Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Esclavagismo profissional

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Esclavagismo profissional

    Bom dia a todos!

    Acham que trabalhar 8 horas diárias por 500€ liquidos e terem que ser sujeitados a mais 3 ou 4 horas extraordinárias pagas a 3€ ou o que for é escravagismo?
    Ainda por cima quando não as podem/querem fazer serão excluidos, tratados de forma incorrecta?
    Falando de trabalho fisico, onde as 8 horas já serão demais. Como por exemplo embalamento.

    Acham que, por exemplo, a entidade patronal dirigir-se a vós com :

    " Há muitos na lista para entrar "
    " És uma merd*"

    etc?

    Quais serão os limites?

    Cumprimentos,
    Miguel.

    #2
    É o que mais acontece nos dias de hoje

    Comentário


      #3
      Bem, eu se escrevesse num título dum tópico escravagismo em vez de esclavagismo, merecia umas chicotadas!

      Comentário


        #4
        É o pão nosso de cada em muitas empresas portuguesas.

        Qual o espanto?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
          Bom dia a todos!

          Acham que trabalhar 8 horas diárias por 500€ liquidos e terem que ser sujeitados a mais 3 ou 4 horas extraordinárias pagas a 3€ ou o que for é escravagismo?
          Ainda por cima quando não as podem/querem fazer serão excluidos, tratados de forma incorrecta?
          Falando de trabalho fisico, onde as 8 horas já serão demais. Como por exemplo embalamento.

          Acham que, por exemplo, a entidade patronal dirigir-se a vós com :

          " Há muitos na lista para entrar "
          " És uma merd*"

          etc?

          Quais serão os limites?

          Cumprimentos,
          Miguel.
          Agora a sério, esse tipo de insultos não é sequer permitido por lei. Provavelmente a ideia - além da evidente falta de respeito, educação e nível - é fazer os funcionários rodarem. São empresas que estão condenadas ao insucesso ou estagnação...

          Isto é interessante por exemplo:

          Seth's Blog: The tragedy of the last 10%

          The last 10% costs your workers the chance to make a decent living, it costs your suppliers the opportunity to treat their people with dignity, and it costs you your reputation.
          The last 10% isn't worth it.
          We're not going to remember how cheap you were. We're going to remember that you let us down.

          Comentário


            #6
            Cada vez é o que se vê mais.
            Com o nível de desemprego e desempregados, há sempre alguém na lista para entrar e nos substituir.
            Esclavagismo era se não te pagassem. Agora se te pagam, apesar de pouco para as funções executadas, é daquelas coisas que qualquer trabalhador se tem de sujeitar, porque na realidade, nunca se recebe o que se acha correcto para as funções executadas.

            Isto dava pano para mangas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
              Bom dia a todos!

              Acham que trabalhar 8 horas diárias por 500€ liquidos e terem que ser sujeitados a mais 3 ou 4 horas extraordinárias pagas a 3€ ou o que for é escravagismo?
              Ainda por cima quando não as podem/querem fazer serão excluidos, tratados de forma incorrecta?
              Falando de trabalho fisico, onde as 8 horas já serão demais. Como por exemplo embalamento.

              Acham que, por exemplo, a entidade patronal dirigir-se a vós com :

              " Há muitos na lista para entrar "
              " És uma merd*"

              etc?

              Quais serão os limites?

              Cumprimentos,
              Miguel.

              empresários de merd*

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                É o que mais acontece nos dias de hoje

                Até se fica com a impressão que antigamente era melhor...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                  empresários de merd*
                  Acho que não tem a ver com a qualidade de empresários mas sim com a sua qualidade enquanto pessoas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                    Acho que não tem a ver com a qualidade de empresários mas sim com a sua qualidade enquanto pessoas.
                    Penso que esses dois aspetos não deviam ser dissociáveis, pelo menos não foi essa a educação que recebi do meu paizinho.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                      Acho que não tem a ver com a qualidade de empresários ...
                      também na visão de empresário

                      porque ninguém diga que trabalha com prazer e motivação por um salário de miséria

                      basta comparar 2 funcionários com as mesmas funções um a ganhar 500 e outro 700 e a ver quem produz mais

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                        Penso que esses dois aspetos não deviam ser dissociáveis, pelo menos não foi essa a educação que recebi do meu paizinho.
                        Exatamente. Se uma pessoa tem principios, esses principios são para aplicar em todos os aspetos da sua vida. Conheço empresários que aparentam ser umas jóias de pessoa para os amigos e, no entanto, tratam os seu trabalhadores abaixo de cão.

