Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fobia de andar de avião afeta um em cada três portugueses

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fobia de andar de avião afeta um em cada três portugueses

    Um em cada três portugueses considera ser perigoso e tem fobia de andar de avião, apesar de este ser um dos meios de transporte mais seguros do mundo, revela um estudo pioneiro em Portugal sobre a prevalência da ansiedade do voo.


    O estudo “Prevalência da ansiedade de voo numa amostra da população portuguesa”, apresentado recentemente na Ordem dos Psicólogos Portugueses e numa conferência internacional, em Malta, sobre psicologia da aviação, revela que há um conjunto de perceções que estão distorcidas, segundo Cristina Albuquerque, uma das autoras.


    “Trata-se de um estudo pioneiro em Portugal, e o interesse neste tipo de assunto é perceber como as pessoas veem o transporte aéreo. A perceção que têm de como é que, sendo um meio de transporte tão seguro, pode levar a que cerca de 30 por cento dos inquiridos considere ser perigoso andar de avião”, explicou em declarações à agência Lusa.


    De acordo com dados de segurança da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), em 2013 ocorreu um acidente por cada 2,4 milhões de voos, não querendo dizer que estes tenham sido fatais.


    Cristina Albuquerque sustentou que há a “ideia distorcida” de que num acidente aéreo “ninguém sobrevive”.


    “Temos esta realidade, que são os factos, a estatística, e de outro lado, temos a perceção do comum dos mortais de que viajar de avião é perigoso. É uma realidade distorcida”, concluiu.


    Para a psicóloga, especialista em casos de fobia de aviação há mais de 25 anos, um dos dados “mais surpreendentes” do estudo tem a ver com o facto de 71,2 % dos inquiridos evitar viagens de longo curso, mas tolerar as viagens de médio curso.


    “Verificámos que nestas últimas pessoas, 88,5% sofrem de ansiedade de voo. Há um conjunto de comportamentos que o passageiro aéreo tem e que são influenciados por uma ansiedade de voo latente”, sublinhou.


    Cristina Albuquerque referiu ainda que há muitas pessoas que recorrem aos medicamentos ou a bebidas alcoólicas para suportarem as viagens de avião, mas outras há que desistem de embarcar, optando por não enfrentar a sua fobia.


    A psicóloga exemplificou com um caso de uma pessoa que, por seis vezes consecutivas, embarcou e saiu dos voos, remarcando-os posteriormente e, só depois de um tratamento, conseguiu fazer uma viagem de negócios “importantíssima e que ia mudar o seu rumo profissional”.


    De acordo com a especialista, há pessoas que prejudicam as suas vidas, familiares e profissionais, devido à fobia que têm em andar de avião, contando que há luas de mel “que acabam mesmo antes de começar, pois os noivos, tanto homens, como mulheres, saem do avião ou nem sequer chegam a passar do check-in”.


    Segundo Cristina Albuquerque, esta fobia é desencadeada por um conjunto de causas, já que não se pode dizer que a pessoa “ganhou medo de viajar de avião ou depois de ter tido um acidente ou ainda de ter apanhado um grande susto”.


    “Na maior parte dos casos, como os acidentes são raros, não são estes que estão na base do desenvolvimento da fobia”, considerou, adiantando que, normalmente, se trata de pessoas “mais sensíveis e mais ansiosas em relação a tudo na vida, não sendo o avião a exceção”.


    Cristina Albuquerque sublinhou ainda que o facto de não se deter o controlo depois de escolhida a viagem, destino, companhia aérea e horário, leva muitas pessoas a desencadear esta fobia.


    “Entramos no aeroporto e não controlamos mais nada. Não sabemos se o avião vai partir a horas, não sabemos quem vai no ‘cockpit’ a comandar, temos de nos colocar à mercê de um conjunto de procedimentos e pessoas que não controlamos, e isto é gerador de muita ansiedade em algumas pessoas. Há uma ausência total de controlo”, explicou.


