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Governo pagou €160mil por manutenção de estrada, esta era possível fazer por 3mil

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    Governo pagou €160mil por manutenção de estrada, esta era possível fazer por 3mil

    Cobravam ao Governo 160.000 euros por manutenção de estrada. A obra era possível por 3000

    Partido Socialista:

    160.000€ por quilómetro...

    #2
    Então quer dizer que conseguem fazer manutenção a 3€ o metro. Muito bom. Basta a estrada ter 10 m de largura e falamos em 0,30€/m2.

    Fazem manutenção de pavimentos particulares? Pago o triplo.

    Comentário


      #3
      300mil€ por 100km de auto-estrada parece-me admissível.

      Se calhar para 100km precisam de 4 ford transits, ligação à central, manutenção para limparem as ervas dos cantos, e eventuais intervenções em acidentes, mas não sei se estas serão responsabilidade das seguradoras, ou não.

      Já 160.000.000€ por 100 km's...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        Então quer dizer que conseguem fazer manutenção a 3€ o metro. Muito bom. Basta a estrada ter 10 m de largura e falamos em 0,30€/m2.

        Fazem manutenção de pavimentos particulares? Pago o triplo.
        Acho que, nessas contas, deixaste de fora os 18 anos...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
          Acho que, nessas contas, deixaste de fora os 18 anos...
          O valor é anual, logo têm de fazer um mínimo de manutenção anual. Se vierem fazer 18 anos de manutenções a 0,30m por ano, também é na boa. Gosto de um pavimento bem tratado e a brilhar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            O valor é anual, logo têm de fazer um mínimo de manutenção anual. Se vierem fazer 18 anos de manutenções a 0,30m por ano, também é na boa. Gosto de um pavimento bem tratado e a brilhar.
            Acho que não percebeste...

            Comentário


              #7
              Money for the boys? E novidades há?

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                #8
                Só debato assuntos destes com o contrato à frente dos olhos com tudo detalhado incluindo todas as obrigações do concessionário. Apesar de elevado valor, não faço ideia se há fundamento ou não...

                Outra questão: quem assina contratos deve ser responsabilizado pelo que assina. Já estamos todos fartos de ouvir ( ainda ontem um Espirito Santo na TV ) que "Há e tal eu assinei à confiança." Na minha terra só o crl é que assina no mexilhão à confiança.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Só debato assuntos destes com o contrato à frente dos olhos com tudo detalhado incluindo todas as obrigações do concessionário. Apesar de elevado valor, não faço ideia se há fundamento ou não...

                  Outra questão: quem assina contratos deve ser responsabilizado pelo que assina. Já estamos todos fartos de ouvir ( ainda ontem um Espirito Santo na TV ) que "Há e tal eu assinei à confiança." Na minha terra só o crl é que assina no mexilhão à confiança.

                  ainda pior do que assinar à confiança é assinar e depois esquecer que assinou. Foi uma afirmação muito utilizada na altura do caso BPN

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    Acho que não percebeste...
                    Então? O valor não é de 3000€ por km e por ano, para a manutenção?

                    Comentário


                      #11
                      Penso que o Nuno156 se está a referir as grandes reparações, que as estradas de Portugal diz ser necessário de 18 em 18 anos, e lá na PPP estavam previstas de 9 em 9 anos. (Pagos a parte).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                        Penso que o Nuno156 se está a referir as grandes reparações, que as estradas de Portugal diz ser necessário de 18 em 18 anos, e lá na PPP estavam previstas de 9 em 9 anos. (Pagos a parte).
                        Essas cenas carecem de conhecimento técnico para serem discutidas.
                        Exemplo: determinadas terrenos e superfícies geológicas ( nem sei se é o caso) são mais propícios à deterioração do tapete e das juntas em pontes e viadutos. Outros não...
                        Não é porque "noutros lados é 18 anos" que naquele troço há-de ser igual.

                        Por isso é que há certos assuntos que , resumidos nos Jornais podem induzir em erro as pessoas...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Essas cenas carecem de conhecimento técnico para serem discutidas.
                          Exemplo: determinadas terrenos e superfícies geológicas ( nem sei se é o caso) são mais propícios à deterioração do tapete e das juntas em pontes e viadutos. Outros não...
                          Não é porque "noutros lados é 18 anos" que naquele troço há-de ser igual.

                          Por isso é que há certos assuntos que , resumidos nos Jornais podem induzir em erro as pessoas...
                          Esses 18 anos são períodos médios para o nosso país. É um valor definido pela Estradas de Portugal e tem como base os trabalhos realizados pela mesma.

