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Primeira Mota - Escolha

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    Primeira Mota - Escolha

    Daqui a umas semanitas ja devo ter a carta de mota e ando a pensar qual vai ser a primeira menina.

    andei de olho na Yamaha Fazer 600, mas alem de fugir um pouco ao orçamento(custa 7100 euros e não queria gastar mais de 5000 euros) talvez não seja o ideal para primeira mota.

    sugestões para primeira mota, com um orçamento de 5000 euros, sem ser um brinquedinho com menos de 20 cavalos...

    uma mota do genero da Fazer com menos potência, menos cilindrada e mais barata. SUGESTÕES???....

    #2
    Desculpem estar a meter aqui o link mas é para ajudar:

    http://www.motonline.pt/left/clube_m...m2/default.asp

    O fórum é semelhante a este mas apenas e só para pessoal de 2 rodas (e quads).

    Comentário


      #3
      Abaixo dos 5.000 tens a gs 500/ kawasaki er5, ambas são 500 cm3 e têm +- 50 cv.

      Subindo um pouco a fasquia +- 5.500 tens a cbf 500, sendo muito idêntica de motor às outras, tem a vantagem de ter sofrido uma remodelação há pouco tempo, ficando muito apelativa.

      Mas atenção que todas elas são bicilindricas e não tetra como a fazer.

      Se tiveres dúvidas coloca ; )


      Cump.

      Comentário


        #4
        A minha escolha: Ducati monster 600. Usada fica em cerca de 4 000 euros. [8D]

        Comentário


          #5
          Já não havia um tópico com isto?

          Comentário


            #6
            Quando quiser comprar uma mota, terei que arranjar dinheiro para uma HD![B)]

            Comentário


              #7
              As sugestões do Ice são ambas muito válidas.

              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

              Quando quiser comprar uma mota, terei que arranjar dinheiro para uma HD![B)]
              Não te esqueças da cola de parafusos. :D

              Comentário


                #8
                a ideia que eu tenho é que as tetracilindricas são mais fiaveis e com manutenção mais simples e economica que as bicilindricas, é verdade??


                mais diferenças entre as 2...

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por lamborghini_

                  Desculpem estar a meter aqui o link mas é para ajudar:

                  http://www.motonline.pt/left/clube_m...m2/default.asp

                  O fórum é semelhante a este mas apenas e só para pessoal de 2 rodas (e quads).
                  A esse acrescento:

                  www.motoclubevirtual.com

                  http://www.vstromportugal.com/

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por PDCouto

                    As sugestões do Ice são ambas muito válidas.

                    citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                    Quando quiser comprar uma mota, terei que arranjar dinheiro para uma HD![B)]
                    Não te esqueças da cola de parafusos. :D
                    porquê?

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por tito23

                      a ideia que eu tenho é que as tetracilindricas são mais fiaveis e com manutenção mais simples e economica que as bicilindricas, é verdade??


                      mais diferenças entre as 2...
                      É mais ao contrário... As de 4 cilindros são mais dispendiosas - aliás, basta mudar as velas. Quanto a fiabilidade, se forem bem tratadas, ambas duram muito.

                      Para ter uma ideia, há pouco tempo um concessionário Honda celebrou 10 anos de Africa Twin sem sequer abrir um motor.

                      As tetras são mais suaves e rotativas, embora algumas biciclindricas tenham mais força em baixas, creio que é por isso que as "bis" são mais usadas em utilização normal - utilitárias e trails de média ou alta cilindrada, enquanto os motores tetra são aplicados em turisticas e desportivas. Claro que também há as fantásticas tricilindricas da Triumph...

                      A ideia geral é que o tamanho ideal do pistão deve rondar entre 300 e 400cc, para boa distribuição de potência pela feixa de rotação. Um excelente exemplo é justamente o motor da V-Strom 650.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                        citação:Originalmente colocada por PDCouto

                        As sugestões do Ice são ambas muito válidas.

