Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ataque talibã faz 126 mortos. Porquê agora? Porquê uma escola?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ataque talibã faz 126 mortos. Porquê agora? Porquê uma escola?

    Trata-se de um dos ataques mais letais na região. Maioria das vítimas são crianças.


    "Escolhemos atacar uma escola do exército porque o Governo está a atacar as nossas famílias e as nossas mulheres. Queremos que sintam a dor." Foi assim que Mohammed Khurasani, o porta-voz do grupo Tehreek-e-Taliban Paquistão (TTP), justificou pelo telefone aos jornalistas o ataque da manhã desta terça-feira a uma escola militar em Peshawar, no Paquistão.


    Como se explica este atentado?


    1. RETALIAÇÃO CONTRA O EXÉRCITO
    O ataque provocou pelo menos 126 mortos, na maioria crianças, mas a decisão de atacar uma escola não foi inocente. Uma das razões para o ataque, um dos mais letais de sempre na região, foi dada directamente por Khurasani: "O ataque é uma resposta a Zarb-e-Azab, à morte dos lutadores Talibã e ao assédio às suas famílias". Ou seja, é uma resposta às ofensivas do exército paquistanês contra os talibãs, que têm sido bem-sucedidas. Uma das mais fortes foi a de Zarb-e-Azab, no Waziristão do Norte, em junho, onde mais de 1.600 talibãs morreram, segundo a AFP. O exército garante ter limpo 90% da região dos militantes talibãs e está também a realizar outra operação perto de Peshawar, que já matou mais de 179 combatentes.


    A escolha desta escola em particular é por isso uma retaliação clara, já que grande parte das crianças serão filhas de militares. "Muitos membros dos TTP perderam membros das suas famílias e por isso dizem querer infligir dor", explica Kamal Hyder, correspondente da cadeia de televisão Al Jazeera no Paquistão. "Mas muitas pessoas comuns põem os seus filhos em escolas militares devido aos padrões mais altos de educação que estas têm. Por isso, os cidadãos normais também foram atingidos por isto."





    2. PESHAWAR, ZONA SENSÍVEL
    A cidade de Peshawar, onde vivem cerca de quatro milhões de pessoas, tem-se tornado nos últimos tempos um viveiro de talibãs, que com os seus ataques contínuos e violentos vão causando o caos. Não é por isso de admirar que a escalada de violência culmine num ataque desta dimensão, com centenas de mortos.


    Já em julho de 2013, o "New York Times" escrevia sobre o domínio talibã em Peshawar, dizendo que os militantes têm atacado a cidade "uma vez por dia, em média, nos últimos cinco meses, segundo as estatísticas do governo da província. "Isso corresponde a cerca de metade dos episódios [de violência] militante na [província de] Khyber-Pakhtunkhwa".





    3. A DEFESA DA EDUCAÇÃO ISLÂMICA E A RELAÇÃO COM MALALA
    Ahmed Rashid, jornalista paquistanês, apontou ainda outras duas possíveis razões que não podemos excluir para explicar este ataque. Numa entrevista à BBC, Rashid declara que "não podemos esquecer que Malala tem recebido prémios por todo o mundo e acabou de ganhar o prémio Nobel". Os talibãs que balearam a jovem Malala Yousafzai, defensora do direito à educação, pertencem precisamente ao TTP.


    Rashid acrescenta ainda que o grupo poderá por isso querer mandar uma mensagem forte, que diz 'não gostamos do vosso sistema escolar, queremos uma escola islâmica.'





    4. AS CONSEQUÊNCIAS
    O ataque do TTP pode não ter as consequências que o grupo deseja. O ministro da Informação Pervaiz Rashid já reagiu, dizendo que os militantes não conseguirão deter a ação militar do Governo. "Vamos continuar a nossa operação contra eles, ainda com mais intensidade e maior força." A violência do ataque e o facto da maior parte das vítimas serem crianças chocam a opinião pública, que provavelmente apoiará ainda mais a ação militar a partir de agora.





    Mesmo em termos políticos, o atentado poderá servir como ponto de viragem, unindo todas as fações políticas contra os talibãs. É isso que escreve o jornalista da BBC no Paquistão Owen Bennett-Jones: "Poucas horas depois do ataque, o primeiro-ministro, Nawaz Sharif, fez uma declaração clara - algo pouco habitual - contra os atacantes. E o líder da oposição cancelou a greve que estava planeada para 18 de dezembro. Pode ser que com a morte de tantas crianças, os talibãs paquistaneses tenham conseguido unir os políticos e o exército".




    Ataque talibã faz 126 mortos. Porquê agora? Porquê uma escola? - Expresso.pt

    #2
    O que revolta nestas histórias de talibãs, estado islâmico e afins, é que os países ocidentais têm maneiras muito simples e eficazes de resolver o problema. Mas parece que está tudo emaranhado numa teia de burocracia e politiquices e ninguém quer fazer o que é preciso.

