Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"O Sol quando nasce é para todos?"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "O Sol quando nasce é para todos?"

    Bem, hoje fui apanhado de surpresa e fiquei em choque, literalmente com a boca aberta a olhar para a noticia.

    Pelo que li, a Espanha irá cobrar taxas a todos aqueles que decidam produzir e gastar energia proveniente do Sol no mesmo edifício, e quem não informar o estado que instalou esses mesmos sistemas será punido com multas graves.

    No fundo o Governo Espanhol "nacionalizou" o Sol... Irónico... Pensava eu na minha inocência que o Sol quando nasce é para todos...

    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/...215134719.html

    Digam de vossa justiça a vossa opinião sobre este tema.


    #2
    E qual o problema?

    Comentário


      #3
      fds, ainda me lembro de ha uns 10 anos o meu pai dizer "um dia ainda vamos ter de pagar pelo sol" e as pessoas se rirem a pensar que era um piada...

      Comentário


        #4
        Parece-me aceitável obrigar a declaração.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
          E qual o problema?
          O problema é que não justificação de "exportação de produtos petrolíferos", não há a justificação da poluição e não há a justificação do transporte/armazenamento deste tipo de energia por terceiros e em solo público.

          Mas pode-me estar a escapar qualquer coisa....justifiquem, quem é a favor!

          Comentário


            #6
            Em Pt até há uns anos só eram permitidos fotovoltaicos integrados na rede: ou seja éramos obrigados a injectar a electricidade na rede, a qual era comprada a um preço superior à de revenda. A EDP comprava a 12 e vendia-nos a 11 (por exemplo) para incentivar o investimento.

            Entretanto a lei mudou e quem investiu e planificou a amortização fofofofo...

            Se não estou em erro neste momento consumimos o que produzimos e o restante injectamos na rede a um preço residual. Portanto o projecto deverá sr dimensionado em função do consumo.

            Posso estar errado, já estive mais dentro do caso.

            Comentário


              #7
              As formas que todos os dias a "engenharia financeira" inventa para cobrar cada vez mais impostos metem nojo.

              A recolha de energia solar pelos particulares, incentivada desde há anos, por não poluente, envolve um investimento relativamente sério, tendo em atenção valores envolvidos, sendo legítimo que quem assim decida investir receba o retorno respectivo, que ainda demora uns anos!

              O sol e o céu, este último por cujo espaço aquele irradia luz e energia, não são pertença de ninguém. Logo, na minha opinião, é criminoso agir da forma descrita, a ser verdade, sobre quem decide investir em energias alternativas, ecológicas e que não alimentam interesses de mercado...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                A recolha de energia solar pelos particulares, incentivada desde há anos, por não poluente, envolve um investimento relativamente sério, tendo em atenção valores envolvidos, sendo legítimo que quem assim decida investir receba o retorno respectivo, que ainda demora uns anos!

                Atenção que já dá para desenvolver projectos particulares de energia fotovoltaica a preços muito interessantes. Basta fazer um pouco de pesquisa.

                Lembro-me de ver que o preço de um painel fotovoltaico já não é a exorbitância que era.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                  Atenção que já dá para desenvolver projectos particulares de energia fotovoltaica a preços muito interessantes. Basta fazer um pouco de pesquisa.

                  Lembro-me de ver que o preço de um painel fotovoltaico já não é a exorbitância que era.
                  Sim, correcto, mas ser taxado por esses investimentos?... Não concordo, peço desculpa.

                  Comentário


                    #10
                    Se eu produzir energia para o vizinho, já não há problema?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                      Sim, correcto, mas ser taxado por esses investimentos?... Não concordo, peço desculpa.

                      Não me pronunciei acerca desse aspecto.


                      Só enunciei uma evidência actual que já não é coincidente com o passado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                        Não me pronunciei acerca desse aspecto.


                        Só enunciei uma evidência actual que já não é coincidente com o passado.
                        Sim, mas pronunciei-me eu, perante a manutenção de uma tributação sobre esse tipo de investimento, que me parece incorrecta!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Se eu produzir energia para o vizinho, já não há problema?
                          e é com buracos desses na lei que se faz trafulhices

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                            E qual o problema?
                            É como uma petrolífera que compra a patente de um sistema de carros que andam a energias renováveis...

                            Isto é o capitalismo no seu melhor.

                            Sobretaxação sobre a classe média e destruição da mesma? Isso nem é para aqui chamado!

                            Comentário


                              #15
                              A lei e o mercado da solar num país como o nosso deveria ter tido uma orientação em direcção à liberalização total.

                              Ia promover a adoptação do solar, provavelmente o investimento e desenvolvimento da captação e armazenamento doméstico em Portugal e diminuir ainda mais a dependência do petróleo.

                              Não me importava nada de investir/ter um sistema com painéis e termo acumuladores (ou outra solução) de maneira a reduzir o consumo energético exterior.

                              Comentário


                                #16
                                Eu tenho paineis fotovoltaicos na minha casa e vendo a energia para a companhia.como nao produzo mais de 17.000euros por ano nao pago um centimo de imposto.
                                Mas isto na Alemnha em Portugal nao estou dentro da lei acerca do assunto

                                Comentário


                                  #17
                                  Estamos a falar num investimento que para o comum utilizador de eletricidade demora cerca de 10 anos a ir buscar o "retorno", as taxas só vão tardar ainda mais isso, e convenhamos que já são muito poucos os que podem investir num produto com retorno a tão longo prazo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Em Pt até há uns anos só eram permitidos fotovoltaicos integrados na rede: ou seja éramos obrigados a injectar a electricidade na rede, a qual era comprada a um preço superior à de revenda. A EDP comprava a 12 e vendia-nos a 11 (por exemplo) para incentivar o investimento.

