Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cat. B - 3 anos carta (motociclo até 125cm³)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cat. B - 3 anos carta (motociclo até 125cm³)

    Boa noite a todos.
    Esta dúvida persiste à muito tempo e hoje vim aqui colocá-la. E é a seguinte:
    Tenho carta Cat. B à mais de 3 anos e tenho menos de 25 anos e quero conduzir motociclos de cilindrada não superior a 125cm³.
    Eu sei que aos 25 anos e ao averbar fico logo com a categoria A1. Mas eu queria ter essa opção já na carta, mas já me disseram que tenho de tirar carta de mota, incluindo código, exame teórico e prático. Mas é preciso tudo de novo?
    Não posso pedir simplesmente uma licença? É que largar 390€ agora só para isso acho absurdo.
    Tenho uma Macal Minarelli P6R e quero ver se ando nela brevemente. Está a estragar-se!

    Aguardo resposta dos mais entendidos na matéria,
    Desculpem a ignorância.

    Obrigado.

    #2
    Eh pah isso é muito complicado. Uns dizem que dá, outros dizem que não. Mais vale perguntares no IMT ou numa escola de condução. Mas quase de certeza que nem um nem outro te vão saber responder.

    O meu irmão está na mesma situação que tu e ele foi directamente à PSP e GNR perguntar como era. Responderam-lhe que eles não ligavam a isso. Basta ter carta B e ser uma mota inferior a 125cm3 e 11kw que eles fecham os olhos. Agora está sempre sujeito, mas ele tem andado com a scooter e até agora não houve nenhum problema.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post
      Eh pah isso é muito complicado. Uns dizem que dá, outros dizem que não. Mais vale perguntares no IMT ou numa escola de condução. Mas quase de certeza que nem um nem outro te vão saber responder.

      O meu irmão está na mesma situação que tu e ele foi directamente à PSP e GNR perguntar como era. Responderam-lhe que eles não ligavam a isso. Basta ter carta B e ser uma mota inferior a 125cm3 e 11kw que eles fecham os olhos. Agora está sempre sujeito, mas ele tem andado com a scooter e até agora não houve nenhum problema.
      Fecham os olhos numa operação stop, mas e se for num acidente com seguradoras envolvidas? Ai é que a porca troce o rabo.

      Pelo que me informei no IMTT na altura que eu tinha menos de 25 anos, disseram-me que não dava para conduzir motos até 125 com categoria B, tinha que me candidatar a um exame pratico de condução e se passar ai sim é averbado.

      Fui agora ver no site do IMTT e está presente o mesmo que eu disse. Vejam aqui (artigo 123°, alinea 10)

      Código:
      10 — Os titulares de carta de condução válida para a
      condução de veículos da categoria B que tenham idade
      inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação
      legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos,
      para os efeitos da alínea d) do n.º 4 do presente artigo,
      à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativa
      a instrução adicional em escola de condução
      Basicamente tens que fazer um exame pratico. Os preços desse exame se fores tu a te propor no IMTT sem nenhuma escola de condução envolvida são baratos:

      • Prova prática € 15;
      • Emissão de Licença de Condução € 15.


      O mais problemático é que para esse exame tens que levar uma moto tua e um carro para o instrutor pois eles não fornecem nada. Se quiseres podes igualmente ir a uma escola de condução pedir para fazer este exame e eles fornecem moto e carro mas fica muito mais caro.
      Editado pela última vez por lviegas; 28 January 2015, 01:10.

      Comentário


        #4
        Na minha opinião a carta de condução B devia dar automaticamente a "licença" para ciclomotores (50cc). Não faz sentido conduzir um automóvel e não poder conduzir uma acelera.

        Em relação à "carta" de 125cc, faria muito mais sentido estar disponível após 3/4/5 anos de carta B, e não simplesmente a partir da idade. Assim quem tira carta B aos 25 pode logo conduzir 125 sem experiência.

        Comentário


          #5
          A não ser que tenha sido alterado nos últimos dois anos, pelo que sei na tua situação podes fazer o exame prático de ciclomotores e ficas com "equivalência" à A1. Logo não precisas de desembolsar quase 400 euros mas uns 50 ou menos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
            Fecham os olhos numa operação stop, mas e se for num acidente com seguradoras envolvidas? Ai é que a porca troce o rabo.

