Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que são por um clube de futebol?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque é que são por um clube de futebol?

    Quando eu era criança era de um clube porque tinha a cor da camisola de que eu mais gostava. Aí pelos 12 anos deixei-me de clubismo porque me pareceu irracional, no fundo pouco os distingue, para além da cor da camisola. Ainda por cima o comportamento de alguns dirigentes leva-me a considerar que escolher entre clubes é mutias vezes como optar entre o gangue do mãozinhas e a máfia do dedos leves.

    Admira-me que pessoas adultas adiram com tanto fervor a um clube de futebol. Há alguma razão misteriosa, para além do gosto de pertencer a uma tribo, que vos leve a preferir o benfica, o Porto, o Sporting ou outro clube?

    Deve faltar-me o gene do clubismo/tribalismo.

    #2
    O Homem é um animal gregário, é normal assimilares os mesmos gostos dos teus pais, amigos, etc., ou entao de gostares de quem vence.

    Nao consigo ver desporto sem torcer por uma equipa salvo muito raras excepcoes.

    Comentário


      #3
      És religioso? Supersticioso? Afiliado político?

      Comentário


        #4
        Escreveste benfica com letra pequena...cheira-me que vais ser cilindrado

        Comentário


          #5
          Na maior parte dos casos é por influência de alguém que é de X clube, familiares, amigos, etc. Em alguns casos porque é o clube que mais ganha e isso é um fator importante, por exemplo nos miúdos.

          Os que tomam por opção pessoal e "ponderada" será uma percentagem mais baixa.

          Comentário


            #6
            Confesso que não sei. Não tinha nenhum familiar próximo do Belenenses, nem amigos nem sequer vivo na zona. E nem sequer o vi ganhar nada.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              És religioso? Supersticioso? Afiliado político?
              Não tem nada a ver, as religiões e partidos politicos têm diferenças substanciais.
              Aos clubes de futebol não vejo diferenças assinaláveis.
              Que há de substancial para distinguir o Benfica do sporting, por exemplo?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por lll Ver Post
                Não tem nada a ver, as religiões e partidos politicos têm diferenças substanciais.
                Aos clubes de futebol não vejo diferenças assinaláveis.
                Que há de substancial para distinguir o Benfica do sporting, por exemplo?
                Não tem nada a ver na tua opinião. Mas se pensares bem, é a mesma coisa. Porque é que em Portugal a maior parte da população é católica?

                Quais são as diferenças assinaláveis entre PS e PSD?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                  És religioso? Supersticioso? Afiliado político?
                  Pessoalmente sou ateu, não sou supersticioso e não sou afiliados politico apesar de me identificar com alguns ideias políticos de dois partidos (curiosamente um grande e um que nunca ganha nada). Onde me enquadro em termos sociais?

                  Comentário


                    #10
                    eu vibro quando a selecção joga, ou quando um clube português joga numa grande competição europeia

                    sou do Porto simplesmente porque nasci lá e sou do norte, já os meus filhos nasceram em Lisboa e são do Benfica

                    mas não sou fanático

                    se me perguntarem os jogadores do Porto eu nem sei, tirando um ou outro, nem sigo com muita atenção o campeonato

                    já o campeonato de futebol que os meus filhos frequentam, isso já sigo com muito mais atenção...são filhos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                      Não tem nada a ver, as religiões e partidos politicos têm diferenças substanciais.
                      Aos clubes de futebol não vejo diferenças assinaláveis.
                      Que há de substancial para distinguir o Benfica do sporting, por exemplo?
                      De inicio podia não haver. No entanto agora há.

                      Seja por ser o clube da terra x ou porque o outro ganhou x coisas ou tem uma filosofia diferente ou um tipo de ambiente no estádio diferente. Enfim pode haver diversas coisas que te levam a ser deste ou do outro.

                      Claro que em ultima análise, o clube que mais vencer vai ser o maior, na maior parte dos paises.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                        Não tem nada a ver na tua opinião. Mas se pensares bem, é a mesma coisa. Porque é que em Portugal a maior parte da população é católica?

