Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comprar ou construir casa/vivenda?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comprar ou construir casa/vivenda?

    Boas,

    Precisava de algumas dicas dos mais experientes

    Relativamente a comprar uma vivenda já pronta ou construir o que compensa mais?

    Teremos a considerar que pretendia-se uma casa nova.

    Possivelmente teria de comprar terreno.

    Já vi alguns terrenos que referem que têm projecto aprovado. O que significa?

    #2
    Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
    Boas,

    Precisava de algumas dicas dos mais experientes

    Relativamente a comprar uma vivenda já pronta ou construir o que compensa mais?

    Teremos a considerar que pretendia-se uma casa nova.

    Possivelmente teria de comprar terreno.

    Já vi alguns terrenos que referem que têm projecto aprovado. O que significa?

    Comprar nova já feita tem a vantagem de que está feita, vês o que estás a comprar, sabes que custa X e nem mais um tostão e mudas-te uns dias depois.

    Construir podes fazer à medida, escolhes tudo, desde áreas, números de divisões, materiais etc etc. Se for bem feito sairá mais barato, mas por norma temos tendência a ser mais exigentes e a querer muitas alterações pelo que poderá ficar mais caro.

    Um terreno com projecto aprovado, é um terreno já com um projecto feito e aprovado na câmara e é só construir, mas terás de te manter fiel ao projecto já feito, podendo apenas fazer algumas alterações interiores e materiais interiores e muito ligeiras alterações exteriores que têm de ser bem acompanhadas.

    Comentário


      #3
      Ao construir fazes a casa á tua medida, ao comprar nao.

      Ao comprar já sabes quanto te vai custar a casa, ao construir pode sempre haver derrapagens no orcamento.

      Ao comprar podes habitar a casa imediatamente, ao construir só podes habitar a casa passados alguns meses.

      Ao construir tens por vezes os problemas das burocracias autárquicas para tratar, ao comprar nao.

      Comentário


        #4
        Marisa, acho que o SilverArrow disse quase tudo de uma forma simples.

        No que toca ao terreno, tem em conta que a aprovação de um projecto tem custos, quer monetários, quer de tempo e disponibilidade. Por isso um terreno nestas circunstancias deve ser mais caro, ou mais valorizado.

        Em contrapartida tens de analisar se o projecto que estás a "pagar" te agrada.

        Portanto está ali entre os dois mundos: tens de construir tu mas não podes escolher à tua vontade.

        A mim agrada-me pouco esta ideia... mas não quer dizer que não apareça algo que nos agrade
        Editado pela última vez por Vocsa; 04 February 2015, 11:26.

        Comentário


          #5
          Sim mas nesse caso quando é terreno com projecto aprovado, simplesmente tenho de construir o que já está ''desenhado'' e aprovado? Ou poderão haver mais custos em termos de câmeras ou licenças?


          Nesses casos também somos nós que contratamos os contructores e afins, certo?

          Porque se já tiver projecto aprovado ainda se poupa bastante correcto?


          Posso estar enganada

          Comentário


            #6
            os bancos costumam emprestar os percentagem maior para a compra de casa do que para a construção.

            tb é um factor a ter em conta.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
              Porque se já tiver projecto aprovado ainda se poupa bastante correcto?
              depende do preço de venda do terreno. um terreno com projecto aprovado vale mais do que um terreno sem projecto, afinal o vendedor vai acrescentar ao valor do terreno o custo que teve com o projecto. Por isso depende sempre do preço final para saber se se poupa ou não.

              Comentário


                #8
                Depende. Por um lado também concordo não irá ser bem a nossa escolha.

                Mas por outro lado já irei ter o custo a mais de comprar o terreno.


                E aqui na minha zona, os terrenos são carríssimos. E já encontrei destes com projectos aprovados por 22500/25000. Considerando que só em licenças e câmaras por aqui se gasta mais de 5000 euros, poderia ser vantajoso.

                E ganhava tempo, claro.


                Claro que teria se que avaliar bem a casa que já está aprovada.
                Mas por outro lado, até se podia poupar bastante. Tempo e dinheiro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
                  Sim mas nesse caso quando é terreno com projecto aprovado, simplesmente tenho de construir o que já está ''desenhado'' e aprovado? Ou poderão haver mais custos em termos de câmeras ou licenças?


