Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cancelar seguro automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cancelar seguro automóvel

    Bom dia, acabo de trocar de carro e estava a tratar de cancelar o seguro quando a seguradora me pede que envie não só a carta verde como o dístico. O problema é que não tirei o dístico do carro vendido e agora estou com dificuldade em recupera-lo.

    Entretanto, mesmo explicando esta situação, a seguradora acaba de me descontar a anuidade....

    Amanhã vou tentar passar pessoalmente numa agência, mas não compreendo porque exigem tanto, parece que estou a falar com o IMTT!

    #2
    É obrigatório entregares a carta verde e o respectivo dístico juntamente com a declaração de venda assinada para se proceder ao cancelamento da apólice.

    Quanto ao facto de teres sido já debitado da anuidade depois serás creditado após a data de anulação.

    Comentário


      #3
      Para a anulação do seguro não terias que entregar nada. Pura e simplesmente não pagavas e a apolice ficaria automaticamente anulada.

      A entrega da documentação solicitada, só seria necessaria se estivesses a pedir a devolução do premio pago, sobre o tempo não decorrido, o que não me parece a situação.

      Pelo que percebo, o pagamento era por debito directo. A primeira coisa que deverias ter feito, era a nular o mesmo debito directo

      Comentário


        #4
        É por este motivo que eu pago sempre o seguro trimestralmente ou no máximo semestralmente, e nunca por débido directo. . Se quiser cancelar, deixo de pagar e nunca ninguém coloca problema nenhum. Mas ao trocares de carro, porque motivo é que não passaste o seguro para o carro novo?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
          Para a anulação do seguro não terias que entregar nada. Pura e simplesmente não pagavas e a apolice ficaria automaticamente anulada.

          A entrega da documentação solicitada, só seria necessaria se estivesses a pedir a devolução do premio pago, sobre o tempo não decorrido, o que não me parece a situação.
          Se a anulação é para ser numa data diferente à do término da apólice, a entrega da documentação é obrigatória, qualquer que seja a seguradora,
          como parece que era este caso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
            Para a anulação do seguro não terias que entregar nada. Pura e simplesmente não pagavas e a apolice ficaria automaticamente anulada.

            A entrega da documentação solicitada, só seria necessaria se estivesses a pedir a devolução do premio pago, sobre o tempo não decorrido, o que não me parece a situação.

            Pelo que percebo, o pagamento era por debito directo. A primeira coisa que deverias ter feito, era a nular o mesmo debito directo
            pensava o mesmo! Quem deve fiscalizar se tenho seguro no novo carro ou se realmente vendi o anterior seria o IMTT, a seguradora só tem de facilitar a vida ao cliente que até hoje nunca falhou um pagamento e simplesmente já não precisa do serviço da mesma!

            e se o carro tivesse sido roubado? tinha de contratar um detetive para ir buscar o dístico?

            Eu fui ao home banking cancelar o débito... mas pelos vistos enganei-me (tinha 3 da mesma seguradora).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
              Se a anulação é para ser numa data diferente à do término da apólice, a entrega da documentação é obrigatória, qualquer que seja a seguradora,
              como parece que era este caso.
              Não fiquei com ideia que fosse numa data diferente do termino. E o que está aqui em causa, é ter sido cobrado o seguro de um veiculo que já não pertence ao titular.

              E volto a referir que só é necessario entregar os documentos, se quiseres que seja feito estorno do valor que foi pago, até á data do termino, que não me parece que seja a queixa do Dav7

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Dav7 Ver Post
                pensava o mesmo! Quem deve fiscalizar se tenho seguro no novo carro ou se realmente vendi o anterior seria o IMTT, a seguradora só tem de facilitar a vida ao cliente que até hoje nunca falhou um pagamento e simplesmente já não precisa do serviço da mesma!

                e se o carro tivesse sido roubado? tinha de contratar um detetive para ir buscar o dístico?