                        Quais são as diferenças assinaláveis entre PS e PSD?
                        Exacto. As pessoas são católicas porque nasceram aqui e os outros são.

                        Tal como no clube, como sou do contra virei ateu.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por lll Ver Post
                          Aí pelos 12 anos deixei-me (...) porque me pareceu irracional, no fundo pouco os distingue, para além da cor da camisola.
                          Originalmente Colocado por lll Ver Post
                          Ainda por cima o comportamento de alguns (...) leva-me a considerar que escolher (...) é mutias vezes como optar entre o gangue do mãozinhas e a máfia do dedos leves.
                          Originalmente Colocado por lll Ver Post
                          Admira-me que pessoas adultas adiram com tanto fervor (...) Há alguma razão misteriosa, para além do gosto de pertencer a uma tribo (...) ?
                          Por momentos pensei que estivesses a falar de política.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                            Quando eu era criança era de um clube porque tinha a cor da camisola de que eu mais gostava. Aí pelos 12 anos deixei-me de clubismo porque me pareceu irracional, no fundo pouco os distingue, para além da cor da camisola. Ainda por cima o comportamento de alguns dirigentes leva-me a considerar que escolher entre clubes é mutias vezes como optar entre o gangue do mãozinhas e a máfia do dedos leves.

                            Admira-me que pessoas adultas adiram com tanto fervor a um clube de futebol. Há alguma razão misteriosa, para além do gosto de pertencer a uma tribo, que vos leve a preferir o benfica, o Porto, o Sporting ou outro clube?

                            Deve faltar-me o gene do clubismo/tribalismo.
                            Já somos dois. Não entendo o fascínio que alguns sentem por futebol. É que vivem para aquilo.

                            Comentário


                              #15
                              Declaração de interesses: Eu abomino comportamentos irracionais relacionados com clubismo. Ser de um clube sim, radicalismos e violência não.

                              Posto isto, há que ter em conta o seguinte:

                              Ser de um clube dá uma certa liberdade. Porque um clube não defende ideais. Não defende credos nem formas de estar ou de viver - pelo menos que sejam diferenciados dos clubes seus pares. É apenas uma agremiação de pessoas que gostam de desporto e tentam conviver com essa base. E defende-se um clube quer ele perca ou ganhe, apenas por amor incondicional a uma camisola. É um pouco como o amor de cão (passo a expressão e a comparação): ele nem te avalia ou recrimina, gosta de ti.

                              Grave no meu ponto de vista é quando existem pessoas que defendem partidos políticos apenas porque sim, não pelo que defendem nem pelas suas acções. E que defendem os seus lideres incontestadamente. Porque - ao contrário de um clube da "bola" - um partido deve ter causas e devemos rever-nos nelas.

                              Grave é existirem pessoas que defendem os seus lideres religiosos e as suas acções como se de um clube de futebol se tratasse. Sem uma reflexão, sem contestação, apenas porque sim.

                              Pessoalmente nem sou aguerrido por futebol. Sou do Benfica mas vibrei com os 3 magníficos golos do Porto nas competições europeias. Mas faz-me muito mais confusão quem trata a politica ou a religião como se se tratassem de clubes de futebol. Apenas por amor à camisola.

                              (será que no sec XXI ainda existem ideias religiosos e políticos?? Ou apenas interesses? essa sim, uma grande questão!)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Declaração de interesses: Eu abomino comportamentos irracionais relacionados com clubismo. Ser de um clube sim, radicalismos e violência não.

                                Posto isto, há que ter em conta o seguinte:

                                Ser de um clube dá uma certa liberdade. Porque um clube não defende ideais. Não defende credos nem formas de estar ou de viver - pelo menos que sejam diferenciados dos clubes seus pares. É apenas uma agremiação de pessoas que gostam de desporto e tentam conviver com essa base. E defende-se um clube quer ele perca ou ganhe, apenas por amor incondicional a uma camisola. É um pouco como o amor de cão (passo a expressão e a comparação): ele nem te avalia ou recrimina, gosta de ti.

