Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lutar contra o bolor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lutar contra o bolor

    Vivo num apartamento arrendado que tem um problema (a meu ver) gravíssimo de bolor. O apartamento não é velho (deve ter uns 5-6 anos), mas tem uma qualidade de construção que deixa um pouco a desejar.

    O quarto (virado a norte) com o pior problema fica na extremidade do prédio, fazendo parede com outro prédio. Há uma saliência na parede que eu penso que deve ter alguma tubo lá dentro para escoamento de águas, pois é onde há mais bolor:

    (São fotos do final do inverno passado)




    Começa sempre aqui, e depois espalha-se por todo o lado:



    Isto é noutro quarto:


    O mais estranho é que o bolor também aparece em paredes interiores.

    Depois de reclamar ao senhorio, no Verão, foi lá um homem aplicar um impermeabilizante no exterior do apartamento, pois supostamente, a humidade passa pela massa entre os azulejos, mas a coisa não melhorou, pois neste momento o bolor já voltou e já começou a espalhar-se.

    Até agora, tem-se "resolvido" isto com lavagem das paredes com lixívia (solução muito temporária e trabalhosa) e na última lavagem, usou-se um produto comprado no AKI próprio para o bolor. Aparentemente, nada resulta.

    A janela do quarto é daquelas que dá para abrir totalmente ou então apenas a parte de cima, e, diariamente, pelo menos a parte de cima está sempre aberta durante o dia, para arejar o quarto.

    Tenho também uma daquelas caixinhas com um produto para absorver a humidade, mas aquilo "gera" tão pouca água, que me faz pensar que o problema venha mesmo do exterior e da má qualidade de construção.

    Há alguma coisa que se possa fazer, para minorar isto?

    #2
    É da humidade...

    Um desumidificador normalmente resolve isso. Se não resolver é porque terás tubos a verter dentro das paredes, aí só abrindo para reparar.

    Comentário


      #3


      Agora fora de brincadeiras, tens vizinhos com o mesmo problema?

      Se sim o senhorio não poderia apertar com o construtor? Tinha ideia que a garantia seria de 10 anos ou o que o valha.... a não ser que o construtor esteja insolvente (o que é o mais certo)...

      Comentário


        #4
        Faz o seguinte: Lava bem as paredes com lixivia. Isto apenas descolora os fungos, mantendo-se eles vivos. Depois, aplica o anti-fungos, em todas as paredes. No fim, pinta tudo com tinta anti-fungos. Por acaso tive há uns tempos uma formação laboral sobre pintura e abordou-se esse tema. Os tempos de espera entre cada fase é que não tenho de cabeça, mas vou procurar os meus apontamentos e depois digo alguma coisa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post

          Agora fora de brincadeiras, tens vizinhos com o mesmo problema?

          Se sim o senhorio não poderia apertar com o construtor? Tinha ideia que a garantia seria de 10 anos ou o que o valha.... a não ser que o construtor esteja insolvente (o que é o mais certo)...
          Por acaso ainda não perguntei aos vizinhos. Neste caso, o senhorio também é o construtor e dono do prédio, só que o velhote está a curtir a reforma no Rio de Janeiro.

          Vou ter de o pressionar mais. É que andar a lavar paredes com lixívia e anti-fungos parece-me ser apenas um adiar da solução...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Real Ver Post
            Por acaso ainda não perguntei aos vizinhos. Neste caso, o senhorio também é o construtor e dono do prédio, só que o velhote está a curtir a reforma no Rio de Janeiro.

            Vou ter de o pressionar mais. É que andar a lavar paredes com lixívia e anti-fungos parece-me ser apenas um adiar da solução...
            Nem mais... para além de ser um stress, não deve ser muito famoso para a saúde

            Comentário


              #7
              vê bem a data de construção porque a garantia para defeito de construção é de 5 anos. e isso é defeito de construção! falta de isolamento nos elementos estruturais (pelas fotos parece-me que é sempre perto de vigas/pilares).

              acho que 10 de garantia é apenas para os elementos estruturais. nesse caso o defeitos é no isolamento (elementos não estruturais)

              D.L. nº 18/2008, de 29 de janeiro
              Editado pela última vez por rpb; 25 November 2014, 11:08.

