Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Auschwitz...nunca mais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Auschwitz...nunca mais

    Eram quase crianças, sobreviveram a Auschwitz, e ainda estão vivos



    «Maior lição de vida não pode haver - para nós, para ninguém: estas mulheres e homens eram quase crianças quando, há 70 anos, foram libertadas de Auschwitz, no final da Segunda Guerra Mundial. Hoje, que se celebra o 70º aniversário da libertação do campo de concentração mais infame do mundo, gostava que conhecesse a Susan, a Edith, o Alexander, o Sam e o Josef, que estão de boa saúde, mas com ainda e sempre com as marcas do que passaram na pele e na memória.»

    O meu silêncio de profundo respeito por quem passou por estes horrores....
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por Sansoni7; 27 January 2015, 10:11.

    #2
    Estive em Auschwitz I e II em 2002 e basta...

    Já agora o local chama-se Oświęcim (Auschwitz) e Brzezinka (Treblinka) sendo os outros nomes de "ocupação" dados aos campos de concentração Nazi na Polónia.

    Ainda há mais espalhados pelo país mas menos conhecidos.

    Comentário


      #3
      ]
      Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
      Estive em Auschwitz I e II em 2002 e basta...

      Já agora o local chama-se Oświęcim (Auschwitz) e Brzezinka (Treblinka) sendo os outros nomes de "ocupação" dados aos campos de concentração Nazi na Polónia.

      Ainda há mais espalhados pelo país mas menos conhecidos.
      Pelas razões que sabes, ainda há pouco tempo vi fotos do local....arrepiantes.


      Ficheiros anexados
      Editado pela última vez por Sansoni7; 27 January 2015, 10:27.

      Comentário


        #4
        O meu profundo respeito por estas pessoas, e por todos os Portugueses "esquecidos" pela pátria, que perderam a vida ou que ficaram eternamente incapacitados, porque foram obrigados a combater na guerra colonial.

        Comentário


          #5
          Eu também gostava de acreditar nesse "nunca mais", mas parece-me que o homem não aprende com a história...

          Comentário


            #6
            Para quem se interessar pelo assunto, aconselho o documentário "Os Filhos de Hitler".

            Comentário


              #7
              De facto o Homem é um bicho capaz do melhor e do pior ... que mentes retorcidas foram (e são) capazes de cometer essas atrocidades ...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                Estive em Auschwitz I e II em 2002 e basta...

                Já agora o local chama-se Oświęcim (Auschwitz) e Brzezinka (Treblinka) sendo os outros nomes de "ocupação" dados aos campos de concentração Nazi na Polónia.
                Só uma correcção: Auschwitz II chama-se Birkenau, pelo menos da última vez que lá estive.

                Treblinka fica no Este do país, bem longe de Oswiecim.

                Comentário


                  #9
                  Não sei porquê, mas ao ler a frase em baixo num artigo do Expresso :

                  A partir de 1942, ano em que Hitler tomou a decisão de "solucionar de forma definitiva a questão judia"

                  lembrei-me que os alemães podem tomar a decisão de :

                  "solucionar de forma definitiva a questão das dívidas dos países do sul"

                  Comentário


                    #10
                    "A URAP associou-se à iniciativa da FIR (Federação Internacional de Resistentes), na qual é federada, que neste ano de 2015, com o pretexto de assinalar e comemorar o 70º Aniversário do fim da II Guerra mundial e da derrota do Nazi-Fascismo, fará percorrer a sua tocha, a Tocha da Liberdade e da Paz, por vários países da Europa num percurso que terminará em Berlim no mês de Maio."

                    ..."
                    a tocha da FIR permanecerá e percorrerá o nosso país de 29 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2015."

                    http://www.urap.pt/index.php/actividade-mainmenu-29/notcias-mainmenu-35/568-tocha-da-fir-ja-tem-programa-em-portugal

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                      Não sei porquê, mas ao ler a frase em baixo num artigo do Expresso :

                      A partir de 1942, ano em que Hitler tomou a decisão de "solucionar de forma definitiva a questão judia"

                      lembrei-me que os alemães podem tomar a decisão de :

                      "solucionar de forma definitiva a questão das dívidas dos países do sul"
                      Não digas disparates, isso é absolutamente ridículo. Ir buscar um assunto desses é de um desrespeito sem limites.

