Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CIA e Mossad avisam Vaticano que Francisco é um alvo do Estado Islâmico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    CIA e Mossad avisam Vaticano que Francisco é um alvo do Estado Islâmico

    Segundo notícias recentes em Itália, tanto a CIA, secreta norte-americana, como a Mossad, secreta israelita, têm alertado a equipa de segurança do papa Francisco para “ameaças reais” do autoproclamado Estado Islâmico ao Vaticano – que a Igreja tem desvalorizado


    A prova de que há militantes do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh, no acrónimo árabe) instalados na Líbia chegou na forma de um novo vídeo de brutalidade indescritível, que há uma semana mostrou a decapitação de 21 cristãos egípcios - que termina com a frase "Se Deus quiser, chegaremos a Roma". E Itália ficou em alvoroço.


    Não é para menos, ou não fosse um facto que a Líbia dista uns escassos 300 quilómetros de Itália, uma das portas de entrada na Europa que os militantes tanto parecem almejar. Logo a seguir à divulgação desse vídeo, o governo italiano convocou uma reunião de emergência com os chefes militares para a noite de 17 de Fevereiro, que firmou o destacamento de 5 mil militares para a protecção de vários "pontos sensíveis" de Roma e de outras cidades italianas, como sinagogas e, claro, o Vaticano. Numa das ameaças recentes do Daesh ao Ocidente, os militantes falam de Itália como "a nação firmada com o sangue da cruz", e não é de excluir que o Papa Francisco seja um alvo de futuros atentados.

    "Os riscos são reais", defendia ontem ao "USA Today" Sabrina Magris, presidente da Escola Universitária Internacional de Roma e Florença, a única instituição europeia que oferece estudos sobre negociações de reféns e ameaças terroristas. "O objectivo [do Daesh] pode ser de facto um ataque de qualquer natureza ou ser simplesmente usar ameaças para criar uma atmosfera de medo. Mas os riscos não devem ser subestimados."


    As ameaças a Itália por ter em Roma um dos símbolos maiores do cristianismo - e albergar a sede de facto da Igreja Católica - começaram a amontoar-se sobretudo há quatro meses, quando na sua revista de propaganda, a "Dabiq", o Daesh fez capa com a bandeira negra do Estado Islâmico hasteada no obelisco da praça de São Pedro sob a manchete "A Cruzada Falhada".


    Mas desde então o Vaticano tem sido contido nas reacções oficiais às ameaças e o Papa continua a mergulhar em multidões de fiéis onde quer que vá, recusando muitas vezes o aparato de segurança que costuma acompanhar os pontífices. Na missa deste domingo na Basílica de São Pedro a segurança extraordinária foi evidente. Mais de 500 agentes patrulharam a área e mantiveram-se estacionados nas imediações do Vaticano, mas os fiéis ali concentrados pareceram não se importar. "É um mundo perigoso e o Papa e o Vaticano têm estatuto", dizia ao canal americano Karen Phifer, professora de 44 anos do estado de Filadélfia que está a tirar um ano sabático na capital italiana. "Qualquer passo que possa ser dado para os proteger deve ser dado."


    Nos bastidores políticos, pelo contrário, as ameaças parecem por vezes ser levadas de ânimo leve. Segundo informações recentes avançadas por vários media italianos, como o "Corriere della Sera", a Mossad e a CIA têm registado "ameaças reais" vindas do Daesh que têm como alvo o Papa e a sua casa, com as duas agências secretas, de Israel e dos Estados Unidos, a passarem as informações recolhidas à segurança do Vaticano e às autoridades italianas. Mas, até ver, a Igreja recusa-se a entrar na histeria securitária, garantindo que o Papa recebe ameaças constantes e que até agora não houve "ameaças concretas e específicas", como indicado pela comunicação social.


    Sem entrar em pormenores, o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, declarou à chegada ao Sri Lanka, na semana passada, para um périplo do papa pela Ásia, que, embora os "contactos normais" entre os vários serviços de segurança se mantenham, "a Santa Igreja não recebeu quaisquer dados específicos e concretos" sobre um possível atentado a ser planeado contra o papa.