            Pelo que me informei no IMTT na altura que eu tinha menos de 25 anos, disseram-me que não dava para conduzir motos até 125 com categoria B, tinha que me candidatar a um exame pratico de condução e se passar ai sim é averbado.

            Fui agora ver no site do IMTT e está presente o mesmo que eu disse. Vejam aqui (artigo 123°, alinea 10)

            Código:
            10 — Os titulares de carta de condução válida para a
            condução de veículos da categoria B que tenham idade
            inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação
            legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos,
            para os efeitos da alínea d) do n.º 4 do presente artigo,
            à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativa
            a instrução adicional em escola de condução
            Basicamente tens que fazer um exame pratico. Os preços desse exame se fores tu a te propor no IMTT sem nenhuma escola de condução envolvida são baratos:

            • Prova prática € 15;
            • Emissão de Licença de Condução € 15.


            O mais problemático é que para esse exame tens que levar uma moto tua e um carro para o instrutor pois eles não fornecem nada. Se quiseres podes igualmente ir a uma escola de condução pedir para fazer este exame e eles fornecem moto e carro mas fica muito mais caro.

            Obrigado pela sua disponibilidade em me ajudar.
            Mas para me propor a isso não tenho que ter já a categoria AM?

            Nota: Obrigado a todos os outros utilizadores pela vossa colaboração.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Sciro Ver Post
              Obrigado pela sua disponibilidade em me ajudar.
              Mas para me propor a isso não tenho que ter já a categoria AM?

              Nota: Obrigado a todos os outros utilizadores pela vossa colaboração.
              De nada. Aquilo que descrevi anteriormente é para ter acesso a A1 ou seja até 125cc com carta de ligeiros (categoria B). Precisa apenas de ter carta categoria B e propor exame pratico ao imtt para ciclomotor. Se passar no exame pratico fica habilitado a conduzir 125 com carta B e com menos de 25 anos.

              A categoria AM é a categoria para 50cc tirada aos 16 anos. Este exame que se vai propor ao IMTT é basicamente como fazer a categoria AM, mas como é possuidor de Categoria B, automaticamente fica habilitado para A1.

              Não se esqueca que tem que disponibilizar automovel ao examinador do IMTT e moto para si. Eles apenas fornecem o material para dialogo neste caso auscultadores e restante material.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                De nada. Aquilo que descrevi anteriormente é para ter acesso a A1 ou seja até 125cc com carta de ligeiros (categoria B). Precisa apenas de ter carta categoria B e propor exame pratico ao imtt para ciclomotor. Se passar no exame pratico fica habilitado a conduzir 125 com carta B e com menos de 25 anos.

                A categoria AM é a categoria para 50cc tirada aos 16 anos. Este exame que se vai propor ao IMTT é basicamente como fazer a categoria AM, mas como é possuidor de Categoria B, automaticamente fica habilitado para A1.

                Não se esqueca que tem que disponibilizar automovel ao examinador do IMTT e moto para si. Eles apenas fornecem o material para dialogo neste caso auscultadores e restante material.
                Eu pensei que só me poderia propor a exame caso eu tivesse a Cat. AM.
                Então posso conduzir uma scooter 125 também certo?
                Já entrei em contacto com o meu instrutor da escola de condução e ele nem sabia disso. E mais é dono da escola.
                Se for numa scooter minha através da escola de condução dá?
                Eu li isso. Obrigado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Sciro Ver Post
                  Eu pensei que só me poderia propor a exame caso eu tivesse a Cat. AM.
                  Então posso conduzir uma scooter 125 também certo?
                  Já entrei em contacto com o meu instrutor da escola de condução e ele nem sabia disso. E mais é dono da escola.
                  Se for numa scooter minha através da escola de condução dá?
                  Eu li isso. Obrigado.
                  As escolas de condução não estão dentro deste assunto porque tambem não lhes convem, não ganham praticamente nada com este tipo de exame.

