Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estudar noutra cidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estudar noutra cidade

    Boas pessoal,

    Tenho 17 anos, vivo no Algarve, e estou a pensar ir estudar, para o próximo ano letivo (universidade), em Évora ou Lisboa.

    Apesar de já saber algumas coisas sobre LX, gostava que me falassem um pouco sobre as duas.

    Pessoal que já tenha estado ou esteja em Évora:como é o custo de vida? há muitos bares e locais onde um estudante da univ. se possa divertir? Como são as praxes?

    Pessoal que já tenha estado ou esteja em Lisboa: como é o custo de vida - alojamento, gás, luz, água?? Como são as praxes das univs. públicas - tanto da NOVA como da clássica??
    Editado pela última vez por andreb77; 17 January 2015, 22:06.

    #2

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por andreb77 Ver Post
      Boas pessoal,

      Tenho 17 anos, vivo no Algarve, e estou a pensar ir estudar, para o próximo ano letivo (universidade), em Évora ou Lisboa.

      O que eu queria pedir era que os users que, neste período da sua vida, foram para outra cidade estudar, partilhassem as suas experiências e que os que que vivem ou em Évora ou em Lisboa falassem um pouco sobre o estilo e custo de vida das respetivas cidades
      Sê mais específico se não só me calo amanhã. O estilo és tu que o fazes, não a cidade.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rks Ver Post
        Sê mais específico se não só me calo amanhã. O estilo és tu que o fazes, não a cidade.
        Já alterei o post de forma a que ficasse mais claro. O que pretendo é mesmo saber mais sobre o custo de vida e sobre a oferta de diversão em cada uma das cidades. Sei que em LX há muita oferta nesse aspeto, mas sobre Évora já não sei tanto.

        Comentário


          #5
          Qual é mesmo o curso que queres ?

          Comentário


            #6
            Vai ser só trutas e vinho verde.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
              Qual é mesmo o curso que queres ?
              Estou a considerar Relações Internacionais -que há em Évora e Lisboa - ou então Ciência Política, que há só em LX.

              Comentário


                #8
                Conheço uma pessoa que foi para Évora há pouco tempo. Mas acho que não está a gostar muito das coisas por lá. E era da área das ciências políticas.

                Estudar fora é um grande desafio. Conheço muita gente que se perdeu à conta disso. Tens de ter muito cuidado com as companhias e resistir a muitas tentações.

                Quanto à cidade para vida académica, qualquer uma é boa, desde que o teu espírito seja bom.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por andreb77 Ver Post
                  Estou a considerar Relações Internacionais -que há em Évora e Lisboa - ou então Ciência Política, que há só em LX.
                  Ciência Politica, tal como diz o AdolfoSDias há uma grande escola em Évora neste momento ...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                    Ciência Politica, tal como diz o AdolfoSDias há uma grande escola em Évora neste momento ...
                    Em Évora, tenho essa vantagem kkkkk Antes das frequências mais complicadas posso ir à cela 44 do EPE pedir uma ajudinha

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                      Ciência Politica, tal como diz o AdolfoSDias há uma grande escola em Évora neste momento ...
                      Licenciatura lecionada numa instituação denominada EPE. O quadro docente é de excelência, sendo que há, inclusivamente, um professor que fez formação pós-graduada na Sorbonne, em Paris!

                      Em termos de Mestrado é que ainda não está nada garantido.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                        Licenciatura lecionada numa instituação denominada EPE. O quadro docente é de excelência, sendo que há, inclusivamente, um professor que fez formação pós-graduada na Sorbonne, em Paris!

                        Em termos de Mestrado é que ainda não está nada garantido.
                        Pode ser que pela altura que eu acabe a Licenciatura, se ficar em Évora, já em 2018, esse tão credenciado e reputado professor já tenha saído da escola onde estava e ficado habilitado a dar mestrado também ... aí, com sorte, até pode mesmo ir lecionar em RI ou Sociologia na UÉ... Isto se tiver a sorte de não voltar outra vez para a tão reputada instituição.

                        Bora alfacinhas, alentejanos e gente que já tenha estado por tais terras ... Feedback me

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por andreb77 Ver Post
                          Pessoal que já tenha estado ou esteja em Lisboa: como é o custo de vida - alojamento, gás, luz, água?? Como são as praxes das univs. públicas - tanto da NOVA como da clássica??
                          Alojamento ~250-300€ quarto, às vezes sem despesas (podes acrescentar uns 30-40€, dependendo dos colegas e do que está incluído). Quanto à outra pergunta nem vou responder porque não aceito como factor de decisão entre duas faculdades.

