Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Com amigos destes (ESTADO), quem precisa de inimigos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Com amigos destes (ESTADO), quem precisa de inimigos?

    É apenas um desabafo, mas espero que também sirva de alerta para outros.

    Então, tentando resumir esta história o mais possível:

    O ano passado, pensei tentar abrir um negócio online, uma coisita em part-time e paralela ao meu trabalho full-time.
    Umas horas (semanas, provavelmente...) valentes a queimar pestanas, etc, até que a coisa se possa pôr em marcha.

    Fui saber preços de contabilistas, e nitidamente seriam o suficiente para que o negócio não desse lucro, pelo menos numa fase inicial e apenas de testes.
    Então, vá de ser eu a tratar as coisas, aparentemente não seria nenhum bicho de sete cabeças.

    De boa fé, e porque com as Finanças não se brinca, tratei logo de abrir actividade.
    Isto foi em Junho do ano passado.
    Entretanto, o negócio não dava em nada. Entreguei a 1ª declaração trimestral de iva a 0, atempadamente.
    Estabeleço para mim próprio que, se até final de 2014 aquilo não der em nada, fecha-se e pensa-se noutra coisa.
    E assim foi.
    Por isso, a 30 ou 31 de Dezembro, vá de fechar actividade, e ponto final nesta treta. Certo?? Errado...

    O que me faltou? entregar declaração de IVA do ultimo trimestre, o que só poderia fazer (se bem me recordo) num periodo posterior à entrega da cessação de actividade.... Claro que, um mês depois ou lá o que é, não me lembrei mais, pois tinha cessado actividade e estava descansado quanto a isso.

    Claro que o Estado, pessoa de boa fé, em alguma altura me faria reminder da declaração em falta? NOT.
    alguma chamada de atenção no portal das Finanças? NOT..
    alguma notificação para a caixa de email via CTT? NOT...

    Claro, depois de passado o prazo para uma porcaria tão simples e que era para entregar a 0, uma vez mais...

    - já há notificação no VIA CTT;
    - já há um processo de coima presente no portal das finanças;
    - já há tudo e mais alguma coisa, e paga 188,25€ rapidamente, ou então ainda terás que pagar muito mais...
    para ajudar à festa, no mês de pagar o IMI e o IUC...

    Desabafo de quem trabalha há 20 anos, descontando tudo limpinho, e pagando os seus impostos a tempo e horas todos estes anos:
    Com um Estado destes, quem precisa de inimigos?
    Trabalhar, tentar ideias, tentar mexer com isto? Não senhor, é bom é a malta ficar sossegadinha na sua miséria, e deixar os negócios para os grandes... E se a coisa correr mal para eles, lá teremos que dar uns perdões, uns subsidios, ou outra treta qualquer...

    Desculpem lá partilhar o desabafo, e a quem se meter numa destas, não se esqueça deste pormenor! Fechar actividade, entregar IVA do ultimo trimestre, mesmo que o valor seja 0

    #2
    Resumindo, fizeste asneira, e a culpa é dos serviços do estado que mais uma ves deviam fazer (ainda mais) de baby-sitter...

    Nota: Apesar de não concordar com a tua critica/desbafo, não posso deixar de comentar que nada disso terupia acontecido se não fossea a enorme quantidade/complexidade de burocracias necessárias. Isso sim mereçe criticas

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por point Ver Post
      Resumindo, fizeste asneira, e a culpa é dos serviços do estado que mais uma ves deviam fazer (ainda mais) de baby-sitter...

      Nota: Apesar de não concordar com a tua critica/desbafo, não posso deixar de comentar que nada disso terupia acontecido se não fossea a enorme quantidade/complexidade de burocracias necessárias. Isso sim mereçe criticas


      Só dá mesmo para rir este comentário. Num país com um SBIS, um sistema como a VV faz anos, etc somos exactamente um atraso de vida no sistema que melhor devia funcionar dado os 50 a 60% de "income" que um mero português deixa lá todos os anos.

      Só por este simples facto, o sistema informático (neste momento é quase tudo feito no portal das finanças!!!) TEM a obrigação de ter calendarização de datas de declarações/recibos/pagamentos/coimas etc and so on.

      Sabes qual é a diferença entre eu pagar 50/60% aqui ou 5/10% no RU...é que lá eles fazem me o "favor" de facilitar a vida a quem paga de 3 maneiras » sabem responder a dúvidas em tempo útil (máximo 1 semana, via e-mail por exemplo), sabem responsabilizar contabilistas tal como contribuintes e por fim gostam que as pessoas paguem antes dos prazos, emitindo avisos seja sobre a forma de carta/e-mail/telefone e/ou mensagem.

      Tudo por 5/10%! Há coisas fantásticas não há?