    "A violência é sempre um produto de falsificação da religião, um pretexto para esquemas ideológicos cujo único objectivo é deter poder sobre outros", declarou Francisco há uma semana num encontro anual de diplomatas de 180 países, no que é informalmente conhecido como o discurso do "Estado do Mundo" do representante máximo da Igreja. "Espero que os líderes religiosos, políticos e intelectuais, sobretudo na comunidade muçulmana, condenem todas as interpretações fundamentalistas e extremistas da religião que tentem justificar tais actos de violência", acrescentou após voltar a condenar os recentes ataques de Paris, Oslo e outras cidades europeias.


    Os receios de ataques do Daesh em solo italiano têm crescido a par da crise humanitária às suas portas que o continente europeu continua a escolher ignorar. As autoridades italianas prevêem que pelo menos 200 mil refugiados líbios possam tentar fazer a travessia do país em guerra para Itália através da Sicília e de Lampedusa nos próximos meses, e o receio é que, entre os milhares de migrantes clandestinos que cruzam o Mediterrâneo em busca de melhores condições de vida, se infiltrem terroristas treinados pelo autoproclamado Estado Islâmico. Antes do vídeo mais recente, em que os militantes prometem "chegar a Roma", a ministra da Defesa já tinha sublinhado em entrevista ao jornal "Il Messaggero" que "o risco é iminente" e que as autoridades "não podem esperar mais" para actuar preventivamente. "A Itália tem carências de defesa nacional e não pode permitir que um califado se imponha nas zonas costeiras vizinhas", defendeu Roberta Pinotti.


    CIA e Mossad avisam Vaticano que Francisco é um alvo do Estado Islâmico | iOnline


    confesso que me assusta

    Se algum mal acontecesse a este papa ele seria considerado como mártir não só pelos católicos, é que existem imensas pessoas não-católicas e até ateus que lhe têm muita simpatia
    Editado pela última vez por Altar; 24 February 2015, 10:56.

    #2
    Apesar de não ligar puto a isso, acho piada ao informalismo de tratar por Francisco...

    Quanto ao assunto, não é novidade que a figura da religião católica seja um alvo do EI, mas daí até chegar aos actos...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
      Apesar de não ligar puto a isso, acho piada ao informalismo de tratar por Francisco...
      Quem, o Chico??

      Comentário


        #4
        Eu no lugar do Chico estava mais preocupado com um inside job do que com o EI ou a Al Qaeda.

        Comentário


          #5
          A CIA e a Mossad planeiam um atentado e já arranjaram os bodes expiatórios. Depois será mais uma teoria da conspiração de mais um "inside job"

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TILT Ver Post
            Eu no lugar do Chico estava mais preocupado com um inside job do que com o EI ou a Al Qaeda.
            Concordo. Tem sido a minha ideia desde o primeiro dia... no entanto o homem tem um carácter "magnético", não deve ser fácil levar a cabo uma coisa dessas...

            Comentário


              #7
              É como dizem aí em cima. Noutros tempos os papas tinham provadores de comida por algum motivo, eheheh

              Se calhar ele deveria começar a pensar nisso

              Comentário


                #8
                O Vaticano não tem nada com que se preocupar, obviamente que Deus não iria deixar alguem fazer mal ao seu representante na Terra

                Comentário


                  #9
                  A questão é: quem não é alvo desses idiotas do EI?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                    A questão é: quem não é alvo desses idiotas do EI?
                    Penso que a questao que se poe é: Quem é que SAO os idiotas do EI?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                      Concordo. Tem sido a minha ideia desde o primeiro dia... no entanto o homem tem um carácter "magnético", não deve ser fácil levar a cabo uma coisa dessas...
                      Com esse carácter basta disparar em qualquer direcção, ela vai lá ter na mesma

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                        A questão é: quem não é alvo desses idiotas do EI?
                        O Bruno de Carvalho!
                        Não querem perder o humor providenciado diariamente

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X