Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugal rejeita prisão perpétua que Espanha recuperou

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Portugal rejeita prisão perpétua que Espanha recuperou

    Magistrados e docentes consideram que alteração ao Código Penal espanhol, aprovada esta semana, colide com a ideologia punitiva portuguesa. E até mesmo a ministra da Justiça garantiu ao i que nunca concordará com a "prisão perpétua"

    O Partido Popular espanhol aprovou quarta-feira a prisão permanente, uma espécie de perpétua com a possibilidade de revisão. O novo Código Penal entrará em vigor em 2016 no país vizinho mas a proximidade geográfica do que até hoje parecia longínquo dificilmente mudará alguma coisa na Justiça portuguesa. Da magistratura às salas da faculdade, passando pelo Ministério da Justiça, a prisão perpétua é uma carta fora do baralho, mesmo que seja para os terroristas que amedrontam o Ocidente.


    A única repercussão que o caso espanhol pode ter em território nacional é a pressão social. “O efeito que poderá ter é criar-se a ideia, na opinião pública, de que Portugal não é suficientemente severo a punir determinados crimes, mas penso que não interferirá na política criminal”, explica José Quaresma, juiz de execução de penas.

    Apesar de tudo depender da“política legislativa”, o magistrado lembra que actualmente o sistema português privilegia “a protecção da sociedade e a reinserção” de quem cometeu o crime. “Tendo em conta esta nossa perspectiva, uma prisão perpétua parece-me que seria um retrocesso”, defende.

    Um recuo até ao antigo regime, segundo Barradas Leitão, membro do Conselho Superior do Ministério Público. “Nesse tempo é que havia as chamadas medidas de segurança que podiam nunca mais cessar, eram medidas que acompanhavam a condenação”, adianta o mesmo procurador, lembrando que a prisão perpétua é uma medida que “repugna ao sistema democrático”.

    Uma mão leve que resulta A ideologia punitiva em Portugal sempre foi branda e segundo Miguel Romão, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, isso nunca comprometeu a segurança no país. “Sempre tivemos uma tradição de penas relativamente suaves, aliás, Portugal baniu, por exemplo, a pena de morte para crimes civis 120 anos antes de França”, diz, frisando que também já não contamos com a perpétua há várias décadas.

    Segundo o mesmo docente essa mão pouco pesada não significa um incentivo ao crime: “Está por demonstrar que penas duras tenham efeitos de redução da criminalidade mais grave, existem países, como os Estados Unidos da América, que são um bom exemplo disso”.

    E se os índices de criminalidade nos colocam numa boa posição a nível europeu, o terrorismo também não é uma preocupação como em muitos outros países. “Não temos propriamente uma ameaça terrorista até agora, enquanto que Espanha é dos países mais expostos a esse fenómeno”, refere Barradas Leitão, recordando que antes do Estado Islâmico já o país se debatia com problemas internos, como a ETA.

    E não sendo um país com a projecção internacional de outros estados europeus nem com um histórico de atentados, não será por ter uma Justiça menos severa que se tornará um alvo de terroristas. “A visibilidade dos países tem muito que ver com a existência de atentados”, afirma José Quaresma.

    Ministra reage a Prisão Perpétua Poucas horas após ser conhecido que o Partido Popular espanhol aprovou a prisão permanente no estado vizinho, Paula Teixeira da Cruz garantiu ao i que não concorda com medidas repressivas que não dão hipótese de reabilitação. “Sou contra a prisão perpétua e sou contra a pena de morte”, assegurou. A ministra da Justiça deixou ainda claro que este é um dos temas sobre os quais nunca mudará de posição: “E sempre serei”.




    Portugal rejeita prisão perpétua que Espanha recuperou | iOnline

    #2
    Completamente de acordo.

    Prisão perpetua seria um custo demasiado caro para os contribuintes em terem de sustentar um criminoso até o gajo morrer.
    Para condenar uma pessoa a prisão para o resto da vida mais valia instituir a pena de morte para esses casos.

    Comentário


      #3
      Os States têm pena de morte, isso não impediu os terroristas de matarem 3000 pessoas

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
        Os States têm pena de morte, isso não impediu os terroristas de matarem 3000 pessoas
        Nestes casos foram juízes em causa própria,ao se suicidarem

        Mas se formos a ver, os países em que os traficantes de droga são automaticamente condenados á morte tem menos problemas com a toxicodependência.
        Editado pela última vez por Alpiger; 23 January 2015, 12:05.

        Comentário


          #5
          Sim, o que eu queria dizer é que o terrorismo não liga a leis, o ideal seria evitar antes de acontecer. Só que isso englobava perdermos muitas liberdades. Em certos países árabes é normal fazer uma viagem de carro e em 300km parar umas 4 ou 5 vezes para te controlarem o BI e passaporte.