                                Grave no meu ponto de vista é quando existem pessoas que defendem partidos políticos apenas porque sim, não pelo que defendem nem pelas suas acções. E que defendem os seus lideres incontestadamente. Porque - ao contrário de um clube da "bola" - um partido deve ter causas e devemos rever-nos nelas.

                                Grave é existirem pessoas que defendem os seus lideres religiosos e as suas acções como se de um clube de futebol se tratasse. Sem uma reflexão, sem contestação, apenas porque sim.

                                Pessoalmente nem sou aguerrido por futebol. Sou do Benfica mas vibrei com os 3 magníficos golos do Porto nas competições europeias. Mas faz-me muito mais confusão quem trata a politica ou a religião como se se tratassem de clubes de futebol. Apenas por amor à camisola.

                                (será que no sec XXI ainda existem ideias religiosos e políticos?? Ou apenas interesses? essa sim, uma grande questão!)
                                Não é comparável. Interessares-te por politica é quase um dever de cidadania, uma vez que se trata da governação do teu país e vai-te tocar no bolso. Houvesse mais cidadãos interessados em politica e o país não estava assim.
                                O futebol não risca nada, apesar de por vezes, e mal, também sair caro ao bolso do contribuinte.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                  Não é comparável. Interessares-te por politica é quase um dever de cidadania, uma vez que se trata da governação do teu país e vai-te tocar no bolso. Houvesse mais cidadãos interessados em politica e o país não estava assim.
                                  O futebol não risca nada, apesar de por vezes, e mal, também sair caro ao bolso do contribuinte.
                                  Concordo contigo. Eu interesso-me bem mais por política do que por futebol.

                                  Recrimino quem defende um partido como se de um clube se tratasse.

                                  A partir do momento em que certas pessoas defendem partidos, fazem-no cegamente. Mesmo que não concordem com certas atitudes... dizem que sim e rodeiam as questões, mudam a semantica, atiram areia para os olhos de terceiros.

                                  Essa cegueira por um ideal, eu não compreendo.

                                  Agora defender um clube, isso é de uma liberdade enorme. Eu sou do Benfica. Mas não tenho partido. Posso criticar todos, votar em todos, sem clubismos.

                                  Ser de um partido é um colete de forças para a mente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                    Não tem nada a ver, as religiões e partidos politicos têm diferenças substanciais.
                                    Aos clubes de futebol não vejo diferenças assinaláveis.
                                    Que há de substancial para distinguir o Benfica do sporting, por exemplo?
                                    O futebol tem a ver com emoção e não com racionalidade, já a politica deveria ter a ver com racionalidade e não com emoção.
                                    Quando alguém defende que os partidos políticos têm diferenças substanciais já está a colocar a emoção (como no futebol) à frente da razão.

                                    Todos sabemos que há uma grande fatia da população que lida com os partidos como se de um clube de futebol se tratasse e se é do CDS é do CDS até morrer, venham as polémicas de submarinos que vierem.
                                    Faz-me mil vezes mais confusão isto que alguém ser do Benfica só porque sim sem saber explicar.

                                    Claro que quando alguém me diz que é do Porto porque é o clube da cidade a mim também me faz comichão, afinal se é o clube da cidade onde vives e defende as cores da cidade porque raio joga com jogadores de uma cidade qualquer do Brasil ou até mesmo de uma qualquer cidade de Portugal que não o Porto.
                                    No fundo é um clube de Portugal da cidade do Porto que na verdade tem pouco de Portugues e muito menos de Portuense.
                                    Mas ok, pelo menos as decisões do FCP ou outro não influenciam a minha vida, ao contrário dos partidos políticos que certas pessoas admiram e não deixam que saiam do Poder.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não necessariamente. Agora pode é evitar criticar publicamente o partido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mais uma thread para eu ler quando estiver na casa de banho

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu pergunto porque é que são por um clube "de futebol" e não por um clube?