                  Podes conduzir uma scooter 125 desde que não exceda os 11kw. Atenção que só podes conduzir depois de passares ao exame auto proposto no IMTT.
                  Certamente baralhaste-te com a parte da escola. Vou explicar

                  Há escolas que já têm conhecimento deste exame, que é o exame de ciclomotores de 50cc. E essas escolas têm um pacote especial para os alunos, um X de aulas praticas e preparacao para exame na qual disponibilizam veiculos. Claro que isto não compensa pois quase que pagas uma carta de moto. Por isso é que ninguem vai ás escolas. Vão diretamente ao IMTT e levam eles proprios os veiculos.

                  Se sabes andar de moto ou se já treinaste numa motorizada ou scooter, pede carro a um familiare emprestado, pede igualmente moto e faz exame.

                  Em forma de conclusão:
                  -O exame tens que te propor diretamente no IMTT e não numa escola.
                  -Tens que levar uma moto até 50cc legal, com espelhos, etc, pode ser scooter ou motorizada ou outr desde que seja 50cc.
                  -Levar automovel para o examinador.
                  -Pagar o valor do exame, envio de nova carta de conducao, etc. (esses valores é melhor ires ver se ainda se mantêm)

                  Basicamente é isto.

                  Comentário


                    #10
                    Boa noite, obrigado por me estar a ajudar.
                    Estou a pensar ir fazer o exame ao Carregado.
                    Tenho de lá ir antes fazer marcação então. Não é?
                    Falei com o instrutor que me deu código e condução e disse-me que não podia tirar isso porque não tenho a categoria AM tirada, para fazer isso tinha que a ter tirado aos 16. Humm que contrariedade.
                    Levo uma scooter, tem um espelho do lado esquerdo só. É uma Keeway Agora. E vou levá-la em cima de uma carrinha L200 na qual o examinador vai. Será que dá assim? Tenho de ter alguma guia para levar a scooter na caixa da carrinha?


                    Os titulares de carta de condução válida para a condução de veículos da categoria B que tenham idade inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, nos centros de exame do IMTT ou nos centros de exame privados, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.Nos casos em que se opte por instrução adicional, as escolas de condução são autorizadas a ministrar formação aos titulares de carta de condução da categoria B com idade inferior a 25 anos, que não sejam titulares de licença de condução de ciclomotor e pretendam submeter-se em regime de autopropositura a exame prático para a obtenção da subcategoria A1, desde que sejam portadores de licença de aprendizagem.A formação ministrada não obedece ao número mínimo de lições previsto no Despacho n.º 17 692/2005, de 18 de Agosto, e a propositura a exame deve ser apresentada pelo titular da licença de aprendizagem.

                    Tenho que ter uma licença de aprendizagem? Onde vou buscar isso? Sempre tenho de ir a uma escola de condução ter algumas aulas, é isso?
                    Obrigado por tudo Sr. Iviegas.
                    Editado pela última vez por Sciro; 29 January 2015, 22:04.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sciro Ver Post
                      Boa noite, obrigado por me estar a ajudar.
                      Estou a pensar ir fazer o exame ao Carregado.
                      Tenho de lá ir antes fazer marcação então. Não é?
                      Falei com o instrutor que me deu código e condução e disse-me que não podia tirar isso porque não tenho a categoria AM tirada, para fazer isso tinha que a ter tirado aos 16. Humm que contrariedade.
                      Levo uma scooter, tem um espelho do lado esquerdo só. É uma Keeway Agora. E vou levá-la em cima de uma carrinha L200 na qual o examinador vai. Será que dá assim? Tenho de ter alguma guia para levar a scooter na caixa da carrinha?


                      Os titulares de carta de condução válida para a condução de veículos da categoria B que tenham idade inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, nos centros de exame do IMTT ou nos centros de exame privados, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.Nos casos em que se opte por instrução adicional, as escolas de condução são autorizadas a ministrar formação aos titulares de carta de condução da categoria B com idade inferior a 25 anos, que não sejam titulares de licença de condução de ciclomotor e pretendam submeter-se em regime de autopropositura a exame prático para a obtenção da subcategoria A1, desde que sejam portadores de licença de aprendizagem.A formação ministrada não obedece ao número mínimo de lições previsto no Despacho n.º 17 692/2005, de 18 de Agosto, e a propositura a exame deve ser apresentada pelo titular da licença de aprendizagem.

