Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico ERASMUS - Experiências, dúvidas, etc.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Tópico ERASMUS - Experiências, dúvidas, etc.

    Para partilharmos as nossas experiências, ajudar novatos, enfim...

    Acredito mesmo que fui um sortudo por hoje poder dizer que sou da "geração ERASMUS". Eu tive uma experiência de vida. Decidi realmente viver a 100% o tempo que lá estive, como se fosse uma vida nova...

    Mais do que emigrar, acredito que a "bomba-relógio" de um intercâmbio destes é qualquer coisa poderosa.

    Eu estive em Paris. E vocês?
    Editado pela última vez por ; 24 October 2014, 18:50.

    #2
    Topico interessante. Podia-se aliar este topico de experiencias tambem a duvidas.
    Um erasmus de estagio como funciona? É igual a um erasmus para estudar?

    Comentário


      #3
      tive oportunidade de o fazer na faculdade 2x , uma para Italia outra para a Polonia. Nao fiz por motivos aos quais hoje me arrependo. Porque acredito que a maneira como vimos um pais como estudante e em Erasmus é completamente diferente da ideia como vemos um pais como emigrante para trabalhar, situação na qual estou agora.

      Comentário


        #4
        Erasmus em Trier, Alemanha.
        Curiosamente a empresa onde trabalho faz parte de um grupo que tem uma fábrica lá perto.

        Comentário


          #5
          A minha universidade, mais concretamente o meu curso era tão elitista/exigente que não conseguiu aprovar pedagogicamente nenhum curso lá fora

          De maneira que quem quisesse ir, ao voltar tinha de fazer todos os exames para ser aprovado nas cadeiras... portanto ninguém teve condições para ir...

          Ridículo.

          Comentário


            #6
            Eu fui desafiado para o fazer e podia ser Espanha, Bélgica ou Itália (já lá vão uns 20 anos) e não fiz por 2 motivos:

            Não ter a garantia das equivalências a todas as cadeiras (era um custo demasiado grande perder um ano);
            Ia-me sair bastante caro em termos monetários e o dinheiro era contado ao centavo, passe o exagero.

            Hoje arrependo-me profundamente, mas sei que foi uma decisão correta porque as minhas prioridades não podiam ser alteradas.

            Conclusão: Quem o puder fazer que não perca a oportunidade! Quem não puder/quiser... a vida continua!

            Comentário


              #7
              Uma coisa ainda nao percebi, quem paga o Erasmus?

              Comentário


                #8
                Bons tempos o Erasmus em Paris...e não foi de todo pelos estudos !


                Aí as francesas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Uma coisa ainda nao percebi, quem paga o Erasmus?
                  O aluno/candidato...e a Faculdade portuguesa onde está inscrito...se conseguir que lhe seja atribuida uma Bolsa.

                  Comentário


                    #10
                    A minha visão é que os recrutadores actuais dão muito valor a esta experiência.

                    Não fiz, mas a maior parte dos relatos que obtenho é de grandes festarolas e de cadeiras passadas em secretaria...

                    Comentário


                      #11
                      Fiz em L´Aquila, Itália, 1 ano antes do terramoto...

                      Tive uma bolsa, acho que lá não tive grandes gastos. Aconselho

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                        Topico interessante. Podia-se aliar este topico de experiencias tambem a duvidas.
                        Um erasmus de estagio como funciona? É igual a um erasmus para estudar?
                        Boa ideia, alterei o título do tópico Sim um erasmus estágio é exactamente igual, atribuem-te um orientador do outro lado, e o estágio dá-te equivalência aos ECTS.


                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Uma coisa ainda nao percebi, quem paga o Erasmus?
                        A UE e o Estado, através da Agência Nacional para a aprendizagem ao longo da vida (PROALV) atribuem bolsas ERASMUS. Normalmente é feita uma selecção entre os alunos aqui, aos quais a bolsa é atribuída. Os restantes também podem fazer ERASMUS, mas aí têm que pagar do seu bolso.

                        Eu tive uma bolsa da AN, minúscula mas sempre era qualquer coisa. Em todo o caso o ERASMUS é um programa, é só uma maneira de várias instituições terem uma "linguagem" (carta) comum, baseada nos sistema europeu de créditos (ECTS). Qualquer um pode fazer ERASMUS

                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        A minha visão é que os recrutadores actuais dão muito valor a esta experiência.

