Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quando acham que é tarde para mudar de carreira?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quando acham que é tarde para mudar de carreira?

    Até quando acham que é tarde para mudar de carreira?
    Eu gostava de ingressar numa área mas sinto que aos 31 anos os anos começam a fazer efeito.
    Assim falando de uma maneira geral e sabendo que o assunto é relativo,quando acham que é tarde para mudar de carreira?

    #2
    Originalmente Colocado por Sandokan83 Ver Post
    Até quando acham que é tarde para mudar de carreira?
    Eu gostava de ingressar numa área mas sinto que aos 31 anos os anos começam a fazer efeito.
    Assim falando de uma maneira geral e sabendo que o assunto é relativo,quando acham que é tarde para mudar de carreira?
    Não concordo! Se com 31 anos já começas a pensar que estás velho para o que quer que seja está bem "lixado", eu, pessoalmente, já há meia duzia de anos que ando a orientar as coisas de modo a que, se tudo correr mais ou menos como tem vindo a correr até á data, quando tiver perto dos 40 poder mudar para uma area profissional que está quase nos antipodas daquela em que trabalho de momento...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Request Ver Post
      Não concordo! Se com 31 anos já começas a pensar que estás velho para o que quer que seja está bem "lixado", eu, pessoalmente, já há meia duzia de anos que ando a orientar as coisas de modo a que, se tudo correr mais ou menos como tem vindo a correr até á data, quando tiver perto dos 40 poder mudar para uma area profissional que está quase nos antipodas daquela em que trabalho de momento...
      Sim tens razão. Referi-me da idade porque preciso de uma formação de 5 anos primeiro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Sandokan83 Ver Post
        Até quando acham que é tarde para mudar de carreira?
        Eu gostava de ingressar numa área mas sinto que aos 31 anos os anos começam a fazer efeito.
        Assim falando de uma maneira geral e sabendo que o assunto é relativo,quando acham que é tarde para mudar de carreira?
        Quantos anos de trabalho têm?

        Entre os 25 e os 35 é a idade ideal, por norma, para mudar de carreira.

        Comentário


          #5
          Acho que nunca é tarde para mudar de carreira, o problema é que isso obriga a recomeçar, quer em termos de adaptação, quer em termos salariais

          Comentário


            #6
            Quase que não ha idade. Conheços vários casos de mudanças desde os 26 até aos 60.

            Comentário


              #7
              Penso que nunca é tarde para mudar de carreira.

              No entanto, há, ou pode haver, o problema do reconhecimento profissional e a questão monetária.

              Ao começar numa nova carreira em detrimento de uma outra na qual já trabalhávamos há uns anos, acabamos por trocar normalmente um posição de reconhecimento profissional por uma de rookie, o que poderá nem sempre ser agradável (mas isso também vai do espírito de cada um).

              Eu, por exemplo, com 42 anos de idade e 21 de carreira profissional na mesma área/profissão, começo a achar muito tarde para mudanças.

              Depois também há a questão dos encargos familiares. Eu há 10 anos arriscava mais do que hoje, com dois filhos.

              Claro está que se me oferecessem uma remuneração substancialmente superior á que aufiro não me importaria de regredir em "posição profissional" para evoluir em termos financeiros, principalmente tendo em conta o bem estar da minha família. Mas nos dias que correm é quase impossível isso acontecer.

              Comentário


                #8
                Eu quando estava na faculdade, andava lá um Sr. com 58 anos na minha turma.

                Acho que está respondida a tua questão

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                  Eu quando estava na faculdade, andava lá um Sr. com 58 anos na minha turma.

                  Acho que está respondida a tua questão
                  Podia não ser necessariamente para mudar de carreira.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    Podia não ser necessariamente para mudar de carreira.
                    pois, lá isso é verdade. Eu também não falava muito com ele, porque ele não ia às festas

                    Comentário


                      #11
                      Um familiar meu mudou aos 40 e qualquer coisa por circunstâncias da vida. E andou de cavalo para burro, mas ainda assim bem acima da média nacional.

                      Quando há dependentes do trabalho/ordenado de alguém, a mudança na carreira faz-se em qualquer idade

                      Comentário


                        #12
                        é sempre possível mudar de carreira em qualquer idade. No entanto, como outros já apontaram, começar de novo (sem experiência) traz sempre um risco acrescido.

                        se tens a certeza que essa nova carreira vai de facto ser uma mais valia para ti, então sim, vai em frente. Agora se é só trocar por que não gostas da área em que estás, se calhar é melhor pensares 2 vezes. Conheço muita gente que passa a vida a começar do zero porque acha que vai encontrar o emprego/área perfeita que lhes encaixa como uma luva. Isso não existe, todos os empregos/áreas têm dificuldades e coisas das quais não se gostam - se esses empregos existissem não precisavam de pagar às pessoas para os fazerem.