                          Comentário


                            #14
                            Conheço algumas pessoas de RI e uns quantos estudantes da UE, sou original de Évora, mas não frequentei o ensino superior na minha cidade natal.

                            Acho que é uma cidade gira para se estudar, quem é de fora vai apreciar algumas tradições, por falar nisso é um bocado apegada às tradições académicas (se é isso que procuras, eu não sou muito dessas cenas), as praxes são puxadas e aqui ligam muito a isso, de resto a cidade tem uma dimensão simpática especialmente para quem é estudante e não tem carro, o valor do arrendamento é mais baixo que em Lisboa, arranjas um quarto muito em condições por uns 150€ , pertíssimo de tudo a pé, é uma cidade que não precisas muito do carro se viveres perto do centro, porque dá para fazer tudo a pé, os transportes públicos são eficientes e baratos (acho que o passe ronda os 15€), mas nem colocava essa opção, porque, correndo o risco de me tornar repetitivo , se viveres numa zona central ires a butes chega-te bem. Contudo, quem acha que Évora é uma cidade barata, desengane-se, óbvio que é mais barata que Lisboa, mas o preço de aquisição de casa (óbvio que isto nada conta para este tópico) podia ser mais baixo, e quem gosta de frequentar bons restaurantes, também pode preparar dinheiro, contudo, mesmo que vás a sitios mais baratos comer, sais sempre bem pq aqui ninguém serve mal.
                            De resto, se procuras noite, a oferta não é muita, mas como deves andar sempre com uma chipala maior que tu isso não vai ser um problema, só existem duas discotecas, até às 3h da manhã tens uns quantos barzitos porreiros, depende qual é a tua onda, mas se vais para os spots académicos é só jorrar álcool para dentro a preço de saldo.

                            Em relação a Lisboa, eu neste momento vivo e trabalho em Lisboa (ou melhor, nos arredores) e nem sequer se compara com Évora, há toda uma oferta a explorar, para todos os gostos, feitios e carteiras, por um lado é fixe, estar na capital é sempre diferente, mas o custo de vida é incomparável, não tanto a nível de alimentação, mas mais ao nível de arrendamento de quarto e transportes, um quarto decente em Lisboa manda-se para os 250€, e lá, é certo que tens de tirar o passe de metro se queres deslocar-te minimamente na cidade, penso que anda nos 35€. Não conheço a vida académica de Lisboa, mas certamente não será tão "apegada" e tradicional face à de Évora, aliás, tenho ideia que as praxes em Lisboa são umas brincadeiras e cada um à sua, aliás, a semana académica de Lisboa está longe de ser uma referência, portanto em termos de cultura e tradição presumo que o forte não seja aqui em Lisboa.
                            No que toca à noite, existe muita coisa mesmo, tanta que se torna difícil escolher, mas existe para todos os gostos, feitios e carteiras, mais uma vez.

                            É tudo uma questão de escolhas, objectivos e de gostos.

                            Eu estudei numa cidade maior que Évora e mais pequena que Lisboa, sem grande tradição académica (eu não sou propriamente pessoa de ligar muito a isso), mas eu fui para tirar o curso e andar por lá na boa, não fui para andar a ver de bares e discotecas, obviamente que me diverti (se calhar não tanto como deveria, mas pronto), mas fui ponderado, tentei combinar as coisas ao máximo, mas lá está isso tudo depende das escolhas, gostos e objectivos de cada um.

                            Qualquer dúvida apita.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rks Ver Post
                              Alojamento ~250-300€ quarto, às vezes sem despesas (podes acrescentar uns 30-40€, dependendo dos colegas e do que está incluído). Quanto à outra pergunta nem vou responder porque não aceito como factor de decisão entre duas faculdades.
                              Não estou a considerar as praxes como um fator decisivo. Perguntei apenas por se falar tanto nessa questão. Gosto do que se fala serem as praxes, desde que não seja em exagero