                        Comentário


                          #13
                          essa pessoa merece um pedaço de ***** nos puxadores das portas do carro

                          Comentário


                            #14
                            " És uma merd*"
                            Ele merece é ir à falência e ter de arranjar trabalho onde seja tratado duas vezes pior.

                            Um patrão ou chefe que me dissesse isso levava logo com uma coisa nos cornos, é daquelas coisas que por muito que precisasse do trabalho ou do salário não pensaria duas vezes. Duvido que o voltasse a fazer com mais alguém.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post

                              Acham que, por exemplo, a entidade patronal dirigir-se a vós com :

                              " Há muitos na lista para entrar "
                              " És uma merd*"

                              etc?

                              Quais serão os limites?
                              Isto chama-se assédio moral. Tem um enquadramento legal e se o conseguires provar tens um caso para o tribunal de trabalho.

                              Não é uma questão de ser aceitável ou não, é ilegal. A lei protege-te sem quaisquer custos.

                              Acho que temos todos a obrigação de mudar situações como essas.

                              Assedio Moral Online - O Seu site de apoio e informação

                              Não te fiques.

                              Comentário


                                #16
                                Se calhar, na maioria das vezes, um patrão não diz "és uma merd." A não ser que seja um patrão daqueles mesmo reles.
                                Talvez digam, "és um incompetente", "não vales o salário que ganhas", és pior que um trolha" e por aí fora.
                                Há muita maneira de dizer "és uma merd.".

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                  Cada vez é o que se vê mais.
                                  Com o nível de desemprego e desempregados, há sempre alguém na lista para entrar e nos substituir.
                                  Esclavagismo era se não te pagassem. Agora se te pagam, apesar de pouco para as funções executadas, é daquelas coisas que qualquer trabalhador se tem de sujeitar, porque na realidade, nunca se recebe o que se acha correcto para as funções executadas.

                                  Isto dava pano para mangas.
                                  Os negro que trabalhavam nos campos de algodão também recebiam ordenado ..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Só cheguei a ter um patrão que me fez sair completamente do sério. Não utilizava essas palavras, mas lá tinha os seus métodos. Era mas mais o escrutinar TODO o nosso trabalho, o pegar por causa de uma vírgula, o facto de estar na fábrica a explicar algum desenho ao pessoal, quando inicialmente tinha sido ele a sugerir isso mesmo, o atrasar a assinatura do contrato de trabalho, etc etc. Resumindo: passados 3 meses saí de lá, a menos de 1 mês de me casar. Passados 2 meses estava a trabalhar perto de casa.
                                    Outro caso, foi quando apresentei carta de demissão para ir para outro sitio, mais aliciante, o patrão levou isso a peito e quase que me colocou fora da empresa. Antes de aceitar tinha falado com ele, não conseguiu/quis acompanhar a proposta. Depois passou-se dos carretos. Mas ok, pagou tudo direitinho, sem stress. Mais tarde chegámos a encontrarmo-nos e correu tudo bem.
                                    De resto, não tenho grandes queixas a nível de patrões, mas já tive algumas histórias relativamente a algumas chefias. Por vezes esquecem-se que são funcionarios também, e depois, as coisas dão para o torto. Karma is a bitch.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pior do que os patrões são os "chefes".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Patrão que me mande à m*** vai logo recambiado para a p** que o p***

                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        Isto chama-se assédio moral. Tem um enquadramento legal e se o conseguires provar tens um caso para o tribunal de trabalho.

                                        Não é uma questão de ser aceitável ou não, é ilegal. A lei protege-te sem quaisquer custos.

                                        Acho que temos todos a obrigação de mudar situações como essas.

                                        Assedio Moral Online - O Seu site de apoio e informação

                                        Não te fiques.
                                        O problema passa precisamente por conseguir provar estes casos. É que na esmagadora maioria dos casos os colegas de trabalho que testemunham estas situações recusam-se a ir ao tribunal do trabalho falar contra o patrão, pois têm medo do lugar deles também ficar em risco.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Escravagismo.

                                          Não sei porquê mas gosto da palavra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                            Bem, eu se escrevesse num título dum tópico escravagismo em vez de esclavagismo, merecia umas chicotadas!
                                            Porquê?! "Escravagismo" está correcto. Aliás, etimologicamente falando "escravagismo" é mais correcto do que "esclavagismo". Esta última não passa de um galicismo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                              Porquê?! "Escravagismo" está correcto. Aliás, etimologicamente falando "escravagismo" é mais correcto do que "esclavagismo". Esta última não passa de um galicismo.
                                              Como nunca ouvi de outra maneira, pensei que fosse uma grande calinada. Apesar de o Google corrigir imediatamente para esclavagismo, parece-me que escravagismo é mais usado no Brasil. Após pesquisa verifico que as duas maneiras são aceites. Eu estava errado ao insinuar a calinada, mas vou continuar a dizer esclavagismo que é muito mais frequente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                Como nunca ouvi de outra maneira, pensei que fosse uma grande calinada. Apesar de o Google corrigir imediatamente para esclavagismo, parece-me que escravagismo é mais usado no Brasil. Após pesquisa verifico que as duas maneiras são aceites. Eu estava errado ao insinuar a calinada, mas vou continuar a dizer esclavagismo que é muito mais frequente.
                                                No Brasil usa-se "Escravismo". Uma terceira grafia também correcta.