                Eu fui ao home banking cancelar o débito... mas pelos vistos enganei-me (tinha 3 da mesma seguradora).
                Nesse caso convem que vejas qual foi o que anulaste, para puderes reactivar o debito directo

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                  Não fiquei com ideia que fosse numa data diferente do termino. E o que está aqui em causa, é ter sido cobrado o seguro de um veiculo que já não pertence ao titular.

                  E volto a referir que só é necessario entregar os documentos, se quiseres que seja feito estorno do valor que foi pago, até á data do termino, que não me parece que seja a queixa do Dav7
                  A questão foi mesmo que eu os contactei ANTES do pagamento, porque tinha acabado de vender o carro e já não ia continuar nesta seguradora, e meteram entraves acabando mesmo por cobrar a prestação!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Dav7 Ver Post
                    pensava o mesmo! Quem deve fiscalizar se tenho seguro no novo carro ou se realmente vendi o anterior seria o IMTT, a seguradora só tem de facilitar a vida ao cliente que até hoje nunca falhou um pagamento e simplesmente já não precisa do serviço da mesma!

                    e se o carro tivesse sido roubado? tinha de contratar um detetive para ir buscar o dístico?

                    Eu fui ao home banking cancelar o débito... mas pelos vistos enganei-me (tinha 3 da mesma seguradora).
                    Se o carro tivesse sido roubado também necessitavas de entregar documentação (document. policial) comprovativa do mesmo.
                    Porque é que se dá palpites para se criticar sem se saber das realidades???
                    tens a noção de quantas falcatruas foram feitas no passado com essas "operações" antes de isto ser necessário? se calhar nem te passa pela cabeça. Daí actualmente as Leis terem mudado.


                    Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                    Não fiquei com ideia que fosse numa data diferente do termino. E o que está aqui em causa, é ter sido cobrado o seguro de um veiculo que já não pertence ao titular.

                    E volto a referir que só é necessario entregar os documentos, se quiseres que seja feito estorno do valor que foi pago, até á data do termino, que não me parece que seja a queixa do Dav7
                    Mas conheces alguém que queira anular uma apólice antes do seu vencimento e que não queira ser creditado do valor restante? eu não conheço ninguém...

                    Comentário


                      #11
                      Não sei se podes resolver assim, mas pergunta quanto custa uma segunda via da carta verde...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post

                        Mas conheces alguém que queira anular uma apólice antes do seu vencimento e que não queira ser creditado do valor restante? eu não conheço ninguém...
                        Correctissimo, mas a ideia com que fico é que o pedido de anulação seria em cima do vencimento. O grande problema é terem cobrado o recibo seguinte

                        Comentário


                          #13
                          Aconteceu-me algo semelhante troquei de carro e no novo como tinha um crédito sem juros pediram-me para fazer o seguro com eles.
                          Telefonei para cancelar o anterior e eles "esqueceram-se" e só me apercebi quando me debitaram a nova anuidade. No banco pode-se preceder à anulação do débito directo depois de ele ocorrer, que foi o que fiz e como não existe pagamento o seguro cancela-se automaticamente.
                          A "esperteza" do seguro directo teve como resultado que em vez de perderem um seguro perderam 3 porque cancelei os das motas também nas datas de vencimento e não eram seguros baratos já que incluíam roubo e danos próprios. Devem estar a nadar em clientes...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                            tens a noção de quantas falcatruas foram feitas no passado com essas "operações" antes de isto ser necessário? se calhar nem te passa pela cabeça. Daí actualmente as Leis terem mudado.
                            Por isso é que abri este tópico, para tentar perceber a razão de tanta complicação!

                            Posso compreender se me disserem que é por esse motivo, mas não estou a ver como é que se pode falcatruar nesta situação.

                            Comentário


                              #15
                              A mim aconteceu-me uma parecida. Liguei a dizer que queria cancelar o seguro porque vendi o carro. Esse foi o meu erro.

                              Pediram-me a carta verde que eu por acaso tinha. Mais tarde disseram-me que isto é porque muita gente cancela os seguros e depois anda com a carta verde para mostrar à polícia.