    O estudo vai ser apresentado no fim de semana de 13 e 14 de dezembro no ciclo de conferências alusivas ao centenário da aviação comercial, que se assinala este ano, promovido pelo município de Seia, e que irá decorrer na Casa Municipal da Cultura em Seia, na Guarda.


    Diário Digital com Lusa

    Fobia de andar de avião afeta um em cada três portugueses | Saúde | Diário Digital

    #2
    já eu só tenho fobia de marcar voos na TAP e depois ficar a arder.

    Comentário


      #3
      Normal. Viajar de avião em massa em Portugal é um fenómeno relativamente recente.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
        já eu só tenho fobia de marcar voos na TAP e depois ficar a arder.
        Inscreve-te no Sindicato dos Utentes e vai para a luta, camarada!

        Comentário


          #5
          Eu encaixo no perfil! Detesto andar de avião, sabendo que é o transporte mais seguro do mundo. Evito viagens acima das 3h. Para mim os dias que antecedem a viagem são um caos.

          Comentário


            #6
            Por acaso nunca tive problemas em andar de avião..... antes de ser Pai. Estava bem lixado se não gostasse de andar e ter ido para a Austrália de lua de mel...

            Depois que fui Pai e apesar de não ter tido necessidade nestes 4 anos e meio de andar de avião, sinto-me "estranho" com a ideia de ter que andar de avião.

            Comentário


              #7
              Ainda bem que não somos os Estados Unidos ou outro país de dimensão semelhante. Caso contrário, esta altura do Natal seria dramática para muita gente.

              Comentário


                #8
                A única coisa boa que o transporte aéreo tem, é o de poder percorrer longas distâncias em relativo pouco tempo, tirando isso é a maior seca que pode haver em transportes.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                  Por acaso nunca tive problemas em andar de avião..... antes de ser Pai. Estava bem lixado se não gostasse de andar e ter ido para a Austrália de lua de mel...

                  Depois que fui Pai e apesar de não ter tido necessidade nestes 4 anos e meio de andar de avião, sinto-me "estranho" com a ideia de ter que andar de avião.
                  Aconteceu-me o mesmo, desde que fui pai a viagem de avião faz-me alguma espécie, e principalmente depois de viajar com ela (tem 3 anos). Mas depois penso na minha irmã que é mãe e hospedeira de bordo...

                  Comentário


                    #10
                    Tenho mais medo se ficar nos assentos em que vejo a asa se for lá na frente custa menos.

                    Comentário


                      #11
                      Depois de ver Mayday desastres aéreos fiquei com alguma relutância, mas medo de andar não tenho, tenho é medo que caia

                      Comentário


                        #12
                        Medo não, mas "rezo a todos os santinhos" que não seja o meu a cair. Sim, porque eles de vez em quando caem.

                        Onde me sinto mais desconfortável é na descolagem, de resto é tranquilo.

                        Comentário


                          #13
                          Odeio andar de avião.

                          Comentário


                            #14
                            Acho que helicóptero é mais perigoso, nem dá para planar...

                            Comentário


                              #15
                              Que percentagem de Portugueses já andou de avião ? 5% ?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                Que percentagem de Portugueses já andou de avião ? 5% ?
                                Mais...principalmente desde que até a emigrantada tradicional começou a aderir ao transporte aéreo. Ainda assim continua a ser visto com desconfiança..."ai não, não...nada como os pézinhos assentes na terra". Como disse, apesar de tudo ainda é uma modernice que só se massificou por estas bandas nos últimos 20 anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                  Que percentagem de Portugueses já andou de avião ? 5% ?
                                  No tempo das colónias havia muitos portugueses a andar de avião, a ir de cá para lá e volta, mas sobretudo dentro de Angola e de Moçambique. Era muito normal ir de Nova Lisboa (por exemplo) a Luanda fazer compras ou tratar de um documento qualquer. Depois houve um hiato grande que coincidiu com o fim das colónias e o pós-crise do petróleo, em que andar de avião era muito caro. Essa realidade mudou completamente de há 15 anos para cá com a descida dos preços e as lowcost.