                          Como é obvio isto varia de região para região e estrada para estrada pois há fatores como o trafego, clima, terrenos, etc.

                          Por acaso tive oportunidade de ler alguns contratos das tais scuts que tinham sido assinados principalmente pelo senhor Paulo Campos e é incrível os valores que por lá andavam.

                          Uma simples recolha de lixo com um funcionário a o apanhar manualmente podia chegar a milhares de euros por dia.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post

                            Uma simples recolha de lixo com um funcionário a o apanhar manualmente podia chegar a milhares de euros por dia.
                            Isso é assim porque geralmente tem de se contabilizar tudo o que está ligado ao empregado: recrutamento, medicina e higiene, subsídios ( 14 salários para 11 meses de trabalho... Pois é...). Seguros ( brutais para quem trabalha em AEs) Caducidades em caso de termo de contratos etc etc. Custo de ter substitutos no caso desse estar doente etc etc
                            O custo dum simples apanhador de lixo pode ser extremamente elevado qd se fazem bem as contas.

                            E claro: um apanhador de lixo não tem de ter menos direitos do que um FP ou outro trabalhador qq ainda que a tarefa seja relativamente simples.

                            Comentário


                              #15
                              Ei são trocas baldrocas,
                              Altas engenhocas
                              Que eles sabem inventar!

                              São palavras ocas,
                              Faz orelhas mocas,
                              Não te deixes enganar!


                              Comentário


                                #16
                                Eu nem quero saber quem assinou, PS, PSD ou CDS só tenho pena de uma coisa, é que atirem assim areia para os olhos das pessoas a meses de eleições.
                                Acham que quê, que é isto, um contrato ppp de meia duzia de estradas que está mal? Esta noticia agora, nesta altura do campionato tem um unico objectivo, descredibilizar o PS, não sabemos nós de missa a metade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Então? O valor não é de 3000€ por km e por ano, para a manutenção?
                                  Exacto. Para... MANUTENÇÃO!

                                  Ora, se tiveres uma estrada nova, que só precisa de grandes manutenções
                                  ao fim de 18 anos, estás a pagar 160.000€ x km por ano para... NÃO FAZER
                                  NADA durante anos.

                                  As contas que estás a fazer, é como se precisasses de re-asfaltar TODOS os
                                  quilómetros ANUALMENTE. Isso simplesmente não é verdade. Na maioria das
                                  vezes, em média, vais tapar um buraquito em cada km por ano (isto é, em
                                  média, numa estrada de 10km, gastas 30000€ por ano).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom, eu de estradas não percebo nada, mas percebo bué (gaba-te cesto ) de finanças, e o que posso dizer é que as renegociações de algumas ppp rodoviárias vieram colocar em situação difícil algumas empresas do ramo. Não me refiro às grandes, mas às intermédias que no fundo são aquelas que mais emprego criam e mais fazem mexer a economia. Isto quer dizer que alguns contratos não estariam assim tão mal negociados para o lado do Estado, porque bastou um corte de 20% para as ditas empresas começarem a ter rentabilidades negativas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                      Bom, eu de estradas não percebo nada, mas percebo bué (gaba-te cesto ) de finanças, e o que posso dizer é que as renegociações de algumas ppp rodoviárias vieram colocar em situação difícil algumas empresas do ramo. Não me refiro às grandes, mas às intermédias que no fundo são aquelas que mais emprego criam e mais fazem mexer a economia. Isto quer dizer que alguns contratos não estariam assim tão mal negociados para o lado do Estado, porque bastou um corte de 20% para as ditas empresas começarem a ter rentabilidades negativas.
                                      Interessante!

                                      Mas eu que não percebo muito de finanças pergunto... isso não pode estar relacionado com os projectos de investimento realizados por essas empresas e com base nas rendas esperadas?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                        Isso é assim porque geralmente tem de se contabilizar tudo o que está ligado ao empregado: recrutamento, medicina e higiene, subsídios ( 14 salários para 11 meses de trabalho... Pois é...). Seguros ( brutais para quem trabalha em AEs) Caducidades em caso de termo de contratos etc etc. Custo de ter substitutos no caso desse estar doente etc etc
                                        O custo dum simples apanhador de lixo pode ser extremamente elevado qd se fazem bem as contas.

                                        E claro: um apanhador de lixo não tem de ter menos direitos do que um FP ou outro trabalhador qq ainda que a tarefa seja relativamente simples.
                                        Não se cria uma emrpesa a volta de um apanhador de lixo. Esses custos todos são diluídos na empresa e acabam por ser residuais, além do contrato não ser para 1 apanhador de lixo, mas para dezenas ou centenas. O valor cobrado por cada um é que atingia os milhares de euros por dia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Interessante!

