como corpos estranhos; preciso de uma mudanca social, para que isso seja encarado com a naturalidade que deveria ter.

                                  Por que é que os jovens não poderão ter informação de que, mais tade, poderão adora uma criança originária de qualquer parte do Mundo, sem excesso de burocracia? Por que é que as pessoas já em idade adulta não poderão ser educados a olharem para a adoção como uma forma de ter filhos e não como uma alternativa à infertilidade?

                                  São estas coisas que deveriam ser pensadas e mudadas, porque não me parece que o caminho passe por outro lado que não este.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bem aquele stephen hawking diz que as civilizações estão condenadas a se autodestruir ...espero que esteja errado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Teremos então num lado, os que procriam sem controlo, e noutro lado os que têm que educar, dar de comer, vestir e tudo mais. Não vai dar ao mesmo que ter filhos? Ao menos sei que os meus genes são passados.. E basta ver esta geração descendente de emigrantes o quão fácil e vontade mostram na absorção de valores e costumes ocidentais.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                        Bem aquele stephen hawking diz que as civilizações estão condenadas a se autodestruir ...espero que esteja errado.
                                        Se o vizinho me vier roubar a comida de que eu preciso para alimentar os meus filhos, leva um tiro meio dos olhos. Se no bairro todos fizerem o mesmo, acabamos uns com os outros. O conflito escala até toda a gente estar a fazer o mesmo.
                                        E metade da população desaparece porque a outra metade acabou com ela.

                                        Se chegarmos a um ponto em que não vamos caber cá todos, vai acontecer; se tivermos em conta que o boom de natalidade foi a partir dos anos 50 do século passado, na altura do nascomento dos nossos pais, não estará muito errado pensar-se que estes problemas poderão acontecer ainda durante esta geração nos seus 20-40 anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bbking Ver Post
                                          Teremos então num lado, os que procriam sem controlo, e noutro lado os que têm que educar, dar de comer, vestir e tudo mais. Não vai dar ao mesmo que ter filhos? Ao menos sei que os meus genes são passados.. E basta ver esta geração descendente de emigrantes o quão fácil e vontade mostram na absorção de valores e costumes ocidentais.
                                          As crianças com pais nunca poderiam ser deslocalizadas; os mecanismos teriam de ser criados para evitar abusos.
                                          Esse meio mundo nunca vai deixar de procriar; isto seria uma forma de minorar os efeitos sobre quem não tem culpa nenhuma.

                                          Não seria um sistema perfeito, mas ajudava a equilibrar as coisas..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ia-se buscar então os órfãos. Quando estes estivessem vários, eles voltavam a encher e nós (ocidentais) ía-mos buscar mais uns contentores e assim continuamente. De facto não me parece solução.
                                            Uma discussão que uma vez tiv3 com o meu pai. Num qualquer país em África, os Estados Unidos financiavam um hospital (desde medicamentos, meio contraceptivos, dinheiro) sem efeitos práticos. Cada vez mais dinheiro mas também cada vez mais doenças e crianças. O que fazer? Pressionar quem se deve pressionar para pôr em prática as ajudas que se recebe ou acabar com as mesmas?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                              Se o vizinho me vier roubar a comida de que eu preciso para alimentar os meus filhos, leva um tiro meio dos olhos. Se no bairro todos fizerem o mesmo, acabamos uns com os outros. O conflito escala até toda a gente estar a fazer o mesmo.
                                              E metade da população desaparece porque a outra metade acabou com ela.

                                              Se chegarmos a um ponto em que não vamos caber cá todos, vai acontecer; se tivermos em conta que o boom de natalidade foi a partir dos anos 50 do século passado, na altura do nascomento dos nossos pais, não estará muito errado pensar-se que estes problemas poderão acontecer ainda durante esta geração nos seus 20-40 anos.
                                              não deixo-o roubar e quem morre a fome sou eu e os meus filhos. tens cá uma filosofia man, a roubar è que nos entendemos não è! em que mundo vives pah?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                Por acaso, não. Aconselhas?
                                                Aborda esta temática e uma possível solução. Lê, não te vai fazer mal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para mim é obvio que a natalidade nos países sub-desenvolvidos ( ou em vias de desenvolvimento para os mais sensíveis ) têm de ser controlada....!! As pessoas não podem continuar a ter 4,5,6 filhos quando não têm condições para os suportar.

                                                  A logica não pode ser ter 5 filhos, todos passam fome, depois a ONU envia rações, depois dois morrem com doenças, depois crescem, esses todos tem mais 5 filhos, todos passam fome, depois a ONU envia rações, depois dois morrem com a doença e continua eternamente assim....

                                                  Por outro lado a população nos paises desenvolvidos esta a envelhecer, a esperança media de vida aumenta, a rotina laboral faz com que mesmo quem tenha condições para ter filhos só tenha um ou não tenha e isto é tudo um ciclo vicioso.
                                                  Editado pela última vez por PeugeotSales; 15 October 2014, 12:11.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não aprecio a palavra controlada, cada país que decida e/ou casal, em ambos os hemisférios.

                                                    Ainda aqui vou ler que há escassez de petróleo entre outra coisa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Alguém andou a ler as teorias malucas do Malthus.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É de mim ou a malta do fórum anda muito pessimista ultimamente?

                                                        O planeta é muito grande e há muito espaço livre. Aliás Portugal é um excelente exemplo, começamos a afastar-nos um bocado do litoral e não faltam montes e campos com umas casitas aqui e ali. E ainda para mais com o aquecimento global ainda vamos ganhar mais um continente para colonizar

                                                        O problema da natalidade em África há-de resolver-se, simplesmente estão atrasados. Nós também já por lá passamos e depois evoluímos, começamos a ter mais coisas para nos ocupar do que fazer meninos e chegamos à conclusão que mais vale poucos filhos mas bem criados. Aliás os portugueses nem estão em grande posição para atirar pedras nesse assunto, porque há muito pocas gerações era normalíssimo em Portugal (naquele Portugal que pertence à "paisagem" mas que é de longe a maior parte) ter-se montes de filhos e depois via-se. Nem que fosse a dormirem 10 numa cama, mas "tudo se cria"!

                                                        A falta de crianças nos países desenvolvidos deve-se em grande parte a questões económicas e quando esta crise estiver mesmo para trás será de esperar que os nascimentos voltem para níveis mais sustentáveis.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Alguém andou a ler as teorias malucas do Malthus.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                            Para mim é obvio que a natalidade nos países sub-desenvolvidos ( ou em vias de desenvolvimento para os mais sensíveis ) têm de ser controlada....!! As pessoas não podem continuar a ter 4,5,6 filhos quando não têm condições para os suportar.

                                                            A logica não pode ser ter 5 filhos, todos passam fome, depois a ONU envia rações, depois dois morrem com doenças, depois crescem, esses todos tem mais 5 filhos, todos passam fome, depois a ONU envia rações, depois dois morrem com a doença e continua eternamente assim....

                                                            Por outro lado a população nos paises desenvolvidos esta a envelhecer, a esperança media de vida aumenta, a rotina laboral faz com que mesmo quem tenha condições para ter filhos só tenha um ou não tenha e isto é tudo um ciclo vicioso.
                                                            Esqueceste a parte onde ciclicamente enchem um barco com imigrantes clandestinos.


                                                            PS: agora és VWsales?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X