                      Tenho que ter uma licença de aprendizagem? Onde vou buscar isso? Sempre tenho de ir a uma escola de condução ter algumas aulas, é isso?
                      Obrigado por tudo Sr. Iviegas.
                      De nada, estamos aqui para isso. Sublinhei a vermelho a tua resposta para ver se percebes a parte da licença. Vamos la ver. Se tu quiseres ter aulas de condução numa escola, precisas de uma licença de aprendizagem, licença essa que a escola de condução é obrigada a passar. Um exemplo: Quando foste tirar a carta de condução de automoveis, nas aulas de condução quando saias com o instrutor, o mesmo levava uma folha para o caso da policia aparecer, essa folha era uma licença de aprendizagem passado pela escola para puderes conduzir na via publica durante as aulas. Aqui a licença que falas é no caso de apenas quereres fazer aulas numa escola.

                      Relativamente a teres que ir a uma escola de condução: Se sabes andar de moto não é preciso, nem é obrigatório ires para uma escola aprender a andar de 50cc, logo nao precisas dessa tal licença. Se sabes andar de moto e sentes-te confiante para o exame, que não é nada de mais, apenas tens que te deslocar a um centro/loja IMTT prencher a papelada para te propores a fazer exame, marcar uma data com eles e pagar as taxas. Depois é só apareceres no centro de exames com neste caso a scooter, um automovel e fazeres o exame. Se passares optimo, se chumbares podes ou não pedir novo exame, conforme te apetecer.

                      Relativamente á forma de levares a scooter: Em principio não deve haver problema, mas pelo sim pelo não, vais á tua junta de freguesia e pedes uma guia de transporte para a moto, eles lá preenchem a data do transporte, hora e locais. Caso apareça a policia mostras a guia e assunto arrumado. Convém é colocar a scooter com segurança. A scooter tem que estár toda legal, piscas, luzes, espelhos, etc...

                      Relativamente ao que o teu instrutor te diz: Existem incompetentes por toda a parte, mas ele supera.lol Sendo ele dono de uma escola de condução, deveria saber que para quem tem a carta com categoria B, a pessoa pode-se candidatar no IMTT para exame de categoria AM (ciclomotores) na qual habilita essa pessoa automaticamente a A1. Isto apenas para quem tem categoria B. Eu falo disto porque aqui em casa temos uma pessoa que esteve na mesma situação que tu e fez o exame sem qualquer problema e nao tinha a categoria AM.lool

                      Comentário


                        #12
                        Ah sendo assim já entendi.

                        Sendo assim não vou a escola nenhuma pois sei andar de mota.

                        Sim vou a junta de freguesia não quero problemas.

                        Ele quer é faturar. Enfim, não se pode confiar em ninguém.

                        É preciso atestado médico? Fotos? E mais o quê?

                        Ao tirar depois a carta posso conduzir até 125 então, mesmo indo numa scooter 50.

                        Amanhã vou ligar para o centro de exames no Carregado.

                        Obrigado mais uma vez por tudo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Sciro Ver Post
                          Ah sendo assim já entendi.

                          Sendo assim não vou a escola nenhuma pois sei andar de mota.

                          Sim vou a junta de freguesia não quero problemas.

                          Ele quer é faturar. Enfim, não se pode confiar em ninguém.

                          É preciso atestado médico? Fotos? E mais o quê?

                          Ao tirar depois a carta posso conduzir até 125 então, mesmo indo numa scooter 50.

                          Amanhã vou ligar para o centro de exames no Carregado.

                          Obrigado mais uma vez por tudo.
                          Se sabes andar fazes bem, sempre poupas dinheiro.

                          Aconselho-te a te deslocares presencialmente ao IMTT para pedir os papeis para preencheres.

                          Já não me lembro dos documentos que foram precisos, mas no site do IMTT tem os seguintes documentos:

                          -Fotocópia do documento de identificação pessoal e exibição do original;
                          -Apresentação do Número de Identificação Fiscal;
                          -2 fotografias actuais (tipo passe), a cores e de fundo liso;
                          -Atestado médico emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão;
                          -Fotocópia dos documentos do veículo que vai ser utilizado na prova prática;

                          Penso que não seja preciso mais nada.