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post

                                Qualquer dúvida apita.
                                Por acaso já tinha ouvido dizer que sim: a praxe na UÉ é mais tradicional do que nas universidades de Lisboa. Mas também já tinha ouvido dizer que em Lisboa as aulas de praxe eram em mais exagero e que até nos faziam faltar a várias aulas da univ. só para ir lá - isto ouvi de um estudante da Faculdade de Letras da UL ... Obrigado pela disponibilidade

                                Comentário


                                  #17
                                  Bora pessoal: todos os que conhecem alguém que esteja a estudar em Lisboa ou em Évora e todos os que vivam por essas zonas ... Não deixem o post morrer. Tenho a certeza que há muita gente a querer saber mais info sobre isto: custo de vida, oferta de lazer - esta principalmente em Évora, pois é onde menos se conhece -praxes (quem as leva mais a sério) e qualidade de cada uma das universidades: Évora - UÉ e Lisboa - ULisboa, UNova, UCatólica, Lusíada, Lusófona, UAL, etc ...

                                  Comentário


                                    #18
                                    A questão é mais simples que isso. Basicamente a probabilidade de achares trabalho em Lisboa é mais alta que em Evora e outro sitio qualquer.

                                    Logo, se tens condições, vai diretamente estudar para Lisboa, na hora de procurar emprego vai te fazer muita diferente já estares familiarizado com a cidade, empregadores, contactos com os possiveis empregadores que vais conhecendo durante o curso, etc.

                                    Custo de vida, qualidade, isso são tretas que na hora X não te faz nenhuma diferença. Mesmo a qualidade das universidades, não interessa muito, interessa a reputação, por curso existe sempre 2 ou 3 com bastante reputação, e deves focar nessas, o resto qual é a melhor ou segunda melhor não interessa nada e certamente ambas vão fazer um bom trabalho de preparação.

                                    Andares preocupado com praxes, diversão, actividades, é claramente o mindset errado e acho que não estás bem a ver o objectivo de ter um curso superior. Olha que muita, mas muita gente, e alunos que até eram bons, vão estudar para outra cidade, e perdem-se completamente, não penses que só acontece aos outros. Pés no chão, tenta não ser um desses mas pelas tuas preocupações estás lançado para o ser.

                                    Como algarvio, que foi estudar para Lisboa, acho que é uma grande aprendizagem ir viver para Lisboa, e não falo da univ, mas viver numa grande cidade, onde as pessoas na rua são mais frias, fdp, uma mentalidade mais de cada um por sí, uma maior mistura cultural, existe mais competição para tudo em geral e ingenuidade pode sair caro, aprender a desenrascar e a viver no meio disto tudo, coisas que tipicamente não encontras em meios/cidades mais pequenas, é uma grande lição de vida e é verdadeiramente o que aprendes em Lisboa que em Evora ou outra pequena cidade não vais aprender. Se tens a oportunidade de ir viver para Lisboa, ou outra grande cidade, acho que deves aproveitar. Porque o conhecimento do curso, isso até pela net em cursos do youtube o conseguias, o que realmente conta é tudo o resto que aprendes paralelamente.
                                    Editado pela última vez por Hecho; 18 January 2015, 12:09.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                      A questão é mais simples que isso. Basicamente a probabilidade de achares trabalho em Lisboa é mais alta que em Evora e outro sitio qualquer.

                                      Logo, se tens condições, vai diretamente estudar para Lisboa, na hora de procurar emprego vai te fazer muita diferente já estares familiarizado com a cidade, empregadores, contactos com os possiveis empregadores que vais conhecendo durante o curso, etc.

                                      Custo de vida, qualidade, isso são tretas que na hora X não te faz nenhuma diferença. Mesmo a qualidade das universidades, não interessa muito, interessa a reputação, por curso existe sempre 2 ou 3 com bastante reputação, e deves focar nessas, o resto qual é a melhor ou segunda melhor não interessa nada e certamente ambas vão fazer um bom trabalho de preparação.

                                      Andares preocupado com praxes, diversão, actividades, é claramente o mindset errado e acho que não estás bem a ver o objectivo de ter um curso superior. Olha que muita, mas muita gente, e alunos que até eram bons, vão estudar para outra cidade, e perdem-se completamente, não penses que só acontece aos outros. Pés no chão, tenta não ser um desses mas pelas tuas preocupações estás lançado para o ser.

