Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Curso superior (engenharias)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Curso superior (engenharias)

    Boas, estou a acabar o 12º ano, e ainda estou indeciso quanto ao curso que quero seguir no ensino superior, gosto muito de física, matematica e programação. Gostaria de seguir Engenharia fisica tecnologica ou engenharia aeroespacial ou até eletrotecnica, informática (tudo no ist) e queria perguntar se alguem sabe se os dois primeiros cursos que mencionei têm boa saída, renumeração, se sao difíceis, se são melhores que os terceiro e quarto, ou se há outro curso melhor que estes que referi uma vez que há muito pouca informação na internet sobre eles (especialmente sobre os primeiros dois). Neste momento tenho media de 18.6, portanto em princípio podem-me sugerir qualquer curso.
    Obg

    #2
    Não te interessa sociologia? Tens mais informação ali no tópico ao lado.

    Quanto a Eng. depende muito do gosto pessoal e dos objectivos de carreira.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Não te interessa sociologia? Tens mais informação ali no tópico ao lado.

      Quanto a Eng. depende muito do gosto pessoal e dos objectivos de carreira.
      Vi o tópico, mas nao tenho interesse pela sociologia, obg

      nao tenho objetivos de carreira definitos, neste momento so gostaria de saber dos 4 que disse quais ganham mais, têm mais empregabilidade etc.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por exxyner Ver Post
        Vi o tópico, mas nao tenho interesse pela sociologia, obg

        nao tenho objetivos de carreira definitos, neste momento so gostaria de saber dos 4 que disse quais ganham mais, têm mais empregabilidade etc.
        Os salários vao depender muito da sorte que se tem, empregabilidade um pouco menos, a informática por exemplo consegue absorver muita mao de obra.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
          Não te interessa sociologia? Tens mais informação ali no tópico ao lado.



          Olha, primeiro parabéns pelas notas!

          Segundo - com essa média segue o que achas que é a tua vocação natural: Gostas de coisas com natureza fisica, coisas que realmente podes ver tocar, modelizar, projectar ou gostas de coisas desmaterializadas? Esta resposta é importantissima! Engenharia de coisas palpáveis e engenharia de coisas virtuais tem métodos de projecto completamente diferentes: A primeira requer mesmo projecto de máquinas, componentes, etc. A segunda requer gosto por programação.


          Se preferes a segunda - vai para Engenharia Informática na FEUP, Porto ou IST Lisboa.
          Se preferes a primeira - vai para Aeroespacial, no IST Lisboa.


          Estes cursos têm empregabilidade total, alunos super motivados e empenhados, e também médias como a tua: Portanto estás entre iguais! Concentra-te é mesmo em responder à pergunta: "o que é que me fascina na Engenharia" porque assim vais ver que vais adorar o curso que escolheres.


          P.S. Se também ajudar a decidir: Fisica e Aeroespacial é para ir trabalhar para fora: NASA E CERN são inclusivé recrutadores cá em Portugal. Informática ficam todos a trabalhar no Tagus Park, raros são os que emigram.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post



            Olha, primeiro parabéns pelas notas!

            Segundo - com essa média segue o que achas que é a tua vocação natural: Gostas de coisas com natureza fisica, coisas que realmente podes ver tocar, modelizar, projectar ou gostas de coisas desmaterializadas? Esta resposta é importantissima! Engenharia de coisas palpáveis e engenharia de coisas virtuais tem métodos de projecto completamente diferentes: A primeira requer mesmo projecto de máquinas, componentes, etc. A segunda requer gosto por programação.


            Se preferes a segunda - vai para Engenharia Informática na FEUP, Porto ou IST Lisboa.
            Se preferes a primeira - vai para Aeroespacial, no IST Lisboa.


            Estes cursos têm empregabilidade total, alunos super motivados e empenhados, e também médias como a tua: Portanto estás entre iguais! Concentra-te é mesmo em responder à pergunta: "o que é que me fascina na Engenharia" porque assim vais ver que vais adorar o curso que escolheres.


            P.S. Se também ajudar a decidir: Fisica e Aeroespacial é para ir trabalhar para fora: NASA E CERN são inclusivé recrutadores cá em Portugal. Informática ficam todos a trabalhar no Tagus Park, raros são os que emigram.
            Conheco 5 em Dublin, 1 deles trabalha comigo. Muitos mais haverao.

