Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sinal wifi para impressora sem wifi - é possível?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sinal wifi para impressora sem wifi - é possível?

    Olá a todos,

    Tenho montada em casa, que inclui o meu escritório, uma estrutura de rede com alguns pontos de aceso wifi (3), e rede cablada onde possível.

    Vou adquirir uma impressora que não possui wifi, e devido às suas dimensões, sou obrigado a colocá-la noutra divisão que não possui rede cablada. A minha dúvida é a seguinte: se eu ligar via RJ-45 a impressora a um router, é possível configurar esse router para se ligar por wifi À minha rede wireless instalada, de modo a que possa ter "acesso" à impressora na rede? Em que modo deveria configurar o router de destino? Access Point? Repetidor?

    O que pretendo, de forma simplificada, seria algo como isto:

    Ficheiros anexados

    #2
    Access Point

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      Access Point

      O de destino?

      Comentário


        #4
        Deves ter um router na rede, por exemplo da MEO ou NOS? Esse aparelho deve estar a servir dhcp. Tudo certo até aqui.

        Compras um Access point ligas ao PC por cabo rede e configuras para Acees Point. Algures tens de colocar a password da rede.

        A seguir desligas o Access Point do computador e ligas à impressora por cabo rede. Não vai ser fácil: coragem e paciência pois essa mrds são sempre na base da tentativa erro. Mas dá pq eu já consegui.

        A alternativa melhor ( e que tenho actualmente) é usar uma powerline só tens de ligar os cabos e tá feito.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Deves ter um router na rede, por exemplo da MEO ou NOS? Esse aparelho deve estar a servir dhcp. Tudo certo até aqui.

          Compras um Access point ligas ao PC por cabo rede e configuras para Acees Point. Algures tens de colocar a password da rede.

          A seguir desligas o Access Point do computador e ligas à impressora por cabo rede. Não vai ser fácil: coragem e paciência pois essa mrds são sempre na base da tentativa erro. Mas dá pq eu já consegui.

          A alternativa melhor ( e que tenho actualmente) é usar uma powerline só tens de ligar os cabos e tá feito.

          Obrigado Pastis,

          Na prática, depois de configurar o aparelho como Acess Point, ligo à impressora e ele faz então ligação à rede que já está instalada, certo?

          Pois, eu também pensei na opção Powerline, mas como a habitação é antiga, não confio na estabilidade da rede elétrica para conduzir dados... Queria primeiro testar uma opção wi-fi...

          Obrigado!

          PS - Ao configurar como Access Point, vai-me pedir algum SSID? O que devo colocar? O nome da rede que já tenho, ou outra?

          Comentário


            #6
            Um airport express faz-te isso nativamente sem necessidade de quaisquer configurações complicadas. Além disso serve de router, extensor de sinal, etc. Arranjas no OLX por 50 euros ou menos. Mas deve haver soluções de outras marcas mais baratas (desconheço).

            Comentário


              #7
              Print Server é a melhor solução

              Servidor de Impressão Wireless Portátil de 54Mbps TL-WPS510U - Welcome to TP-LINK


              Mas se vais adquirir a impressora ainda , o melhor é comprar já com Wifi ...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                Um airport express faz-te isso nativamente sem necessidade de quaisquer configurações complicadas. Além disso serve de router, extensor de sinal, etc. Arranjas no OLX por 50 euros ou menos. Mas deve haver soluções de outras marcas mais baratas (desconheço).
                Desconheço essa solução, mas penso ser Apple, certo? Teria que ver. A ideia era aproveitar um router que anda para aqui...


                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                Print Server é a melhor solução

                Servidor de Impressão Wireless Portátil de 54Mbps TL-WPS510U - Welcome to TP-LINK


                Mas se vais adquirir a impressora ainda , o melhor é comprar já com Wifi ...
                Servidor de impressão não convinha, pois queria usar cabo de rede... A impressora está a ser adquirida, mas não tem wi-fi. Trata-se de um modelo muito específico de impressora que não possui essas ligações. Possui USB e RJ-45.

                Obrigado a ambos. Irei tentar como primeira opção a ideia do Pastis, e ver se vai resultar. Se entretanto alguém tiver mais alguma ideia, por favor manifeste-se. Eu agradeço!

                Comentário


                  #9
                  Powerline

                  Comentário


                    #10
                    Se vais ligar por cabo de rede entao nao precisas de nada ... Podes imprimir por Wifi para a impressora sem problemas. Basta que ela esteja ligada a tua rede.