                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                        Quando quiser comprar uma mota, terei que arranjar dinheiro para uma HD![B)]
                        Não te esqueças da cola de parafusos. :D
                        porquê?
                        As HD são conhecidas pela sua... vibração muito peculiar. "Desamarram-se" um bocado. Também existe a ideia que a fiabilidade deixa algo a desejar. Atenção que é o que tenho ouvido, nuinca tive nenhuma. Embora já me tenha sentado numa a trabalhar e realmente aquilo parece uma batedeira.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por PDCouto

                          citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                          citação:Originalmente colocada por PDCouto

                          As sugestões do Ice são ambas muito válidas.

                          citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                          Quando quiser comprar uma mota, terei que arranjar dinheiro para uma HD![B)]
                          Não te esqueças da cola de parafusos. :D
                          porquê?
                          As HD são conhecidas pela sua... vibração muito peculiar. "Desamarram-se" um bocado. Também existe a ideia que a fiabilidade deixa algo a desejar. Atenção que é o que tenho ouvido, nuinca tive nenhuma. Embora já me tenha sentado numa a trabalhar e realmente aquilo parece uma batedeira.
                          Por acaso desconhecia essa história.
                          De qualquer maneira, nem quea tivesse que aparafusar todos os dias.
                          O som é divinal![B)]

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por ice

                            Abaixo dos 5.000 tens a gs 500/ kawasaki er5, ambas são 500 cm3 e têm +- 50 cv.

                            Subindo um pouco a fasquia +- 5.500 tens a cbf 500, sendo muito idêntica de motor às outras, tem a vantagem de ter sofrido uma remodelação há pouco tempo, ficando muito apelativa.

                            Mas atenção que todas elas são bicilindricas e não tetra como a fazer.

                            Se tiveres dúvidas coloca ; )


                            Cump.
                            Kawasaki só não aconselho porque a assistência e representações em Portugal são caóticas.

                            Deixa-me ilustrar algumas das hipóteses:

                            7.000€



                            5.250€



                            5.700





                            Também podes optar pelas Trail, são mais polivalentes, andam na mesma muito bem:

                            6.500€



                            Comentário


                              #15
                              Será que não se arranja uma Hayabusa usada por 5000€?

                              Comentário


                                #16
                                tive a ver as specs da CBF500 e parece-me ser uma alternativa bastante válida.


                                foge um pouco ao orçamento mas não é nada demais.

                                pena é não haver em azul. era uma cor que provavelmente ficaria bastante bem na mota.

                                Comentário


                                  #17
                                  Qualquer bi tem tendência para vibrar mais um pouco, mas as HD, devido à sua baixa rotação de funcionamento abusam. Mas adoro-as ; )

                                  A nível de fiabilidade acho que já foi tudo dito, qualquer motor hoje em dia é fiável, desde que se cumpra a manutenção adequada.

                                  A nível da periodicidade da manutenção, não sei se a cbf já tem intervalos mais alargados, mas a gs500 e a er5 são de 6.000 em 6.000.

                                  Neste aspecto as tetra, por exemplo uma hornet das novas já faz intervalos de 10.000.

                                  No final vai dar ela por ela com a vantagem de uma bi (das mencionadas) consumir menos e ser mais adequada como primeira moto, por ser leve e ter uma entrega de potência mais suave em toda a sua faixa de utilização.

                                  Tens também as trail como mencionou o Pdcouto ; )


                                  Cump.

                                  Comentário


                                    #18
                                    um problema vai ser o seguro da mota.


                                    com carta há pouco tempo e 24 anos de idade vai ser bonito vai [xx(]

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu como minha primeira mota acho que ia para uma hornet bem estimadinha e de confiança em segunda-mão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho um colega com uma à venda, de 2004 por 4.500, mas acho mais lógica ir para uma menos desportiva como primeira mota.