                                  Ter receio de andar de avião é muito natural. Afinal, aquilo é uma lata de sardinhas a 10km de altitude! Mas daí a ter fobia propriamente dita vai uma grande distância.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não me assusta, mas tenho uma pessoa muito próxima (mana) que treme só de ouvir falar! Antes de entrar no dito... 2 comprimidos goela abaixo!

                                    Situações curiosas que conheço/observo:
                                    Casais que nunca viajam juntos para, em caso de acidente fatal, os filhos não ficarem órfãos de ambos os pais!
                                    Tentar ficar sempre junto das saídas de emergência ou portas;
                                    Prestar sempre muita atenção aos procedimentos de emergência, apesar de já os saber de cor e salteado!
                                    Começar a rezar baixinho logo ao primeiro "poço de ar";
                                    Suar desalmadamente, sobretudo das mãos, toda a viagem;
                                    Beijar o chão, tipo papa, depois de uma viagem horrível (isto fui eu);
                                    Chorar praticamente toda uma viagem;
                                    Mal se sentar, adormecer e fazer assim toda a viagem, seja longa ou curta;
                                    Passar o tempo todo a tentar "engatar" a hospedeira...

                                    Comentário


                                      #19
                                      As pessoas tem medo de andar de avião mas não se importam nada de andar de carro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                        Que percentagem de Portugueses já andou de avião ? 5% ?
                                        Não faço ideia, mas apostava que falta aí um zero! Diria antes 50%

                                        Exagero? Talvez, mas conheço centenas (para não dizer milhares) de pessoas de diferentes idades e estratos sociais e poucas são as que nunca viajaram de avião, desde militares e retornados, a pessoas que foram uma vez à Madeira ou aos Açores, a miúdos da escola ou até mesmo uns velhotes lá da minha terra que até são analfabetos e foram visitar a família emigrada no Luxemburgo!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Uma vez em plena França, num comboio, conheci um casal Holand~es que ia para... Portugal. Isto em viagem de negócios, ramo das vendas.

                                          Achei estranho mas lá me confidenciaram que ao fim de n viagens de avião tiveram uma daquelas em que tudo voou... dentro do avião. Tempestade sobre os Alpes... lol. Nunca mais voaram na vida.

                                          Normalmente não tenho grande receio mas aquele casal deu-me que pensar... será que uma experiência daquelas seria o suficiente para me afastar dos aviões?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                            Uma vez em plena França, num comboio, conheci um casal Holand~es que ia para... Portugal. Isto em viagem de negócios, ramo das vendas.

                                            Achei estranho mas lá me confidenciaram que ao fim de n viagens de avião tiveram uma daquelas em que tudo voou... dentro do avião. Tempestade sobre os Alpes... lol. Nunca mais voaram na vida.

                                            Normalmente não tenho grande receio mas aquele casal deu-me que pensar... será que uma experiência daquelas seria o suficiente para me afastar dos aviões?
                                            Nunca apanhaste um grande susto a andar de carro?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              Não me assusta, mas tenho uma pessoa muito próxima (mana) que treme só de ouvir falar! Antes de entrar no dito... 2 comprimidos goela abaixo!