                    Não precisas de mais nenhum router.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                      Se vais ligar por cabo de rede entao nao precisas de nada ... Podes imprimir por Wifi para a impressora sem problemas. Basta que ela esteja ligada a tua rede.

                      Não precisas de mais nenhum router.

                      SPV, acho que não me fiz entender...

                      A minha intenção era aproveitar um router que tenho aqui, configurá-lo de forma a ele se ligar por wifi À rede existente, e então ligar a impressora via cabo de rede a esse router. Ficaria um ponto exclusivo via wi-fi para essa impressora. Uma espécie de access point ao contrário... A minha dúvida é de que forma poderei configurar o aparelho para ele se ligar diretamente à rede existente...

                      Mightwisher, para já coloquei o Powerline de parte pois a rede elétrica cá em casa tem alguns anos, e não acredito que seja lá muito estável...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                        SPV, acho que não me fiz entender...

                        A minha intenção era aproveitar um router que tenho aqui, configurá-lo de forma a ele se ligar por wifi À rede existente, e então ligar a impressora via cabo de rede a esse router. Ficaria um ponto exclusivo via wi-fi para essa impressora. Uma espécie de access point ao contrário... A minha dúvida é de que forma poderei configurar o aparelho para ele se ligar diretamente à rede existente...


                        QUal é o router que queres usar?

                        Comentário


                          #13
                          Tenho aqui um TP-Link, modelo TL-WR841N. Não é grande espingarda, mas se funcionasse seria bom...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                            Tenho aqui um TP-Link, modelo TL-WR841N. Não é grande espingarda, mas se funcionasse seria bom...
                            Não deve dar.

                            Ele diz nalgum lado que tem função da AP?

                            Precisas é de uma coisa destas que " suporta Ponto de Acesso"


                            Ponto de Acesso Wireless N de 150Mbps TL-WA701ND - Welcome to TP-LINK

                            Que é o que eu tenho na versão antiga.

                            Nota: o Powerline é melhor opção. Não tem qq problema a rede eléctrica ser antiga. Desde que haja cabo eléctrico aquilo funciona na mesma pois são frequência muito altas..
                            Editado pela última vez por ; 02 February 2015, 17:19.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Não deve dar.

                              Ele diz nalgum lado que tem função da AP?

                              Precisas é de uma coisa destas que " suporta Ponto de Acesso"


                              Ponto de Acesso Wireless N de 150Mbps TL-WA701ND - Welcome to TP-LINK

                              Que é o que eu tenho na versão antiga.

                              Nota: o Powerline é melhor opção. Não tem qq problema a rede eléctrica ser antiga. Desde que haja cabo eléctrico aquilo funciona na mesma pois são frequência muito altas..


                              Pois, de facto não encontro nem na caixa nem nas especificações a função de AP... Muito provavelmente vou ter mesmo que optar por outro método...

                              Sou novo (mesmo novo) no Powerline: não há interferências que prejudiquem negativamente o fluxo de dados? Extensões elétricas, ou algo do género?

                              EDIT: Aproveitei uma saída de casa e comprei este: http://www.tp-link.com/en/products/d...odel=TL-WR710N

                              Tem um modo cliente que segundo a descrição faz o que pretendo.

                              Se não der bem, então avanço para o Powerline.
                              Editado pela última vez por bimmer318tds; 02 February 2015, 18:59.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                Pois, de facto não encontro nem na caixa nem nas especificações a função de AP... Muito provavelmente vou ter mesmo que optar por outro método...

                                Sou novo (mesmo novo) no Powerline: não há interferências que prejudiquem negativamente o fluxo de dados? Extensões elétricas, ou algo do género?

                                EDIT: Aproveitei uma saída de casa e comprei este: Wi-Fi Pocket Router/AP/TV Adapter/Repeater TL-WR710N - Welcome to TP-LINK

                                Tem um modo cliente que segundo a descrição faz o que pretendo.

                                Se não der bem, então avanço para o Powerline.
                                Dá.

                                Só não tenho a certeza absoluta que consigas colocar a impressora na rede sem usar um IP fixo nela porque pode acontecer que o DHCP do router não "apanhe" a impressora e se fique pelo AP. Neste caso, deverá funcionar com IP fixo.

                                Se for o caso configura um IP do fim da gama no painel de configuração da impressora para não haver conflitos.

                                Nota: nesse que compraste, deverá usar o modo:
                                Client Mode (TV/Game Console)



                                Gives wired-only devices access to an existing Wi-Fi networks.
                                Editado pela última vez por ; 02 February 2015, 20:27.