                                        Comentário


                                          #21
                                          desportiva? eu tou a falar da 600 couto... :/ Não tou a sugerir uma 900 para primeira mota :D

                                          Mas de qualquer maneira... epa isso da "primeira mota" ou "primeiro carro" sempre achei estranho pq vai de pessoa para pessoa... é tudo uma questão de juizinho e "respeito" (ou medo :D )... Eu acho que um Fiat Uno é igual a um Ferrari como pimeiro carro... a diferença é que o processo de aprendizagem é mais penoso num ferrari, ha que ter mais cuidados, e acabas por demorar mais tempo a aprender certas coisas por elas serem mais "dificeis" de realizar descontraidamente.

                                          Agora no fim, acho que é tudo igual desde que um gajo tenha respeito pelo que tem debaixo do rabo, consciencia que é um ignorante, consciencia do perigo, e disposto a ter calma a aprender...

                                          Eu conheço quem tenha aprendido com uma ZX9 e outro com uma GSXR1000 e correu na boa e ainda hj andam 0 quedas... conheço um que começou com uma "50" pq era mais "adequado" e foi à confiança pois "era só uma 50" e deu varios espalhos. Ao menos o da Suzu e da Kawa tinham respeito ao que tinham debaixo do rabo e acho que isso contribuiu muito para a "integridade fisica" deles...

                                          Não sei...diz-me a tua opinião.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Hoje em dia arranjam-se motas boas e baratas.
                                            Gosto muito da Hornet e penso que usada não custará muito dinheiro.

                                            Tenho uma CBR 1000 de 1994 que hoje em dia ronda os 3.500€, como vês mesmo que não queiras uma mota destas arranjas mais pequenas e tb baratinhas. Tens é que saber escolher e vêr como elas estão

                                            Comentário


                                              #23
                                              eu tenho uma yamaha fz6 novinha e tou tolo por ela, so tenho a dizer bem!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                eu sem sombre de dúvidas iria para uma Ducati Monster usada. Nova também não é cara( cerca de 7500€ e já vem com motor de 900cc). Quando puder comprar uma mota "grande" vou para a monster!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por tito23

                                                  tive a ver as specs da CBF500 e parece-me ser uma alternativa bastante válida.


                                                  foge um pouco ao orçamento mas não é nada demais.

                                                  pena é não haver em azul. era uma cor que provavelmente ficaria bastante bem na mota.
                                                  <s>Há em azul</s>! E é uma excelente primeira moto!

                                                  edit.: afinal não há em azul...Mas continua a ser uma boa moto!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    estranho, no site da honda só ha em vermelho, preto e cinzento, mas estive ontem num stand da honda e tava lá uma azul.


                                                    não posso dizer que é mais bonita pois não tinha lá a preta para comparar, mas é uma cor que fica muito bem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por paralelo

                                                      eu sem sombre de dúvidas iria para uma Ducati Monster usada. Nova também não é cara( cerca de 7500€ e já vem com motor de 900cc). Quando puder comprar uma mota "grande" vou para a monster!
                                                      Tb gosto muito das Ducati's mas só compraria uma se tivesse muito dinheiro.

                                                      E os problemas que elas dão ?
                                                      E o valor do material ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por DPower

                                                        citação:Originalmente colocada por paralelo

                                                        eu sem sombre de dúvidas iria para uma Ducati Monster usada. Nova também não é cara( cerca de 7500€ e já vem com motor de 900cc). Quando puder comprar uma mota "grande" vou para a monster!
                                                        Tb gosto muito das Ducati's mas só compraria uma se tivesse muito dinheiro.

                                                        E os problemas que elas dão ?
                                                        E o valor do material ?
                                                        Como na maior parte do que é carro e mota italiana, é um bom negócio comprar usado e perder muito dinheiro comprar novo. E requerem revisões atempadas.