      Comentário


        #4
        Se o user fez asneira, tu próprio também fizeste pois escreveste terapia com "U". Basicamente todos fazemos asneiras.
        E nesse sentido, acho que o user tem razão. Podia e devia ter sido avisado do documento em falta. E isto principalmente, porque a burocracia é complexa e muitas vezes confusa.
        Claro que o sistema, funciona no sentido de aproveitar a complexidade e a ingenuidade das pessoas, levando a que com isso consigo juntar mais algum.
        Todo o sistema, rola nesse sentido. O aproveitamento.
        Por isso acho que o desabafo do user é merecido.

        Comentário


          #5
          tony, nao deixas de ter razao.

          Se o servico podia ser melhorado? Claro que sim.

          Mas cada um sabe das suas responsabilidades, ou nao?

          As financas andam a bater a porta de cada um para os lembrar de pagar o IUC ou o IRS?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post


            Só dá mesmo para rir este comentário. Num país com um SBIS, um sistema como a VV faz anos, etc somos exactamente um atraso de vida no sistema que melhor devia funcionar dado os 50 a 60% de "income" que um mero português deixa lá todos os anos.

            Só por este simples facto, o sistema informático (neste momento é quase tudo feito no portal das finanças!!!) TEM a obrigação de ter calendarização de datas de declarações/recibos/pagamentos/coimas etc and so on.

            Sabes qual é a diferença entre eu pagar 50/60% aqui ou 5/10% no RU...é que lá eles fazem me o "favor" de facilitar a vida a quem paga de 3 maneiras » sabem responder a dúvidas em tempo útil (máximo 1 semana, via e-mail por exemplo), sabem responsabilizar contabilistas tal como contribuintes e por fim gostam que as pessoas paguem antes dos prazos, emitindo avisos seja sobre a forma de carta/e-mail/telefone e/ou mensagem.

            Tudo por 5/10%! Há coisas fantásticas não há?
            ... mas os funcionários no RU podem ser despedidos, por isso têm de trabalhar a sério e não podem passar o dia a encher chouriços e a cuscar o IRS do passos coelho porque a vida é uma pasmaceira e têm "curiosidade"...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por freelander Ver Post
              Se o user fez asneira, tu próprio também fizeste pois escreveste terapia com "U". Basicamente todos fazemos asneiras.
              E nesse sentido, acho que o user tem razão. Podia e devia ter sido avisado do documento em falta. E isto principalmente, porque a burocracia é complexa e muitas vezes confusa.
              Claro que o sistema, funciona no sentido de aproveitar a complexidade e a ingenuidade das pessoas, levando a que com isso consigo juntar mais algum.
              Todo o sistema, rola nesse sentido. O aproveitamento.
              Por isso acho que o desabafo do user é merecido.
              Era teria e não terapia.

              Sim, todos fazemos asneiras. E temos de ser crescidos o suficientes para assumir a responsabilidade por elas.

              Comentário


                #8
                Em nenhum lado, eu mostrei interesse em deixar de pagar pelo meu "erro".
                O que acho é que seja tremendamente injusto, pagar uma quantia tão elevada, por um papel em falta, no meio de tantos.
                E como dizia o TonyV acima, e muito bem, a máquina fiscal tem meios preventivos para antecipar estas situações.
                O problema é que só as usa em beneficio próprio, e inversamente em relação ao contribuinte.

                já agora, acrescento também que, no fundo, até entendo a burocracia. Porque nós, como pais pobre e mesquinho que somos, e com pessoas com enorme falta de formação, o que fazemos constantemente é andar com esquemas para fugir aos impostos. Ou seja, não agimos de boa fé.
                E o Estado, pelo lado inverso, é obrigado a ter esta burocracia toda, para fechar o máximo de caminhos ao mau contribuinte.

                No fim, acaba o justo a pagar pelo pecado, como é costume. Ou pelo menos, no meu caso, acho absurdo, principalmente pela quantia.

                @point
                como já ficou demonstrado, todos erram. Tu deste imediatamente uma calinada. Felizmente, não tens que pagar 200 euros por isso. Mas, eventualmente, com as finanças, uma calinada dessas poderia causar-te 200 euros de prejuizo...
                Era nessa altura que te gostava de ouvir falar assim com essa moral toda de erros e baby-sitter...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Empregado Ver Post
                  As financas andam a bater a porta de cada um para os lembrar de pagar o IUC ou o IRS?
                  A mim mandam-me mail no mês de pagar o IUC...

                  Comentário


                    #10
                    não pagues isso. se o passos não tem de pagar as dívidas dele porque não sabia tu também não.

                    Comentário


                      #11
                      A semana passada aconteceu-me uma palhaçada mais ou menos parecida (envolve o estado a ir-me ao bolso, é parecido por ai).