                          Abraco

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                            Se sabes andar fazes bem, sempre poupas dinheiro.

                            Aconselho-te a te deslocares presencialmente ao IMTT para pedir os papeis para preencheres.

                            Já não me lembro dos documentos que foram precisos, mas no site do IMTT tem os seguintes documentos:

                            -Fotocópia do documento de identificação pessoal e exibição do original;
                            -Apresentação do Número de Identificação Fiscal;
                            -2 fotografias actuais (tipo passe), a cores e de fundo liso;
                            -Atestado médico emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão;
                            -Fotocópia dos documentos do veículo que vai ser utilizado na prova prática;

                            Penso que não seja preciso mais nada.

                            Abraco
                            Boa tarde
                            Ora bem, más notícias. Liguei para o ACP Centro de exames no Carregado e disseram-me que tenho de fazer exame de código. Antes podia-se fazer isso de se auto propor com Cat. B e fazer parte prática mas agora não se pode. Boa --'
                            Mas que grande m*.
                            Editado pela última vez por Sciro; 02 February 2015, 15:28.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sciro Ver Post
                              Boa tarde
                              Ora bem, más notícias. Liguei para o ACP Centro de exames no Carregado e disseram-me que tenho de fazer exame de código. Antes podia-se fazer isso de se auto propor com Cat. B e fazer parte prática mas agora não se pode. Boa --'
                              Mas que grande m*.
                              Algo nao bate certo... Ou te explicaste mal ou eles nao perceberam bem.

                              Ainda a semana passada um colega meu tratou de tudo e já anda de 125...

                              Tu pediste para fazer que exame?

                              Se já tens carta de carro, nao precisas de nenhum cõdigo para carta de ciclomotor 50cc. Para tirares a duvida. Liga para este numero: 243 305 030

                              É do IMTT de santarem que foi onde o meu colega fez isso á coisa de uma semana. Diz exatamente o que aqui está e depois vem aqui dizer o que te disseram:

                              "Tenho menos de 25 anos, carta de condução de automoveis de categoria B e gostaria de propor a exame de ciclomotores para conduzir 125 com carta de automoveis. O que é necessario para fazer o exame?"

                              Pergunta isto e vamos la ver. Eu pessoalmente não confio em centros de exames privados, e esse o ACP é privado...

                              Abraco


                              Deixo aqui um comentário de um colega de outro forum que foi fazer á 15 dias a esse centro do carregado. Ou eles perceberam mal ou explicaste-te mal:

                              "
                              boas.. Eu fiz assim, para nao perder tempo nas filas imensas do imtt, fui por um centro privado em auto proposiçao.. Tentei fazer pela apec, mas a senhora nao percebia nada do assunto, entao diz que nao faziam so atraves de escolas, entao fiz pelo acp ( nao e preciso ser socio ).
                              Entreguei toda a documentaçao necessaria na delegaçao mais perto de mim, que era a do colombo, de la eles enviaram tudo para o centro de exames ( no carregado ) , e esperei pouquissimo tempo para marcar exame.

                              o exame foi cerca de 25 min, levei a mnh mota e carro, dps vais com um auscultador e o examinador vai.te a dar instruçoes.. Depois e como foi na de carro, stop é para parar mesmo, passadeiras, sinais de perca de prioridade, piscas, etc etc.. Ah e os famosos 8.

                              Cumps"
                              Editado pela última vez por lviegas; 02 February 2015, 16:20.

                              Comentário


                                #16
                                http://forum.autohoje.com/off-topic/...m-carta-b.html

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                                  Algo nao bate certo... Ou te explicaste mal ou eles nao perceberam bem.

                                  Ainda a semana passada um colega meu tratou de tudo e já anda de 125...

                                  Tu pediste para fazer que exame?

                                  Se já tens carta de carro, nao precisas de nenhum cõdigo para carta de ciclomotor 50cc. Para tirares a duvida. Liga para este numero: 243 305 030

                                  É do IMTT de santarem que foi onde o meu colega fez isso á coisa de uma semana. Diz exatamente o que aqui está e depois vem aqui dizer o que te disseram:

                                  "Tenho menos de 25 anos, carta de condução de automoveis de categoria B e gostaria de propor a exame de ciclomotores para conduzir 125 com carta de automoveis. O que é necessario para fazer o exame?"

