Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Flat Tax - Imposto sobre rendimento igual para todos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Flat Tax - Imposto sobre rendimento igual para todos

    Pela Flat Tax – A Necessidade de uma Reforma Fiscal


    Nestes últimos meses, como consequência dos exemplos que nos chegam da Europa de Leste, tem-se discutido a taxa única de tributação sobre os rendimentos, mais conhecida por flat tax, na terminologia anglo-saxónica.
    A flat tax nasceu em 1994 na Estónia, Lituânia e Letónia - outros países seguiram, mais tarde, o exemplo, como é o caso da Rússia (2001) e da Eslováquia (2004) - como alternativa à taxa progressiva aplicada aos rendimentos.
    Em que assenta a flat tax? Esta taxa única de tributação sobre rendimentos distingue-se por intentar “taxar” de igual forma todos os níveis de rendimentos, viabilizando, assim, uma maior justiça e paridade social, uma vez que ninguém se sente discriminado, pois sabe que paga/desconta tanto como qualquer outro cidadão trabalhador. Aparentemente, a taxa progressiva de tributação de rendimentos (que, actualmente, vigora entre nós) é a mais justa a nível social, pois exige que pague mais impostos quem mais rendimentos tem – de uma maneira progressiva, como o próprio nome indica. Contudo, este argumento revela-se uma falácia se tomarmos em conta que “na prática, talvez seja menos justo do ponto de vista social do que parece, pois os salários brutos praticados tendem a adaptar-se à progressividade das taxas e a assegurar aos que ganham mais que ganhem ainda mais, de forma a manterem o diferencial desejado nos salários líquidos. No final, o leque salarial ‘líquido’ mantém-se mas o leque salarial ‘bruto’ amplia-se. Pior: como são os salários brutos que contam para o cálculo das pensões, esta distorção introduzida pelas taxas progressivas acaba por beneficiar os que mais ganham no momento de receberem as suas pensões, exactamente o contrário do que se pretendia”. (1)

    continuação

    O Bom Senso: Pela Flat Tax – A Necessidade de uma Reforma Fiscal

    Sendo o imposto igual para todos, não haveria incentivo para tanta fuga aos impostos.

    Melhor ainda seria com a ideia que este senhor teve, a abolição da moeda e a todas as transações feitas de forma electrónica e reportadas aos bancos centrais. Um big brother fiscal, tipo e-fatura permanente mundial. Os bordéis, o tráfigo de droga e armas é que não iam achar muita graça.

    Editado pela última vez por murgto; 11 February 2015, 17:15.

    #2
    Com o que ganho não concordo , se tivesse mais já concordava

    Quanto á transacção electronica ela já existe (Bitcoin) , mas não avança por interesses obvios ...

    Comentário


      #3
      A primeira vez que ouvi sobre isso foi com um colega romeno. Lá também aplicam a mesma taxa (percentual) a todos os níveis salariais.
      Eu concordo e assino por baixo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
        A primeira vez que ouvi sobre isso foi com um colega romeno. Lá também aplicam a mesma taxa (percentual) a todos os níveis salariais.
        Eu concordo e assino por baixo.

        assinaria mas nao com o que ganho

        Comentário


          #5
          Na teoria até concordo. Mas se isso fosse aplicado aqui, ou se nivelava por baixo com uma taxa que os mais pobres conseguem suportar e a receita para o estado diminuía drasticamente (já assim o estado está muito apertado por isso sem outras reformas mais profundas lá iam ter que criar/aumentar outros impostos para compensar), ou se nivela por cima e já não há este problema mas a taxa é insuportável pelas classes mais baixas e íamos ter ainda mais pobreza (que já temos demais).

          Comentário


            #6
            Eu concordo com a ideia, mas teria que ser uma mudança progressiva, e teria que ser acompanhada pela redução dos salários brutos mais elevados, pelo menos na função pública, de modo a que o salário líquido não sofresse alterações.

            No limite eu sou ainda mais radical: fará sentido taxar o rendimento do trabalho? Porque é que se "castiga" o trabalho? Não faria mais sentido obter a mesma receita fiscal, mas apenas noutras áreas, como o consumo?

            Comentário


              #7
              Teoricamente, sim. Seria mais lógico taxar o consumo. Mas isso iria retrair as pessoas no consumo e, os que estão perto de espanha, não gastavam um cêntimo em portugal.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Eu concordo com a ideia, mas teria que ser uma mudança progressiva, e teria que ser acompanhada pela redução dos salários brutos mais elevados, pelo menos na função pública, de modo a que o salário líquido não sofresse alterações.