                      A minha casa foi avaliada em 2011, ano de construção. Ora, recebi a semana passada a notificação para pagar o IMI, qual é o meu espanto quando reparo que o valor da casa aumentou 5000€. Ora, tendo tido conhecimento uns dias antes em conversa com um vizinho que tem uma casa igual, este referiu-me que pediu avaliação e até baixou, estranhei a minha aumentar.

                      Desloquei-me às Finanças, o que eu descobri?

                      - Se eu não pedir avaliação do imóvel de 3 em 3 anos, o "sestema" (assim o designou a Sra das Finanças) calcula automaticamente o valor e regra geral aumenta-o
                      - Se eu pedir avaliação de 3 em 3 anos provavelmente mantem ou diminui, e a Sra. informou-me que com os dados da minha casa o valor até vai ser inferior ao que tinha antes do aumento

                      Eu pergunto - isto tem algum nexo?!? Para quê investir milhões em sistemas informáticos se depois continua tudo a funcionar mal?!?

                      Comentário


                        #12
                        Ó Lino.....o Coelho esqueceu-se de pagar impostos também.....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Empregado Ver Post
                          tony, nao deixas de ter razao.

                          Se o servico podia ser melhorado? Claro que sim.

                          Mas cada um sabe das suas responsabilidades, ou nao?

                          As financas andam a bater a porta de cada um para os lembrar de pagar o IUC ou o IRS?
                          A questão é que estando o sistema (como tantos outros) informatizado, não precisas de ter ninguém a correr com lembretes atrás de ninguém. Isso é uma das funções da informatização de um serviço (ou devia)!

                          Em relação a deveres, têm de se colocar na perspectiva de outras pessoas. Há muita gente com muitos imóveis, várias empresas, carros, etc que ou arranjam um contabilista a sério (algo bem difícil neste país...e mesmo assim podem ter surpresas) ou têm de passar algumas horas todas as semanas (produtividade e saúde mental perdidas) a contabilizar/controlar algo que deveria estar num belo calendário no portal das finanças.
                          Essa informação está toda do lado das finanças em sistema informático! É só colocá-la de maneira simples e inteligível aos dispor do contribuinte.

                          Em relação a comentários do género o cidadão é obrigado a conhecer e saber o que tem de fazer para as situações fiscais x, y ou z...meus amigos quando para juntar duas meras micro empresas em que a única diferença se encontra no diferencial do IVA (compra e venda) e tenho de recorrer a TOC e ROCs, porque os contabilistas reconhecem incapacidade de solução está tudo dito.

                          Eu (ou qualquer outro cidadão) não devia andar todas as semanas com dossiers "do fisco" para trás e para a frente. Não sou contabilista, não sou TOC/ROC, não tenho de o ser...mas como a delegação de funções/responsabilidade fiscal conjunta é impossível em Portugal, tenho de o ser.
                          Portanto a solução é o fisco fazer o que lhe compete; servir o cidadão que quer pagar, o que se esquece de pagar e aquele que não quer pagar

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                            A semana passada aconteceu-me uma palhaçada mais ou menos parecida (envolve o estado a ir-me ao bolso, é parecido por ai).

                            A minha casa foi avaliada em 2011, ano de construção. Ora, recebi a semana passada a notificação para pagar o IMI, qual é o meu espanto quando reparo que o valor da casa aumentou 5000€. Ora, tendo tido conhecimento uns dias antes em conversa com um vizinho que tem uma casa igual, este referiu-me que pediu avaliação e até baixou, estranhei a minha aumentar.

                            Desloquei-me às Finanças, o que eu descobri?

                            - Se eu não pedir avaliação do imóvel de 3 em 3 anos, o "sestema" (assim o designou a Sra das Finanças) calcula automaticamente o valor e regra geral aumenta-o
                            - Se eu pedir avaliação de 3 em 3 anos provavelmente mantem ou diminui, e a Sra. informou-me que com os dados da minha casa o valor até vai ser inferior ao que tinha antes do aumento

                            Eu pergunto - isto tem algum nexo?!? Para quê investir milhões em sistemas informáticos se depois continua tudo a funcionar mal?!?
                            Depende da perspectiva. Do lado do contribuinte, é considerado uma pulhice (e bem, diga-se). Do lado do estado, é normal e só assim é que tem que ser.

                            Nogueira, é até bastante simples:

                            - Se por um lado actualizam para cima DE FORMA AUTOMÁTICA E VOLUNTÁRIA o valor da casa, só porque sim e sem qualquer razão válida para o fazer, mesmo que o mercado imobiliário esteja em baixo.