                  Nesses casos também somos nós que contratamos os construtores e afins, certo?

                  Porque se já tiver projecto aprovado ainda se poupa bastante correcto?


                  Posso estar enganada
                  Com projecto aprovado tens de construir o que já está aprovado. Ou podes começar tudo de novo, contratar um arquitecto, eng etc etc e fazer um projecto novo e aprovar de novo.

                  Quanto aos custos de uma com projecto aprovado, poderás ter o custo de "levantar o alvará" para poder construir, caso o dono ainda não o tenha feito. E sim depois cabe-te a ti arranjar um construtor para fazer a casa.
                  Muitas das vezes os terrenos já são de construtores que te dizem que por mais X fazem-te a casa.

                  Comentário


                    #10
                    Comprar terreno com o projecto aprovado significa que ainda há a pagar licença de construção, e depende muito se o projecto vos agrada. Podem ter sorte nesse aspecto ou depararem-se com uma casa que é tudo menos a casa que querem.

                    Construir de raiz significa fazer a casa como querem (e as leis permitem), com os materiais e acabamentos que querem, e no terreno que querem. Em termos de custos pode não haver uma diferença muito grande entre comprar e construir (depende da zona do país), mas em termos temporais há, que vos pode ser ou não benéfica.

                    Comentário


                      #11
                      Outra opção pode ser a de procurarem uma casa em "tosco", que já está praticamente acabada e na qual conseguem ter melhor controlo do género de construção que é (pois estará muita coisa à vista, como os circuitos de águas, electricidade, aquecimento central, materiais térmicos, espessura das paredes, etc) e podem acabá-la mais ao próprio gosto. É uma prática que acho que se está a tornar mais recorrente devido às razões que disse, e como diz o Silverarrow, por muitas vezes o promotor/vendedor ser o próprio construtor.

                      Comentário


                        #12
                        Seria uma boa opção se por aqui não pedissem ainda uns 60/70 mil por uma casa por acabar de contruir. Em que muitas vezes ainda falta bastante.


                        Aqui a duvida era mesmo até na questão dos terrenos. Terrenos com e sem projecto aprovado por aqui andam pelos 20/25 mil.. Claro que terrenos não demasiado avantajados

                        Mas parece me que o melhor até será ver e falar com os vendedores dos terrenos com projecto. Por que se até nem forem assim tão más as casas, até me parece uma boa opção.


                        Para além de que hoje em dia já se vê muitas imobiliarias a colocar uma casa a venda por x. Mas que ainda não está construída. E apresentam vários modelos de casas.


                        Será esta também uma solução mais económica?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
                          ... Terrenos com e sem projecto aprovado por aqui andam pelos 20/25 mil.. Claro que terrenos não demasiado avantajados
                          ...
                          O que é para ti um terreno «não demasiado avantajado», em termos de área?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                            O que é para ti um terreno «não demasiado avantajado», em termos de área?

                            Tenho visto terrenos com 500m2 por 22,5/25 mil.

                            Comentário


                              #15
                              Pelos valores que andas a referir, fico com ideia que queres um pack completo (terreno, casa e projectos) a menos de 100.000€.... Faz-se, mas nunca será nada do que esperas.

                              Comentário


                                #16
                                Conheces algum construtor, promotor, gabinete de arquitectura em quem confies?
                                Se não conheces na minha opinião é para esquecer.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  Pelos valores que andas a referir, fico com ideia que queres um pack completo (terreno, casa e projectos) a menos de 100.000€.... Faz-se, mas nunca será nada do que esperas.

                                  Exacto

                                  Era o que eu gostava de conseguir :D

                                  Sei que é difícil, quer seja em compra de moradia ou contrução....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    Conheces algum construtor, promotor, gabinete de arquitectura em quem confies?
                                    Se não conheces na minha opinião é para esquecer.

                                    Sim, construtor consigo arranjar um de confiança

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
                                      Tenho visto terrenos com 500m2 por 22,5/25 mil.

