Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Veículo de 2 rodas para 20 km diários!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Veículo de 2 rodas para 20 km diários!

    Boa noite!
    Antes de qualquer coisa, quero apresentar-me!

    Sou Tiago, 22 anos, do Porto. Tenho um gosto enorme por carros, embora o meu conhecimento sobre os mesmos não seja grande, tendo em muito contribuído as opiniões de cada um neste fórum, que leio há alguns meses, tendo-vos sempre em 1ª referência quando tenho dúvidas sobre carros.

    Posto isto, saí dos meus estudos, e arranjei um emprego (não na minha área de trabalho ) no arrábida shopping, Gaia. Eu moro em Matosinhos, e são 10 km quase em auto estrada para lá, ou até em cidade com declives e assim, uns 10, perfazendo 20 km ida e volta.
    Desloco-me por transportes públicos mas ha dias em que os horários nao permitem essa mobilidade por transportes, recorrendo então à boleia! Mas é um bocado frustrante depender disso para me deslocar.
    Pensei em comprar um carro, um diesel até 1500 euros, mas o meu pai e mãe lixaram-me o juízo! "é o teu primeiro emprego, deixa-te estabelecer!"
    Mas a questão é que desde que conduzo (carta B tirada há 1 ano) que eu só penso em conduzir um carro!
    Contudo, o carro está fora do meu orçamento e vontade agora mesmo, e pergunto várias coisas, peço a vossa paciência e colaboração!
    1- Que veículos posso conduzir, tendo eu 22 anos, além dos B e B1? Posso conduzir mobiletes? exemplo mobecane, peugeot 101, solex...
    2- Para este tipo de percurso justificar-se-ia um veículo destes( pelos quais eu tenho um grande apreço)?
    3- Entre este veículo, que penso ser um velocípede com motor auxiliar, e uma scooter até 50 cc ou 125 cc, para este percurso, que despesas teria entre eles? Pois eu penso que um velocípede não se paga seguro nem é preciso carta digo eu, mas uma até 50 cc tenho de fazer uma prova prática ou também teórica, visto já ter carta B? Aém disso, o preco desse teste é aí de uns 75 euros certo? já para a 125 é preciso aulas, e um teste de mais 10 perguntas certo? Na ordem dos 300 euros tudo creio.. certo?
    A questão que me prende mais é mesmo as dúvidas em relação aos preços a pagar pelas cartas já tendo eu a carta B, mas os preços de 125 ou 250 cc, e de ate 50, que penso serem ciclomotores, e que despesas inerentes traz uma mota económica!
    Com tudo isto se me pudessem apresentar exemplares de algum dos veículos até 500 euros no Porto, agradeço muito!

    Peço desculpa pelo testamento, mas achei por bem explicar, sorry

    #2
    Por 20km/dia podes comprar um carro a gasolina...

    Comentário


      #3
      não podes conduzir uma 125 cc por teres só carta B e menos de 25 anos ! é isso ? existem umas bicicletas com motor eléctrico ( parecem uma motos mas tem pedais ) existem carros baratos tipos ax e unos , mas ja gastas em seguros, inspecções , selos , revisões e combustivel , na moto eletrica não gastas nada disso .

      Comentário


        #4
        E se for uma Piaggio MP3?
        Essa acho que podes conduzir.

        Comentário


          #5
          por uma vez vou ser politicamente incorreto em relação aos transportes individuais. Aconselhava-te os transportes públicos. Por 2 motivos, 1- Andares na autoestrada todos os dias entre Matosinhos e Gaia numa "Solex" ou até numa scooter, parece-me muito, mas mesmo muito arriscado. O transito portuense é complicado, com muitos carros e camiões. Se os teus pais te dizem que "tens que te estabelecer" tu podes responder, "a andar de mobilete no meio do transtito no porto espero que não seja o primeiro e o último emprego" 2- Conforto: já imaginaste em pleno inverno a chover à grande e tu no meio da arrábida a apanhar com a água toda na tua Solex? Em que estado chegas ao trabalho?