            Comentário


              #7
              Engenharia informatica e se for principalmente ligada ás comunicações é do melhor em termos de futuro . A engenharia em Portugal poucos têem bons salarios mas se trabalhares para empresas internacionais em regime de trabalho a termo certo , o que faz que andes tb a trabalhar "lá fora"e "cá dentro" aí sim ganhas bem.

              Comentário


                #8
                Antes demais obrigado pela resposta.
                Respondendo à tua pergunta, gosto de coisas palpáveis, construir coisas reais, apesar de gostar de programação não me vejo passar a vida à frente dum pc a programar. Eu sinceramente tou mais virado para a engenharia física tecnológica (pelo que sei abrange mais áreas), se bem que aeroespacial tambem me parece muito interessante. Em principio entro para qualquer uma delas. Também nao me importava nada de emigrar, ja o fiz uma vez e dei-me bem. Entre física tecnológica e aeroespacial qual tem mais vencimento em media? na internet ha pouquíssima informação sobre isso.

                Comentário


                  #9
                  Tenta procurar informações em universidades, o técnico tem muitas coisas interactivas. Ainda hoje na aula de Química a minha stora falou nos "laboratórios abertos" do técnico, para nós lá irmos (em turma). Como isto há muito mais...

                  Aproveita a tua grande média, a minha é quase uma fracção disso

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por exxyner Ver Post
                    Antes demais obrigado pela resposta.
                    Respondendo à tua pergunta, gosto de coisas palpáveis, construir coisas reais, apesar de gostar de programação não me vejo passar a vida à frente dum pc a programar. Eu sinceramente tou mais virado para a engenharia física tecnológica (pelo que sei abrange mais áreas), se bem que aeroespacial tambem me parece muito interessante. Em principio entro para qualquer uma delas. Também nao me importava nada de emigrar, ja o fiz uma vez e dei-me bem. Entre física tecnológica e aeroespacial qual tem mais vencimento em media? na internet ha pouquíssima informação sobre isso.

                    Olha, é assim: Vencimento de recém licenciado ambos os cursos se equiparam. Depois disso, é com a qualidade de cada um Mas são ambos cursos onde a hipótese de um bom primeiro emprego existe: E isso é o melhor que tu podes desejar.

                    Se não te vês sentado uma vida inteira a programar ... então risca as informáticas: É mesmo isso: Curso e profissão - desenvolver código, desenvolver código, desenvolver código. É incontornável.

                    Quanto à aeroespacial, cá em Portugal tens colocação na manutenção de aeronaves. Lá fora tens colocação em todo o processo: I&D, Projecto, Qualidade, Fabrico, ... etc etc etc. Dentro da Aeronautica há imensas especialidades.

                    Fisica Tecnológica cá em Portugal ... gash ... esquece, mas esquece mesmo! Até custa dizer isto. Mas lá fora é o que a tua imaginação quiser. A Fisica Tecnológica é uma engenharia de fronteira. Há quem diga que todas as engenharias são de fronteira mas tal não é verdade. Não podemos comparar por exemplo Minas com Fisica Tecnológica no que toca a fazer aparecer o mundo de amanha. Pensa por exemplo num simples painel LED: Foram precisas décadas de investigação para conseguir produzir os LED's azuis. É isso a Fisica Tecnológica.

                    Vê este link que compila as teses dos alunos finalistas para veres as temáticas que abordam:

                    https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cur...t/dissertacoes

                    Obviamente também vais ver que muitos temas estão completamente desfasados do nosso país. Por algum motivo estão desenvolvidos em Inglês

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post
                      Informática ficam todos a trabalhar no Tagus Park, raros são os que emigram.
                      Eu diria antes, parvo é o que não emigra.

                      E estou a falar com conhecimento de causa.

                      Comentário


                        #12
                        Física tecnológica só tem interesse para quem pretende seguir a área da investigação e depois doutoramento. Não têm grande aplicação pratica em indústrias convencionais, muito menos carreira mais ou menos pré definida e previsivel como existe noutras engs.
                        Aerospace tem geralmente mais saída cá não apenas em sectores aeronáuticos mas outros diversos. No entanto existem algumas bareiras na contratação destes profissionais por cá.