                No limite eu sou ainda mais radical: fará sentido taxar o rendimento do trabalho? Porque é que se "castiga" o trabalho? Não faria mais sentido obter a mesma receita fiscal, mas apenas noutras áreas, como o consumo?
                Há também desvantagens nisso...

                Comentário


                  #9
                  Flat tax em Portugal devem estar a gozar com quem ganha o ordenado mínimo. Enfim artigos de treta. Pelos vistos existe muitas pessoas que nem sabem o pouco que se ganha em media no privado. Vejam a reportagem na tv da Efacec, e vejam quanto eles ganham numa empresa de referência, depois extrapolem para as outras Industrias.

                  Já me tinha esquecido que este Forum é de Professores, FP, Sindicalistas, Admnistradores de Empresas e Patrões.

                  Comentário


                    #10
                    Eu concordo, mas os salários minimos teriam que subir.
                    E a maior parte das pessoas que têm salários baixos iriam beneficiar com isso. Atualmente quem ganha o salário minimo não paga IRS, e por isso também não pode deduzir despesas de educação, saúde, filhos, etc. Passando a descontar IRS, com as deduções o mais provável era ter o IRS todo de volta. Portanto se o salário subisse, até ficariam beneficiados.
                    Mas ao mesmo tempo o estado teria que reduzir substancialmente os salários e reformas mais elevadas, e promover também essa descida no sector privado.
                    tudo isto permitira maior equidade salarial.

                    Comentário


                      #11
                      Para aplicar uma taxa fixa, o SMN tinha de passar dos cerca de 500€ para no mínimo 750€, o Salario Medio no Privado que é atualmente cerca de 750€ tinha de aumentar para 1500€, e depois disto veremos se resta Atividade Económica para sustentar a Função Publica.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                        Para aplicar uma taxa fixa, o SMN tinha de passar dos cerca de 500€ para no mínimo 750€, o Salario Medio no Privado que é atualmente cerca de 750€ tinha de aumentar para 1500€, e depois disto veremos se resta Atividade Económica para sustentar a Função Publica.
                        Não sei como chegaste a essas contas, mas um trabalhador com o SMN para receber o mesmo valor liquido até pode nem precisar de ter aumento de salário.
                        Imaginemos que a taxa fixa fosse de 20%, passaria a descontar 100€ por mês, 1400€ ao fim do ano. Cada filho dá um desconto de pelo menos 300€, mais despesas de educação, saúde, renda, facilmente receberia todo ou grande parte do IRS. Sem filhos é que seria mais complicado.
                        Isto se as deduções se mantiverem mesmo com taxa fixa.
                        Se o salário minimo aumentar para 600€, terá um desconto mensal de 120€, liquido será menos 20€ que que os anteriores 500€. Esta diferença será facilmente anulada com deduções no IRS, e muito provavelmente as deduções até farão com que o salário liquido seja superior ao que era antes.

                        Para mim, havendo uma taxa fixa de 20%, o salário minimo deveria subir para os 600/650 €, a maior parte das pessoas já sairiam beneficiadas com isto.

                        Comentário


                          #13
                          Eu sou um grande apoiante desta solução.
                          Em países como a Noruega, que alguém me corrija se estou equivocado, mas também se aplica a taxa fixa creio que de 34%.
                          Não sou de todo partidário de taxas diferentes, muito menos de 7 escalões.
                          A taxa fixa, a longo prazo, iria promover um aumento dos ordenados mais baixos. Seria também bastante mais justa para os ordenados da classe média alta, que neste momento paga valores sobre o rendimento superiores 37% e não beneficia de apoios sociais, embora no fundo sejam os ordenados acima dos 1500 que sustentam o sistema.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                            Não sei como chegaste a essas contas, mas um trabalhador com o SMN para receber o mesmo valor liquido até pode nem precisar de ter aumento de salário.
                            Imaginemos que a taxa fixa fosse de 20%, passaria a descontar 100€ por mês, 1400€ ao fim do ano. Cada filho dá um desconto de pelo menos 300€, mais despesas de educação, saúde, renda, facilmente receberia todo ou grande parte do IRS. Sem filhos é que seria mais complicado.
                            Isto se as deduções se mantiverem mesmo com taxa fixa.
                            Se o salário minimo aumentar para 600€, terá um desconto mensal de 120€, liquido será menos 20€ que que os anteriores 500€. Esta diferença será facilmente anulada com deduções no IRS, e muito provavelmente as deduções até farão com que o salário liquido seja superior ao que era antes.