                                                        citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

                                                        desportiva? eu tou a falar da 600 couto... :/ Não tou a sugerir uma 900 para primeira mota :D

                                                        Mas de qualquer maneira... epa isso da "primeira mota" ou "primeiro carro" sempre achei estranho pq vai de pessoa para pessoa... é tudo uma questão de juizinho e "respeito" (ou medo :D )... Eu acho que um Fiat Uno é igual a um Ferrari como pimeiro carro... a diferença é que o processo de aprendizagem é mais penoso num ferrari, ha que ter mais cuidados, e acabas por demorar mais tempo a aprender certas coisas por elas serem mais "dificeis" de realizar descontraidamente.

                                                        Agora no fim, acho que é tudo igual desde que um gajo tenha respeito pelo que tem debaixo do rabo, consciencia que é um ignorante, consciencia do perigo, e disposto a ter calma a aprender...

                                                        Eu conheço quem tenha aprendido com uma ZX9 e outro com uma GSXR1000 e correu na boa e ainda hj andam 0 quedas... conheço um que começou com uma "50" pq era mais "adequado" e foi à confiança pois "era só uma 50" e deu varios espalhos. Ao menos o da Suzu e da Kawa tinham respeito ao que tinham debaixo do rabo e acho que isso contribuiu muito para a "integridade fisica" deles...

                                                        Não sei...diz-me a tua opinião.
                                                        A 600 é realmente mais pacífica. E comecei numa monocilindrica 650 e não sendo nenhum super-homem acredito que me traria mais confiança e à-vontade ter passado por algo como uma XT350 ou uma NX4. Mas tendo muito calma e tendo sempre respeito vai-se lá.

                                                        Eu ando de mota todos os dias e ainda dou por mim a pensar antes de montar "Bem, vamos lá com cuidado que não me quero f**** todo". Espero nunca perder isso...

                                                        Faço asneiras? Faço, mas nada de radical nem ultrapassagens loucas.

                                                        Excedo um bocado a velocidade mas sem ir a 140 em cidade, tento sempre que me vejam bem mas ajo como se não me vissem, uso os espelhos e confiro o angulo morto a virar a cabeça, dou piscas quase sempre e circulo no meio dos carros apenas quando estão parados ou quase parados e sem grande diferença de velocidade deles, muitas vezes de máximo e sempre com 2 dedos no travão.

                                                        Mas com tudo isto, já apanhei alguns sustos, e não sei se tivesse numa GSX-R por exemplo, não teria ido ao soalho. A aceleração daquilo é enorme e a quantidade de borracha no solo não é muito maior. Já senti a mota a fugir com chuva algumas vezes com simples passagens de caixa e reduções mais à bruta, que me pergunto como seria num rotativo motor de uma R um aceleração mais exagerada...?

                                                        Enfim, motas há muitas e corpo há só um...

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                                                          #29
                                                          Para primeira mota penso que deverias comprar uma usada, CB500 ou Diversion 600, com 1500 euros já as compras e ficas bem servido para realmente aprenderes a andar de mota. Tens as CBR600 por 2500 ou se quiseres uma mota para alguns anos uma VFR750. Tudo por menos de 3000 euros. Têns tempo para comprar uma nova. Aprende primeiro, é muito importante fazer km, automatizar as reacções e aprender uma realidade diferente da andar sentadinho no pópó, o que dido não é para ofender é uma realidade.





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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Francisco Pena

                                                            Para primeira mota penso que deverias comprar uma usada, CB500 ou Diversion 600, com 1500 euros já as compras e ficas bem servido para realmente aprenderes a andar de mota. Tens as CBR600 por 2500 ou se quiseres uma mota para alguns anos uma VFR750. Tudo por menos de 3000 euros. Têns tempo para comprar uma nova. Aprende primeiro, é muito importante fazer km, automatizar as reacções e aprender uma realidade diferente da andar sentadinho no pópó, o que dido não é para ofender é uma realidade.
                                                            Fazer dois Lés a Lés... ;)

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