                        Não fiz, mas a maior parte dos relatos que obtenho é de grandes festarolas e de cadeiras passadas em secretaria...
                        Depende. É certo que um aluno ERASMUS acaba sempre por ser aquele "coitado", mas a verdade é que são "coitados" mesmo, muitos a assistir a aulas em línguas incompreensíveis... Eu tive de fazer um exame escrito de História, em francês, poucos meses depois de ter ido para lá.

                        O que interessa é precisamente essa força de conseguir ir e vingar. Experiência de vida, e é isso que os empregadores querem

                        Comentário


                          #13
                          Estive na Alemanha. Belos tempos.

                          Comentário


                            #14
                            Bélgica, Louvain-la-Neuve... há quase 20 anos!

                            Comentário


                              #15
                              mais um que aconselha: vão. (se puderem).

                              Comentário


                                #16
                                há dezoito ano, fiz um ano em Belfast.
                                trabalhei muito a nível académico para ter equivalência a tudo para não perder o ano (e consegui) mas também socializei muito ;)

                                Adorei, adorei, adorei, e fiquei com o bichinho, porque vivi em muitos outros países depois disso. E guardei amigos pela Europa toda. E fiquei com um nível de Inglês mais alto do que os meus colegas.

                                Enfim, vale sempre a pena ir.

                                Tive bolsa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Melhores tempos de vida de um gajo.

                                  Volta para trás tempo.



                                  Polónia, com pouco estudo, muita diversão e muito passeio.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Estive em Łódź na Polónia entre 2001 e 2002 e ainda estou na Polónia em... 2014.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Fiz em 2010/2012 na Estonia e fiquei rendido a este pais.

                                      È verdade que a malta em erasmus tem muito da vida "facilitada" mas tambem depende do Pais para onde se vai. Em italia tive colegas meus a terem aulas em italiano ou mesmo em outros paises certas disciplinas so havia na lingua materna deles.

                                      O erasmus para mim foi como sair da aldeia ( portugal) e vir para a cidade ( conhecer outras culturas).

                                      A forma como as aulas eram dadas, as avaliacoes feitas e a maneira das faculdades trabalhar la fora é sempre outra maneira de encarar a vida.

                                      Aconselho a quem for a ir para uma residencia de estudantes. È onde 60% da vida de erasmus se passa e onde fazemos grandes amigos. Ainda hoje recebo em portugal amigos desses tempos e quando vou para fora tento sempre os visitar tambem.

                                      Viver sozinho ( ou com amigos) noutro pais com essa idade, apesar de ser em modo de estudo as nossas responsabilidades mudam e crescemos como pessoas. Nao temos ali os papas ao lado para ajudar e temos de ser nos a resolver tudo.

                                      Eu estou a tentar voltar a Estonia ou ate mesmo aos paises a volta ( polonia por exemplo) mas a nivel de trabalho ( area de contabilidade)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                        Fiz em 2010/2012 na Estonia e fiquei rendido a este pais.

                                        È verdade que a malta em erasmus tem muito da vida "facilitada" mas tambem depende do Pais para onde se vai. Em italia tive colegas meus a terem aulas em italiano ou mesmo em outros paises certas disciplinas so havia na lingua materna deles.

                                        O erasmus para mim foi como sair da aldeia ( portugal) e vir para a cidade ( conhecer outras culturas).

                                        A forma como as aulas eram dadas, as avaliacoes feitas e a maneira das faculdades trabalhar la fora é sempre outra maneira de encarar a vida.

                                        Aconselho a quem for a ir para uma residencia de estudantes. È onde 60% da vida de erasmus se passa e onde fazemos grandes amigos. Ainda hoje recebo em portugal amigos desses tempos e quando vou para fora tento sempre os visitar tambem.

                                        Viver sozinho ( ou com amigos) noutro pais com essa idade, apesar de ser em modo de estudo as nossas responsabilidades mudam e crescemos como pessoas. Nao temos ali os papas ao lado para ajudar e temos de ser nos a resolver tudo.

                                        Eu estou a tentar voltar a Estonia ou ate mesmo aos paises a volta ( polonia por exemplo) mas a nivel de trabalho ( area de contabilidade)
                                        Eu tive as minhas aulas todas em francês, incluindo exames e provas... Foi o fim do mundo. Felizmente sou bastante bom com línguas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Oh, Erasmus...*.*

                                          LOVE IT!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                            F
                                            Aconselho a quem for a ir para uma residencia de estudantes. È onde 60% da vida de erasmus se passa
                                            E é por isso que também chamam a este programa... ORGASMUS

                                            Aliás, o programa ERASMUS é responsável por milhares e milhares de bebés europeus com pai/mãe de nacionalidades diferentes.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X