Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ENIGMA - Pergunta de Gestão!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ENIGMA - Pergunta de Gestão!

    Imaginem a seguinte hipótese numa entrevista de trabalho.

    O entrevistador descreve a seguinte situação, se a empresa paga a um fornecedor a 30 dias, e este solicita o pagamento a pronto, propondo um desconto de 5%, qual a variável que falta na equação para poder decidir?

    #2
    com ou sem fatura?

    Comentário


      #3
      O custo?!

      Comentário


        #4
        Podem existir tantas variáveis, mas acho que a variável mais importante é a capacidade de cash flow e fundo de maneio da dita empresa.

        Comentário


          #5
          Modo de pagamento...

          Comentário


            #6
            ENIGMA - Pergunta de Gestão!

            A taxa de juro a que a empresa se financia para determinar o desconto é vantajoso.


            E

            Comentário


              #7
              A variável é o "discount rate" (não sei como costumam chamar em Português) ou WACC, que tem em conta a inflação, juros de financiamento e riscos específicos de projecto e indústria/mercado.
              Na minha área costuma andar entre os 12~15%...

              Comentário


                #8
                Essa parece fácil mas não é.
                O mais importante, do ponto de vista do cliente, é ter garantias ( não vou dizer quais) que vai receber o produto comprado depois de ter pago.
                Tudo o resto, taxas juros e blá blá é conversa de financeiros para boi dormir.

                Comentário


                  #9
                  Depende do produto em causa.

                  Ora repara, se forem submarinos tens de contar com as contrapartidas.

                  Se forem casas de luxo para o visto Gold tens de incluir o preço das despesas de processo.

                  Portanto depende do que for.

                  (não resisti mas sempre me disseram que nas entrevistas era muito importante a criatividade)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Essa parece fácil mas não é.
                    O mais importante, do ponto de vista do cliente, é ter garantias ( não vou dizer quais) que vai receber o produto comprado depois de ter pago.
                    Tudo o resto, taxas juros e blá blá é conversa de financeiros para boi dormir.
                    Pois, agora que falas nisso, falta saber o prazo de entrega do produto! Eu assumi logo entrega imediata, mas não dizem nada...

                    Comentário


                      #11
                      A variável em falta é a comissão por baixo da mesa.

                      Comentário


                        #12
                        A variável poderia ser as condições de recebimento dos clientes...

                        Isto para evitar uma colapso na tesouraria, que é diferente do ciclo económico...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                          Imaginem a seguinte hipótese numa entrevista de trabalho.

                          O entrevistador descreve a seguinte situação, se a empresa paga a um fornecedor a 30 dias, e este solicita o pagamento a pronto, propondo um desconto de 5%, qual a variável que falta na equação para poder decidir?
                          A variável que falta é a taxa de juro de financiamento a curto prazo que a empresa paga para financiar o inventário ou a prestação do serviço (estou a assumir que não se trata de um fornecimento de imobilizado). Pode ser a taxa de juro de um descoberto ou de um crédito de curto prazo. No caso, pouco provável, da empresa não ter necessidade de financiamento de curto prazo, a taxa de juro a considerar é o custo de oportunidade de utilizar capital para o pagamento a pronto em vez de o aplicar; será, portanto, uma taxa de juro de aplicações financeiras de curto prazo.

                          Sabendo esta variável, compara-se o que se poupa com o desconto com o que se gasta no financiamento do montante a pagar durante 30 dias.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                            A variável é o "discount rate" (não sei como costumam chamar em Português) ou WACC, que tem em conta a inflação, juros de financiamento e riscos específicos de projecto e indústria/mercado.
                            Na minha área costuma andar entre os 12~15%...
                            Essa taxa de desconto, WACC (weighted average cost of capital) ou média ponderada do custo de capital, é utilizada na avaliação de projectos de grande dimensão, com períodos longos e de importância estratégica para a empresa. Esta taxa deve ser utilizada na análise de um projecto que não tenha um financiamento específico e que tenha um risco semelhante ao risco global da empresa.

                            Esta taxa é também utilizada na avaliação de empresas. O valor de uma empresa pode ser calculado como sendo o valor actual dos fluxos financeiros futuros descontado pelo WACC.