                        Lá fora QQ bandalho analfabeto arranja emprego, por isso e escusado dar esta solução, pois é obvia eqt saída.

                        Eu escolheria electro ou informatica.

                        Comentário


                          #13
                          Por acaso nao pensei que Fisica tecnologica fosse isso, eu gosto de coisas mais palpáveis e o que vi no site que indicaste parece tudo muito "abstrato" de alguma forma. Neste caso aeroespacial seria uma melhor opção para mim. E aqueles nomes todos parecem só para crânios... mesmo o nome "aeroespacial" mete respeito de alguma forma. Se bem que enquadra-se melhor naquilo que gosto. Não sei se gostaria de ir para a investigação, quero acabar o curso e poder trabalhar numa empresa no estrangeiro, nao quero vir a ser um cientista falhado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                            Tenta procurar informações em universidades, o técnico tem muitas coisas interactivas. Ainda hoje na aula de Química a minha stora falou nos "laboratórios abertos" do técnico, para nós lá irmos (em turma). Como isto há muito mais...

                            Aproveita a tua grande média, a minha é quase uma fracção disso
                            Ahahah ainda assim desde que entres para o que queres, a media nao importa muito.

                            Comentário


                              #15
                              Conheço um amigo da minha mãe que foi para a Irlanda. É um génio na área de Informática, e está muito bem na vida. Por mês ganha muito dinheiro, muito mesmo. Na altura qd se mudou para lá, e já foi há uns anos largos, começou a ganhar 10 mil euros por mês. Agora não sei... Mas menos, não deve estar a ganhar decerto.

                              Comentário


                                #16
                                É preciso tb entender que lá fora a vida é mais cara em tudo e os impostos tb
                                Além disso, a constituição de famílias sem apoio dos avós pode ser dramática.
                                Quem acha que a vida é só trabalhar e ganhar dinheiro: está enganado. Há sempre compromissos por mais que se ganhe.
                                A solução de emigração não deveria ser prioridade para ng pois o país Portugal precisa de gente apta.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  É preciso tb entender que lá fora a vida é mais cara em tudo e os impostos tb
                                  Além disso, a constituição de famílias sem apoio dos avós pode ser dramática.
                                  Quem acha que a vida é só trabalhar e ganhar dinheiro: está enganado. Há sempre compromissos por mais que se ganhe.
                                  A solução de emigração não deveria ser prioridade para ng pois o país Portugal precisa de gente apta.
                                  Eu a minha irma fomos criados sem avós. Isto é a regra para quem mora a mais de 100Km deles.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                    É preciso tb entender que lá fora a vida é mais cara em tudo e os impostos tb
                                    Além disso, a constituição de famílias sem apoio dos avós pode ser dramática.
                                    Quem acha que a vida é só trabalhar e ganhar dinheiro: está enganado. Há sempre compromissos por mais que se ganhe.
                                    A solução de emigração não deveria ser prioridade para ng pois o país Portugal precisa de gente apta.
                                    No meio de um post tão interessante.. uma frase destas....

                                    Há quem tenha tido uma vida dramática por viver perto dos avós... há de tudo, não me parece nada uma regra, nem de perto.

                                    Quanto ao resto, concordo! (Falta contraditório neste fórum.... mais um mito: emigração)

                                    ...........

                                    Em relação à dúvida do tópico original:

                                    Qualquer uma dessas áreas, sendo técnica, terá emprego.

                                    Não se conseguirá dizer quem ganha mais, as coisas não funcionam assim, não existem tabelas, depende de caso a caso, da tua carreira, opções, etc.

                                    É como perguntar se um jogador ganha mais no Real ou no Barça: Depende mais do jogador do que do clube

                                    (na minha área tenho um bom amigo a ganhar 1100 e outro a ganhar 20 000: percursos diferentes!)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                      No meio de um post tão interessante.. uma frase destas....

                                      Há quem tenha tido uma vida dramática por viver perto dos avós... há de tudo, não me parece nada uma regra, nem de perto.