                                                Se não estou em erro, claro. A nossa língua é dada a muito equívoco...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                  Bom dia a todos!

                                                  Acham que trabalhar 8 horas diárias por 500€ liquidos e terem que ser sujeitados a mais 3 ou 4 horas extraordinárias pagas a 3€ ou o que for é escravagismo?
                                                  Ainda por cima quando não as podem/querem fazer serão excluidos, tratados de forma incorrecta?
                                                  Falando de trabalho fisico, onde as 8 horas já serão demais. Como por exemplo embalamento.

                                                  Acham que, por exemplo, a entidade patronal dirigir-se a vós com :

                                                  " Há muitos na lista para entrar "
                                                  " És uma merd*"

                                                  etc?

                                                  Quais serão os limites?

                                                  Cumprimentos,
                                                  Miguel.
                                                  Esclavagismo profissional significa que é obrigado/forçado a trabalhar e és privado de exercer outra profissão (como aquelas pessoas que são raptadas para irem trabalhar nas vinhas em França ou nas quintas em Espanha 16h/dia, onde só lhes dão a comida e metem-nos a dormir com os porcos e com as vacas).

                                                  No teu caso, pode mandar o teu patrão à ***** e procurares emprego noutro lado, emigrares, ires estudar, abrires a tua própria empresa, etc.

                                                  Tens n opções e todas elas têm como pilar fundamental e subjacente a tua liberdade intrínseca. A ultima coisa que tu és é um escravo profissional.

                                                  Tens também a opção de te queixares num forum ou no FB.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                    Esclavagismo profissional significa que é obrigado/forçado a trabalhar e és privado de exercer outra profissão (como aquelas pessoas que são raptadas para irem trabalhar nas vinhas em França ou nas quintas em Espanha 16h/dia, onde só lhes dão a comida e metem-nos a dormir com os porcos e com as vacas).

                                                    No teu caso, pode mandar o teu patrão à ***** e procurares emprego noutro lado, emigrares, ires estudar, abrires a tua própria empresa, etc.

                                                    Tens n opções e todas elas têm como pilar fundamental e subjacente a tua liberdade intrínseca. A ultima coisa que tu és é um escravo profissional.

                                                    Tens também a opção de te queixares num forum ou no FB.
                                                    Leste em algum lado que me estou a queixar?

                                                    Estou a puxar um tema, que não tem necessariamente de ser da minha vida privada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                      Leste em algum lado que me estou a queixar?

                                                      Estou a puxar um tema, que não tem necessariamente de ser da minha vida privada.
                                                      Pronto, peço desculpa se ofendi. Genericamente falando, há sempre alternativas a ter de aturar um patrão idiota que te paga mal.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Este tópico sem o Andrepinto é uma grande seca.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                          Pronto, peço desculpa se ofendi. Genericamente falando, há sempre alternativas a ter de aturar um patrão idiota que te paga mal.
                                                          Nem toda a gente tem as mesmas armas.

                                                          Seja por falta conhecimento, informação ou outras vicissitudes da vida: família, saúde, personalidade, tantas outras.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já tive de ouvir bem pior, e por SMS, enquanto reclamava por salários em atraso. Na altura fui falar com um advogado e mostrei-lhe as provas todas para seguir com o processo. Até lhe disse que tinha muito dinheiro e que pagava o que fosse (era mentira, estava a passar um mau bocado) e fui desencorajado a seguir com isso para a frente. Não paguei a consulta do advogado, ele não a quis receber a não ser que eu quisesse mesmo seguir com o processo. Deixei andar e durante uns tempos ainda pensei em arranjar outro advogado, mas as coisas lá se foram compondo e eu também não ganhava assim tão mal quanto isso...

                                                            Hoje em dia há organismos os quais as pessoas se podem valer quando se sentem lesadas, principalmente no que refere aos salários. O ACT (por aquilo que me foi comunicado pelos mesmos) tem um empresso próprio onde se pode apresentar uma reclamação endereçada a estes e outro à entidade patronal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X