Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mau-olhado. A crença que não escolhe idades nem classe social

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mau-olhado. A crença que não escolhe idades nem classe social

    Queixa é habitual nas consultas de astrólogos e “mestres” do esoterismo. Mas padres e psicólogos também a ouvem. Crise aumentou fenómeno que recentemente foi ligado às primeiras sociedades com grandes diferenças sociais

    Maria, estudante de 23 anos, nunca tinha pensado a sério no assunto. Mas à quarta relação que fracassava aos três meses foi pela primeira vez à bruxa. Não precisou de dizer muito até a mulher lhe dar o veredicto: mau-olhado de uma rapariga que gostava de um rapaz com quem namorou há cinco anos. “Nunca tinha pensado se acreditava ou não, mas ela disse-me o nome da pessoa, que eu também conhecia”, conta. Incrédula, tentou outro profissional do ramo e o diagnóstico foi o mesmo: inveja a tal ponto que a rival tinha ido a um profissional para a bloquear.

    Maria seguiu à risca o remédio para afastar o mau-olhado: durante nove dias, deveria começar o banho por se esfregar em sal, para libertar más energias, e depois em alecrim e arruda, para atrair as boas.


    Mau-olhado. A crença que não escolhe idades nem classe social | iOnline


    esta gente é doida, não fazem mesmo noção naquilo que se metem

    #2
    Eu também devo ter mau olhado, nunca acerto nos números do euro-milhões.

    Comentário


      #3
      A partir de um certo ponto de desespero o racional vai embora e tenta-se tudo.

      Tu que és catolico rezas a Deus na esperança que tudo corra bem ... onde está o racional por esse lado?

      Comentário


        #4
        Esta é uma questão curiosa...

        não sou crente. Mas para o mau olhado uso um daqueles chavões tão tipicos... "eu não acredito, mas que elas existem, existem..."

        Já tive várias "provas" de que existe, e que funciona, mesmo sem a pessoa saber (ou seja, não é por influencia de).

        Eu explico: alguém que estava incomodado, farto de bocejar, com dor de cabeça... Não "acredita" em maus olhados. Pedi à minha mãe que visse, e tirasse. Ela assim o fez. Passados uns dez minutos perguntei à pessoa em questão como é que se sentia "Muito melhor! Curioso, nem tomei nada..."

        Se é, se não é, não sei. Mas pela via das dúvidas, prefiro pedir à mãe para ver...

        Comentário


          #5
          Uma crenca como qualquer outra, em vez de prometer uma vida eterna promete uma vida terrena mais feliz.

          Comentário


            #6
            Não é assim nada de estranhar... Cada pessoa emana uma energia, boa ou má. Agora dêem-lhe o nome que quiserem.

            Comentário


              #7
              Mau-olhado é quando passa uma miúda jeitosa e tem de se olhar duas vezes para ver bem (bem-olhado)

              Comentário


                #8
                O meu nível de crença em supertições, maus olhados, feitiços, bruxarias, extra terrestres, espíritos, astrologia e etc é zero. Meto tudo no mesmo saco, nunca vi um único caso em que se pudesse comprovar (cientificamente ou não) que estas coisas fazem sentido, portanto enquanto não me provarem, não acredito.

                Já agora, muitas das pessoas que acham que melhoram de algum mal após terem feito determinado processo, apenas experimentaram o famoso efeito placebo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                  Já agora, muitas das pessoas que acham que melhoram de algum mal após terem feito determinado processo, apenas experimentaram o famoso efeito placebo.
                  Espreita o meu post lá em cima! Eu também não sou crente, mas que há coisas que... há.

                  Comentário


                    #10
                    Também não acredito em grandes poderes espirituais, apesar de ter muito respeito por essas coisas, não tivesse em nascido em Sintra , mas acredito nas más vibrações das pessoas e nas invejas. Dessas pessoas fujo para bem longe.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                      Espreita o meu post lá em cima! Eu também não sou crente, mas que há coisas que... há.
                      quando não é efeito placebo, é coincidência. Se me disseres que fizeste a experiência que descreves acima umas 10 vezes com 10 pessoas diferentes, então passa a não ser coincidência. Mas eu não conheço nenhum caso de pessoas isentas que consigam fazê-lo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                        mas acredito nas más vibrações das pessoas e nas invejas. Dessas pessoas fujo para bem longe.

                        Não existem "más vibrações", existe sim um efeito psicológico que essas pessoas exercem sobre outras e que por vezes acaba por causar problemas às próprias. A inveja funciona da mesma forma. Desde que não te deixes afectar, essas coisas não se tornam "palpáveis".

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                          quando não é efeito placebo, é coincidência. Se me disseres que fizeste a experiência que descreves acima umas 10 vezes com 10 pessoas diferentes, então passa a não ser coincidência. Mas eu não conheço nenhum caso de pessoas isentas que consigam fazê-lo.
                          Ah... um homem da ciência...