                            Para mim, havendo uma taxa fixa de 20%, o salário minimo deveria subir para os 600/650 €, a maior parte das pessoas já sairiam beneficiadas com isto.
                            Mas vocês deram-se ao trabalho de ler o site?

                            The Transaction Tax | equality, simplicity, transparency Usem este simulador

                            Claro que isto é num mundo real, em que todas as transações financeiras seriam taxadas.

                            Comentário


                              #15
                              As taxas progressivas e escalões só promovem uma coisa, a mediocridade. Conseguir subir de um ordenado bruto de 750 para 1200€ leva imenso tempo, mas no final pouca diferença faz no nível de vida. Para quem realmente tem ambição e quer fazer mais e melhor, não sobra muitas alternativas que não emigrar.
                              Por outro lado e como já disseram, quem mais paga é que menos tem retorno. Eu desconto de IRS mais do que o ordenado médio nacional, no entanto não utilizo hospitais ou escolas públicas.

                              Quanto a ser insuportável para quem receba pouco, é treta. O mercado adapta-se sempre às alterações fiscais e os ordenados mais baixos subiriam naturalmente.
                              Graças às 14h que trabalho por dia, viagens intermináveis, cabelos brancos e muita privação de convivência familiar esse ano devo ter mais um aumento, tanto de ordenado como de escalão. Ver o fruto do teu esforço chegar já meio comido pelo Estado não é a melhor sensação do mundo.

                              Comentário


                                #16
                                alias nós ja temos flat tax... aos 42% qu quee raio é

                                Comentário


                                  #17
                                  Também acho uma medida bastante interessante mas acho que é impossível de por em prática em Portugal, a esquerda nunca iria deixar.

                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Eu sou um grande apoiante desta solução.
                                  Em países como a Noruega, que alguém me corrija se estou equivocado, mas também se aplica a taxa fixa creio que de 34%.
                                  Não sou de todo partidário de taxas diferentes, muito menos de 7 escalões.
                                  A taxa fixa, a longo prazo, iria promover um aumento dos ordenados mais baixos. Seria também bastante mais justa para os ordenados da classe média alta, que neste momento paga valores sobre o rendimento superiores 37% e não beneficia de apoios sociais, embora no fundo sejam os ordenados acima dos 1500 que sustentam o sistema.
                                  Supostamente é flat mas depois tem 2 degraus de sobretaxa (9% e 12% a mais) para salários acima de certos valores.
                                  Na realidade, devido a deducões como o personal allowance, a taxa acaba por ser efectivamente progressiva, desde 0% até um máximo de ~47,5%, penso eu.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A taxa única é uma tolice completa. Só alguém com interesses próprios e sem a mínima noção das coisas pode defender tal coisa.
                                    No entanto a progressividade tem que ser adequada e não feita à medida das necessidades orçamentais com acontece em Portugal que de facto incentiva à mediocridade como foi dito atrás.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                      A taxa única é uma tolice completa. Só alguém com interesses próprios e sem a mínima noção das coisas pode defender tal coisa.
                                      No entanto a progressividade tem que ser adequada e não feita à medida das necessidades orçamentais com acontece em Portugal que de facto incentiva à mediocridade como foi dito atrás.
                                      Se tu dizes, nem vale a pena discutir mais o assunto...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                        Se tu dizes, nem vale a pena discutir mais o assunto...
                                        Peço desculpa, eu reformulo:

                                        Na minha opinião a taxa única é uma tolice completa...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          Eu concordo, mas os salários minimos teriam que subir.
                                          E a maior parte das pessoas que têm salários baixos iriam beneficiar com isso. Atualmente quem ganha o salário minimo não paga IRS, e por isso também não pode deduzir despesas de educação, saúde, filhos, etc. Passando a descontar IRS, com as deduções o mais provável era ter o IRS todo de volta. Portanto se o salário subisse, até ficariam beneficiados.
                                          nunca percebi qual a lógica das deduções de despesas...
                                          para que servem os impostos? para poder financiar serviços para o bom funcionamento da sociedade. como é óbvio cada um terá, dependendo da sua ideologia, uma opinião do tipo de serviços e a forma como são geridos. mas no fundo, os impostos servem mesmo para isto: financiar serviços para o funcionamento da sociedade. se os meus impostos financiam directamente a escola pública ou se é revertido para o cheque-ensino, isso é outra coisa.
                                          assim, qual a justificação das deduções? se estou a comprar uma casa a crédito, para algo que será meu, porque posso ter dedução dos juros? se os meus impostos estão a pagar (ou a ajudar) a escola pública e eu OPTO por colocar um filho na privada, sendo uma opção MINHA, porque posso ter dedução de despesa?
                                          se compro um LCD não tenho direito a deduções; porém se compro remédios já tenho?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Dedução das despesas para quem trabalha por conta de outrem tb é uma estupidez. Serve para justificar a existência de uns milhares de postos de trabalho na administração pública.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                              nunca percebi qual a lógica das deduções de despesas...
                                              Imagina que alguém tem um problema grave de saúde que o obriga a ter despesas brutais com a saúde. Na minha opinião, é imoral estar a taxar a parte do rendimento que serviu para pagar essas despesas de saúde, por isso, concordo com as deduções de saúde.