              Comentário


                #8
                É só na Parede? Este ano tive que lavar todos os Móveis do meu quarto, era bolor por todo o lado. A minha roupa e outras coisas dentro dos Móveis também foi tudo lavado .nao havia uma peça que nao tivesse bolor
                Nas paredes nao tenho nada, mas quando aparece fazemos o que o darkwings disse

                Comentário


                  #9
                  Ora bem, vamos lá a ver se não escrevo asneiras...
                  Há uns tempos, longos tempos creio eu, o AKi dava umas fichas de bricolage interessantes e numa delas creio que se explicava a origem desses bolores. Se não me engano resultam do facto do ar quente subir e, em contacto com zonas mais frias ( esquina do teto com a parede, paredes junto a janelas) o ar condensa, origina pequenas goticulas de água e daí ao aparecimento dos fungos...vai um instante.
                  Solução:
                  Arejar frequentemente as divisões da casa,utilizar um desumidificador ( depois de limpar o bolor) poderá ajudar. Mais dicas aqui:

                  Cincia@Bragana

                  Comentário


                    #10
                    tb ajuda ventilar melhor o quarto, deixa a janela entre-aberta durante o dia para sair parte da humidade para a rua.

                    o desumidificador tb ajuda.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                      Ora bem, vamos lá a ver se não escrevo asneiras...
                      Há uns tempos, longos tempos creio eu, o AKi dava umas fichas de bricolage interessantes e numa delas creio que se explicava a origem desses bolores. Se não me engano resultam do facto do ar quente subir e, em contacto com zonas mais frias ( esquina do teto com a parede, paredes junto a janelas) o ar condensa, origina pequenas goticulas de água e daí ao aparecimento dos fungos...vai um instante.
                      Solução:
                      Arejar frequentemente as divisões da casa,utilizar um desumidificador ( depois de limpar o bolor) poderá ajudar. Mais dicas aqui:

                      Cincia@Bragana
                      Também me parece mais isso, aliado a tinta de fraca qualidade. Utilizando uma tinta com um bom aditivo anti-fungos (após lavar com a lixivia e o antifungos), poderá também resolver.

                      Comentário


                        #12
                        Os quartos só estão completamente fechados durante a noite. De manhã, ao acordar, a primeira coisa que se faz é abrir as janelas (seja Verão ou Inverno) para arejar...

                        Tenho de pensar num desumidificador... Mais uma coisa para gastar electricidade....

                        Comentário


                          #13
                          Suponho que tenhas aquecimento em casa. Se for o caso, trata-se de renovação do ar deficiente.
                          Ao abrires a janela para arejar a casa, vais expulsar o ar humido que tens dentro de casa, mas vai entrar ar frio e humido.

                          Um sistema de Ventilação Mecânica Controlada (VMC) com recuperação de calor resolve o problema. Por uns 1000 euritos já metes um sistema bom desses em todas as divisões da casa. Claro que o pagamento do dito sistema VMC é da responsabilidade do senhorio.

                          Um sistema VMC expulsa o ar humido de dentro de casa e vai buscar ar fresco à rua, mas o ar da rua passa por umas resistências elétricas, aquecendo-se e desumidificando-se antes de entrar na divisão.

                          Para além disto, convém forrar as paredes que dão para a rua com Placas Kerdi-Board (impedem que entre humidade em casa).

                          Soluções temporárias (dura o inverno, mas no inverno seguinte volta a aparecer):

                          1) Lavar com produto próprio para bolores marca UHU
                          2) Dar duas demãos de pintura CIN Vynacril (própria para humidades, fungos e bolores)
                          3) Um BOM desumidificador elétrico a funcionar umas valentes horas todos os dias
                          4) Abrir a janela durante o dia, pelo menos uma hora

                          No inverno seguinte repetir o processo.

                          Ou então forras as paredes com placas Kerdi-Board e metes o sistema VMC e resolves o problema de vez.
                          Editado pela última vez por MVA; 25 November 2014, 14:11.

                          Comentário


                            #14
                            De qualquer forma vai aqui expor a tua situação:

                            Fórum da Casa - Todas as Discussões

                            (passe a publicidade)

                            Comentário


                              #15
                              O aquecimento central raramente é ligado, pois os custos são altíssimos. No pico do inverno, tenho um aquecedor a óleo que liga-se por volta das 22h/23h e desliga-se à 01h e volta a ligar-se às 06h e desliga-se por volta das 08h.