                                          Mas eu que não percebo muito de finanças pergunto... isso não pode estar relacionado com os projectos de investimento realizados por essas empresas e com base nas rendas esperadas?
                                          Não conheço o assunto com a profundidade necessária, mas a ideia com que fiquei foi que os grandes operadores, sobretudo a Mota Engil, a Soares da Costa e a Lusoponte, fizeram grandes negócios com estado, mas depois não quiseram partilhar os benefícios chorudos das ditas PPPs com as empresas com quem contrataram os trabalhos. Portanto estas, que muitas vezes integraram ACEs e outros tipos de parcerias, não fizeram propriamente negócios da china. Ora, como as renegociações das PPPs afectam todos os parceiros, as empresas menores acabaram por levar pela mesma medida quando na verdade nunca chegaram a ter a mão muito enterrada no pote de ouro. A juntar a tudo isto vem a questão fiscal. Houve benefícios fiscais no âmbito das PPPs que contudo apenas abrangiam empresas com participações acima de X% nos ditos consórcios, o que acabou por deixar as empresas mais pequenas de fora dos benefícios.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            Isso é assim porque geralmente tem de se contabilizar tudo o que está ligado ao empregado: recrutamento, medicina e higiene, subsídios ( 14 salários para 11 meses de trabalho... Pois é...). Seguros ( brutais para quem trabalha em AEs) Caducidades em caso de termo de contratos etc etc. Custo de ter substitutos no caso desse estar doente etc etc
                                            O custo dum simples apanhador de lixo pode ser extremamente elevado qd se fazem bem as contas.

                                            E claro: um apanhador de lixo não tem de ter menos direitos do que um FP ou outro trabalhador qq ainda que a tarefa seja relativamente simples.
                                            O que interessa é o valor anual, a distribuição é irrelevante em termos de valor. Pode ser crítico ou não em alguns timings.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Axxantis, o que dizes faz-me agora todo o sentido. As grandes empresas a serem o "middle man"...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não sei o que é notícia, a diferença de valores, ou alguém dar alguma credibilidade a orçamentos de empresas estatais, ou ainda alguém considerar que informações das Estradas de Portugal são fidedignas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                                  Não sei o que é notícia, a diferença de valores, ou alguém dar alguma credibilidade a orçamentos de empresas estatais, ou ainda alguém considerar que informações das Estradas de Portugal são fidedignas.
                                                  Sim, as PPP terem sido beneficiadas pelo Sócrates não é notícia de certeza.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                    Axxantis, o que dizes faz-me agora todo o sentido. As grandes empresas a serem o "middle man"...
                                                    Como em quase tudo na vida, o intermediário é que lucra....tipo os advogados a negociarem pelas partes!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Começou na década de 80 com então primeiro ministro Cavaco Silva a liderar o executivo,

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                        Começou na década de 80 com então primeiro ministro Cavaco Silva a liderar o executivo,
                                                        Mais uma vez, tens de rever as tuas fontes.

                                                        1. Não há nenhum problema em ter PPP.
                                                        2. Só depende de como são feitas.

                                                        http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/tek/n10/n10a03
                                                        http://www.confagri.pt/Download/D%20...3%ADntese3.pdf

                                                        O problema das PPP do Sócrates foi EXACTAMENTE o mesmo das contratações públicas:
                                                        AJUSTES DIRECTOS PARA OS AMIGOS

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          160k€ / Km / ano para manutenção parece-me, claramente, demasiado.

                                                          Mas 3k€ / Km / ano para a mesma manutenção... Não me parece, É claramente, um valor demasiado baixo e só serve para notícias deste tipo. Diria mais, é demagogo!

                                                          Trabalho numa empresa que executa obras em espaço público, sei bem os custos envolvidos neste tipo de coisas.

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                                                            #30
                                                            A questão de facto arrancou com primeiro fundos comunitários da então CEE para infra-estrutura rodoviária nacional, ainda hoje há contrapartida a ser cumprida, lê o que o Pastis acima colocou, rigor na informação.

                                                            Sim com executivo liderado pelo primeiro-ministro Cavaco Silva que também introduziu o Imposto de Valor Acrescentado na economia real, mais recentemente temos a questão da travessia rodoviária do rio Tejo, é um padrão contínuo.


                                                            NB: Esquece a Wikipédia.

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