                                  Pergunta isto e vamos la ver. Eu pessoalmente não confio em centros de exames privados, e esse o ACP é privado...

                                  Abraco


                                  Deixo aqui um comentário de um colega de outro forum que foi fazer á 15 dias a esse centro do carregado. Ou eles perceberam mal ou explicaste-te mal:

                                  "
                                  boas.. Eu fiz assim, para nao perder tempo nas filas imensas do imtt, fui por um centro privado em auto proposiçao.. Tentei fazer pela apec, mas a senhora nao percebia nada do assunto, entao diz que nao faziam so atraves de escolas, entao fiz pelo acp ( nao e preciso ser socio ).
                                  Entreguei toda a documentaçao necessaria na delegaçao mais perto de mim, que era a do colombo, de la eles enviaram tudo para o centro de exames ( no carregado ) , e esperei pouquissimo tempo para marcar exame.

                                  o exame foi cerca de 25 min, levei a mnh mota e carro, dps vais com um auscultador e o examinador vai.te a dar instruçoes.. Depois e como foi na de carro, stop é para parar mesmo, passadeiras, sinais de perca de prioridade, piscas, etc etc.. Ah e os famosos 8.

                                  Cumps"

                                  Boa noite, eu disse isso tudo. Que tinha categoria B, que tinha a carta à três anos, que queria fazer exame de ciclomotores e não tenho ainda 25 anos. E a senhora que me atendeu disse que isso já não dava.
                                  Mas amanhã ligo de novo.
                                  Não deve perceber daquilo ou não sei.

                                  Obrigado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boa tarde, liguei para o CE do Carregado, e disseram de novo que tenho que fazer a parte teórica. Disse tudo conforme o Sr IViegas disse mas a senhora disse-me o mesmo. Posso auto propor-me mas tenho que ter parte teórica. Antes dava para ir lá e passar à parte prática mas agora não. Tenho que fazer exame teórico. Que confusão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sciro Ver Post
                                      Boa tarde, liguei para o CE do Carregado, e disseram de novo que tenho que fazer a parte teórica. Disse tudo conforme o Sr IViegas disse mas a senhora disse-me o mesmo. Posso auto propor-me mas tenho que ter parte teórica. Antes dava para ir lá e passar à parte prática mas agora não. Tenho que fazer exame teórico. Que confusão.
                                      Tentaste ligar para o numero que te dei do IMTT de Santarem? Liga para este numero: 243 305 030

                                      Se ligares para lá, eles já te respondem e certamente deves poder fazer o exame na mesma no carregado. Tenta ligar para o de Santarem e explica a situação. Tenho a certeza absoluta que nao precisas de codigo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                                        Tentaste ligar para o numero que te dei do IMTT de Santarem? Liga para este numero: 243 305 030

                                        Se ligares para lá, eles já te respondem e certamente deves poder fazer o exame na mesma no carregado. Tenta ligar para o de Santarem e explica a situação. Tenho a certeza absoluta que nao precisas de codigo.
                                        Eu liguei para o Carregado. O IMTT de Santarem fecha às 16h e eu saio a essa hora do trabalho.
                                        Amanhã durante o almoço ligo para lá.
                                        Ligo para lá explico a situação e pergunto onde posso dirigir-me para fazer o exame. Ah e o mais importante, onde vou arranjar a papelada e que documentos são necessários.
                                        Ao ligar para o IMTT Santarém o que eles vão fazer? Se pretendo fazer o exame no Carregado eles é que mandam por assim dizer
                                        Meto a papelada no IMTT Santarém e peço para fazer o exame no Carregado? Não percebo muito disto
                                        Se a Sra. do Carregado me atendeu e disse o que disse, só espero que não dê barracada.
                                        Epá só espero ter sorte e conseguir ter a carta, faz-me imensa falta.
                                        Vi na net que se quero ficar habilitado a conduzir até 125cm tenho de levar uma mota de mudanças senão fico limitado a conduzir certos ciclomotores. Será?
                                        Estou a pensar comprar uma WR 125.
                                        Editado pela última vez por Sciro; 03 February 2015, 21:30.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Sciro Ver Post
                                          Eu liguei para o Carregado. O IMTT de Santarem fecha às 16h e eu saio a essa hora do trabalho.
                                          Amanhã durante o almoço ligo para lá.
                                          Ligo para lá explico a situação e pergunto onde posso dirigir-me para fazer o exame. Ah e o mais importante, onde vou arranjar a papelada e que documentos são necessários.
                                          Ao ligar para o IMTT Santarém o que eles vão fazer? Se pretendo fazer o exame no Carregado eles é que mandam por assim dizer
                                          Meto a papelada no IMTT Santarém e peço para fazer o exame no Carregado? Não percebo muito disto
                                          Se a Sra. do Carregado me atendeu e disse o que disse, só espero que não dê barracada.
                                          Epá só espero ter sorte e conseguir ter a carta, faz-me imensa falta.
                                          Vi na net que se quero ficar habilitado a conduzir até 125cm tenho de levar uma mota de mudanças senão fico limitado a conduzir certos ciclomotores. Será?
                                          Estou a pensar comprar uma WR 125.
                                          Se ligares para o IMTT de santarem, em principio eles marcam o exame para o sitio mais proximo, neste caso carregado. Não vais ter problemas com a senhora do carregado pois estás a pedir informacoes, não estas a fazer nada de mal.