          Ou então como nos Estados Unidos em que há uns meses descobriram que havia antenas de telemóvel que não serviam para mais nada a não ser escutar:

          http://www.newsweek.com/what-cell-ls...-towers-268589

          À conta dessa perda de liberdades, houve um casal que a polícia rebentou-lhes a porta de casa e os algemaram porque uns dias antes o marido tinha feito uma procura no google por "mochila" e uns dias depois a mulher pesquisou por "panela de pressão"

          Comentário


            #6
            Pena de morte sou contra , mas perpetua sou completamente a favor, e ja agora aumentar a pena maxima para 40 ou 50 anos.

            Comentário


              #7
              Por cá a política é tratar os criminosos melhor do que se tratam trabalhadores e desempregados.

              Aliás... tratam-se melhor os criminosos do que os polícias e outros agentes da autoridade.

              Ai de quem interromper um assalto, por exemplo... no seu estabelecimento ou casa, magoando o senhor ladrão. Habilita-se a ser acusado e a ter de pagar uma indeminização ao senhor ladrão, pois assim o mesmo fica impedido de prosseguir a sua "carreira".

              Claro que isto é uma opinião muito simplista.
              Editado pela última vez por DarkVeill; 23 January 2015, 16:39.

              Comentário


                #8
                Esta notícia é uma meia verdade.

                É preciso que digam qual o cúmulo jurídico em Espanha antes da reentrada da "perpétua".

                Comentário


                  #9
                  Discute se muita vez prisão perpetua e pena de morte.
                  Na minha opinião, seria mais importante tentar agilizar a justiça, julgamentos mais celeres, medidas de coaccao eficazes e condenações efectivas a serio.
                  5 anos são cinco anos, não ha descontos.

                  Ao fim e ao cabo, os crimes em que se pofetis aplicar essas penas máximas são uma percentagem pequena em relação a crinaludade mais corriqueira.

                  Comentário


                    #10
                    Lá porque a Espanha implementou essa medida, nós não temos que a copiar. Nós tambem tomamos decisões e a Espanha nem sequer as noticia, quanto mais copiar aquilo que fazemos.

                    Comentário


                      #11
                      Cá em Portugal depois de matares alguém e de apanhares eventualmente 25 anos, consegues sair ao fim de 12 anos e ainda processar o polícia que fez a tua detenção por mau tratos e abuso da autoridade.

                      E claro que vais ganhar em tribunal contra o polícia !

                      Este país trata melhor os criminosos do que o cidadão comum...

                      Comentário


                        #12
                        Existem certos tipos de homícidos que merecem prisão perpétua, pena de morte não, como os homicidas em série. E na minha opinião, os pedófilos também.

                        Quem defende a pena de morte, pense assim. E se vos acontecesse com um familar vosso? Também gostavam que o vosso filho fosse morto? Como no caso do Seabra/Castro?
                        Editado pela última vez por murgto; 24 January 2015, 10:12.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por murgto Ver Post
                          Existem certos tipos de homícidos que merecem prisão perpétua, pena de morte não, como os homicidas em série. E na minha opinião, os pedófilos também.

                          Quem defende a pena de morte, pense assim. E se vos acontecesse com um familar vosso? Também gostavam que o vosso filho fosse morto? Como no caso do Seabra/Castro?
                          Essa lei em Espanha foi recuperada por causa do terrorismo, convém não confundir as coisas. Nesse caso acho que ninguém acredita em reabilitação... uma vez terrorista, sempre terrorista até rebentar (literalmente)

                          Mas sim, se um dos meus filhos cometesse um atentado como o de Paris, a minha mulher comprava a cadeira eléctrica e eu carregava no botão.

                          Comentário


                            #14
                            O problema do sistema português, que bem, são muitos, mas bem, um deles é este. Está baseado que quem faz o mal é porque coitado foi empurrado e é recuperavel.

                            O problema é que se aparece alguém não recuperável, que faz porcaria atrás de porcaria, e quando voltar a estar em liberdade volta a fazer porcaria, o sistema não está preparado.

                            E o que o sistema espanhol tem, ou vai ter brevemente, é um regime de excepção para ser usado apenas em casos muito excepcionais contra esta tipo de gente, não recuperável digamos assim.

                            Mas Portugal há de ter isto. Depois de haver um atentado e terroristas soltos porque acabaram prazos, vamos ver se a lei não muda.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Completamente de acordo.

                              Prisão perpetua seria um custo demasiado caro para os contribuintes em terem de sustentar um criminoso até o gajo morrer.
                              Para condenar uma pessoa a prisão para o resto da vida mais valia instituir a pena de morte para esses casos.
                              50 euros dia, é quanto custa em média um detido ao Estado Português!

                              Comentário


                                #16
                                O que eu compreendo é que nada é a solução para nada.

                                Se estão cá fora, criam distúrbios, se vão dentro por muito tempo, tornam-se marginais, se ficam pouco tempo, é injusto, se ficam muito, são um custo grande, prisão perpétua não porque X, pena de morte não porque Y...

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X