                                      ..
                                      Dás a importância que quiseres à família. Não é uma questão de regra ou verdade absoluto da minha parte...

                                      Eu dou muita importância proximidade e referências transmitidas pelos avós mas admito que seja indiferente para algumas pessoas.

                                      Criar filhos sem a presença de apoio familiar ( avós , tios etc) pode ser complicado nos momento de aflição maior com os filhos ou com os pais. Além disso, nem sempre os país têm tempo suficiente para transmitir o amor, carinho e educação necessárias aos filhos qd se dedicam a carreiras exigentes (no estrangeiro ou cá). Por isso é importante existir esse apoio por perto...

                                      Em relação ao tópico é importante que se diga que: o dinheiro sai do corpo das pessoas. Ng ganha rios de dinheiro na sua "zona de conforto", tipo "ya eu sou o maior e sei tudo". Para se ganhar muito é preciso uma dinâmica permanente de actualização e actividade "no limite" que garanta um afastamento da média o maior tempo possível com os sacrifícios que isso implica.

                                      É um absurdo falar-se em vencimentos de 20000€ como se isso fosso "normal". É preciso explicar aos jovens que isso é invulgar até em cargos de elevada responsabilidade quanto mais para recém formados... Há em Portugal CEOs de bancos que não ganham isso...

                                      Tb acho mal, dizer-se a um jovem de Informática "por 1100€ mais vale emigrares: és um ganda estúpido, lá fora bla bla bla".
                                      Um Jovem recém formado que ganhe esse valor tem todo uma margem enorme de evolução pela frente cá se quiser empenhar-se nisso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                        É preciso tb entender que lá fora a vida é mais cara em tudo e os impostos tb
                                        Além disso, a constituição de famílias sem apoio dos avós pode ser dramática.
                                        Quem acha que a vida é só trabalhar e ganhar dinheiro: está enganado. Há sempre compromissos por mais que se ganhe.
                                        A solução de emigração não deveria ser prioridade para ng pois o país Portugal precisa de gente apta.
                                        Até percebo o que dizes mas tenho de discordar da segunda frase. Para além de não ser preciso estar no estrangeiro para não ter o apoio dos teus pais, basta estar noutra cidade, é mais dificil mas não me parece que seja impossível. Ainda para mais os apoios dados lá fora são bastante diferentes dos nossos.

                                        Edit: Vi agora o teu post, na minha opinião não se trata tanto do dinheiro mas mais na diferença de tratamento e de mentalidades. Mas isso sou eu.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                          Dás a importância que quiseres à família. Não é uma questão de regra ou verdade absoluto da minha parte...

                                          Eu dou muita importância proximidade e referências transmitidas pelos avós mas admito que seja indiferente para algumas pessoas.

                                          Criar filhos sem a presença de apoio familiar ( avós , tios etc) pode ser complicado nos momento de aflição maior com os filhos ou com os pais. Além disso, nem sempre os país têm tempo suficiente para transmitir o amor, carinho e educação necessárias aos filhos qd se dedicam a carreiras exigentes (no estrangeiro ou cá). Por isso é importante existir esse apoio por perto...

                                          Em relação ao tópico é importante que se diga que: o dinheiro sai do corpo das pessoas. Ng ganha rios de dinheiro na sua "zona de conforto", tipo "ya eu sou o maior e sei tudo". Para se ganhar muito é preciso uma dinâmica permanente de actualização e actividade "no limite" que garanta um afastamento da média o maior tempo possível com os sacrifícios que isso implica.

                                          É um absurdo falar-se em vencimentos de 20000€ como se isso fosso "normal". É preciso explicar aos jovens que isso é invulgar até em cargos de elevada responsabilidade quanto mais para recém formados... Há em Portugal CEOs de bancos que não ganham isso...

                                          Tb acho mal, dizer-se a um jovem de Informática "por 1100€ mais vale emigrares: és um ganda estúpido, lá fora bla bla bla".
                                          Um Jovem recém formado que ganhe esse valor tem todo uma margem enorme de evolução pela frente cá se quiser empenhar-se nisso.
                                          Tanto eu como a minha irma nunca fomos criados com família por perto, felizmente a minha mae nao trabalhava, portanto as coisas nem correram mal. Mas temos de perceber que ter família por perto nem sempre é possível, basta pensar que certas profissoes nao existem em vários locais do interior ou sao bastante mal remuneradas, quando em Lisboa (que fica a 100, 200, 300, 400 Kms de distancia) existe uma maior oferta em certas áreas. Provavelmente se tivesses nascido numa aldeia perdida no meio do Alentejo ou de Trás os Montes nao terias essa visao...