                            - Por outro (e passando por cima do facto de termos que saber todas as leis - eu também aprendi como tu, da pior maneira), NÃO ACTUALIZAM o valor do metro quadrado, e (pasme-se) nem a idade do imóvel. Portanto se queres actualizar para baixo e não continuar a ser enr@b@do, tens que dar corda aos sapatos, perder umas horas e dirigir-te a uma repartição de finanças.

                            O triste é que nem sequer te reembolsam o que pagas a mais. Como disse, é uma verdadeira pulhice. De mal o menos, não actualizavam nada, nem para cima, nem para baixo. No meu caso foram quase 120 € pagos a mais, indevidamente.

                            Já agora, e ONTOPIC, se fosse o estado a esquecer-se de um papel, podíamos ficar todos descansados que ninguém nos pagaria 1 cêntimo que fosse.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Depende da perspectiva. Do lado do contribuinte, é considerado uma pulhice (e bem, diga-se). Do lado do estado, é normal e só assim é que tem que ser.

                              Nogueira, é até bastante simples:

                              - Se por um lado actualizam para cima DE FORMA AUTOMÁTICA E VOLUNTÁRIA o valor da casa, só porque sim e sem qualquer razão válida para o fazer, mesmo que o mercado imobiliário esteja em baixo.

                              - Por outro (e passando por cima do facto de termos que saber todas as leis - eu também aprendi como tu, da pior maneira), NÃO ACTUALIZAM o valor do metro quadrado, e (pasme-se) nem a idade do imóvel. Portanto se queres actualizar para baixo e não continuar a ser enr@b@do, tens que dar corda aos sapatos, perder umas horas e dirigir-te a uma repartição de finanças.

                              O triste é que nem sequer te reembolsam o que pagas a mais. Como disse, é uma verdadeira pulhice. De mal o menos, não actualizavam nada, nem para cima, nem para baixo. No meu caso foram quase 120 € pagos a mais, indevidamente.

                              Já agora, e ONTOPIC, se fosse o estado a esquecer-se de um papel, podíamos ficar todos descansados que ninguém nos pagaria 1 cêntimo que fosse.
                              Aqui por casa por acaso já se ganhou uma acção contra o fisco...demorou foi 13 anos a sair uma sentença definitiva. Vá lá que rendeu 4% de juro, mas bom bom era uma taxa de juro no sentido inverso

                              Comentário


                                #16
                                Tive numa situação parecida, actividade também temporária e aconteceu-me precisamente o mesmo.

                                Consegui me livrar da multa, desse mesmo valor, ao escrever um carta ao chefe do serviço das finanças locais, a alegar que não tinha sido informado atempadamente da situação, visto também que era a primeira vez que estava a iniciar actividade... basicamente fiz uma reclamação em jeito de choradinho...

                                E concordo, a burocracia do estado fiscal e os desentedimentos dos funcionários das finanças, cada um dá uma informação diferente, tira a vontade de qualquer um a abrir seja que actividade for...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                  A semana passada aconteceu-me uma palhaçada mais ou menos parecida (envolve o estado a ir-me ao bolso, é parecido por ai).

                                  A minha casa foi avaliada em 2011, ano de construção. Ora, recebi a semana passada a notificação para pagar o IMI, qual é o meu espanto quando reparo que o valor da casa aumentou 5000€. Ora, tendo tido conhecimento uns dias antes em conversa com um vizinho que tem uma casa igual, este referiu-me que pediu avaliação e até baixou, estranhei a minha aumentar.

                                  Desloquei-me às Finanças, o que eu descobri?

                                  - Se eu não pedir avaliação do imóvel de 3 em 3 anos, o "sestema" (assim o designou a Sra das Finanças) calcula automaticamente o valor e regra geral aumenta-o
                                  - Se eu pedir avaliação de 3 em 3 anos provavelmente mantem ou diminui, e a Sra. informou-me que com os dados da minha casa o valor até vai ser inferior ao que tinha antes do aumento

                                  Eu pergunto - isto tem algum nexo?!? Para quê investir milhões em sistemas informáticos se depois continua tudo a funcionar mal?!?
                                  a sério, no absurdo que acho a minha situação, ainda consigo comprrender o fundo da coisa...
                                  neste caso, e mesmo vendo a coisa na perspectiva que o Ecoflex apresenta, acho surreal e absurdo...

                                  Ou seja, 1º aumenta-se (por script, ou aleatoriamente, ou whatever). Se o fulano se queixar, então é porque se calhar abusamos: ora vamos lá fazer contas, agora a sério...