                      Comentário


                        #12
                        Também já tive oportunidade de visitar os dois campos e de facto ainda hoje se nota o ambiente que lá se viveu. Por mais que uma pessoa queira, acaba sempre por se emocionar ao imaginar pelo que aquelas pessoas passaram.
                        Tenho muito respeito e admiração por quem conseguiu sobreviver e nem consigo imaginar o quanto ainda hoje devem sofrer por tudo o que viram e sentiram.

                        Comentário


                          #13
                          Tenho o maior respeito pelos que sobreviveram e pereceram às mãos dos nazis, mas, não aceito, que muitos deles tenham tentado fazer algo semelhante aos Palestinianos.

                          Mas isso sou eu...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                            Não digas disparates, isso é absolutamente ridículo. Ir buscar um assunto desses é de um desrespeito sem limites.
                            Falar em desrespeito ao mesmo tempo que se diz que outra pessoa diz algo de ridículo, também não é muito respeitoso.
                            Cabe a cada um ter a sua opinião.

                            Penso que não é "sem limites" que o user Altar disse o que disse. No dia 2 de Maio do ano passado, em Odessa, na Ucrânia, se o que aconteceu não pode ser equiparado com actos cometidos na II Guerra Mundial, então não sei onde pode chegar o limite. 39 pessoas foram queimadas vivas naquele local e os assassinos, foram julgados ?

                            Como criminosos Néo-Nazis apoiados pelo regime em Quieve mataram habitantes de Odessa. Evidência Fotográfica | Global Research

                            Comentário


                              #15
                              Auschwitz foi libertado, por quem ? Na noticia do tópico não há uma única referência ! Como se tivesse acontecido por obra do acaso.

                              "Há 70 anos, em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertou Auschwitz, o maior e mais terrível campo de extermínio dos nazistas. Em suas câmaras de gás e crematórios foram mortas pelo menos um milhão de pessoas."

                              1945: Libertação de Auschwitz-Birkenau | Calendário Histórico | DW.DE | 27.01.2015

                              Comentário


                                #16
                                The high street haunted by mass murder: Chilling then and now pictures of the town next to Auschwitz where death will forever hang in the air

                                Pictures of Oswiecim, next to Auschwitz, then and now | Daily Mail Online

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                  Só uma correcção: Auschwitz II chama-se Birkenau, pelo menos da última vez que lá estive.

                                  Treblinka fica no Este do país, bem longe de Oswiecim.
                                  Obrigado pela correcção ou dziękuję!

                                  DE: Auschwitz / Birkenau = PL: Oświęcim / Brzezinka - Fica relativamente perto de Cracóvia.

                                  DE: Treblinka = PL: Treblinka - A Leste, a cerca de 100 km da fronteira com a Bielorrússia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nunca tive num campo desses, mas tenho a ideia de que visitá-los muda um bocado a forma como vemos o holocausto... até vermos acho que a maioria das pessoas tem um certo distanciamento (ainda para mais porque essa guerra mal nos afectou, por isso são pouquissimos os portugueses que terão familiares ou conhecidos que passaram por isso), mas quando chegam ali é que veem que aquelas pessoas realmente existiram, que os horrores deviam ser para lá de imagináveis, que foi... real.

                                    O meu pai, anti-semita convicto, visitou Dachau e saiu de lá com o estômago às voltas. Eu gostava de visitar um campo um dia, mas se já a visita à casa da Anne Frank me deixou impressionada...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                                      Nunca tive num campo desses, mas tenho a ideia de que visitá-los muda um bocado a forma como vemos o holocausto... a
                                      Podes crer. Até porque eles têm alguns objetos em exposição que dão que pensar. Não sei como está atualmente porque já lá fui há uns anitos, mas tinham uma vitrine com cabelo humano que era cortado à chegada ao campo e era impressionante.
                                      Como a maioria das visitas ao campo é realizada de forma organizada em grupo não era raro olhar para o lado e ver alguém a chorar. Não era bem chorar, era mais ver umas lágrimas a cair pela emoção de toda a envolvência.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tambem já estive no Birkenau por 2'x ... recomendo vivamente a visita , principalmente por quem é apaixonado por este triste momento da historia mundial como eu sou.