                                Comentário


                                  #17
                                  Olá Pastis,

                                  Sim, o modo que coloco é mesmo esse, o modo Client.

                                  Contudo, acontece-me uma situação estranhíssima: depois de selecionar o modo client, o aparelho reinicia e não consigo aceder ao painel de configuração com o IP por defeito. Até aqui tudo bem: desde que funcione... (pensei eu).

                                  Então não é que esta porcaria faz interferência com a TV do MEO???????? Não me perguntem como, mas quando o equipamento está ligado numa das TVs (não experimentei na outra) há bloqueios e erros, com a informação de que a emissão está temporariamente indisponível.

                                  Que raio??????

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tens que verificar os Ips do meo, cada box tem um IP que deve estar em conflito como da impressora... Eu escolhia um gama alta de Ips para tudo o que for ligar e punha tudo com IP fixo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por angel99 Ver Post
                                      Tens que verificar os Ips do meo, cada box tem um IP que deve estar em conflito como da impressora... Eu escolhia um gama alta de Ips para tudo o que for ligar e punha tudo com IP fixo...

                                      Ainda não testei com a impressora, mas sim ligado a um portátil e com o wi-fi do portátil desligado... Confirmei os IPs e não coincidem, mas o certo é que quando ligo o aparelho, pouco tempo depois a TV vai abaixo, e após alguns segundos e uma mensagem de erro, volta a dar tv, para depois voltar a fazer o mesmo...

                                      Grrrrr.......

                                      Acho que preciso de consultoria para estruturar a rede que está cá montada... Parece estar tudo bem, mas tenho destas surpresas...
                                      Editado pela última vez por bimmer318tds; 02 February 2015, 23:36.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não tens a box da MEO ligada com powerlines também?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                          Não tens a box da MEO ligada com powerlines também?

                                          Olá! Não. Powerline por aqui é espécie inexistente... Mas a continuar os problemas com este aparelho TP-Link, provavelmente vou ter que meter um Powerline só para a impressora...

                                          Entretanto, vou tentar ver os IPs das Boxs...

                                          Comentário


                                            #22
                                            É normal isso de congelar as box. Precisas de um AP que faça IGMP snooping, ou que tenha a opção "Disable IGMP Multicast".

                                            http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=11901#.VNDkt52sV8E

                                            MEO bloqueia com router TP-Link | ZWAME Fórum

                                            Comentário


                                              #23
                                              porra que isso está complicado

                                              Se calhar é melhor mesmo sabes o quê?

                                              isto



                                              passado em calha.
                                              Assim como assim a casa é velha tb não deve chocar muito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                É normal isso de congelar as box. Precisas de um AP que faça IGMP snooping, ou que tenha a opção "Disable IGMP Multicast".

                                                http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=11901#.VNDkt52sV8E

                                                MEO bloqueia com router TP-Link | ZWAME Fórum
                                                Vou ver, vou ver!!!

                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                porra que isso está complicado

                                                Se calhar é melhor mesmo sabes o quê?

                                                isto



                                                passado em calha.
                                                Assim como assim a casa é velha tb não deve chocar muito.
                                                Olha, e não é que já estive aqui a fazer uma medição por alto a ver os metros que faz falta?

                                                Não seria complicado, pois é para o piso de cima, exatamente por cima de onde está o router que fornece rede. A questão é estética, visto a casa ser antiga mas visualmente arranjadinha... (30 anos)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nao tou a ver isso a funcionar correctamente com um router para ser sincero ... Se nao queres meter um print server , é passar o cabo , ou o powerline que funciona muito bem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                    Nao tou a ver isso a funcionar correctamente com um router para ser sincero ... Se nao queres meter um print server , é passar o cabo , ou o powerline que funciona muito bem.

                                                    SPV, houve um upgrade, entretanto... O aparelho que tenciono colocar é um TP-Link que tem função AP e Client. Nessa função Client supostamente faz o que quero. O problema é que começou a fazer interferência com a TV Meo, supostamente devido ao Multicast.

                                                    Estou a desactivar o Multicast no router de origem (um Asus), e ver se consigo comunicar com o aparelhómetro sem problemas... Acesso À rede já tenho, assim como net, agora vou ver a TV...

                                                    O Pastis colocou uma imagem do esquema pretendido:

                                                    Editado pela última vez por bimmer318tds; 03 February 2015, 16:25.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X