                                  Sinceramente, se não fosse pelos meus filhso, voltava para o estrangeiro! Lá fora, efectivamente há muitas coisas onde Portugal está claramente muito à frente.
                                  Mas nenhuma delas é Estado, e sinceramente, lamento muito observar isto. Se calhar é como dizia acima o TonyV. Se calhar o facto de os funcionários publicos não terem uma garantia de emprego para a vida faz alguma diferença... a mesma que nós temos cá no privado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por HelderMarques Ver Post
                                    a sério, no absurdo que acho a minha situação, ainda consigo comprrender o fundo da coisa...
                                    neste caso, e mesmo vendo a coisa na perspectiva que o Ecoflex apresenta, acho surreal e absurdo...

                                    Ou seja, 1º aumenta-se (por script, ou aleatoriamente, ou whatever). Se o fulano se queixar, então é porque se calhar abusamos: ora vamos lá fazer contas, agora a sério...

                                    Sinceramente, se não fosse pelos meus filhso, voltava para o estrangeiro! Lá fora, efectivamente há muitas coisas onde Portugal está claramente muito à frente.
                                    Mas nenhuma delas é Estado, e sinceramente, lamento muito observar isto. Se calhar é como dizia acima o TonyV. Se calhar o facto de os funcionários publicos não terem uma garantia de emprego para a vida faz alguma diferença... a mesma que nós temos cá no privado...
                                    Acho que não percebeste...depois da actualização para cima, nada há a fazer nesse ano, que não pagar. E esse excedente já não o recuperas. O que podes fazer é pedir nova avaliação que terá inicio, só e apenas, quando for atribuído o novo valor (agora tem sido rápido, tipo 2 ou 3 semanas). Estás a ver, não é?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estão a ver aquelas cenas dos filmes que a máfia local ameaça o pequeno comércio para lhes sacar o dinheiro? Ora aí está.

                                      Neste caso, ao fechar atividade não devia deixar sem ter tudo pago, simples. "Á e tal quero fechar. Não pode, tem que pagar isto ou entregar aquilo." Simples.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por HelderMarques Ver Post
                                        É apenas um desabafo, mas espero que também sirva de alerta para outros.

                                        Então, tentando resumir esta história o mais possível:

                                        O ano passado, pensei tentar abrir um negócio online, uma coisita em part-time e paralela ao meu trabalho full-time.
                                        Umas horas (semanas, provavelmente...) valentes a queimar pestanas, etc, até que a coisa se possa pôr em marcha.

                                        Fui saber preços de contabilistas, e nitidamente seriam o suficiente para que o negócio não desse lucro, pelo menos numa fase inicial e apenas de testes.
                                        Então, vá de ser eu a tratar as coisas, aparentemente não seria nenhum bicho de sete cabeças.

                                        De boa fé, e porque com as Finanças não se brinca, tratei logo de abrir actividade.
                                        Isto foi em Junho do ano passado.
                                        Entretanto, o negócio não dava em nada. Entreguei a 1ª declaração trimestral de iva a 0, atempadamente.
                                        Estabeleço para mim próprio que, se até final de 2014 aquilo não der em nada, fecha-se e pensa-se noutra coisa.
                                        E assim foi.
                                        Por isso, a 30 ou 31 de Dezembro, vá de fechar actividade, e ponto final nesta treta. Certo?? Errado...

                                        O que me faltou? entregar declaração de IVA do ultimo trimestre, o que só poderia fazer (se bem me recordo) num periodo posterior à entrega da cessação de actividade.... Claro que, um mês depois ou lá o que é, não me lembrei mais, pois tinha cessado actividade e estava descansado quanto a isso.

                                        Claro que o Estado, pessoa de boa fé, em alguma altura me faria reminder da declaração em falta? NOT.
                                        alguma chamada de atenção no portal das Finanças? NOT..
                                        alguma notificação para a caixa de email via CTT? NOT...

                                        Claro, depois de passado o prazo para uma porcaria tão simples e que era para entregar a 0, uma vez mais...

                                        - já há notificação no VIA CTT;
                                        - já há um processo de coima presente no portal das finanças;
                                        - já há tudo e mais alguma coisa, e paga 188,25€ rapidamente, ou então ainda terás que pagar muito mais...
                                        para ajudar à festa, no mês de pagar o IMI e o IUC...

                                        Desabafo de quem trabalha há 20 anos, descontando tudo limpinho, e pagando os seus impostos a tempo e horas todos estes anos:
                                        Com um Estado destes, quem precisa de inimigos?
                                        Trabalhar, tentar ideias, tentar mexer com isto? Não senhor, é bom é a malta ficar sossegadinha na sua miséria, e deixar os negócios para os grandes... E se a coisa correr mal para eles, lá teremos que dar uns perdões, uns subsidios, ou outra treta qualquer...