          Por isso das duas uma, ou convences os teus pais a comprar um carrito, barato que seja para teres a tua flexibilidade, ou mais vale ires de autocarro/taxi quando não der para apanhar autocarro.

          http://fozdodouro.olx.pt/renault-clio-iid-464470751
          http://vilardeandorinho.olx.pt/ford-...-iid-463351895
          http://penafiel-penafiel.olx.pt/ford...-iid-463208663
          http://lousada.olx.pt/peugeot-106-xn-iid-464473845

          http://gondomar-porto.olx.pt/renault...-iid-464241555
          Editado pela última vez por Icedevice; 26 October 2014, 09:39.

          Comentário


            #6
            Uma MP3 não custa 1500€.

            Vais precisar de uma 125 no mínimo porque menos que isso não pode circular em AE, e sim vais precisar de fazer exame para ter carta A1. A meu ver tens duas opções:

            - Um carro muito barato (és capaz de arranjar umas coisas minimamente decentes a gasolina, a gasóleo só comerciais que já deram a volta ao conta quilómetros)
            - Uma mota ou scooter 125

            O custo de aquisição é semelhante, a mota ou scooter é mais barata de manter (consumos, manutenção, seguros).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
              já imaginaste em pleno inverno a chover à grande e tu no meio da arrábida a apanhar com a água toda na tua Solex? Em que estado chegas ao trabalho?
              É outra questão a ter em conta. Mais até do que simplesmente chegar molhado, a ponte da Arrábida é um sítio com muito vento, de inverno até de carro dá para sentir a direcção a desviar com as rajadas, e os acidentes são quase diários. Para passar ali de 125 nessas condições é preciso tomates.

              Comentário


                #8
                Uma scooter ou mota 125 chega para aquilo que precisas. Compras um fato impermeável, luvas e cobre-botas para a chuva. Guardas tudo na top case ou nos espaços de arrumação que as scooters tem.

                Também podes comprar um carro, mas os custos de manutenção serão superiores além de serem carros mais antigos....

                Comentário


                  #9
                  Mas se ele comprar uma 125 gasta +/- os 1500€ que os pais não queriam que ele gastasse!

                  Na melhor das hipoteses gasta 1000€! Não me parece que o orçamento seja aprovado!

                  Comentário


                    #10
                    A solução apresentada foi para distinguir entre a mota e o carro.

                    Se ele não pode gastar dinheiro, então não há outra solução a não ser os transportes públicos e andar à boleia...

                    Comentário


                      #11
                      Eu comprei há algum tempo uma PCX para ir para o trabalho, na altura estava a fazer 80km por dia e gastava imenso em combustível e manutenção.
                      Pelo que dizes, terias de tirar a carta de mota, mesmo para uma 125cc.

                      No meu caso, só o que poupava em combustível chegava para pagar a mota, sem contar a manutenção do carro.. As revisões da PCX na Honda ficam entre os 30€ (mais simples) e os 90~100€(mais complexas) e são a cada 4000km. o consumo ficava pelos 2,5l/100km.

                      Mesmo usadas, ainda é difífil encontrar por menos de 2000€, mas tens outras alternativas mais baratas que também satisfazem. Para 20km e ainda tendo de fazer auto estrada, não aconselhava de jeito nenhum algo abaixo das 125cc, pois até essas já são curtas...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                        Eu comprei há algum tempo uma PCX para ir para o trabalho, na altura estava a fazer 80km por dia e gastava imenso em combustível e manutenção.
                        Pelo que dizes, terias de tirar a carta de mota, mesmo para uma 125cc.

                        No meu caso, só o que poupava em combustível chegava para pagar a mota, sem contar a manutenção do carro.. As revisões da PCX na Honda ficam entre os 30€ (mais simples) e os 90~100€(mais complexas) e são a cada 4000km. o consumo ficava pelos 2,5l/100km.

