Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fim do período transitório para obtenção do CCP - formadores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fim do período transitório para obtenção do CCP - formadores

    Bom dia!Deparei-me com esta notícia com origem no portal Netforce. Que implicações trem isto, nomeadamente para quem tirou o CAP antes de 30 Jun 2012?Eu tenho o meu Certificado tirado em 2010. Devdo fazer algo?
    FIM DO PERÍODO TRANSITÓRIO PARA OBTENÇÃO DO CCP- FORMADOR

    Atualmente, podem candidatar-se ao acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas do formador (CCP/ex CAP), através do portal Netforce, utentes com base em cursos de formação pedagógica inicial de formadores homologados pelo IEFP e concluídos com aproveitamento antes de 30 de junho de 2012, ou seja, realizados com base no antigo referencial de formação.Com a entrada em vigor da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio, o referencial de formação pedagógica inicial de formadores (FPIF) sofreu profundas alterações ao nível da sua estrutura curricular e dos conteúdos programáticos e, consequentemente, das competências visadas.Neste sentido, o IEFP considera que o período decorrido desde então foi mais que suficiente para que os formandos que frequentaram os cursos de FPIF, homologados com base no referencial anterior, pudessem solicitar o respetivo CCP.Assim, a partir do próximo dia 28 de fevereiro de 2015, só terão acesso ao CCP, pela via da formação, candidatos que concluíram com aproveitamento cursos de FPIF com autorização de funcionamento, de acordo com a Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio.Durante este período transitório, as candidaturas ao CCP realizadas com base em cursos de FPIF iniciados até 30 de junho de 2012, poderão ser efetuadas através do NetForce, no menu Candidaturas à Certificação > via da Formação Pedagógica Inicial de Formadores. A partir de 28 de fevereiro de 2015, deixará de ser possível efetuar candidaturas ao CCP por esta via.Para qualquer esclarecimento, contate o Centro Nacional de Qualificação de Formadores através do endereçocnqf@iefp.pt .Fonte: Netforce

    #2
    Consegues obter o CCP na net, fazendo o registo no portal.
    Atualmente, para a maioria dos efeitos, só este é válido.

    Comentário


      #3
      Desculpem lá, mas precisava de uma ajuda.
      Pelo que falaram até agora depreendi que tem um CAP de formador agora tem que pedir o CCP. estou a interpretar corretamente? O CAP foi substituído pelo CCP?
      Por favor tirem-me esta dúvida

      P.S. - Já estive a informar-me e pelos vistos quem tem o CAP não precisa de substituir pelo CCP
      Editado pela última vez por jonya4; 21 January 2015, 14:45.

      Comentário


        #4
        Eu tenho um CAP, que nunca me serviu pra nada, mas já que o tenho gostaria de ficar com ele. Tenho de fazer alguma coisa? Este tópico é sobre isso?

        Comentário


          #5
          Acho que é sobre isso. depois da noticia que o bimmer colocou fiquei na dúvida, mas o pouco que encontrei na net diz que não é preciso trocar.
          Estás inscrito no portal Netforce do IEFP?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jonya4 Ver Post
            Acho que é sobre isso. depois da noticia que o bimmer colocou fiquei na dúvida, mas o pouco que encontrei na net diz que não é preciso trocar.
            Estás inscrito no portal Netforce do IEFP?
            Eu não estou inscrito. Tenho o certificado emitido pelo IEFP, e com esta notícia fiquei na dúvida se teria que haver "conversão" do documento para CCP, com consequente necessidade de inscrição no portal Netforce...

            Sei que para os novos cursos faz-se inscrição no portal Netforce, mas para quem tinha não sei...

            Comentário


              #7
              Estou na mesma situação que tu... tenho CAP desde 2004 mas não sei se preciso de o trocar para um CCP... já mandei um mail a pedir esclarecimento. Se receber algo venho aqui dar novidades.
              Se no entretanto alguém nos souber elucidar...

              P.S. andei na net a pesquisar mais um pouco e encontrei este excerto:

              http://www.cinfu.pt/index.php/compon...-de-cap-em-ccp
              Editado pela última vez por jonya4; 21 January 2015, 16:50. Razão: Nova informação

              Comentário


                #8
                POis... Ajuda agradece-se... O meu é de 2010.