    Um missíl de cruzeiro lá para dentro das grutas onde os gajos se escondem e problema resolvido. Os americanos até os rebentam no meio do deserto só porque passaram o prazo de validade.

    Comentário


      #3
      Porque são uns animais.


      Para um animal, animal e meio. Se os republicanos ganham as próximas eleições vai haver uma mudança drástica da politica internacional. E tendo em conta o estado e desenvolvimento dos "árabes" ( em árabes incluo os malucos todos, talibãs, isis, tudo) bem é preciso.

      Comentário


        #4
        Porque pessoas com educação geralmente questionam e analizam o que lhes dizem, logo se atacarem as escolas (com um ***** de uma desculpa de gentalha sem o minimo de principios ou qualquer respeito por os seus semelhantes), os pais vão pensar 2 vezes antes de enviar os filhos para aprenderem e serem mais "criticos" (aliás basta ver o caso da Malala e semelhantes, para verem o que eles pensam da educação que não seja a controlada por eles).

        De resto acho que nem com uma bomba de neutrões se aproveitava algo!

        Comentário


          #5
          Porquê agora? Mas essa gente por acaso tem algum tipo de pensamento racional, para fazerem o que fazem?

          Comentário


            #6
            Pelo andar da carruagem qualquer dia acontecem situações similares na Europa.
            Editado pela última vez por Kamikaze11; 16 December 2014, 18:38.

            Comentário


              #7
              O problema de situações deste tipo é que, para aqueles lados, andaram todos durante décadas a assobiar para o lado e agora o extremismo está fora de controlo..

              Do tipo: Eu sei que o meu vizinho é gatuno, mas ele nunca me fez mal por isso o que ele faz é lá com ele. Um dia chego a casa e tenho a casa assaltada. Aí vou a correr à polícia a dizer que foi o meu vizinho, porque sei que ele rouba..

              Durante muito tempo, os maus da fita eram os ocidentais. Agora que estão todos uns contra os outros, os ocidentais que acudam..

              Do lado de cá nem tudo é perfeito e a atuação dos países ocidentais naqueles territórios nem sempre é muito feliz. Mas eu prefiro saber que hoje vou para casa e que o pior que me pode acontecer é furar um pneu. Já eles....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                O problema de situações deste tipo é que, para aqueles lados, andaram todos durante décadas a assobiar para o lado e agora o extremismo está fora de controlo..

                Do tipo: Eu sei que o meu vizinho é gatuno, mas ele nunca me fez mal por isso o que ele faz é lá com ele. Um dia chego a casa e tenho a casa assaltada. Aí vou a correr à polícia a dizer que foi o meu vizinho, porque sei que ele rouba..

                Durante muito tempo, os maus da fita eram os ocidentais. Agora que estão todos uns contra os outros, os ocidentais que acudam..

                Do lado de cá nem tudo é perfeito e a atuação dos países ocidentais naqueles territórios nem sempre é muito feliz. Mas eu prefiro saber que hoje vou para casa e que o pior que me pode acontecer é furar um pneu. Já eles....

                Neste momento e para evitar que aqueles problemas chegam a Europa e aos EUA era preciso combater fogo com fogo. Mas os europeus desde a segunda guerra mundial ficaram com medo e os americanos com este presidente não tomam uma posição forte.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por incrivel Ver Post
                  Neste momento e para evitar que aqueles problemas chegam a Europa e aos EUA era preciso combater fogo com fogo. Mas os europeus desde a segunda guerra mundial ficaram com medo e os americanos com este presidente não tomam uma posição forte.
                  Na Europa pensa-se que tudo se resolve com sanções económicas.
                  Até pode funcionar, em países com economias de funcionamento semelhante (Rússia), mas para aquelas zonas só à lei da bala.

                  Comentário


                    #10
                    De momento não interessa tocar no médio oriente/extemo oriente para manter os preços de petróleo baixos (leia-se a preço a que ainda seja rentável para os EUA na produção de shale oil) para manter a pressão na economia da Rússia que é dependente de exportações de petróleo (e que fica deficitária se os preços forem inferiores a 100$ /barril).

                    Só se volta a intervir militarmente em grande escala nessa zona do mundo quando interessar limitar a produção de petróleo (e consequentemente aumentar o preço).

                    Até lá, fica a guerrilha e o IS a fazer a festa pela Síria e Iraque (agora até cunham moeda própria) e os talibãs a tentarem impor a sua visão do mundo em povos que tem sofrido as atrocidades da guerra praticamente desde o primórdios da própria civilização.