                        Mesmo usadas, ainda é difífil encontrar por menos de 2000€, mas tens outras alternativas mais baratas que também satisfazem. Para 20km e ainda tendo de fazer auto estrada, não aconselhava de jeito nenhum algo abaixo das 125cc, pois até essas já são curtas...
                        Abaixo de 125 cc nem sequer pode andar na autoestrada, mas de Matosinhos ( assumo que ele está a falar da cidade e não do concelho) também não é difícil chegar ao Arrabida Shopping pela marginal e atravessar a ponte Luiz I, ainda hoje de manhã fiz esse caminho fui tomar uma café com o pessoal do Clube das Superlight ao cais de Gaia e depois vim pela marginal até Perafita na boa, estava um tempo fantástico para andar de mota.
                        Fiz n vezes o percurso de Perafita até ao centro do Porto numa scooter (Yamaha neo's 50 cc) até ao centro do Porto e faz-se bem são um 17km para cada lado e demorava cerca de 40 min, agora faço esse percurso de 125 cc e fica bem mais barato que ir de autocarro e muito mais rápido.
                        Editado pela última vez por ADoinel; 26 October 2014, 17:22.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                          por uma vez vou ser politicamente incorreto em relação aos transportes individuais. Aconselhava-te os transportes públicos. Por 2 motivos, 1- Andares na autoestrada todos os dias entre Matosinhos e Gaia numa "Solex" ou até numa scooter, parece-me muito, mas mesmo muito arriscado. O transito portuense é complicado, com muitos carros e camiões. Se os teus pais te dizem que "tens que te estabelecer" tu podes responder, "a andar de mobilete no meio do transtito no porto espero que não seja o primeiro e o último emprego" 2- Conforto: já imaginaste em pleno inverno a chover à grande e tu no meio da arrábida a apanhar com a água toda na tua Solex? Em que estado chegas ao trabalho?

                          Por isso das duas uma, ou convences os teus pais a comprar um carrito, barato que seja para teres a tua flexibilidade, ou mais vale ires de autocarro/taxi quando não der para apanhar autocarro.

                          http://fozdodouro.olx.pt/renault-clio-iid-464470751
                          http://vilardeandorinho.olx.pt/ford-...-iid-463351895
                          http://penafiel-penafiel.olx.pt/ford...-iid-463208663
                          http://lousada.olx.pt/peugeot-106-xn-iid-464473845

                          http://gondomar-porto.olx.pt/renault...-iid-464241555
                          1- Eu faço a A28 e a VCI todos dias de 125 cc e é pacifico, não vejo qual a complicação, a única parte mais complicada é mesmo os ventos laterais na Arrabida mas nesses dias pode sempre usar o tabuleiro inferior da Ponte Luiz I.

                          2 - Inverno compra-se um impermeável e já não se chega molhado.

                          Esse percurso de 125 cc demora menos de 30 min. de transportes públicos conta no minimo com 1:30 h e é se não tiveres uns horaraios esquisitos que te obriguem a esperar "horas" pelo próximo transporte e de transporte publico fica muito mais caro que ir de 125 cc.
                          Editado pela última vez por ADoinel; 26 October 2014, 19:56.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ADoinel Ver Post
                            Abaixo de 125 cc nem sequer pode andar na autoestrada, mas de Matosinhos ( assumo que ele está a falar da cidade e não do concelho) também não é difícil chegar ao Arrabida Shopping pela marginal e atravessar a ponte Luiz I, ainda hoje de manhã fiz esse caminho fui tomar uma café com o pessoal do Clube das Superlight ao cais de Gaia e depois vim pela marginal até Perafita na boa, estava um tempo fantástico para andar de mota.
                            Fiz n vezes o percurso de Perafita até ao centro do Porto numa scooter (Yamaha neo's 50 cc) até ao centro do Porto e faz-se bem são um 17km para cada lado e demorava cerca de 40 min, agora faço esse percurso de 125 cc e fica bem mais barato que ir de autocarro e muito mais rápido.
                            Não é verdade, em AE é proibido apenas a circulação de motociclos com cilindrada inferior a 50cc e ciclomotores (matrícula amarela). Está no artigo 72º do código da estrada

                            Comentário


                              #15
                              O melhor veículo de duas rodas é meio skoda octavia. O orçamento é que nao deve dar.