                        por isso, atenção que às vezes é preciso é preferível ter-se um bocado de resiliência e aguentar uma área onde já se tem currículo em vez de se fazer contínuos resets.

                        de um modo geral: vais mudar para medicina, piloto comercial, engenheiro informático? Então vai em frente. São áreas que pagam bem e estão em crescimento, a idade não será à partida um impedimento. Em relação a outras, o que tens de te perguntar é porque é que uma empresa te contrataria a ti, com 30 anos, em vez de um puto de 20 (uma vez que terão ambos as mesmas qualificações e experiência), mas o puto (supostamente) aceitará um ordenado inferior.

                        ajudava se colocares aqui em que área estás e para qual estás a pensar mudar, porque pode haver users em ambas que te poderão ajudar em relação às perspectivas de emprego e carreira na tua idade.

                        Comentário


                          #13
                          Vou tentar responder a esta questão que me parece deveras pertinente principalmente na sociedade atual...

                          Pode-se sempre tentar mudar de carreira, no entanto, a mudança efetiva já é um pouco mais complicada com o avançar da idade.

                          Em 1º lugar a questão económica, como é que farás esses 5 anos de formação? Tens quem te sustente ou terás de trabalhar e estudar simultaneamente? No 1º caso a situação é bem mais fácil, sendo que no 2º caso será mais complicada, o que pode levar a que seja mais do que 5 anos de formação, mas nada que não seja passível de ser concretizado.

                          Em 2º lugar qual será essa nova área que pretendes? Existem áreas que há falta de recursos em Portugal, outras em que como sabemos, existe um excesso de oferta.
                          No 1º caso, estou-me a lembrar de medicina por exemplo, ao fim desses anos de formação, terás quase de certeza emprego, emprego esse bem remunerado para os padrões portugueses e ainda tens o bónus de poderes trabalhar em qualquer lado (ou quase)...
                          No 2º caso, (em que há um excesso de oferta) provavelmente terás de fazer o sacrifício, (ou não, depende do ponto de vista) de emigrar...

                          Em 3º lugar, essa nova área para a qual desejas ir, possibilita-te o trabalhar além fronteiras, ou terás de ficar confinado ao nosso Portugal?
                          Mais uma vez, no 1º caso tens um maior leque de possibilidades, enquanto que, no 2º caso, terás de pensar muito bem sobre como está o mercado, salvaguardando que nunca sabemos como irá estar daqui a 5 anos...

                          Concluindo, estes três pontos são para mim muito importantes, sendo que outros obviamente terão a sua importância e deverão ser analisados, numa perspetiva mais pessoal, no entanto, devemos ter a consciência que se há áreas (mais uma vez medicina por exemplo) em que as pessoas na maior parte das situações são absorvidas pelo mercado laboral nacional e mesmo se isso não se verificar, podem rumar para outras paragens e serem (muito) bem reconhecidos, outras áreas (como o ensino por exemplo), neste momento o mercado não possui capacidade de absorção e muito dificilmente poderão ir para outros países lecionar (história, geografia, etc)...

                          Comentário


                            #14
                            a partir das 23h30 já acho tarde

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sandokan83 Ver Post
                              Eu gostava de ingressar numa área mas sinto que aos 31 anos os anos começam a fazer efeito.
                              Assim falando de uma maneira geral e sabendo que o assunto é relativo,quando acham que é tarde para mudar de carreira?
                              Olha, eu comecei aos 22, mudei aos 43 e mudei de novo aos 56. Com 31 anos ainda és um jovem.

                              Comentário


                                #16
                                Epa, tenho 30 e comecei agora a trabalhar para isso... E são dois anos de curso!

                                Comentário


                                  #17
                                  Não há uma resposta. Há a tua resposta!

                                  Há pouco tempo atrás isso passou-me pela cabeça e tinha a ver com um sonho académico que se esfumou em tempos...

                                  Depois pus-me a pensar em que teria de voltar à faculdade por mais uns 4 ou 5 anos e que quando acabasse tinha quase 50... e o meu entusiasmo arrefeceu rapidamente!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Depende daquilo que se alcancou na carreira actual e aquilo que é expectável alcancar na nova carreira.

                                    Comentário


                                      #19
                                      tb partilho da opinião que nunca é tarde para se fazer o que se gosta, mesmo que isso implica dar uma volta de 180º à vida.

                                      no entanto a mudança trás quase sempre custos, se uma pessoa foi padeiro a vida toda, se depois decide ser alfaiate, vai deixar de ser um padeiro com experiência que recebe como tal para ser um alfaiate sem experiência que vai tb receber como tal.