                                      Como algarvio, que foi estudar para Lisboa, acho que é uma grande aprendizagem ir viver para Lisboa, e não falo da univ, mas viver numa grande cidade, onde as pessoas na rua são mais frias, fdp, uma mentalidade mais de cada um por sí, uma maior mistura cultural, existe mais competição para tudo em geral e ingenuidade pode sair caro, aprender a desenrascar e a viver no meio disto tudo, coisas que tipicamente não encontras em meios/cidades mais pequenas, é uma grande lição de vida e é verdadeiramente o que aprendes em Lisboa que em Evora ou outra pequena cidade não vais aprender. Se tens a oportunidade de ir viver para Lisboa, ou outra grande cidade, acho que deves aproveitar. Porque o conhecimento do curso, isso até pela net em cursos do youtube o conseguias, o que realmente conta é tudo o resto que aprendes paralelamente.
                                      Sim, acredito que LX, Porto e Coimbra, no sentido de empregabilidade, sejam os melhores locais. Estou a tentar escolher entre os dois lados pois LX puxa-me pelo movimento, qualidade de ensino e oportunidades; Évora puxa-me pelos preços mais atrativos, conhecer já lá pessoas e também pelo facto de ser uma cidade mais parecida às típicamente calmas cidades algarvias e, mesmo apesar de gostar de confusão e movimento, tenho medo que o embate seja um bocado forte .. De qualquer das formas, acho que se consegui resistir a várias tentações, mesmo tendo encontrado, ao longo da minha vida, gente meio chanfrada, durante estes anos todos, não será muito díficil resistir a mais 3 anos ... Obrigado pela opinião.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já que estão a falar de empregabilidade, o que é que faz uma pessoa com o curso de relações internacionais ou ciências políticas?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                          Já que estão a falar de empregabilidade, o que é que faz uma pessoa com o curso de relações internacionais ou ciências políticas?
                                          RI é, a meu ver, o melhor curso que se pode tirar na área das humanidades, tirando Ciências da Comunicação. Dá para trabalhar em quase todos os postos de uma empresa, desde que tenha a ver com o exterior - contactos, relações -, dá para trabalhar na comunicação social, dá para seguir o ramo político ... n coisas. Ciência Política é que já é um bocado limitada, pois atira-nos mais, como o nome indica, para a política... O Seguro tirou RI e apesar de não estar na ribalta agora, tem um bom emprego ...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por andreb77 Ver Post
                                            RI é, a meu ver, o melhor curso que se pode tirar na área das humanidades, tirando Ciências da Comunicação. Dá para trabalhar em quase todos os postos de uma empresa, desde que tenha a ver com o exterior - contactos, relações -, dá para trabalhar na comunicação social, dá para seguir o ramo político ... n coisas. Ciência Política é que já é um bocado limitada, pois atira-nos mais, como o nome indica, para a política... O Seguro tirou RI e apesar de não estar na ribalta agora, tem um bom emprego ...
                                            Isso é como alguém ir para o IST para eng electrotécnica a pensar que pode se tornar alto comissário para os refugiados só porque o Guterres também é.

                                            Quantos anuncios de emprego para licenciados em relacoes internacionais e relacionados com a área tu consegues encontrar numa pesquisa na internet feita hoje?

                                            Comentário


                                              #23
                                              The 5 Best Jobs You've Never Heard Of - 1

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por andreb77 Ver Post
                                                Sim, acredito que LX, Porto e Coimbra, no sentido de empregabilidade, sejam os melhores locais. Estou a tentar escolher entre os dois lados pois LX puxa-me pelo movimento, qualidade de ensino e oportunidades; Évora puxa-me pelos preços mais atrativos, conhecer já lá pessoas e também pelo facto de ser uma cidade mais parecida às típicamente calmas cidades algarvias e, mesmo apesar de gostar de confusão e movimento, tenho medo que o embate seja um bocado forte .. De qualquer das formas, acho que se consegui resistir a várias tentações, mesmo tendo encontrado, ao longo da minha vida, gente meio chanfrada, durante estes anos todos, não será muito díficil resistir a mais 3 anos ... Obrigado pela opinião.
                                                O problema não é bem as outras pessoas, não estou a dizer que vais te enfiar na droga por causa de más companhia, é só que o primeiro ano de faculdade é só festas, praxes(eventualmente), malta porreira que gosta de sair, a materia da faculdade é uma grande seca, bastante teorica e nada a ver com o que estavamos à espera, e hoje existe mais uma festa, ou vou ficar em casa a dormir e depois estudo sozinho à noite, afinal o prof até nem é grande coisa e não vou lá fazer nada. E depois bem, pode ficar para o próximo semestre. E depois os pais não estão lá, mesmo a calhar que posso ver a seasson de walking dead a noite inteira.