                                        Desculpem lá partilhar o desabafo, e a quem se meter numa destas, não se esqueça deste pormenor! Fechar actividade, entregar IVA do ultimo trimestre, mesmo que o valor seja 0
                                        Percebo-te, mas apenas tens razao em parte. Senao vejamos:

                                        1) Se nao tiveste iva a pagar no ultimo trimestre de 2014, então, regularizando tu a mesma declaração (ainda que a zero), estariam reunidos dois dos tres presupostos para pedires o afastamento da coima. (regularizar a coisa, não haver prejuizo para o estado, e não haver dolo naquela falta)

                                        2)Haveria ainda uma segunda opção: entregar uma declaraçao de cessaçao de atividade reportada ao dia posterior ao da ultima fatura que passaste, com a respetiva coima. (caso a coima fosse compensadora em relaçao ás multas de nao entregar o IVA)

                                        3)Como em 2014 estavas obvrigado a declarar as vendas, ate 25 do mes posterior, então, a AT estaria em condiçoes de apurar que, não terias IVA a pagar. Neste caso a AT rouba deliberadamente os sujeitos passivos, pois possui informação que lhes permite saber ao certo que IVA haveria a pagar (quando ha), em vez de oficiosamente fazer aquele apuro.

                                        Em jeito de conclusão: está ainda do teu lado, socorreres-te da lei, com o objetivo de tentares minimizar o assunto. No entanto, terás que admitir que tiveste uma falha grave, e por isso, tens a tua parte de culpa no caso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DrSmart Ver Post
                                          Percebo-te, mas apenas tens razao em parte. Senao vejamos:

                                          1) Se nao tiveste iva a pagar no ultimo trimestre de 2014, então, regularizando tu a mesma declaração (ainda que a zero), estariam reunidos dois dos tres presupostos para pedires o afastamento da coima. (regularizar a coisa, não haver prejuizo para o estado, e não haver dolo naquela falta)

                                          2)Haveria ainda uma segunda opção: entregar uma declaraçao de cessaçao de atividade reportada ao dia posterior ao da ultima fatura que passaste, com a respetiva coima. (caso a coima fosse compensadora em relaçao ás multas de nao entregar o IVA)

                                          3)Como em 2014 estavas obvrigado a declarar as vendas, ate 25 do mes posterior, então, a AT estaria em condiçoes de apurar que, não terias IVA a pagar. Neste caso a AT rouba deliberadamente os sujeitos passivos, pois possui informação que lhes permite saber ao certo que IVA haveria a pagar (quando ha), em vez de oficiosamente fazer aquele apuro.

                                          Em jeito de conclusão: está ainda do teu lado, socorreres-te da lei, com o objetivo de tentares minimizar o assunto. No entanto, terás que admitir que tiveste uma falha grave, e por isso, tens a tua parte de culpa no caso.
                                          meu caro DrSmart, obrigado pelas tuas palavras.
                                          Deixa-me dizer que, efectivamente, assumo totalmente o meu erro, que foi nao ter entregue a ultima declaração. Já não me recordo porquê, mas à data que fiz o fecho de actividade, não era possivel fazer o iva do trimestre. E como fechei, até se calhar assumi, erradamente, que estaria tudo fechado.
                                          Tenho em memória uma vaga ideia de que, no acto de fecho, devo ter mencionado facturação 0, ou assim, e isso talvez me tenha induzido em erro.

                                          Na pratica, a verdade é que não entreguei a declaração de iva do ultimo trimestre, isso não há duvidas.

                                          Voltando às questões que apresentaste:
                                          1) - entendi tudo. é isso mesmo, a declaração nao entregue seria a 0. Nunca cheguei a emitir uma factura sequer (não fiz uma única venda, por outras palavras! um péssimo negócio, confirmadamente )
                                          2) reli agora e entendi. Não sabia da existencia dessa "opção", digamos. Provavelmente amanhã ou 4ª vou às Finanças, e tento saber sobre essa possibilidade.
                                          3) não percebi a 100%... mas o que posso dizer é que não vendi rigorosamente nada. se calhar por isso desconheço essa obrigação de declarar as vendas feitas.
                                          Será relacionado com o SAFT? não cheguei a essa parte, ams li alguma coisa, no software de facturação ou assim.

                                          Sinceramente, começando a conhecer melhor toda esta burocracia e complicações, concluo que, se calhar, é melhor não ter vendido nada, mesmo...
                                          senão, provavelmente a complicação seria bem pior. e obviamente os numeros de vendas seriam tão baixos que só me traria complicações e despesas...

                                          Se puderes aprofundar um pouco mais, agradeço

                                          Comentário


                                            #22
                                            Inicio de dezembro pedi a reavaliação da minha casa. Início de janeiro recebo a nova avaliação com uma redução significativa do valor patrimonial. Agora recebo a carta do imi com o valor patrimonial antigo. Lá fui passear às finanças e a resposta típica: "aaaa não sabemos o que aconteceu, olhe espere por novas cartas até perto do final do prazo se não pague que depois nós devolvemos, e olhe que tem sorte, é tudo automático....."

