Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A palavra mais persuasiva do mundo, segundo a ciência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A palavra mais persuasiva do mundo, segundo a ciência

    Uma palavra simples e que usa todos os dias tem poderes quase mágicos, garante um autor norte-americano com base em estudos de psicologia


    No livro agora lançado "Palavras Mágicas: A Ciência e os Segredos por trás de Sete Palavras que Motivam, Envolvem e Influenciam", o autor Tim David explora o poder persuasivo de várias palavras e destaca uma: "porque".


    A teoria é apresentada com base num estudo dos anos 70 da Universidade de Harvard. A investigação conduzida pela psicóloga Ellen Langer começou numa fila para usar uma fotocopiadora. Educadamente, Langer tentou passar à frente: "Desculpe, tenho cinco páginas. Posso usar a fotocopiadora?" A técnica foi testada várias vezes e permitiu à psicóloga concluir que 60% das pessoas aceitavam deixá-la passar à frente unicamente com este pedido.


    Em seguida, tentou uma explicação mais específica: "Desculpe, tenho cinco páginas. Posso usar a fotocopiadora porque tenho pressa?" O simple facto de ter apresentado uma razão aumentou a taxa de sucesso para 94 por cento.


    Mas a investigação continuou com uma terceira aproximação: "Desculpe, tenho cinco páginas. Posso usar a fotocopiadora porque tenho de fazer algumas cópias?" Neste caso, a taxa registou pouca alteração: 93%. E aqui reside a surpresa: Mesmo sem apresentar uma razão - e a razão era o ter pressa, uma vez que fazer cópias é o uso da fotocopiadora... - a taxa de permissão para passar à frente menteve-se praticamente inalterada. Mas estava lá o "porque".


    Tim David sublinha, no entanto, que esta técnica só funciona para decisões de pequena monta. Quanto maior a importância do pedido, mais convicente terá de ser o seu argumento, claro. Mas para pequenas coisas, é, defende o autor, como se as pessoas se dessem por satisfeitas assim que ouvem a palavra "porque".




    A palavra mais persuasiva do mundo segundo a ciência - Visao.pt


    vou usar mais essa palavra porque sim

    #2
    Vindo da América pensei que a palavra mais persuasiva fosse mesmo... "Dollar"

    Comentário


      #3
      ou com uma glock na mão e qualquer palavra é persuasiva

      Comentário


        #4
        Para mim há 3 muito mais persuasivas: obrigado, por favor e ajuda!

        Comentário


          #5
          A mim sempre se ensinaram (e nenhuma dessas pessoas andou em Harvard, nem em qualquer Universidade) que há palavras que devemos usar muitas vezes e sem problemas porque sim: desculpa, obrigado, com licença.

          Já agora, há duas palavras que nos abrem imensas portas e nos vão ser úteis para toda a vida e são...



          E são...












          E são...



          PUXAR e EMPURRAR

          Comentário


            #6
            Pensava que era Fappening

            Comentário


              #7
              E usar o nome da pessoa com quem se está a falar. Serve mesmo muito. As pessoas adoram ouvir o seu nome e sabem que se lhes está a dirigir pessoalmente

              Exemplo: Dar os parabéns no facebook. Se eu disser "Parabéns e um abraço", pode ser para qualquer um. Mas se eu disser "Parabéns Miguel, um abraço" já é muito mais personalizado as pessoas apreciam mais.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X