                                        É impossivel nao nos arrepiarmos do principio ao fim da visita. Aquelas camaras de gás ... ainda têm cheiro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jonya4 Ver Post
                                          Também já tive oportunidade de visitar os dois campos e de facto ainda hoje se nota o ambiente que lá se viveu. Por mais que uma pessoa queira, acaba sempre por se emocionar ao imaginar pelo que aquelas pessoas passaram.
                                          Tenho muito respeito e admiração por quem conseguiu sobreviver e nem consigo imaginar o quanto ainda hoje devem sofrer por tudo o que viram e sentiram.
                                          Creio que os sobreviventes e familiares directos dos sobreviventes viveram ou vivem "quebrados". Não há hipótese de viver uma vida normal depois de passar por tais provações.

                                          Os próprios soldados dos Aliados que libertaram os prisioneiros nos campos de concentração, os aldeões e médicos nunca mais foram os mesmos. Um horror indescritível.

                                          Penso que foi o director do campo de Auschwitz que pendurou a corda onde viria a ser enforcado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ontem deu um documentário precisamente sobre Auschwitz, foi do mais ilustrativo que alguma vez vi visto ser sobre uma sobrevivente do campo! Até o meu irmão que não passa cartão a história ficou agarrado ao documentário!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                              Os próprios soldados dos Aliados que libertaram os prisioneiros nos campos de concentração
                                              soldados dos Aliados ?

                                              Não foram os Aliados que libertaram o campo, foi o Exército Vermelho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                                soldados dos Aliados ?

                                                Não foram os Aliados que libertaram o campo, foi o Exército Vermelho.
                                                Que fazia parte das forças aliadas. Às vezes não parece, mas fazia.

                                                Allies of World War II - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                                  soldados dos Aliados ?

                                                  Não foram os Aliados que libertaram o campo, foi o Exército Vermelho.
                                                  E a União Soviética não fazia parte dos Aliados?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Que fazia parte das forças aliadas. Às vezes não parece, mas fazia.

                                                    Allies of World War II - Wikipedia, the free encyclopedia
                                                    A questão é que os Aliados são mais vistos como os países ocidentais. E neste caso concreto, não foram "os aliados", foi apenas o Exército Vermelho que libertou o campo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                                      A questão é que os Aliados são mais vistos como os países ocidentais. E neste caso concreto, não foram "os aliados", foi apenas o Exército Vermelho que libertou o campo.
                                                      Estás a ser preciosista, então se tivesse sido o exercito britânico a libertar o campo também não teriam sido os aliados, mas apenas o exército britânico? Por uma questão de coerência.

                                                      A URSS fez inicialmente parte do Eixo até 1941 enquanto dividia a Polónia com a Alemanha, tendo-se depois juntado aos Aliados quando a Alemanha decidiu invadir a URSS. Além disso os Aliados eram muito mais que USA/UK/URSS, até a China ou a Austrália faziam parte dos Aliados, como sabes a guerra não se desenvolveu apenas na Europa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                                        ia 2 de Maio do ano passado, em Odessa, na Ucrânia, se o que aconteceu não pode ser equiparado com actos cometidos na II Guerra Mundial, então não sei onde pode chegar o limite. 39 pessoas foram queimadas vivas naquele local e os assassinos, foram julgados ?

                                                        Como criminosos Néo-Nazis apoiados pelo regime em Quieve mataram habitantes de Odessa. Evidência Fotográfica | Global Research

                                                        QUalquer ponta de credibilidade que este artigo pudesse ter fica logo estragada pela total falta de rigor do texto. Típico das teorias de conspiração que pegam em coisas prováveis e assumem como 100% verídicas. Basta ver a legenda das fotos para perceber que é um artigo totalmente tendencioso e que as coisas que eles afirmam ser verdade são apenas uma entre dezenas de hipóteses. Não quero com isso dizer que não haja alguma verdade naquilo que eles dizem, mas a forma como dizem activa imediatamente o sinal de alarme em relação à credibilidade..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A URSS nunca fez parte do Eixo. A União Soviética assinou com a Alemanha um pacto em que acordaram dividir entre si a Polónia, não interferirem com as zonas de influência dos signatários (o leste europeu e na região báltica) e regulou trocas comerciais entre alemães e soviéticos.

                                                          O Eixo era composto pela Alemanha, Itália e Japão.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os meus sentimentos aos familiares das vitimas do Holocausto Nazi
                                                            e tambem as famílias palestinianas que hoje vivem o seu próprio Holocausto às mão dos judeus.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X