                                          Relativamente a essa parte da moto ter ou não mudanças, não conheco nenhum caso desses, aqui em casa foi feito com uma Gilera DNA sem mudanças e a pessoa não tem qualquer imposição. A 125 não pode é passar dos 11kw.

                                          Amanha depois diz algo ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                                            Se ligares para o IMTT de santarem, em principio eles marcam o exame para o sitio mais proximo, neste caso carregado. Não vais ter problemas com a senhora do carregado pois estás a pedir informacoes, não estas a fazer nada de mal.

                                            Relativamente a essa parte da moto ter ou não mudanças, não conheco nenhum caso desses, aqui em casa foi feito com uma Gilera DNA sem mudanças e a pessoa não tem qualquer imposição. A 125 não pode é passar dos 11kw.

                                            Amanha depois diz algo ;)
                                            Boas Sr Iviegas
                                            Liguei mais de 3 vezes hoje nunca atendem. Já estou a começar a chatear-me com tanta incompetência. E não sou o único a queixar-me disto.
                                            Estou a ver que tenho de ir a Santarém de propósito.
                                            Onde arranjo a papelada? Tenho que entregar o atestado médico e a papelada no centro de exames ou IMTT?
                                            O IMTT é que preenche!?
                                            Editado pela última vez por Sciro; 05 February 2015, 17:28.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                              Na minha opinião a carta de condução B devia dar automaticamente a "licença" para ciclomotores (50cc). Não faz sentido conduzir um automóvel e não poder conduzir uma acelera.

                                              Em relação à "carta" de 125cc, faria muito mais sentido estar disponível após 3/4/5 anos de carta B, e não simplesmente a partir da idade. Assim quem tira carta B aos 25 pode logo conduzir 125 sem experiência.
                                              Devia dar?!
                                              Mas, já dá!!!

                                              Quem tiver carta de condução de categoria B está habilitado a conduzir veículos da categoria AM!!

                                              www.invicta.pt/pdf/condutor/categoriascarta.pdf
                                              https://dre.pt/pdf1sdip/2014/03/05200/0191701984.pdf

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Sciro Ver Post
                                                Boas Sr Iviegas
                                                Liguei mais de 3 vezes hoje nunca atendem. Já estou a começar a chatear-me com tanta incompetência. E não sou o único a queixar-me disto.
                                                Estou a ver que tenho de ir a Santarém de propósito.
                                                Onde arranjo a papelada? Tenho que entregar o atestado médico e a papelada no centro de exames ou IMTT?
                                                O IMTT é que preenche!?
                                                Alguma novidade?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                                                  Alguma novidade?
                                                  Boa tarde.
                                                  Segunda feira de manhã vou a Santarém ao IMTT. Não me atendem nunca.
                                                  Tenho que levar que documentos? Tenho de entregar lá o atestado?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isto é uma confusão desgraçada, também já andei no mesmo filme e continuo com toda a papelada em casa para ir entregar. Sciro, já conseguiste tirar?

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X