                              O pior foi quando me exigiram a declaração de compra e venda que ainda não estava assinada porque eu ia vender o carro uma semana depois. Ou seja eu ia ter de deixar o comprador levar um carro com um seguro no meu nome. Se eu sabia tinha dito que ia cancelar o seguro porque ia encostar o carro na garagem ou porque sim. Mas eu tenho de dar alguma razão para cancelar um seguro? Mas lá lhes arranjei uma declaração de compra e venda como eles queriam. Os dados e assinatura do comprador inventei.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                Mas lá lhes arranjei uma declaração de compra e venda como eles queriam. Os dados e assinatura do comprador inventei.
                                ainda não tinha pensado nesta...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                  A mim aconteceu-me uma parecida. Liguei a dizer que queria cancelar o seguro porque vendi o carro. Esse foi o meu erro.

                                  Pediram-me a carta verde que eu por acaso tinha. Mais tarde disseram-me que isto é porque muita gente cancela os seguros e depois anda com a carta verde para mostrar à polícia.

                                  O pior foi quando me exigiram a declaração de compra e venda que ainda não estava assinada porque eu ia vender o carro uma semana depois. Ou seja eu ia ter de deixar o comprador levar um carro com um seguro no meu nome. Se eu sabia tinha dito que ia cancelar o seguro porque ia encostar o carro na garagem ou porque sim. Mas eu tenho de dar alguma razão para cancelar um seguro? Mas lá lhes arranjei uma declaração de compra e venda como eles queriam. Os dados e assinatura do comprador inventei.
                                  É que, dependendo da razão, eles fazem ou não o estorno do valor remanescente.

                                  Se cancelares um seguro apenas porque queres mudar se seguradora eles não devolvem o resto do dinheiro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Dav7 Ver Post
                                    ainda não tinha pensado nesta...
                                    Também não tinha pensado, estes portugueses estão sempre à frente
                                    A verdade é que por vezes as pessoas querem ser sinceras e só metem entraves.

                                    Comentário


                                      #19
                                      qual a data de validade do seguro?

                                      por que meio cancelaste?

                                      para cancelar no vencimento (parece ter sido o caso) nem precisas de motivos

                                      portanto, manda-os bugiar, vai ao teu banco e pede o estorno desse débito directo que te fizeram (fazem-no sem questões, está nas regras do débitos directos)

                                      depois, se a companhia ainda achar que lhes deves dinheiro, que te contacte e acerte direitinho as contas

                                      speccy

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                        É que, dependendo da razão, eles fazem ou não o estorno do valor remanescente.

                                        Se cancelares um seguro apenas porque queres mudar se seguradora eles não devolvem o resto do dinheiro.
                                        Esta não sabia. Se eu cancelar apenas porque quero não tenho direito ao estorno?

                                        E se a apólice for suspensa? A parte do não incorre em custos é que me deixou confuso. Quer dizer que em caso de suspensão da apólice fazem o estorno?

                                        "Razões há para pretender suspender o seu seguro em vez de anulá-lo.

                                        Se está satisfeito com o seu seguro, se tem um bom preço, goza de muitos bónus por ausência de sinistralidade, está contente com a qualidade do serviço prestado pela companhia, mas deixou de ter automóvel, fazendo tenção de no curto ou médio prazo vir a adquirir um novo, poderá suspender o seu seguro auto durante 120 dias no máximo.

                                        Durante 120 dias no limite, não incorre em quaisquer custos estando a apólice suspensa e mantendo as características que tinha à data da suspensão. Se durante estes cerca de 3 meses não for definido outro veículo para a apólice, esta anula-se automaticamente com efeito desde o dia em que foi suspensa."
                                        Editado pela última vez por PowerSlide; 12 January 2015, 18:51.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                          Esta não sabia. Se eu cancelar apenas porque quero não tenho direito ao estorno?
                                          Nessa situação não sei. Imagino que essa situação poderia acontecer no caso de se querer encostar o carro porque, por exemplo, se iria fazer um resturo completo e iria ficar parado 6 meses.