                                          Rios de dinheiro sao difíceis de ganhar, mas é possível ter uma vida perfeitamente normal, com horários normais e ter um salário adequado. Temos de nos mentalizar de que vamos estar sempre a aprender durante toda a nossa vida profissional e que sem essa constante aprendizagem podemos correr o risco de acabarmos completamente desactualizados e redundantes ao fim de pouco tempo.

                                          Eu sou da opiniao de que se deve trabalhar em Portugal durante algum tempo para se aprender o que é possível, ir directamente para fora só para empresas que garantam currículo (conheco casos assim e deram-se bem).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            Em relação ao tópico é importante que se diga que: o dinheiro sai do corpo das pessoas. Ng ganha rios de dinheiro na sua "zona de conforto", tipo "ya eu sou o maior e sei tudo". Para se ganhar muito é preciso uma dinâmica permanente de actualização e actividade "no limite" que garanta um afastamento da média o maior tempo possível com os sacrifícios que isso implica.

                                            É um absurdo falar-se em vencimentos de 20000€ como se isso fosso "normal". É preciso explicar aos jovens que isso é invulgar até em cargos de elevada responsabilidade quanto mais para recém formados... Há em Portugal CEOs de bancos que não ganham isso...
                                            Isto sim é o essencial.

                                            O exemplo que dei de um que ganha 1100 e outro com 20 000 é bem ilustrativo. O que ganha mais prescindiu pura e simplesmente da familia. Se estiver um mês em casa ao ano é muito. Os filhos quase não o reconhecem (literalmente). Aliás faz todo sentido que ele ganhe mais que o CEO de um banco dada a exigência do cargo e a carga e condições ambientais impostas.

                                            Por isso, não basta ser-se bom. Tem a ver com as opções pessoais de cada um, ambições, percursos, etc.

                                            Falar de dinheiro é, por si, muito redutor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ir para Engenharia em Portugal e ganhar dinheiro! Em Portugal um Engenheiro Senior cheio de competências, nunca sobe aos quadros da Administração, esses lugares são para políticos e cunhas, é para os filhos de ... que tiraram um curso de gestão numa Particular, e que depois compram uns prémios, a dizer que são os melhores gestores do Mundo e arredores.
                                              Portugal deve ser o único País do Mundo civilizado em que a Administração das empresas é formada por gestores e comerciais, que no caso das Industrias não fazem ideia de como funciona a fabrica que gerem, apenas sabem olhar para balancetes fornecidos pelo departamento económico. Depois como queremos investimento/modernização e otimização para melhorar a rentabilidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por exxyner Ver Post
                                                Boas, estou a acabar o 12º ano, e ainda estou indeciso quanto ao curso que quero seguir no ensino superior, gosto muito de física, matematica e programação. Gostaria de seguir Engenharia fisica tecnologica ou engenharia aeroespacial ou até eletrotecnica, informática (tudo no ist) e queria perguntar se alguem sabe se os dois primeiros cursos que mencionei têm boa saída, renumeração, se sao difíceis, se são melhores que os terceiro e quarto, ou se há outro curso melhor que estes que referi uma vez que há muito pouca informação na internet sobre eles (especialmente sobre os primeiros dois). Neste momento tenho media de 18.6, portanto em princípio podem-me sugerir qualquer curso.
                                                Obg
                                                Tanto Aero como Física Tecnológica têm excelentes perspectivas de empregabilidade, inclusivé directamente nas respectivas áreas (mais no estrangeiro, mas também cá em Portugal).
                                                Tanto quanto sei são ambos cursos exigentes, mas com a média que trazes do secundário já deves saber lidar bem com isso.
                                                Também têm a vantagem de serem cursos relativamente pequenos e que atraem os melhores alunos.

                                                Não consideras Matemática Aplicada também no Técnico?