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pvox Ver Post
                                              Inicio de dezembro pedi a reavaliação da minha casa. Início de janeiro recebo a nova avaliação com uma redução significativa do valor patrimonial. Agora recebo a carta do imi com o valor patrimonial antigo. Lá fui passear às finanças e a resposta típica: "aaaa não sabemos o que aconteceu, olhe espere por novas cartas até perto do final do prazo se não pague que depois nós devolvemos, e olhe que tem sorte, é tudo automático....."
                                              Mais ou menos o que me aconteceu.
                                              Pedi em Novembro do Ano passado, Janeiro deste ano recebo os valores novos...entretanto este mês recebi o IMI para pagar calculado com base do valor antigo.
                                              Reclamei nas finanças, disseram que se esqueceram de actualizar no sistema!!!
                                              Solução, pague e depois acertamos contas em Novembro na próxima prestação...FiDaPu fdx até irritam...não fazem nada com boa vontade.

                                              Depois faz-me uma confusão do caraças, como é que emitem papeis com os novos valores e esses mesmos não são actualizados no sistema é com cada parvoíce...

                                              Comentário


                                                #24
                                                É gritante a falta que faz haver educação cívica no ensino em Portugal.

                                                Até seremos largados no mercado de trabalho não existe qualquer formação em impostos/SS/IVA/IRS/contratos trabalho/actividade empresarial/recibos verdes/IMI etc. É algo fundamental dado que todos temos interesse em saber dos nossos direitos e deveres relativos a impostos.
                                                Tanta coisa com a Educação sexual (que concordo) mas nunca se fala na educação cívica/laboral (podem lhe dar outro nome) para mim é Fulcral ser incluída pelo menos do 10º ao 12º ano... faz bem mais falta que religião e moral

                                                Também já tive que pagar 250€ de multas por falta de IVA para receber 600€ por recibo verde... enfim trabalhei para aquecer.
                                                O mais incrível é que passei nas financas para abrir actividade e a menina: "faça na internet é mais simples"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                  É gritante a falta que faz haver educação cívica no ensino em Portugal.

                                                  Até seremos largados no mercado de trabalho não existe qualquer formação em impostos/SS/IVA/IRS/contratos trabalho/actividade empresarial/recibos verdes/IMI etc. É algo fundamental dado que todos temos interesse em saber dos nossos direitos e deveres relativos a impostos.
                                                  Tanta coisa com a Educação sexual (que concordo) mas nunca se fala na educação cívica/laboral (podem lhe dar outro nome) para mim é Fulcral ser incluída pelo menos do 10º ao 12º ano... faz bem mais falta que religião e moral

                                                  Também já tive que pagar 250€ de multas por falta de IVA para receber 600€ por recibo verde... enfim trabalhei para aquecer.
                                                  O mais incrível é que passei nas financas para abrir actividade e a menina: "faça na internet é mais simples"

                                                  Tens toda a razão!

                                                  Desde logo porque o sistema não é propriamente simples. Pelo menos eu acho-o complexo.

                                                  E depois, veja-se que até o nosso primeiro ministro se enganou! Não sabia como era... Também ele precisava dessas aulas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por VolkswagenPedro Ver Post
                                                    A mim mandam-me mail no mês de pagar o IUC...
                                                    E acho que recebo um aviso do IRS também.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                                      Mais ou menos o que me aconteceu.
                                                      Pedi em Novembro do Ano passado, Janeiro deste ano recebo os valores novos...entretanto este mês recebi o IMI para pagar calculado com base do valor antigo.
                                                      Reclamei nas finanças, disseram que se esqueceram de actualizar no sistema!!!
                                                      Solução, pague e depois acertamos contas em Novembro na próxima prestação...FiDaPu fdx até irritam...não fazem nada com boa vontade.

                                                      Depois faz-me uma confusão do caraças, como é que emitem papeis com os novos valores e esses mesmos não são actualizados no sistema é com cada parvoíce...
                                                      É mesmo assim. O que recebeu em Janeiro foi o valor da nova avaliação a aplicar em 2015, que será pago em 2016.
                                                      Este mês recebeu a conta de IMI 2014 a pagar, com base no valor antigo (2014), porque o IMI paga-se 1 ano após.
                                                      Fica a dica, peçam a reavaliação o quanto antes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HelderMarques Ver Post
                                                        meu caro DrSmart, obrigado pelas tuas palavras.
                                                        Deixa-me dizer que, efectivamente, assumo totalmente o meu erro, que foi nao ter entregue a ultima declaração. Já não me recordo porquê, mas à data que fiz o fecho de actividade, não era possivel fazer o iva do trimestre. E como fechei, até se calhar assumi, erradamente, que estaria tudo fechado.
                                                        Tenho em memória uma vaga ideia de que, no acto de fecho, devo ter mencionado facturação 0, ou assim, e isso talvez me tenha induzido em erro.