                                              Situações curiosas que conheço/observo:
                                              Casais que nunca viajam juntos para, em caso de acidente fatal, os filhos não ficarem órfãos de ambos os pais! - Olha que é uma ideia com cabeça, além de que se pode aproveitar o facto do cônjuge estar no ar para dar a facadinha, e se forem voos da TAP há sempre desculpa "olha, o voo atrasou-se", "olha, agora foi cancelado", " fizeram greve outra vez"
                                              Tentar ficar sempre junto das saídas de emergência ou portas; - o problema é que há malta que quer ficar aí, mas se calhar são os primeiros a entrar em pânico
                                              Prestar sempre muita atenção aos procedimentos de emergência, apesar de já os saber de cor e salteado! - eu costumo prestar atenção, por respeito pelo trabalho deles em mostrar como é
                                              Começar a rezar baixinho logo ao primeiro "poço de ar";
                                              Suar desalmadamente, sobretudo das mãos, toda a viagem;
                                              Beijar o chão, tipo papa, depois de uma viagem horrível (isto fui eu); - mas o chão do avião ou o chão do aeroporto? Já vi foi darem um beijo na mão e tocarem na porta do avião à saída para a manga de desembarque. Foste tu também?
                                              Chorar praticamente toda uma viagem;
                                              Mal se sentar, adormecer e fazer assim toda a viagem, seja longa ou curta; - já assisti a terem de acordar uma tipa quando o avião parou totalmente, ela não acordou com nada... seria efeitos de medicamentos?
                                              Passar o tempo todo a tentar "engatar" a hospedeira... - vamos, conta lá o resto da história
                                              Faltou-te aí:
                                              Palmas após a aterragem.
                                              Perguntar "o que foi isto" a cada barulho que se ouve (e às vezes é o puto do banco de trás)
                                              Ir ao WC de 5 em 5 minutos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                será que uma experiência daquelas seria o suficiente para me afastar dos aviões?
                                                Eu adoro turbulência. :D Uma vez a aterrar no Porto em noite de tempestade, estava muito turbulento e só aterrou à segunda tentativa. Eu a adorar e o resto da tugalândia a benzer-se e quase a telefonar à mãe a despedir-se.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já perdi o medo a algum tempo, mas às vezes ainda me passa o pior pela cabeça...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Agora estou mais terrestre, mas já devo ter voado umas 100 vezes na minha vida. Houve uma fase em que fazia pelo menos 2 voos por mês na Europa. Portanto já vi muita coisa. Assisti uma vez a um fulano que teve que levar a esposa em ombros para fora do avião no fim da viagem porque ela tinha-se encharcado em calmantes e não conseguia manter-se acordada. Outra vez foi uma fulana que entrou em pânico (sem razão aparente) e teve que ser manietada pelas hospedeiras. Uma vez aterrámos meio de lado no Faial por causa do vento e a senhora que estava ao meu lado vomitou! Os meus sapatos que o digam!
                                                    Mas a pior viagem que fiz foi numa ida para Marselha num daqueles aviões pequenos da PGA. Apanhámos mau tempo durante quase toda a viagem e houve uma altura em que faltou a luz dentro da cabine durante uns bons 10 ou 15 segundos. Só se ouvia gente a gritar!

                                                    Mas se formos a ver bem acho que nunca estive em situação de real perigo. O grande problema é que a percepção de risco é muito maior que o risco real. O exemplo mais flagrante disso é a turbulência. As pessoas ficam aflitas quando há turbulência mas na verdade não há qualquer risco acrescido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu adoro voar.
                                                      Há uns anos era completamente aficcionado, hoje em dia tenho muito menos paciência mas continuo a adorar.
                                                      Tenho uns poucos colegas com medo de voar, mas é quase incompatível com a profissão. Eu pessoalmente tenho alturas em que tenho voos todas as semanas, se tivesse medo havia de passar logo...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                        Eu adoro voar.
                                                        Há uns anos era completamente aficcionado, hoje em dia tenho muito menos paciência mas continuo a adorar.
                                                        Tenho uns poucos colegas com medo de voar, mas é quase incompatível com a profissão. Eu pessoalmente tenho alturas em que tenho voos todas as semanas, se tivesse medo havia de passar logo...
                                                        Há gente que quanto mais voa mais medo tem de voar. Tenho um colega que perdeu uma excelente oportunidade de trabalho à conta disso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu fico super enjoado a andar de avião. nem sei como resolver isto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                                                            Eu fico super enjoado a andar de avião. nem sei como resolver isto.
                                                            Há medicamentos para isso. Quando era miúdo e fazíamos grandes viagens de carro (14+h) costumávamos tomar um chamado Dramin.
                                                            Eu até não enjoava muito, mas meu irmão era um relógio. Batia a primeira hora de estrada, virava o barco.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X