                                      Esse preço será caro ou barato em função da zona onde estão inseridos. Se consultares o PDM da Câmara, poderás saber qual o valor do registo desses terrenos na «Matriz» e poderás também fazer uma ideia se estão a «pedir» muito ou pouco por eles.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
                                        Exacto

                                        Era o que eu gostava de conseguir :D

                                        Sei que é difícil, quer seja em compra de moradia ou contrução....
                                        Vais ter de fazer muita ginástica... e olha que os custos de uma moradia não são compatíveis com querer ter uma casa a menos de 100.000€.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por 100.000€ não compras terreno + construção de casa. A não ser que 150m2 de casa cheguem..

                                          A minha está a ser precisamente construída hoje vão para lá as gruas e vão delimitar o terreno. A chuva tinha atrasado as obras..

                                          Em V.N.Famalicão paguei cerca de 3.300€ para licença de construção. Mas o terreno a minha esposa tem (doado pelos meus sogros)..

                                          Vi casas feitas, mas quase todos geminadas ou em banda. Casas a custar algumas 200.000€ até 250.000€. O que me levou a desistir foi principalmente o condomínio ser comum. Iria dar-me dores de cabeça. Numa dela tem uma piscina, já me estava a imaginar lá com os 4546546 convidados do vizinho lol

                                          Tendo algum desafogo financeiro, aconselho a construir; mas tendo um arquitecto e empresa de construção de confiança.
                                          É lindo a parte do 3D da casa; o escolher os materias; mandarmos nós nos m2; localizar a cozinha precisamente no local que pretendemos, etc.

                                          E agora os spreads já baixaram para 2%

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já construi uma casa. Todo o processo é horrivel, horroroso mesmo. É preciso muita, muita paciência e convém já perceber bastante de construção para não seres aldrabado e para teres a certeza que o trabalho é feito com qualidade. Eu antes de me meter nisto passei dois anos a ler o forumdacasa.com duas horas por dia todos os dias. Quando construi a minha casa pedi tudo pormenorizado a meu gosto, vidro com película planitherm, bomba de calor com COP mínimo de 5, isolamento com resistência mínima de 2, estuque tinha de ser marca webber, caixilharia com coeficiente máximo de 0.7, tinha tinha de ser CIN Cynacril e o primário tinha de ser EPG 300, o pavimento tinha de ser AC6, as tubagens de água tinham de ser em PPR com isolamento mínimo de 20mm, etc. etc. etc.

                                            Foi precisos dois anos a ler e estudar materias e técnicas de construção para saber exactamente como queria que a minha moradia fosse construida. Nunca me teria metido nisto ser ter estudado bem as técnicas de construção. E olha que ajudou muito: fartei-me de dar nas orelhas de construtores com mais de 30 anos de experiência porque no meu entender estavam a fazer as coisas mal feitas e só assim consegui garantir ter uma casa de qualidade.
                                            Editado pela última vez por MVA; 04 February 2015, 15:15.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Comprar terreno e fazer de raiz é muita complicação e muita dor de cabeça, ainda mais para quem tem um orçamento "apertado".
                                              É que depois qualquer coisa custa bastante(mesmo ainda antes de construir)

                                              Talvez um com projecto aprovado não seja assim tão mau, podes sempre ver o projecto antes de comprar, e ainda escolher alguns produtos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zzcreative Ver Post
                                                Por 100.000€ não compras terreno + construção de casa. A não ser que 150m2 de casa cheguem..

                                                A minha está a ser precisamente construída hoje vão para lá as gruas e vão delimitar o terreno. A chuva tinha atrasado as obras..

                                                Em V.N.Famalicão paguei cerca de 3.300€ para licença de construção. Mas o terreno a minha esposa tem (doado pelos meus sogros)..

                                                Vi casas feitas, mas quase todos geminadas ou em banda. Casas a custar algumas 200.000€ até 250.000€. O que me levou a desistir foi principalmente o condomínio ser comum. Iria dar-me dores de cabeça. Numa dela tem uma piscina, já me estava a imaginar lá com os 4546546 convidados do vizinho lol

                                                Tendo algum desafogo financeiro, aconselho a construir; mas tendo um arquitecto e empresa de construção de confiança.
                                                É lindo a parte do 3D da casa; o escolher os materias; mandarmos nós nos m2; localizar a cozinha precisamente no local que pretendemos, etc.