                            O WACC é o custo de financiamento global de uma empresa, não é o custo específico de financiamento do fundo de maneio (activos correntes menos passivos correntes).

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado a todos pelas respostas.
                              A questão era mesmo simples, não adianta estar a complicar.
                              Prazos de entrega, produtos perecíveis, o custo, o modo de pagamento são tudo circunstâncias normais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                Imaginem a seguinte hipótese numa entrevista de trabalho.

                                O entrevistador descreve a seguinte situação, se a empresa paga a um fornecedor a 30 dias, e este solicita o pagamento a pronto, propondo um desconto de 5%, qual a variável que falta na equação para poder decidir?
                                zeinal bava..tu andas por aqui?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Essa parece fácil mas não é.
                                  O mais importante, do ponto de vista do cliente, é ter garantias ( não vou dizer quais) que vai receber o produto comprado depois de ter pago.
                                  Tudo o resto, taxas juros e blá blá é conversa de financeiros para boi dormir.
                                  Na mouche. Só quem não tem de lidar com isto diariamente ou semanalmente (compra de materiais) é que pensa que o WACC e as tretas que ensinam nas faculdades de economia nas cadeira de gestão financeira de curto prazo interessam para alguma coisa em termos práticos.

                                  Pessoalmente pago sempre a pronto com desconto de 10%, mas só porque tenho uma confiança enorme no vendedor e já é o meu fornecedor à vários anos, porque senão borrifava-me para o desconto e preferia comprar com pagamentos a 30 dias, mesmo com um WACC próximo de 0%.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                    Na mouche. Só quem não tem de lidar com isto diariamente ou semanalmente (compra de materiais) é que pensa que o WACC e as tretas que ensinam nas faculdades de economia nas cadeira de gestão financeira de curto prazo interessam para alguma coisa em termos práticos.

                                    Pessoalmente pago sempre a pronto com desconto de 10%, mas só porque tenho uma confiança enorme no vendedor e já é o meu fornecedor à vários anos, porque senão borrifava-me para o desconto e preferia comprar com pagamentos a 30 dias, mesmo com um WACC próximo de 0%.
                                    O problema é que a malta que ensina Análise de Investimentos nas escolas nunca comprou/vendeu nada na vida... Nunca lidou directamente com problemas de prazos de entrega, problemas de qualidade ou não conformidades...

                                    Vou tentar dar um exemplo:

                                    Imaginemos que o homem quer comprar fruta por ex. c/ desconto PP de 5%. O financeiro fica todo contente e o comprador tb pois, tendo em conta a tx referência e o custo do dinheiro ( bla bla wiscas saquetas) é realmente um excelente negócio
                                    Optimo, excelente, brilharete...

                                    Depois...

                                    Mercadoria na vez de chegar no dia 5 chega no dia 10. Um pequeno azar que se ultrapassa bem... next
                                    A seguir: 30 % da fruta está já quase a ficar podre ( ainda não está ( o fornecedor é sério obviamente) logo temos de apressar a venda para não ficar no prejuízo...)

                                    Como é que funciona em termos práticos: se o produto está pago o poder está do lado do fornecedor que já tem o dinheiro do lado dele.
                                    Se o material não está pago o poder está do lado do cliente que pode pagar... Ou entrar num processo negocial. ( eu já estive dos 2 lados e já paguei indemnizações como tb recebi...)

                                    Bem sei que todas as empresa são sérias, que todos querem manter relações de longo prazo, que o serviço do fornecedor é de excelência, e que todos somos amigos dos nossos fornecedores mas para mim, um bom comprador é aquele que consegue reservar poder negocial do lado dele.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A empresa tem dinheiro para pagar a pronto, ou os 30 dias são necessários para reunir a quantia necessária?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CivicES5 Ver Post
                                        A variável que falta é a taxa de juro de financiamento a curto prazo que a empresa paga para financiar o inventário ou a prestação do serviço (estou a assumir que não se trata de um fornecimento de imobilizado). Pode ser a taxa de juro de um descoberto ou de um crédito de curto prazo. No caso, pouco provável, da empresa não ter necessidade de financiamento de curto prazo, a taxa de juro a considerar é o custo de oportunidade de utilizar capital para o pagamento a pronto em vez de o aplicar; será, portanto, uma taxa de juro de aplicações financeiras de curto prazo.