                                              No fundo as deduções servem para isentar de imposto parte do rendimento que é usado em situações muito especiais. Eu penso que faz todo o sentido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Cicero Ver Post
                                                Dedução das despesas para quem trabalha por conta de outrem tb é uma estupidez. Serve para justificar a existência de uns milhares de postos de trabalho na administração pública.
                                                explica lá?...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que devíamos adoptar a taxa fixa, tal como todos os outros países com grandes economias o fizeram... Espera aí, Rússia, Eslovénia,... não têm economias assim tão pujantes.

                                                  Discordo da flat rate, mas também acho que a progressividade em Portugal é claramente exagerada. Um gajo que ganhe 1500 ou 2000 é tratado como um rico.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como sempre leram tudo pela metade, à boa maneira tuga. Isto do Flat Tax vem a propósito disto duma teoria utópica do sr

                                                    http://www.apttax.com/faq.php

                                                    Eliminação completa do IVA e IRS, por cada 100 USD levantados, paga-se 0,75 USD, pex.

                                                    Não é taxa fixa de IVA e IRS.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quanto às deduções, sou a favor das deduções em saúde e educação. Sendo funções do estado, para as quais eu pago (muitos) impostos, cada vez que eu vou a um médico privado devo ser ressarcido de parte, pois é dinheiro dos (meus) impostos que o estado não gasta no meu tratamento.

                                                      O mesmo para a educação. Se eu pago para ter as crianças no privado, é menos uma despesa que dou ao estado, por isso faz sentido que pague menos impostos.

                                                      Edit: não concordo com as deduções de despesas de habitação. Entendo esta nova moda das deduções de despesas gerais apenas como arma de combate à evasão fiscal, através da solicitação de emissão de faturas.
                                                      Editado pela última vez por AdolfoSDias; 13 February 2015, 16:32.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por murgto Ver Post
                                                        Como sempre leram tudo pela metade, à boa maneira tuga. Isto do Flat Tax vem a propósito disto duma teoria utópica do sr

                                                        The Automated Payment Transaction Tax

                                                        Eliminação completa do IVA e IRS, por cada 100 USD levantados, paga-se 0,75 USD, pex.

                                                        Não é taxa fixa de IVA e IRS.
                                                        Estás a brincar com a malta, certo?

                                                        Então o título do tópico fala de imposto sobre o rendimento e tu dizes que não tem a ver com IRS

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                          O mesmo para a educação. Se eu pago para ter as crianças no privado, é menos uma despesa que dou ao estado, por isso faz sentido que pague menos impostos.
                                                          é uma questão ideológica. aceito a tua opinião, mas discordo.
                                                          quando pagas impostos, não é para pagar o ensino dos teus filhos, mas sim de TODAS as crianças no ensino público.
                                                          tu tens filhos, optas pelo privado e és de alguma forma (pequena, eu sei) ressarcido da despesa por via de deduções. (somando ao factor de IRS que te beneficia).
                                                          eu não tenho filhos. não tenho forma de ser ressarcido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bimmer Ver Post
                                                            Também acho uma medida bastante interessante mas acho que é impossível de por em prática em Portugal, a esquerda nunca iria deixar.



                                                            Supostamente é flat mas depois tem 2 degraus de sobretaxa (9% e 12% a mais) para salários acima de certos valores.
                                                            Na realidade, devido a deducões como o personal allowance, a taxa acaba por ser efectivamente progressiva, desde 0% até um máximo de ~47,5%, penso eu.
                                                            Penso que se a pessoa tiver muitos encargos (filhos, mãe/pai solteiro etc) não paga os 35% certo? Acho também que para quem não está efectivo e têm um ordenado mínimo desconta consoante uma tabela.
                                                            Também quem faz 2000nok por mês nem chega a descontar.

                                                            Estou certo?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X