                                          A grande maioria dos benfiquistas/portistas/sportinguistas (está por ordem alfabética, não tentem tirar ilações) sabe quando joga a equipa de futebol de 11 e nem deve conhecer as outras modalidades...
                                          Lembram-se do ciclismo 1 vez por ano, lembram-se do judo quando se fala da Telma Monteiro, ou do atletismo, ou do... percebem, não é?

                                          Ao contrário do que foi dito mais acima, eu consigo ver desporto sem torcer por ninguém, ver apenas pelo prazer de ver, seja futebol, basket, F1, ténis ou mesmo curling.

                                          Gosto de ver, pronto!

                                          É claro que de vez em quando dou por mim a "puxar" por uma equipa que está a perder, ou por um tipo que vai em segundo, apenas para ver se dá mais emoção à coisa, mas tanto posso torcer por um hoje, como contra esse amanhã... manias, enfim.

                                          Fiquem bem, e apoiem os clubes com cabeça!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em modo brincadeira, sou de um clube porque, obviamente (nem sei para que o III abriu este tópico), é o melhor clube português.

                                            Em modo mais sério, não sei... quando comecei a gostar de desporto foi o clube que mais me agradou (no meu caso nem foi muito pelo futebol, que quando comecei a gostar de desporto não era o desporto que mais seguia ou gostava).

                                            Comentário


                                              #23
                                              E ter um clube em Portugal e outro em Espanha?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sou de um club de futebol porque é o que me impigem pela comunicação social: TV e jornais. Podia ser de uma de hóquei, ciclismo, ténis de mesa, futsal...
                                                Sou apoiante do meu club porque é o da zona, os meus familiares são do mesmo club, em pequeno na escola os amiguinhos eram todos do club, e é um club de futebol que nos últimos 30 anos, foi campeão em 20.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não fazes escolhas em tudo, durante toda a tua vida? esta é só mais uma. Os factores de decisão acredito que se devem apenas a cultura e influências, sobretudo familiares.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                    Eu pergunto porque é que são por um clube "de futebol" e não por um clube?

                                                    A grande maioria dos benfiquistas/portistas/sportinguistas (está por ordem alfabética, não tentem tirar ilações) sabe quando joga a equipa de futebol de 11 e nem deve conhecer as outras modalidades...
                                                    Lembram-se do ciclismo 1 vez por ano, lembram-se do judo quando se fala da Telma Monteiro, ou do atletismo, ou do... percebem, não é?

                                                    Ao contrário do que foi dito mais acima, eu consigo ver desporto sem torcer por ninguém, ver apenas pelo prazer de ver, seja futebol, basket, F1, ténis ou mesmo curling.

                                                    Gosto de ver, pronto!

                                                    É claro que de vez em quando dou por mim a "puxar" por uma equipa que está a perder, ou por um tipo que vai em segundo, apenas para ver se dá mais emoção à coisa, mas tanto posso torcer por um hoje, como contra esse amanhã... manias, enfim.

                                                    Fiquem bem, e apoiem os clubes com cabeça!
                                                    Concordo, mas, como disse no post anterior, trata-se de cultura (ou falta dela). O futebol é o desporto rei por algum motivo, não acho que seja um "apoio" deficiente, por alguém preterir o futebol e o tratar como a única imagem do clube. O "erro" está na cultura..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                                      Não tem nada a ver, as religiões e partidos politicos têm diferenças substanciais.
                                                      Aos clubes de futebol não vejo diferenças assinaláveis.
                                                      Que há de substancial para distinguir o Benfica do sporting, por exemplo?
                                                      Distinguir o Benfica do Sporting? Fácil: vitórias e títulos, coitadinho do Sporting...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu sou pelos clubes que represento e pelos que representei

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sou do clube da minha terra, porque é pequenino e porque tem a massa associativa mais engraçada que já vi. E que por ser pequenino, me permite simpatizar com outros clubes.

                                                          Ah! E sim, está habituado a perder...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                                            Sou do clube da minha terra, porque é pequenino e porque tem a massa associativa mais engraçada que já vi. E que por ser pequenino, me permite simpatizar com outros clubes.

                                                            Ah! E sim, está habituado a perder...
                                                            E por isso mesmo, quando ganha é uma festa!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X