                                        Sabendo esta variável, compara-se o que se poupa com o desconto com o que se gasta no financiamento do montante a pagar durante 30 dias.
                                        Resposta certa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                          Imaginem a seguinte hipótese numa entrevista de trabalho.

                                          O entrevistador descreve a seguinte situação, se a empresa paga a um fornecedor a 30 dias, e este solicita o pagamento a pronto, propondo um desconto de 5%, qual a variável que falta na equação para poder decidir?
                                          Há muitas, mas uma das mais importantes é saber se o dinheiro para pagar determinado produto vem do bolso da empresa ou de um possível cliente final. Se é do bolso da empresa, dependerá de todos os custos associados a ter esse valor na tesouraria, para fazer o pagamento: se for financiado, teriam de se fazer as contas para perceber se faz sentido. Se for do cliente, depende de se este já pagou o produto, ou não.
                                          É necessário perceber ainda se é um produto para entrega imediata, ou para stock. Material imobilizado tem sempre um custo elevado, ainda que nem sempre se perceba isso.


                                          Eu sou sempre a favor do pagamento a pronto, desde que as contas estejam bem feitas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não compliquem, pá!
                                            A resposta foi dada pelo Mazzeo e pelo CIVICES5. Claro que há sempre muitas outras variáveis em jogo, mas se estas não constam da pergunta devem simplesmente ser consideradas espúrias para o caso em apreço.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                              Não compliquem, pá!
                                              A resposta foi dada pelo Mazzeo e pelo CIVICES5. Claro que há sempre muitas outras variáveis em jogo, mas se estas não constam da pergunta devem simplesmente ser consideradas espúrias para o caso em apreço.
                                              Eu tb acho que sim que está certo.
                                              Mas tenho as minhas dúvidas que seja a resposta que um empresário ou CEO duma empresa queira ouvir aquando da entrevista de alguém...

                                              No fundo, a questão dirige-se a alguém que vai decidir.

                                              Eu coloco-me no lugar do topo da firma e um colaborador aparece-me com essa "oferta" do fornecedor para eu decidir . A minha preocupação é garantir que o negócio vai correr bem. Óbvio que se olhamos para o problema duma forma académica ou financeira então é uma questão de contas...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Eu tb acho que sim que está certo.
                                                Mas tenho as minhas dúvidas que seja a resposta que um empresário ou CEO duma empresa queira ouvir aquando da entrevista de alguém...

                                                No fundo, a questão dirige-se a alguém que vai decidir.

                                                Eu coloco-me no lugar do topo da firma e um colaborador aparece-me com essa "oferta" do fornecedor para eu decidir . A minha preocupação é garantir que o negócio vai correr bem. Óbvio que se olhamos para o problema duma forma académica ou financeira então é uma questão de contas...
                                                Eu, enquanto entrevistador esporádico para recrutamento, esperaria ouvir uma resposta simples, rápida e assertiva. Claro que o meu interlocutor até poderia elaborar uma resposta longa e complexa que abordasse todas as variantes possíveis e imaginárias, mas nestes casos confesso que tenho tendência a pensar que o fulano não sabe a resposta e está para ali a enrolar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CivicES5 Ver Post
                                                  A variável que falta é a taxa de juro de financiamento a curto prazo que a empresa paga para financiar o inventário ou a prestação do serviço (estou a assumir que não se trata de um fornecimento de imobilizado). Pode ser a taxa de juro de um descoberto ou de um crédito de curto prazo. No caso, pouco provável, da empresa não ter necessidade de financiamento de curto prazo, a taxa de juro a considerar é o custo de oportunidade de utilizar capital para o pagamento a pronto em vez de o aplicar; será, portanto, uma taxa de juro de aplicações financeiras de curto prazo.