                                      se conseguir viver com menos dinheiro ao final do mes, optimo, porque ao fazer o que gosta vai viver mais feliz, agora se não conseguir é que as coisas ficam mais complicadas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não sei ajudar muito pois ando para mudar há 2 anos e continuo na mesma a adiar, ora pq é natal, ora pq aparece um projecto novo, ora pq vou de férias...

                                        É preciso avaliar bem se queremos mudar de carreia ou se simplesmente queremos mudar de local de trabalho. Não é nada fácil responder a essa questão...

                                        Acho que cada caso é um caso e não existe regra... Depende de tanta coisa.
                                        Por exemplo a crise actual é um facto que leva a que muita gente ande descontente no seu trabalho e queira mudar. Essa mudança não garante nada, antes pelo contrário... Então se for para começar do zero é um castigo autêntico com os salários que se praticam em PT.

                                        Por isso costumo dizer: é aguentar firme a mrd que nos dão a comer (porque todos comemos mrd, eu hoje estive o dia todo a fazer trabalho de...mrd pura) e estar de olho aberto aproveitando oportunidades caso aparecem.

                                        Caso não aparecem: é uma questão de aprender a valorizar a mrd que temos sabendo que podemos sempre encontrar mrd mais mal cheirosa ao virar da esquina...

                                        Não trata de conformismo. Trata-se de olhar para a miséria de mercado de trabalho que impede a rotatividade por um lado e para legislação de trabalho por outro ( ng se despede se tiver um bom vencimento para ganhar 1/3 disso... Até comprendo, mas isso faz com que o mercado de trabalho se feche em si próprio e não haja renovação de quadros)

                                        Comentário


                                          #21
                                          O que é mudar de carreira? Mudar de profissão, de empresa ou de área?

                                          Em 7 anos, devo ter mudado de "carreira" umas quantas vezes, sempre na mesma empresa...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            O que é mudar de carreira? Mudar de profissão, de empresa ou de área?

                                            Em 7 anos, devo ter mudado de "carreira" umas quantas vezes, sempre na mesma empresa...
                                            Para mim é mudar de profissao. Tipo deixar de exercer psicologia e passar a ser canalizador.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                              Para mim é mudar de profissao. Tipo deixar de exercer psicologia e passar a ser canalizador.
                                              Pois, aí está... até podias continuar na mesma empresa... foi o que aconteceu...

                                              Comentário


                                                #24
                                                No teu caso em particular, que tens 31 anos, acho que se considerares que, se tudo correr bem, terás, pelo menos, mais 30 pela frente de vida profissional ativa é tempo mais do que suficiente para fazeres da tua nova carreira profissional uma grande bola de neve.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MBC Ver Post
                                                  No teu caso em particular, que tens 31 anos, acho que se considerares que, se tudo correr bem, terás, pelo menos, mais 30 pela frente de vida profissional ativa é tempo mais do que suficiente para fazeres da tua nova carreira profissional uma grande bola de neve.
                                                  se tudo correr bem? isso é que é ser optimista , o mais certo é ter pelo pelo 40 anos pela frente, não me parece que vamos poder nos reformar aos 61 anos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Com os impostos a aumentar todos os anos, muitas das habitações ,carros e bens vão desaparecer das mãos dos proprietários , e empresas a falir ficando as mais poderosas, com dividas minimas inferiores a 500 euros, fora as coimas que inventarem, as reformas vão baixar ainda mais e só quem tiver mais de 40 anos de descontos se poderá reformar com idades até aos 70 anos , portanto pode acontecer o pior cenário possivel e quem se governou em bom tempo salvou-se, mas contudo ainda não está satisfeito, retirando ainda mais aos que menos têm para seus luxos , com mais impostos e coimas para sustentar os mais ricos. Quem trabalha é que vai sustentar outros que cada vez vão ficar mais ricos, portanto a idade para começar uma nova carreira não interessa , o que realmente interessa é o gosto que se tem por ganhar dinheiro para viver e trabalhar e aprender coisas novas , até ao final da vida.
                                                    Editado pela última vez por ; 28 October 2014, 23:33.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      Não sei ajudar muito pois ando para mudar há 2 anos e continuo na mesma a adiar, ora pq é natal, ora pq aparece um projecto novo, ora pq vou de férias...


                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Offgirl: ora porque cai certinho na conta ao fim do mês... Parecendo que não, andamos cá todos para mesmo. E quem disser o contrário: é hipócrita ou mente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                          Offgirl: ora porque cai certinho na conta ao fim do mês... Parecendo que não, andamos cá todos para mesmo. E quem disser o contrário: é hipócrita ou mente.
                                                          E quando há contas para pagar... pior ainda! E mais... há alturas em que não tem que ser... eu falo por mim. Andei a adiar o mestrado, porque não tinha que ser... não estava segura, não estava preparada. Tinha que ser agora, e foi!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Fazer um mestrado nao implica mudar de carreira, pode fazer parte da evolucao da carreira.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X