                          Não vou argumentar contigo, porque assumo que é uma situação em que acredita quem quer. Posso dizer-te que já o verifiquei não com dez, mas com três ou quatro pessoas diferentes, incluindo com crianças. E com crianças, funcionou... e elas não sabem o que é "mau olhado"...
                          Funcionou também com alguém que é muito céptico... Coincidência ou não, o raio do azeite dissolveu-se na água.. o que tem um homem da ciência a dizer sobre isto? Esta pergunta é genuína, nunca percebi como ao primeiro pingo de azeite, este desaparece na água...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                            Não existem "más vibrações", existe sim um efeito psicológico que essas pessoas exercem sobre outras e que por vezes acaba por causar problemas às próprias. A inveja funciona da mesma forma. Desde que não te deixes afectar, essas coisas não se tornam "palpáveis".
                            Ok, e nas crianças? nos bebes?

                            Comentário


                              #15
                              Eu sou católico praticante.
                              Mau olhado é caso para oftalmologista.
                              Más vibrações é ver com o mecânico os amortecedores do carro.
                              Não acredito em extraterrestes, são muito mentirosos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                Eu sou católico praticante.
                                Mau olhado é caso para oftalmologista.
                                Más vibrações é ver com o mecânico os amortecedores do carro.
                                Não acredito em extraterrestes, são muito mentirosos.
                                A primeira linha contradiz a quarta ou será a quarta que contradiz a primeira?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                  Funcionou também com alguém que é muito céptico... Coincidência ou não, o raio do azeite dissolveu-se na água.. o que tem um homem da ciência a dizer sobre isto? Esta pergunta é genuína, nunca percebi como ao primeiro pingo de azeite, este desaparece na água...

                                  Eu não sou um homem da ciência Isso provavelmente foi alguma característica particular daquele azeite ou da água. Se me disseres que foi um fenómeno que contraria as leis da física / química, então já estás a partir para um outro campo ainda mais nebuloso.

                                  Mas tambem quando isto acontecer, é simples: faz a mesma experiencia com os mesmos produtos em outras condições, e já vês o que acontece.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                    Ok, e nas crianças? nos bebes?
                                    o que tem? Acreditas que as "más vibrações" e invejas de pessoas que não estão em contacto com as crianças possam afectar de alguma forma a vida das mesmas?

                                    Tem atenção à parte sublinhada, porque se as pessoas estiverem em contacto, já passa a ser algo explicado pela psicologia. A personalidade dos adultos que convivem com as crianças afecta certamente o comportamento das mesmas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                      Ah... um homem da ciência...

                                      Não vou argumentar contigo, porque assumo que é uma situação em que acredita quem quer. Posso dizer-te que já o verifiquei não com dez, mas com três ou quatro pessoas diferentes, incluindo com crianças. E com crianças, funcionou... e elas não sabem o que é "mau olhado"...
                                      Funcionou também com alguém que é muito céptico... Coincidência ou não, o raio do azeite dissolveu-se na água.. o que tem um homem da ciência a dizer sobre isto? Esta pergunta é genuína, nunca percebi como ao primeiro pingo de azeite, este desaparece na água...
                                      Cumékéké?! Porque raio se pôs o azeite na água?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JdC Ver Post
                                        A primeira linha contradiz a quarta ou será a quarta que contradiz a primeira?
                                        nem uma coisa nem outra

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                          Eu não sou um homem da ciência Isso provavelmente foi alguma característica particular daquele azeite ou da água. Se me disseres que foi um fenómeno que contraria as leis da física / química, então já estás a partir para um outro campo ainda mais nebuloso.

                                          Mas tambem quando isto acontecer, é simples: faz a mesma experiencia com os mesmos produtos em outras condições, e já vês o que acontece.
                                          Epa, já vi com o mesmo azeite e a mesma água, azeites diferentes, águas diferentes... desde que me lembro que as mulheres da minha família materna sabem fazê-lo... queres que te diga o quê? Não vou continuar a arranjar argumentos, porque não os tenho. O que sei, foi o que vi, o que senti, e as alterações que vi em outros.

                                          Não acredito piamente, mas não nego categoricamente...

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que muita gente não percebe é que estas coisas são simplesmente uma questão de estatística. Por incrível que pareça a matemática explica grande parte destes "fenómenos".

                                            Aproveitando a deixa da "offgirl", aqui fica um exemplo muito simples: Peguem no universo de pessoas que acreditam que os seus filhos sofrem de "maus olhados" e injevas. São milhares ou milhões. Ao longo do tempo, uma pequena percentagem dessas crianças vai ter problemas, ou desenvolver doenças graves, ou ter acidentes, ou coisas piores. Essas pessoas pensarão que isso se deve aos maus olhados, mas se compararem estatisticamente esse grupo com as outras crianças cujos pais não acreditam em maus olhados, a percentagem de eventos será exactamente a mesma

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                              Cumékéké?! Porque raio se pôs o azeite na água?
                                              é a forma de saber se a pessoa tem ou não olhado. Molha-se o dedo no azeite e deixa-se cair na água. Se a pessoa tiver "alegadamente" mau-olhado, o azeite abre e desaparece na água.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quando colocar o esparguete a fazer mais logo, já testo isso....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                  O que muita gente não percebe é que estas coisas são simplesmente uma questão de estatística. Por incrível que pareça a matemática explica grande parte destes "fenómenos".

