Duas grandes marcas alertam para o consumo acima das possibilidades. As dificuldades na plantação e o sucesso do chocolate negro estão entre as causas
Acredite - que o anúncio é feito por dois grandes da indústria. A Mars Inc e a Barry Callebaut uniram-se para lançar a bomba: estamos a consumir mais chocolate do que aquele que conseguimos produzir. A notícia, avançada pelo 'Washington Post', adianta ainda que estamos a caminhar para os níveis mais negativos do défice de produção dos últimos 50 anos.
Só no ano passado consumiram-se mais 70 mil toneladas do que as produzidas e os números têm tendência a piorar. O produto, cada vez mais consumido e apreciado, tem agora muitos mais fãs – na China por exemplo, que vê crescer a sua classe média. Ainda assim, os chineses representam apenas 5% da média consumida na Europa Ocidental. Junta-se a este factor o da preferência pelo chocolate negro que contém mais de 70% de cacau (ao contrário de outras variedades que têm cerca de 10%). Mas o consumo é apenas uma pequena parte do problema.
Rumo à Costa do Marfim e ao Gana encontramos os maiores produtores: detêm mais de 70% do cacau produzido em todo o mundo. Mas, para os agricultores destas regiões, o cacau tem-se revelado um produto complicado, culpa do tempo seco e das doenças que atacam a plantação. E porque os esforços, muitas vezes não compensam, monetariamente, os agricultores desistem do cacau para apostar no milho, por exemplo, que é mais rentável.
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mais sobre o assunto :
http://economico.sapo.pt/noticias/es...do_206196.html
será o fim do chocolate ?! é muito mau para os gulosos
Acredite - que o anúncio é feito por dois grandes da indústria. A Mars Inc e a Barry Callebaut uniram-se para lançar a bomba: estamos a consumir mais chocolate do que aquele que conseguimos produzir. A notícia, avançada pelo 'Washington Post', adianta ainda que estamos a caminhar para os níveis mais negativos do défice de produção dos últimos 50 anos.
Só no ano passado consumiram-se mais 70 mil toneladas do que as produzidas e os números têm tendência a piorar. O produto, cada vez mais consumido e apreciado, tem agora muitos mais fãs – na China por exemplo, que vê crescer a sua classe média. Ainda assim, os chineses representam apenas 5% da média consumida na Europa Ocidental. Junta-se a este factor o da preferência pelo chocolate negro que contém mais de 70% de cacau (ao contrário de outras variedades que têm cerca de 10%). Mas o consumo é apenas uma pequena parte do problema.
Rumo à Costa do Marfim e ao Gana encontramos os maiores produtores: detêm mais de 70% do cacau produzido em todo o mundo. Mas, para os agricultores destas regiões, o cacau tem-se revelado um produto complicado, culpa do tempo seco e das doenças que atacam a plantação. E porque os esforços, muitas vezes não compensam, monetariamente, os agricultores desistem do cacau para apostar no milho, por exemplo, que é mais rentável.
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