                                                  Sabendo esta variável, compara-se o que se poupa com o desconto com o que se gasta no financiamento do montante a pagar durante 30 dias.
                                                  Teoricamente esta resposta é a correcta. Na prática este raciocínio é pouco utilizado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                    Eu, enquanto entrevistador esporádico para recrutamento, esperaria ouvir uma resposta simples, rápida e assertiva. Claro que o meu interlocutor até poderia elaborar uma resposta longa e complexa que abordasse todas as variantes possíveis e imaginárias, mas nestes casos confesso que tenho tendência a pensar que o fulano não sabe a resposta e está para ali a enrolar.
                                                    Eu nesso caso ( sendo o entrevistado) teria o cuidado de perguntar se ele queria uma resposta de âmbito financeiro ou de âmbito comercial.
                                                    Acho a resposta financeira muito básica... Como sabes é a primeira coisa que se aprende q se estuda Análise de Investimentos. Perguntar isso a uma pessoa experiente é quase ofensivo, daí eu considerar que pode ser ratoeira para ver se o entrevistado consegue "pensar fora da caixa".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      Eu nesso caso ( sendo o entrevistado) teria o cuidado de perguntar se ele queria uma resposta de âmbito financeiro ou de âmbito comercial.
                                                      Acho a resposta financeira muito básica... Como sabes é a primeira coisa que se aprende q se estuda Análise de Investimentos. Perguntar isso a uma pessoa experiente é quase ofensivo, daí eu considerar que pode ser ratoeira para ver se o entrevistado consegue "pensar fora da caixa".
                                                      Na minha opinião é precisamente por ser básica que é uma questão importante. As pessoas no dia-a-dia tendem a esquecer os fundamentos das coisas e agem de forma automática, muitas vezes replicando práticas e vícios que trazem dos seus locais de trabalho. Daí ser necessário saber se as pessoas ainda se lembra da razão por que fazem as coisas.
                                                      Por exemplo neste caso em concreto. Há muita gente que tem interiorizada um regra que diz algo do tipo: 10% pp; 5% 30 dias; 3% 60; 0% a 90 e mais. Mas não se lembra de pensar que 5% a 30 dias são 60% ao ano, e que provavelmente conseguia-se financiar na banca a 5% ao ano.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                        Mas não se lembra de pensar que 5% a 30 dias são 60% ao ano
                                                        São 79,6% ao ano para ser mais exacto, porque ninguém usa o juro simples.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Conversa com financeiros é tipo assim:

                                                          um gajo não financeiro pergunta "então o que você acha? "
                                                          Eles: "bom, os números dizem bla bla a txa na sei quantos, o menino jasus etc".
                                                          um gajo: "Mas você, sim a sua pessoa à minha frente, o que é que acha?"
                                                          Eles: "penso que pode ser um bom negócio mas ... também pode não ser."
                                                          um gajo "mas pode ser ou não crl????"
                                                          Eles: "bem , como eu disse, os número são elucidativos e falam por si.!
                                                          um gajo "certo e o que dizem os números? fazemos o negócio ou não"
                                                          Eles: "bem, essa questão que me coloca sai um pouco fora do âmbito da minha funções na realidade "
                                                          um gajo " certo, entendendo nós formamos uma equipa coesa, concorda comigo que deve tb envolver-se em decisões importantes? Não concorda comigo?"
                                                          Eles: " hummm ... acho eu vou ligar a um colega da empresa X para saber a opinião dele"

                                                          E acaba aqui o sketch senão perde a piada

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os Gestores Financeiros às vezes têm a ilusão de que conseguem controlar tudo e maximizar a eficiência ao milímetro. E às vezes até convencem os gerentes ou administradores disso, mas estão enganados. Nunca há uma solução óptima para um problema ou tomada de decisão que assente exclusivamente na parte financeira. Se assim fosse não era preciso Gestão! Bastariam modelos em Excel. Se as empresas fossem máquinas então não haveria consequências de eu esmifrar o meu fornecedor ao máximo, exigindo-lhe preço mínimo e pagando o mais tarde possível, utilizando assim o meu poder negocial. Como não são eu já sei que se fizer isso arrisco-me a ser mal servido ou preterido por outro Cliente dele quando precisar que ele me desenrasque numa urgência, etc. A beleza da gestão é mesmo esta: as decisões mais racionais nem sempre são as melhores.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X