                Comentário


                  #9
                  A alinea 2 do art. 13 da Portaria 231/2011 diz o seguinte:
                  " 2 — Os certificados de aptidão pedagógica de formador já emitidos pelo IEFP, I. P., ao abrigo da legislação revogada e os que venham a ser emitido ao abrigo do n.º 1 manter -se -ão válidos após a entrada em vigor do presente diploma, produzindo os mesmos efeitos que o certificado de competências pedagógicas de formador."

                  Portanto pressuponho que quem já tem o CAP emitido, não precisa de fazer nada

                  Comentário


                    #10
                    Eu cá para mim é preciso registo no portal Netforce para ir lá sacar um papel que se chama CCP...

                    Comentário


                      #11
                      é possível. o que li em vários sitios é que na Netforce os CAP foram "mudados" para CCP. o problema é que para variar não há uma informação explicita e direta que explique como funciona o processo.
                      Mas é como disse, se me responderem ao mail venho cá reportar o que me disseram

                      Comentário


                        #12
                        No essencial o que muda, é que para obtenção do CPP os cursos realizados até 30 de Junho de 2012, já não poderão obter o Certificado (CCP) através da plataforma Netforce, e deverão dirigir-se ao IEFP local.

                        Para que tem o antigo CAP, ou o actual CCP, nada mudou.

                        Comentário


                          #13
                          o 330i tem toda a razão. Já recebi a resposta, pelo que a transcrevo aqui:
                          "Com a entrada em Vigor da Portaria nº 214/2011 de 30 de maio, todos os CAP foram convertidos em Certificados de Competências Pedagógicas (CCP). Os formadores detentores de CAP podem aceder ao seu CCP, desde que estejam registados no portal NetForce (https://netforce.iefp.pt/), na sua área pessoal na opção “Certificados”, podendo visualizá-lo e/ou imprimi-lo sempre que pretender."

                          Portanto dou por encerrado este assunto. Agora resta ver se consigo aceder à Netforce...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jonya4 Ver Post
                            o 330i tem toda a razão. Já recebi a resposta, pelo que a transcrevo aqui:
                            "Com a entrada em Vigor da Portaria nº 214/2011 de 30 de maio, todos os CAP foram convertidos em Certificados de Competências Pedagógicas (CCP). Os formadores detentores de CAP podem aceder ao seu CCP, desde que estejam registados no portal NetForce (https://netforce.iefp.pt/), na sua área pessoal na opção “Certificados”, podendo visualizá-lo e/ou imprimi-lo sempre que pretender."

                            Portanto dou por encerrado este assunto. Agora resta ver se consigo aceder à Netforce...
                            Consegues, para esse fim não funciona mal.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jonya4 Ver Post
                              o 330i tem toda a razão. Já recebi a resposta, pelo que a transcrevo aqui:
                              "Com a entrada em Vigor da Portaria nº 214/2011 de 30 de maio, todos os CAP foram convertidos em Certificados de Competências Pedagógicas (CCP). Os formadores detentores de CAP podem aceder ao seu CCP, desde que estejam registados no portal NetForce (https://netforce.iefp.pt/), na sua área pessoal na opção “Certificados”, podendo visualizá-lo e/ou imprimi-lo sempre que pretender."

                              Portanto dou por encerrado este assunto. Agora resta ver se consigo aceder à Netforce...
                              Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                              Consegues, para esse fim não funciona mal.
                              ou não... Eu estive numa situação de desemprego há uns anos, e estava registado no portal do IEFP. O registo no Netforce é feito através do sistema do portal IEFP, contudo, na entrada são solicitados dados pessoais. Coloco os meus dados pessoais e o sistema diz-me que já existe um utilizador com aqueles dados, e não me deixa fazer mais nada...

                              Já mandei mail para lá a pedir ajuda...

                              Se alguém teve essa dificuldade que se acuse.

                              EDIT: Já consegui resolver, e acedi ao CCP sem problemas. Como eu tinha dito, é uma formalidade para ir buscar um PDF com 2 páginas... Tranquilo.
                              Editado pela última vez por bimmer318tds; 26 January 2015, 16:45.

                              Comentário


                                #16
                                Video de ajuda:

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X