                                                Originalmente Colocado por exxyner Ver Post
                                                Antes demais obrigado pela resposta.
                                                Respondendo à tua pergunta, gosto de coisas palpáveis, construir coisas reais, apesar de gostar de programação não me vejo passar a vida à frente dum pc a programar. Eu sinceramente tou mais virado para a engenharia física tecnológica (pelo que sei abrange mais áreas), se bem que aeroespacial tambem me parece muito interessante. Em principio entro para qualquer uma delas. Também nao me importava nada de emigrar, ja o fiz uma vez e dei-me bem. Entre física tecnológica e aeroespacial qual tem mais vencimento em media? na internet ha pouquíssima informação sobre isso.
                                                Isso depende muito mais da carreira que escolheres depois do curso do que do curso em si.
                                                Qualquer um dos cursos te prepara bem para o mercado de trabalho, mas tanto podes ficar a trabalhar na área do curso como não.

                                                Tenho colegas que ficaram a trabalhar na área do curso, outros que gostavam de programação e portanto arranjaram emprego nessa área, outros que foram para consultoria financeira, outros para a área automóvel, outros seguiram investigação e ensino, etc.

                                                Com um desses cursos, e se o dinheiro for o mais importante, eu aconselho ires para a área de consultoria. Isto em Portugal.
                                                No estrangeiro o trabalho de engenharia pode ser muito melhor pago do que cá, mas também depende muito do país para onde se vai.
                                                Editado pela última vez por Zar; 14 January 2015, 10:05.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Antes de mais deves pensar o que gostavas de fazer.
                                                  Investigação ou no terreno? Ou os dois?
                                                  Queres trabalhar na carreira académica?

                                                  Como digo sempre, tirar um colégio dos tradicionais, possibilita sempre tudo.
                                                  Antes de mais prepara-te para 3 anos de curso em que basicamente dás fisica e matemática.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                    Ir para Engenharia em Portugal e ganhar dinheiro! Em Portugal um Engenheiro Senior cheio de competências, nunca sobe aos quadros da Administração, esses lugares são para políticos e cunhas, é para os filhos de ... que tiraram um curso de gestão numa Particular, e que depois compram uns prémios, a dizer que são os melhores gestores do Mundo e arredores.
                                                    Portugal deve ser o único País do Mundo civilizado em que a Administração das empresas é formada por gestores e comerciais, que no caso das Industrias não fazem ideia de como funciona a fabrica que gerem, apenas sabem olhar para balancetes fornecidos pelo departamento económico. Depois como queremos investimento/modernização e otimização para melhorar a rentabilidade.
                                                    Creio que a tua experiência é curta e por isso escreveste o que escreveste a não ser que seja ironia mal percepcionada.
                                                    Se há coisa que existe em Portugal é Engenheiros em lugar de gestão ao mais alto nível. Alguns até em negócios que de engenharia têm pouco. Aliás eu diria em Portugal e em todo o mundo.
                                                    Eu diria que nos quadros de administração das 100 maiores empresas portuguesas, duvido que existam 50 que não tenham um administrador no conselho que não seja engenheiro. Não é por acaso que os MBA e cursos gerais de gestão estão cheios de engenheiros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post
                                                      (...)


                                                      P.S. Se também ajudar a decidir: Fisica e Aeroespacial é para ir trabalhar para fora: NASA E CERN são inclusivé recrutadores cá em Portugal. Informática ficam todos a trabalhar no Tagus Park, raros são os que emigram.
                                                      Não é de todo verdade. Existe mercado de trabalho para alunos destas áreas em Portugal, inclusivé mesmo na área do curso.
                                                      Agora, se lá fora é melhor? Lá isso é...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A vida é feita de compromissos.

                                                        Aos 18 é natural que se tente começar por algum lado...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Antes do mais escolhe o que mais gostares, trabalhar no que não se gosta é uma grande chatice, e ser-se competente quando se está chateado não é fácil.

                                                          No IST em geral a dificuldade/exigência é de ir às lágrimas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O que acho mal é falar de emigração a jovens...
                                                            Este país é deles.
                                                            Eles é que não sabem... Os jovens não se unem e preferem o facilitismo da emigração em vez da luta por um país com menos desigualdade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X