                              Todas as soluções permanentse parecem-me muito caras e duvido que o senhoria alinhe nisso. O mais provável é procurar outra casa, se esta situação se mantiver.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                Ora bem, vamos lá a ver se não escrevo asneiras...
                                Há uns tempos, longos tempos creio eu, o AKi dava umas fichas de bricolage interessantes e numa delas creio que se explicava a origem desses bolores. Se não me engano resultam do facto do ar quente subir e, em contacto com zonas mais frias ( esquina do teto com a parede, paredes junto a janelas) o ar condensa, origina pequenas goticulas de água e daí ao aparecimento dos fungos...vai um instante.
                                Solução:
                                Arejar frequentemente as divisões da casa,utilizar um desumidificador ( depois de limpar o bolor) poderá ajudar. Mais dicas aqui:

                                Cincia@Bragana
                                Verdade, mas há mais alguns conceitos interessantes para se perceber melhor estes fenómenos:

                                Como sabem as paredes têm diversos tipos de isolamento. O problema são quase sempre os pilares e outras zonas estruturais de betão ("esquinas", topos das paredes, etc). Essas zonas são "pontes térmicas" e são habitualmente pontos frios.

                                O que acontece é que o ar humido ao tocar nesses pontos tende a condensar - tal como acontece numa janela de noite, ponto frio e com menos isolamento.

                                E é por isso que a maioria dos bolores aparece nos cantos superiores das paredes/tecto e nos pilares. Quando surge um padrão desses é quase sempre condensação e não infiltração.

                                Limpar com lexivia; aplicar um liquido anti-bolor; deixar secar bem; se necessário repintar com tinta apropriada.

                                Como esses pontos serão sempre frios (é estrutural, infelizmente) o ideal é manter os níveis de humidade baixos. Comprar um desumidificador e ir controlando a humidade. Luz solar ajuda geralmente... daí que virado a norte é pior, nunca recebe luz directa.

                                Edit: podes comprar um daqueles aparelhos de secretária que mede a temperatura e humidade, são baratos. Ficas com uma ideia do que se passa na tua casa... O ideal é andar nos 60 a 75% no inverno. Se estiver tempo chuvoso é quase impossível.
                                Editado pela última vez por Vocsa; 25 November 2014, 14:29.

                                Comentário


                                  #17
                                  se já abres a janela durante o dia resta mesmo o desumidificador como solução mais em conta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    o problema a meu ver, além do óbvio bolor, é que sendo uma construção de 5/6 anos já devia ter um mínimo de qualidade. uma construção desse tempo não pode/deve ter pontes térmicas nas zonas de pilares e vigas! isso é culpa ou do construtor que não cumpriu com o projecto ou do projecto térmico que não assumia isolamento nessas zonas, o que eu duvido. sem isolamento nessas zonas e por mais tintas xpto, a humidade vai sempre aparecer a curto / medio prazo. solução definitiva neste caso mas que implicaria todo o condominio era pôr sistema capoto pelo exterior do predio.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                      se já abres a janela durante o dia resta mesmo o desumidificador como solução mais em conta.
                                      Um bom desumidificador custa mais de 200 euros, não é propriamente em conta, mas ajuda muito, podendo mesmo resolver de vez o problema.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rpb Ver Post
                                        o problema a meu ver, além do óbvio bolor, é que sendo uma construção de 5/6 anos já devia ter um mínimo de qualidade. uma construção desse tempo não pode/deve ter pontes térmicas nas zonas de pilares e vigas! isso é culpa ou do construtor que não cumpriu com o projecto ou do projecto térmico que não assumia isolamento nessas zonas, o que eu duvido. sem isolamento nessas zonas e por mais tintas xpto, a humidade vai sempre aparecer a curto / medio prazo. solução definitiva neste caso mas que implicaria todo o condominio era pôr sistema capoto pelo exterior do predio.

                                        Não. "Basta" colocar placas Kerdi-Board como eu referi num post acima, isolando assim pelo interior (ou pladur hidrofugo com lã-de-rocha no interior com papel-kraft). Isolar também entre o pavimento e a parede, na esquina (zona do rodapé) com uma banda plástica própria da Webber, que deve ser colada com fita-adesiva anti-humidade.