                                                  Aproveitando a deixa da "offgirl", aqui fica um exemplo muito simples: Peguem no universo de pessoas que acreditam que os seus filhos sofrem de "maus olhados" e injevas. São milhares ou milhões. Ao longo do tempo, uma pequena percentagem dessas crianças vai ter problemas, ou desenvolver doenças graves, ou ter acidentes, ou coisas piores. Essas pessoas pensarão que isso se deve aos maus olhados, mas se compararem estatisticamente esse grupo com as outras crianças cujos pais não acreditam em maus olhados, a percentagem de eventos será exactamente a mesma
                                                  Nada disso! Estás a misturar as coisas. O meu filho já teve várias situações de saúde, umas graves, outras menos graves.

                                                  Mas a primeira pergunta que te faço, antes de continuar, é se sabes quais são (hipoteticamente) os sintomas de mau olhado, para estares a falar em doenças graves, acidentes, e coisas do género.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    eu tambem não acredito muito, mas elas dão-se....
                                                    conheço uma situação em que um bebe que estava na frança e com 3meses chorava dia e noite sem parar (correu os medicos todos). a avó do bebe sabendo da situação e e estando aqui em Portugal, foi ter com uma senhora (bruxa, curandeira, medium, aldrabona o que quiserem...) e contou o que se passava com o bebe. resposta: á sua filha deitaram mau olhado ou passou junto de algum cemiterio á noite etc... faça assim traga me uma camisola interior para eu benzer e envie para a frança e o bebe tem de dormir com ela tres noites seguidas. dito e feito. o que é certo que o bebe a partir dai deixou de estar dia e noite a chorar...

                                                    e agora? coincidência?
                                                    eu não acredito muito nesse pessoal mas...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      fiz gosto ao teu post só porque achei piada
                                                      Espera, vou fazer o teste aqui em casa...


                                                      Obs: Mais a sério, eu que não sou cientista nenhum sei que a pele é naturalmente gordurosa e que a quantidade de gordura difere de uma pessoa para outra, sei que as pessoas quando fazem esse "teste" podem ter ou não as mãos limpas ou contaminadas com outras substâncias, sei que há inúmeros tipos de azeite diferentes, uns com mais impurezas que outros, sei que o copo que se usa pode estar ou não bem lavado e pode ter ou não detergentes ou outros químicos, enfim, existem uma série de variáveis que podem afectar o resultado. Mas é só uma pequena observação

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por OLDMERC Ver Post
                                                        eu tambem não acredito muito, mas elas dão-se....
                                                        conheço uma situação em que um bebe que estava na frança e com 3meses chorava dia e noite sem parar (correu os medicos todos). a avó do bebe sabendo da situação e e estando aqui em Portugal, foi ter com uma senhora (bruxa, curandeira, medium, aldrabona o que quiserem...) e contou o que se passava com o bebe. resposta: á sua filha deitaram mau olhado ou passou junto de algum cemiterio á noite etc... faça assim traga me uma camisola interior para eu benzer e envie para a frança e o bebe tem de dormir com ela tres noites seguidas. dito e feito. o que é certo que o bebe a partir dai deixou de estar dia e noite a chorar...

                                                        e agora? coincidência?
                                                        eu não acredito muito nesse pessoal mas...

                                                        Em primeiro lugar as pessoas nem sempre contam as coisas EXACTAMENTE como elas acontecem. Esta situação ocorreu contigo? Presenciaste todas estas etapas? Pois... não acredites em tudo que ouves. Eu tenho casos na própria família de pessoas que contam determinadas historias que eu sei serem mentirosas ou distorcidas, portanto..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por OLDMERC Ver Post
                                                          eu tambem não acredito muito, mas elas dão-se....
                                                          conheço uma situação em que um bebe que estava na frança e com 3meses chorava dia e noite sem parar (correu os medicos todos). a avó do bebe sabendo da situação e e estando aqui em Portugal, foi ter com uma senhora (bruxa, curandeira, medium, aldrabona o que quiserem...) e contou o que se passava com o bebe. resposta: á sua filha deitaram mau olhado ou passou junto de algum cemiterio á noite etc... faça assim traga me uma camisola interior para eu benzer e envie para a frança e o bebe tem de dormir com ela tres noites seguidas. dito e feito. o que é certo que o bebe a partir dai deixou de estar dia e noite a chorar...

                                                          e agora? coincidência?
                                                          eu não acredito muito nesse pessoal mas...

                                                          Entre a camisola interior vir para Portugal e voltar para França, passou a fase das cólicas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                                            Nada disso! Estás a misturar as coisas. O meu filho já teve várias situações de saúde, umas graves, outras menos graves.

                                                            Mas a primeira pergunta que te faço, antes de continuar, é se sabes quais são (hipoteticamente) os sintomas de mau olhado, para estares a falar em doenças graves, acidentes, e coisas do género.
                                                            Não sei bem. Podes esclarecer então..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X