                                                E agora os spreads já baixaram para 2%
                                                Onde ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por zzcreative Ver Post
                                                  Tendo algum desafogo financeiro, aconselho a construir; mas tendo um arquitecto e empresa de construção de confiança.
                                                  É lindo a parte do 3D da casa; o escolher os materias; mandarmos nós nos m2; localizar a cozinha precisamente no local que pretendemos, etc.
                                                  Outra opção que simplifica a burocracia com a câmara e que ainda assim permite escolher tudo é comprar uma moradia e mandar tudo abaixo mantendo apenas a fachada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    sim, convém entender... por exemplo, eu passei de vidro duplo planitherm para planistar, visto ser 20% mais eficiente.. Mandei colocar poliuretano no piso 0.. roofmate passou de espessura de 3cm para 6cm... ter cuidado em reforçar a parte norte da casa para n haver perdas (o sol incide menos, logo coloquei menos janelas).. a parte principal da casa virada a nascente.. liguei muito á parte térmica da casa

                                                    depois é preciso controlar os custos das torneiras, da cerâmica, etc.. normalmente é melhor estabelecer um limite, por exemplo 45€ o m2 para o piso, para n haver derrapagens..

                                                    Uma casa com 250m2 tendo terreno próprio é possível construí.la por 200.000€.. mais ou menos 800€ o m2.
                                                    Casas já feitas rondam o mesmo valor ou até mais caras.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                      Onde ?
                                                      Deustche Bank. Mas tendo lá o ordenado, teres algo em teu nome e se o empréstimo n for superior a 50% do total da obra.
                                                      Banco Popular fazia 2.25%, mas li algures k os spreads vão baixar..

                                                      Queria apanhar 0.9% como em 2010 um amigo apanhou

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por zzcreative Ver Post
                                                        sim, convém entender... por exemplo, eu passei de vidro duplo planitherm para planistar, visto ser 20% mais eficiente.. Mandei colocar poliuretano no piso 0.. roofmate passou de espessura de 3cm para 6cm... ter cuidado em reforçar a parte norte da casa para n haver perdas (o sol incide menos, logo coloquei menos janelas).. a parte principal da casa virada a nascente.. liguei muito á parte térmica da casa

                                                        depois é preciso controlar os custos das torneiras, da cerâmica, etc.. normalmente é melhor estabelecer um limite, por exemplo 45€ o m2 para o piso, para n haver derrapagens..

                                                        Uma casa com 250m2 tendo terreno próprio é possível construí.la por 200.000€.. mais ou menos 800€ o m2.
                                                        Casas já feitas rondam o mesmo valor ou até mais caras.
                                                        Eu estabeleci um limite de 20€ para o piso e no final comprei um piso por 70€ o m2. Apaixonei-me mal o vi.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por zzcreative Ver Post
                                                          Deustche Bank. Mas tendo lá o ordenado, teres algo em teu nome e se o empréstimo n for superior a 50% do total da obra.
                                                          Banco Popular fazia 2.25%, mas li algures k os spreads vão baixar..

                                                          Queria apanhar 0.9% como em 2010 um amigo apanhou
                                                          Tanta gente que vez crédito em 2007 e tem spread de 0,25. Com a Euribor negativa, agora estão no céu.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                            Comprar terreno e fazer de raiz é muita complicação e muita dor de cabeça, ainda mais para quem tem um orçamento "apertado".
                                                            É que depois qualquer coisa custa bastante(mesmo ainda antes de construir)

                                                            Talvez um com projecto aprovado não seja assim tão mau, podes sempre ver o projecto antes de comprar, e ainda escolher alguns produtos.


                                                            Obrigada por todas as vossas opiniões.

                                                            Não será para construir e decidir já amanhã. Ainda terei muito pela frente. Mas quis começar a sondar para quando tomar uma decisão estar o máximo informada possível.


                                                            Se souberem soluções ou sites que ajudem, agradeço


                                                            Eu acredito que comprar terreno, projectos e construir de raiz possa ser muito giro, mas tambem deve ficar mais caro.

                                                            E a hipotese de comprar terreno com projecto até me agradou. Claro que terei de ver o tipo de casas. Posso chegar lá e ser para esquecer


                                                            Para uma casa já razoável serão precisos quantos m2? Ainda não consigo ter essa ideia. Não estamos a falar de uma casa enorme nem uma pequena. Um razoável com o essencial.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X