                                        Pelas fotos não consegui perceber se a caixa de estore é por dentro. Se for por dentro tem de ser isolada com cortiça.

                                        E acredita, a maioria dos prédios recentes não tem o mínimo de qualidade. Tudo o que não esteja à vista do comprador (isolamentos, impermeabilizações, colas, etc.) é para poupar ao máximo. Esta é a máxima dos construtores nacionais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          essas soluções que referes e que são aceitáveis escondem o bolor não o resolvem. há uma ficha térmica que o prédio tem, que deve dizer o isolamento que existe dentro de paredes. se mais gente tiver o mesmo problema, o condomínio que mande fazer uma perícia. eu, em primeiro lugar tento resolver os problemas, e só em ultimo caso sem outra opção os tento esconder. imagina uma parede daqui a dez anos cheia cheia de bolor escondida por uma placa de pladur e lá de rocha...

                                          é que isto pode ser mais que condensação interior-exterior. pode ser humidade que é puxado de fora para dentro através do betão da estrutura.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                            Faz o seguinte: Lava bem as paredes com lixivia.
                                            NADA DISSO !!! Há algum Le roy Merlin na tua zona ? Eles comercializam um liquido da UHU que faz maravilhas nas paredes com humidade, basta pulverizares e aquilo desaparece tudo a olhos vistos em 10 minutos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                              NADA DISSO !!! Há algum Le roy Merlin na tua zona ? Eles comercializam um liquido da UHU que faz maravilhas nas paredes com humidade, basta pulverizares e aquilo desaparece tudo a olhos vistos em 10 minutos.
                                              Leroy Merlin não há, mas há um AKI. Vou passar por lá a ver se vejo esse UHU. Há uns meses aplicamos um produto, mas já não me lembro da marca.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acredita que fez maravilhas nas minhas paredes, basta pulverizar no bolor, NÃO precisas lavar antes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sera isto: REMOVEDOR BOLOR FUNGOS UHU 500 | Aki

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Exacto. Foi esse que foi aplicado. Resulta muito bem na hora, mas não preveniu o reaparecimento...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para o reaparecimento já uso um do Lidl, mas não conhecia para o tratamento. Já agora, é preciso esfregar?, ou é só pulverizar?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aquilo ao pulverizar, desfaz o bolor quase na hora, mas depois escorre e tem que se limpar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A minha recomendação:

                                                          1º) remover e limpar bem num dia de sol.
                                                          2º) 2 de mão de tinta VINYLMATT da CIN.

                                                          Não me perguntem qual é o aditivo anti-fungos usado pela CIN mas funciona. Mesmo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                            NADA DISSO !!! Há algum Le roy Merlin na tua zona ? Eles comercializam um liquido da UHU que faz maravilhas nas paredes com humidade, basta pulverizares e aquilo desaparece tudo a olhos vistos em 10 minutos.
                                                            Há 2 anos contratei uma empresa para me fazer um isolamento de um terraço, e o Engº lá da empresa tinha um líquido numa embalagem de Glassex anti-fungos que se comprava em bidãos de 5 litros. Ele não me disse o nome, só me disse que só se comprava em grandes quantidades. Aquilo tem um cheiro muito forte, é parecido com lixívia mas não é lixívia, só te digo que ele pulverizou aquilo numa zona extremamente problemática da minha casa, fruto de infiltrações porque o telhado passou um Inverno com telhas partidas, (aliás, essas fotos ao pé do que se passou em minha casa não são nada), e o bolor passou a amarelo, depois sem eu ter de fazer NADA, desapareceu e nunca mais reapareceu, e essa zona criava muito bolor pois é uma parede sem isolamento e nem sequer é dupla....

                                                            Agora tenho de lhe pedir se ele me vende um litro daquilo para tratar dos tectos para pintar, pois não faço ideia o que seja nem onde se vende, mas só te digo, é maravilhoso, não só limpa tudo sem ter de lhe mexer, como mata o fungo em profundidade prevenindo o reaparecimento. Se ele se chibar e me disser o que é, eu venho cá dizer.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X