Será que compensa? No Alfa, do Porto até Lisboa sao 2 horas e 40. Os comboios partem do centro do Porto e nao há checkins, passagens por seguranca, stresses com líquidos, etc. Talvez possa ser interessante para quem vai apanhar um segundo voo a Lisboa, mas nao mais que isso.
Será que compensa? No Alfa, do Porto até Lisboa sao 2 horas e 40. Os comboios partem do centro do Porto e nao há checkins, passagens por seguranca, stresses com líquidos, etc. Talvez possa ser interessante para quem vai apanhar um segundo voo a Lisboa, mas nao mais que isso.
É também a minha opinião, já colocada em tópicos semelhantes. Acho fazer 300 kms num avião um disparate, excepto nas condições que referiste.
Pois o alfa demora 2h32 de Porto-Campanhã até Lx-Oriente , com as vantagens de não haver checkins, etc. E demora 2h32 porque a linha não está ainda totalmente renovada em alguns locais, caso contrário seria menos de 2h30 , talvez 2h20 .
Mas sempre achei que até uns 400 / 500 KM num bom comboio e linha é a melhor solução, tendo em conta rapidez, preço, segurança.
A partir dos 600 KM já nem o TGV tem a vida facilitada. Isto porque nestes casos falamos de aviação " low cost " VS comboios " topo de gama "
Pois o alfa demora 2h32 de Porto-Campanhã até Lx-Oriente , com as vantagens de não haver checkins, etc. E demora 2h32 porque a linha não está ainda totalmente renovada em alguns locais, caso contrário seria menos de 2h30 , talvez 2h20 .
Mas sempre achei que até uns 400 / 500 KM num bom comboio e linha é a melhor solução, tendo em conta rapidez, preço, segurança.
A partir dos 600 KM já nem o TGV tem a vida facilitada. Isto porque nestes casos falamos de aviação " low cost " VS comboios " topo de gama "
Vai depender também da localizacao dos aeroportos. Normalmente as estacoes de comboio ficam no centro das cidades, nos aeroportos isso é mais raro. A viagem de aviao até pode demorar pouco, mas a demora na deslocacao de e para os aeroportos pode fazer a vantagem tempo pender para o comboio.
Eu gosto de chegar cedo ao aeroporto, ficar sentado com o portatil ( tipicamente tenho net) a fazer coisas. Chega a hora e vou para o avião e é um salto até ao destino.
Outros preferem ir de comboio em que demora mais tempo a (viagem) mas tem outro conforto e podem estar sempre contactáveis.
Eu dou sempre preferencia ao avião em caso de empate (€)
Eu acho que estão a analisar a viagem Lisboa - Porto como se fosse 1 viagem unica.
Muitos voos em Portugal só vão de Lisboa. Budapeste e Bucareste se bem me lembro.
Então ter a viagem Ryanair é bom porque permite ir do Aeroporto do Porto para Lisboa e apanhar outro avião. É como Zurique - Geneva que ainda é menos que Porto - Lisboa mas é a rota mais usada na Suiça.
Chama-se a isso aeroportos HUB.
Se virem o ultimo alfa é as 20. Agora experimentem nao conhecer Lisboa e apanhar o alfa no Oriente. Máximo que podemo sair do aeroporto é 19:30.
O ultimo aviao da Ryanair é as 21:30 se nao me engano ou seja permite apanhar 1 aviao para Lisboa a chegar ate as 20:30---20:45 e ir para o Porto por 25 ou 50 euros.
Um aviao Zurique - Porto pode custar 300 ---400 euros e Zurique -Lisboa sao 200 euros.
Por isso apanhar 1 aviao para Lisboa e logo a seguir 1 viagem de 45 min e estou no Porto. Se for para Lisboa ir para Oriente apanhar Alfa demoro mais de 3 horas minimo.
A Logica para mim sera mais de viagem de hub do que fazer Porto - Lisboa.
Portanto estando Portugal em expansão (aeroporto de Lisboa ultrapassa os 18 milhoes de passageiros em 2014). Se usarem avioes de capacidade 200 lugares são precisos 2 000 avioes o que dá cerca de 6 avioes/dia.
Parece-me 1 rota que necessita de investimento. Viva Ryanair :D
Há quem goste de passar 2.30h ou mais dentro de 1 comboio...não é o meu caso. Havendo necessidade serei cliente da Ryanair.
Aqui também a resposta penso não ser simples. Penso que um bilhete em primeira classe no Alfa sao 42 euros e agora há bastantes promoções (não sei se aplicável a 1ª classe).
Mas viajar em primeira classe no alfa é bastante confortável se compararmo com os 20 euros mais taxas da ryanair.
Com 5 dias de antecedência, consegue-se neste momento pagar 13.5 euros por trajecto Lisboa-Porto. Eu não vejo grande necessidade de transporte aéreo nesta rota a não ser, como referiram, para fazer escala. É preciso é que o comboio não falhe.
Imaginem tambem que ir para o Brasil ou Cabo Verde ou Maiorca etc. E a viagem é 20..30% mais barato de Lisboa do que Porto.
Metem as malas no Aeroporto do Porto...aviao Ryanair e estão no Aeroporto de Lisboa...sem malas...sem complicaçoes.
Ir de comboio com as malas atrás...meu deus :D
Atenção que as low cost não fazem transfer de bagagem, sais no aeroporto de Lisboa, vais para o T1, lá tens que recolher bagagem, sair do aeroporto e apanhar o autocarro para o T2 de modo a embarcar, perdes pelo menos 1h nisto.
Mas viajar em primeira classe no alfa é bastante confortável se compararmo com os 20 euros mais taxas da ryanair.
No preço anunciado as taxas já tão incluídas, tenho comprado viagens na Ryanair Porto-Lisboa ou Lisboa-Porto, a última que foi na 4a feira ficou em 17.99, a mais barata 14.99 isto já com as taxas.
Uma coisa muito boa das low Costs é que como não fazem voos de ligação não estão sujeitos a atrasos constantes.
É isso para quem tem horários a cumprir vale muito e a ryanair da muito mais garantia de cumprimento de horários que a TAP que muitas vezes tem de atrasar o voo Lisboa porto propositadamente por causa dos atrasos nos voos de ligação.
Comentário