                                          É uma questão de perguntar directamente à seguradora. Imagino que as regras também possam ser diferentes consoante a seguradora...

                                          Pelo menos na minha seguradora, se cancelar o seguro para mudar para outra companhia não tenho direito a estorno (já me aconteceu).
                                          E se for por vender o carro, já se tem direito a estorno (ainda não me aconteceu mas espero que seja para breve).

                                          Confesso que também fiquei surpreendido quando descobri isto. E continua a não me parecer algo justo do ponto de vista do consumidor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Dav7 Ver Post
                                            Bom dia, acabo de trocar de carro e estava a tratar de cancelar o seguro quando a seguradora me pede que envie não só a carta verde como o dístico. O problema é que não tirei o dístico do carro vendido e agora estou com dificuldade em recupera-lo.

                                            Entretanto, mesmo explicando esta situação, a seguradora acaba de me descontar a anuidade....

                                            Amanhã vou tentar passar pessoalmente numa agência, mas não compreendo porque exigem tanto, parece que estou a falar com o IMTT!
                                            Tenho ideia de que as regras mais actuais serão estas: Como cancelar o seguro automóvel com a maior rapidez possível

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                              Tenho ideia de que as regras mais actuais serão estas: Como cancelar o seguro automóvel com a maior rapidez possível
                                              De realçar esta parte:
                                              Seguro Automóvel – Direito ao estorno do prémio de seguro pelo período não decorrido
                                              O Instituto de Seguros de Portugal emitiu um parecer a informar que o Tomador do Seguro tem direito ao estorno pelo período não decorrido, desde que o tenha solicitado por escrito à seguradora. Tem de existir um motivo válido para anular o seguro fora do prazo – venda da viatura, abate. O facto de não se devolver a carta verde e o dístico do seguro, não impede a obrigação da seguradora de emitir o estorno. A intenção da Lei é estimular a devolução da Carta Verde e dístico de seguro para evitar fraudes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ou seja o melhor mesmo, para evitar problemas com o estorno, é vender o carro. Mesmo que não se venda.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Fonix, vocês gostam mesmo de complicar aquilo que é simples.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A mim é que complicaram quando me exigem uma declaração de compra e venda antes de eu vender o carro. Há uns anos não era nada disto. A última vez que vendi um carro já foi há bastante tempo mas cheguei à seguradora e disse que queria o seguro cancelado depois das "x" horas do dia "y" e assim foi. Passado uma semana tinha o estorno.

                                                    Mas este tópico serviu para uma coisa. Pelo menos fiquei a saber que não posso cancelar um seguro quando me der na real gana mesmo que encontre outro mais barato ou que me forneça melhores condições sem perder o valor que já paguei por meses que não vou usufruir. Digamos que há um acidente e não gostamos do tratamento da companhia. Também não é "justa causa" para cancelar um seguro. As leis mudam e deixar simplesmente de pagar a apólice para ela acabar já tinha feito mas esta de não se poder cancelar é nova para mim.
                                                    Editado pela última vez por PowerSlide; 13 January 2015, 01:13.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E já agora uma pergunta. Vendo o meu carro amanhã mas vou comprar outro depois de amanhã. Qual o melhor procedimento?

                                                      Contacto a seguradora a colocar a apólice em stand-by porque vendi a viatura e vou adquiri outra e pretendo manter a mesma apólice? (Deverei ter que enviar a declaração de venda da viatura e enviar o dístico , certo?)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Podes suspender a apólice até um máximo de 120 dias.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ok. Mas terei então de fornecer o comprovativo da venda do carro para activar a suspensão ou basta explicar a situação ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                                            Ou seja o melhor mesmo, para evitar problemas com o estorno, é vender o carro. Mesmo que não se venda.
                                                            é que parece que as seguradoras tomam todos os clientes por possíveis infratores, como muitos faziam falcatruas por não entregarem o dístico, agora passamos todos a ser suspeitos e a pagar as consequências antecipadamente, com tantas complicações!

                                                            quem devia andar a investigar essas atitudes fraudulentas é a policia, não as seguradoras!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X