                    Comentário


                      #11
                      atacam 1 escola porque sabem que as crianças não andam armadas, se eles tivessem mesmo contra o governo atacavam alvos do governo

                      isto é tudo 1 cobardia, se fossem homens iam atacar bases militares, estes são muito maus, mas devem ser como aqueles que batem em todos, e depois se metemos ele no meio contra outro gaijo, diz que afinal não vale a pena lutar

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                        atacam 1 escola porque sabem que as crianças não andam armadas, se eles tivessem mesmo contra o governo atacavam alvos do governo

                        isto é tudo 1 cobardia, se fossem homens iam atacar bases militares, estes são muito maus, mas devem ser como aqueles que batem em todos, e depois se metemos ele no meio contra outro gaijo, diz que afinal não vale a pena lutar
                        A cobardia, o facto de serem homens, a dignidade nada têm a ver com isto, eles atacam onde magoa mais seja uma base militar ou um infantário.E isto está longe de ser novidade nos confrontos desta gente.

                        Comentário


                          #13
                          Isto é uma epidemia.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sandokan83 Ver Post
                            A cobardia, o facto de serem homens, a dignidade nada têm a ver com isto, eles atacam onde magoa mais seja uma base militar ou um infantário.E isto está longe de ser novidade nos confrontos desta gente.
                            eles atacam não é onde mais magoa, é onde sabem que a resistencia é nula

                            Comentário


                              #15
                              Gostava de saber se a existir alguma divindade, concorda com esta estupidez...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                O que revolta nestas histórias de talibãs, estado islâmico e afins, é que os países ocidentais têm maneiras muito simples e eficazes de resolver o problema. Mas parece que está tudo emaranhado numa teia de burocracia e politiquices e ninguém quer fazer o que é preciso.

                                Um missíl de cruzeiro lá para dentro das grutas onde os gajos se escondem e problema resolvido. Os americanos até os rebentam no meio do deserto só porque passaram o prazo de validade.
                                Perante isto que está a acontecer com o IS e toda esta escumalha religiosa islâmica só mesmo uma operação de larga escala com recurso a armas termo-nucleares que possam incinerar e finalmente reduzir a pedra as tocas onde eles se escondem.

                                Fazer um ground-zero desses abrigos de terroristas para exemplo seria um começo mas perante gente supersticiosa - chamem-lhe fé se quiserem - que considera um impedimento para a ascensão ao paraíso ser morto por uma mulher ou comer carne de porco nada como fabricarem munição com recheio de banha de porco e bombas de banha; quando levassem com meia-dúzia de azeitonas recheadas de banha de porco teriam uma morte atroz ao saberem que o Alá iria barrar-lhes a entrada ficando eles a tocar ********* a pensar nas virgens...

                                Comentário


                                  #17
                                  Realmente há certas zonas no planeta que parece que são outro planeta.O Médio Oriente, 99%do continente Africano e algumas zonas do continente americano nem parecem zonas do planeta terra, é como se fossem outros seres.
                                  Digo isto sem qualquer conteúdo racista apenas realço as enormes diferenças entre mentalidades. Somos tão humanos como os talibãs que mataram essas crianças ou mesmo os jhadistas que executaram os reféns há uns meses no entanto às vezes parece que quando se fala do médio oriente (Síria , Afeganistão etc) se fala de um planeta algures perto da Terra.
                                  Enfim.

                                  Acho que este problema é crónico, ou seja não tem fim.Durará enquanto existir a raça humana, sendo que apenas poderá ser controlado tal como uma depressão.Uma enorme depressão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                    O que revolta nestas histórias de talibãs, estado islâmico e afins, é que os países ocidentais têm maneiras muito simples e eficazes de resolver o problema. Mas parece que está tudo emaranhado numa teia de burocracia e politiquices e ninguém quer fazer o que é preciso.

                                    Um missíl de cruzeiro lá para dentro das grutas onde os gajos se escondem e problema resolvido. Os americanos até os rebentam no meio do deserto só porque passaram o prazo de validade.
                                    O problema é que estão mais ou menos misturados com a restante população, não vivem em grutas.
                                    E qualquer ataque estrangeiro promove ainda mais radicalismo. Aliás, foram as intromissões estrangeiras que levaram ao aparecimento do radicalismo nos países árabes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Independentemente de quem é ou não é a culpa, é triste, mas tão triste imaginar ou tentar imaginar as balas a voarem contra as crianças e adolescentes....faço ideia os gritos e o pânico...que raio de Mundo....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que o ocidente está a subestimar estes novos grupos terroristas como o estado islâmico, e quando acordarem vai ser tarde e vão estar espalhados por todo o lado, a continuar assim o ocidente vai sentir a crueldade daquela gente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          E aina ha quem se manifeste contra os EUA por mandarem drones e botas para o terreno para acabar com essa escumalha.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                            Acho que o ocidente está a subestimar estes novos grupos terroristas como o estado islâmico, e quando acordarem vai ser tarde e vão estar espalhados por todo o lado, a continuar assim o ocidente vai sentir a crueldade daquela gente.

                                            Como já disse, os europeus continuam com o fantasma da segunda guerra mundial e que tudo se resolve pela conversa... Só espero que os EUA acordem quando for as eleições e soltem os cães para cima desta gente.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X