                                                        Na pratica, a verdade é que não entreguei a declaração de iva do ultimo trimestre, isso não há duvidas.

                                                        Voltando às questões que apresentaste:
                                                        1) - entendi tudo. é isso mesmo, a declaração nao entregue seria a 0. Nunca cheguei a emitir uma factura sequer (não fiz uma única venda, por outras palavras! um péssimo negócio, confirmadamente )
                                                        2) reli agora e entendi. Não sabia da existencia dessa "opção", digamos. Provavelmente amanhã ou 4ª vou às Finanças, e tento saber sobre essa possibilidade.
                                                        3) não percebi a 100%... mas o que posso dizer é que não vendi rigorosamente nada. se calhar por isso desconheço essa obrigação de declarar as vendas feitas.
                                                        Será relacionado com o SAFT? não cheguei a essa parte, ams li alguma coisa, no software de facturação ou assim.

                                                        Sinceramente, começando a conhecer melhor toda esta burocracia e complicações, concluo que, se calhar, é melhor não ter vendido nada, mesmo...
                                                        senão, provavelmente a complicação seria bem pior. e obviamente os numeros de vendas seriam tão baixos que só me traria complicações e despesas...

                                                        Se puderes aprofundar um pouco mais, agradeço
                                                        E a segurança social lembrou-se de pedir a isenção para não pagar (caso fosse também trabalhador dependente nesse ano) ou lembrou-se de a pagar caso não tenha isenção?

                                                        Concordo que estes temas fiscais e tais sejam complexos e, sobretudo, que a burocracia é excessiva.
                                                        Concordo também que na escola estes temas devam ser abordados, mas ciente que são temas típicos de "ensino superior", inacessíveis para a maioria, e para os quais existem profissionais dedicados.

                                                        Querer se profissionalizar em algo sem recurso esses profissionais dedicados, dá asneira pela certa (é uma forma amadora), pois ou se estuda bem o assunto ou paga-se a alguém para o fazer para ficar descansado.

                                                        Já que estamos no forum automovel: o que fez foi como se quisesse mudar o oleo ao carro e, em vez de querer pagar a um mecanico, decidisse faze-lo sozinho. Depois ai que o motor partiu, pois claro ...por alguma razão existem especialistas. Tinha ficado mais barato.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          [QUOTE=Seah;1068446331]E a segurança social lembrou-se de pedir a isenção para não pagar (caso fosse também trabalhador dependente nesse ano) ou lembrou-se de a pagar caso não tenha isenção?


                                                          Concordo que estes temas fiscais e tais sejam complexos e, sobretudo, que a burocracia é excessiva.
                                                          Concordo também que na escola estes temas devam ser abordados, mas ciente que são temas típicos de "ensino superior", inacessíveis para a maioria, e para os quais existem profissionais dedicados.
                                                          Não acho que assuntos fiscais básicos sejam inacessíveis para a maioria, nem de perto nem de longe.
                                                          Alunos do 10º Ano têm toda a competencia para aprender estas questões.
                                                          Todos nós acabamos por aprender, bem ou mal, a pagar o que devemos, a fazer o IRS, e até alguém com a 4ª classe na hora de receber o ordenado faz sempre as continhas bem feitas.

                                                          Querer se profissionalizar em algo sem recurso esses profissionais dedicados, dá asneira pela certa (é uma forma amadora), pois ou se estuda bem o assunto ou paga-se a alguém para o fazer para ficar descansado.
                                                          Já que estamos no forum automovel: o que fez foi como se quisesse mudar o oleo ao carro e, em vez de querer pagar a um mecanico, decidisse faze-lo sozinho. Depois ai que o motor partiu, pois claro ...por alguma razão existem especialistas. Tinha ficado mais barato.[/QUOTE
                                                          Desculpa mas discordo completamente, estás a defender um princípio errado, dizer que para haver empreendedorismo temos que pagar a alguém para tratar dos assuntos fiscais?! É ridículo, infelizmente é aconselhado devido à falta de informação do cidadão comum.
                                                          O sistema permite-me profissionalizar-me constituir empresa etc, tudo facilmente. O que falta é formação, claro que ao iniciar actividade todos somos amadores, mas faz parte do processo.

                                                          Estás te a esquecer dos artistas, músicos, comerciais etc, que não têm opção que trabalhar a recibos, são obviamente profissionais que a maior parte das vezes não têm como pagar a "profissionais dedicados"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não te esqueças para próxima. Agora desabafa e paga, não estas sozinho ...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X