                                    Entretanto a lei mudou e quem investiu e planificou a amortização fofofofo...

                                    Se não estou em erro neste momento consumimos o que produzimos e o restante injectamos na rede a um preço residual. Portanto o projecto deverá sr dimensionado em função do consumo.

                                    Posso estar errado, já estive mais dentro do caso.
                                    Duas correcções:
                                    - não eras obrigado a vender a energia que produzes. Podias ter um sistema isolado da rede.
                                    - quem realizou investimentos para venda em regime de microgeração tem a tarifa garantida.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É o vale tudo para sacar um ppuco mais de carniça! A imagem abaixo é Portugal, mas pode ser também Espanha, ou...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ah, e fiquei um pouco desiludido com o conteúdo do tópico. Ao ver o título, pensei que era mais um para cascar na moderação do fórum.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                          Duas correcções:
                                          - não eras obrigado a vender a energia que produzes. Podias ter um sistema isolado da rede.
                                          - quem realizou investimentos para venda em regime de microgeração tem a tarifa garantida.
                                          Obrigado pela correcção! assim de facto faz mais sentido, porque os investimentos eram altos, mudar regras a meio pareceu-me desadequado.

                                          Já agora pergunto-te a tua opinião: qual dos regimes legais te parece melhor - o anterior ou o actual?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                            Ah, e fiquei um pouco desiludido com o conteúdo do tópico. Ao ver o título, pensei que era mais um para cascar na moderação do fórum.
                                            Eu não lavo roupa suja.
                                            Só o simples facto de terem alterado um bom tópico que poderia ser sobre intervenção politica num "FAQ" à moderação... Bem...

                                            Comentário


                                              #23
                                              A mim parece-me simples. Mesmo para consumo próprio deve existir um limite mínimo de capacidade mínima de produção de energia para pagar imposto. Ora presumo que uma calculadora solar com produção e uso próprio de energia, não vá ser taxada. Assim basta aproveitar o limite máximo legal com isenção, e usá-lo ou multiplica-lo as vezes necessárias.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                Obrigado pela correcção! assim de facto faz mais sentido, porque os investimentos eram altos, mudar regras a meio pareceu-me desadequado.

                                                Já agora pergunto-te a tua opinião: qual dos regimes legais te parece melhor - o anterior ou o actual?
                                                O anterior, desde 2013 e 2014 já praticamente não compensava. O prémio oferecido era muito baixo e, embora os painéis já fossem muito baratos, o investimento era recuperável, mas depois de recuperado o investimento, o rendimento era muito baixo. Atualmente, produzir só para vender não compensa.

                                                Com o regime mais recente, pode compensar para quem tiver uma base de consumo apreciável durante o dia. Compram-se uns painéis de 700 W a 2000W que fornecem a base do diagrama e os picos são supridos pela rede.

                                                Em breve deveremos ter (acho que ainda não temos, mas se calhar até já há quem venda) produtos semelhantes aos espanhóis em que há uns painéis são de instalação super simples, bastando pôr ao sol e ligar a uma tomada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É óbvio que a micro-produção para autoconsumo terá de ser regulada e o seu avanço gradual, de forma ao sistema eléctrico se ajustar.

                                                  Não tem nada a ver com impostos, mas sim com a arquitectura da rede, que neste momento se encontra definida para a produção centralizada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PedroAugusto Ver Post
                                                    Bem, hoje fui apanhado de surpresa e fiquei em choque, literalmente com a boca aberta a olhar para a noticia.

                                                    Pelo que li, a Espanha irá cobrar taxas a todos aqueles que decidam produzir e gastar energia proveniente do Sol no mesmo edifício, e quem não informar o estado que instalou esses mesmos sistemas será punido com multas graves.

                                                    No fundo o Governo Espanhol "nacionalizou" o Sol... Irónico... Pensava eu na minha inocência que o Sol quando nasce é para todos...

                                                    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/...215134719.html

                                                    Digam de vossa justiça a vossa opinião sobre este tema.

                                                    agora que vieste para aqui dizer isso, já se sabe que o governo lê o fórum e daqui a uns 2/3 meses vão taxar o sol às pessoas com mais um imposto extraordinário. obrigadinho, "amigo".


                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso aconteceu por pressão das empresas elétricas espanholas.
                                                      É impressionante como o poder político se verga ao grande capital, e pior, como já nem sequer o tentam esconder.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ah, e tal, em Espanha é tudo melhor que aqui! Se eu mandasse, já se teria feito a fusão entre Portugal e Espanha...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          agora que vieste para aqui dizer isso, já se sabe que o governo lê o fórum e daqui a uns 2/3 meses vão taxar o sol às pessoas com mais um imposto extraordinário. obrigadinho, "amigo".


                                                          Desculpa
                                                          Tens painéis foto-voltaicos na tua residência?

                                                          Um abraço, "amigo"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu tenho um painel fotovoltaico movel. Como irão taxar estes?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X