                                                É muito fácil nos perdemos, e ir já a pensar em festas e praxes é meio caminho andado para a desgraça. Vi muita gente inteligente, bem mais que eu, que nunca acabaram os cursos por causa de coisas que escrevi no paragrafo acima.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  Isso é como alguém ir para o IST para eng electrotécnica a pensar que pode se tornar alto comissário para os refugiados só porque o Guterres também é.

                                                  Quantos anuncios de emprego para licenciados em relacoes internacionais e relacionados com a área tu consegues encontrar numa pesquisa na internet feita hoje?
                                                  Sim, de facto, a oferta não é muita, mas se conheceres as pessoas certas já é um bom caminho. 9 degrees that get you to $100k the quickest - Advice - Boston.com ... Encontrei este site e como ele, há muitos outros a provar o que digo. É um bom curso que ainda se torna melhor se conseguirmos chegar ao emprego para o qual ele nos prepara .. Não é à toa que a média de Lisboa (ISCSP) ultrapassa os 15 - na NOVA é de quase 17 - e que em Coimbra chega quase aos 15.5 ... Já nem falo do Porto (Línguas e Relações Internacionais), que tem uma média altíssima ...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                    O problema não é bem as outras pessoas, não estou a dizer que vais te enfiar na droga por causa de más companhia, é só que o primeiro ano de faculdade é só festas, praxes(eventualmente), malta porreira que gosta de sair, a materia da faculdade é uma grande seca, bastante teorica e nada a ver com o que estavamos à espera, e hoje existe mais uma festa, ou vou ficar em casa a dormir e depois estudo sozinho à noite, afinal o prof até nem é grande coisa e não vou lá fazer nada. E depois bem, pode ficar para o próximo semestre. E depois os pais não estão lá, mesmo a calhar que posso ver a seasson de walking dead a noite inteira.

                                                    É muito fácil nos perdemos, e ir já a pensar em festas e praxes é meio caminho andado para a desgraça. Vi muita gente inteligente, bem mais que eu, que nunca acabaram os cursos por causa de coisas que escrevi no paragrafo acima.
                                                    Acertaste logo na minha série preferida , kkkkkk . Posso saber qual foi a área do teu curso?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por andreb77 Ver Post
                                                      Sim, de facto, a oferta não é muita, mas se conheceres as pessoas certas já é um bom caminho. 9 degrees that get you to $100k the quickest - Advice - Boston.com ... Encontrei este site e como ele, há muitos outros a provar o que digo. É um bom curso que ainda se torna melhor se conseguirmos chegar ao emprego para o qual ele nos prepara .. Não é à toa que a média de Lisboa (ISCSP) ultrapassa os 15 - na NOVA é de quase 17 - e que em Coimbra chega quase aos 15.5 ... Já nem falo do Porto (Línguas e Relações Internacionais), que tem uma média altíssima ...
                                                      O mercado de trabalho noutros países nao pode ser transportado para Portugal, a nao ser que tenhas interesse em ir (e vás) trabalhar para esse outro país.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tirar um curso de RI e depois uma pos graduacao em gestao de qq coisa pode ser, agora RI apenas e só....chomage
                                                        por exemplo ha cada vez mais pessoal a tirar direito e a seguir pos em gestao, finanças etc

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                          Tirar um curso de RI e depois uma pos graduacao em gestao de qq coisa pode ser, agora RI apenas e só....chomage
                                                          por exemplo ha cada vez mais pessoal a tirar direito e a seguir pos em gestao, finanças etc
                                                          Mas esse exemplo de direito não tem muito a ver com as especializações? É que há diversas áreas e dentro de direito e um advogado da área X normalmente não é da Y também.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Évora é a cidade mais cara de Portugal.

                                                            Praça do Giraldo é muito caro comer e beber.

                                                            No entanto se bem me lembro (no início dos anos 90) a malta para se safar era no "Alentejo" e no "Manel dos Potes".
                                                            Barato mesmo para "atestar" era na sede do Juventude de Évora.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X