                              Comentário


                                #16
                                Fico grato pelas vossas respostas!
                                Solex : esquece!
                                até 50 cc só pela ponte D. Luís, subir até ao Candal, e desandar à direita! Problema --> subidas íngremes constantes em Gaia, o que uma scooter a 2 Tempos ou 4 talvez consuma imenso ou nem aguente, nem sei :s
                                125 cc: permitia-me por-me no Arrábida em tempo recorde pela VCI e Ponte da Arrábida. Moro em S. Mamede Infesta, o grande mal prende-se nos meus pais verem a moto como um perigo em duas rodas, não tanto por quem conduz, mas pela vulnerabilidade à acção dos outros! E eu dou a mão à palmatória, têm razão em as acharem perigosas, até para alguém inexperiente como eu a conduzir mota pela Arrábida! Mas isso não afasta o desejo e talvez acção futura de tirar a carta de mota, nem que seja para mais tarde a ter como lazer!
                                Ou isto, ou uma viagem de hora e meia de autocarro, metro, e outro autocarro, que muitas vezes e como disseram, se torna difícil pelos horários, especialmente quando as vezes entro as 7 da manha ou quando faço noites (onze e meia noite).
                                Eu penso que o carro eu vou esperar até poder comprar algo de jeito, não para desenrascar, ( peugeot 508 sedan, já agora, a versão 2.0 que opinam?) então as hipóteses são:
                                1- a pé e a pedir, de autocarro e a más horas
                                2- de 50 cc
                                3- de superior a 50 cc

                                Gostava de pedir opiniões quanto a motas que fossem económicas tipo Honda Today, se bem que os gostos recaem para algo como Yamaha DT (gostos ) e no caso de uma 125 tenho uma queda pela yamaha cbf 125 (o irmão da minha namorada talveeeez despache a mota igual a essa... nem sei) ou uma ybr (lindas ), mas desconheço outros modelos económicos e seguros, até 1500 euros (isto já a contar com revisão).
                                Sei que é um objectivo ambicioso, mas gostava das vossas respostas quanto a isso!


                                Peço desculpa se de algum modo vos pareço inadequado na escrita, ou se feri susceptibilidades, só quero cooperar e ser ajudado neste fórum!

                                ABC e obrigado!

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu estava a falar de scooters (ainda tens a Honda Vision, muito barata e económica), mas uma CBF também é uma excelente opção.

                                  Isso do perigo é bem verdade e eu já sofri na pele. Meu conselho nesta área é que uses SEMPRE SEMPRE SEMPRE capacete fechado, luvas e casaco e fique o mais longe possível dos camiões e carrinhas de transporte, a visibilidade reduzida e o "automatismo" da condução profissional é terrível.
                                  Eu espetei-me contra a traseira de um camião, o condutor ia distraído e teve de travar a fundo quando eu me aproximava para entrar numa faixa à direita que começava uns 20 metros à frente. O gajo ainda guinou para a direita e deixou-me sem saída. Não fosse pelo casaco e as luvas de inverno, tinha umas quantas costelas partidas e uns dedos bem estragados, mas safei-me com duas costelas fissuradas e luxação em 2 dedos. Fiquei bem vacinado.

                                  Ultimamente tenho andado pouco de mota, estou a viver a ~4km do trabalho e tenho andado preguiçoso, mas vou aproveitar os poucos dias de bom tempo que sobram e pô-la a rolar

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X