Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E o aleitamento no Hospital de S. António ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    E o aleitamento no Hospital de S. António ?

    Enfermeira do Santo António escolheu "expressão mamária" para comprovar amamentação, diz hospital - Renascença
    Enfermeira do Santo António escolheu "expressão mamária" para comprovar amamentação, diz hospital

    Hospital não confia em atestados médicos. Conselho de administração diz que havia três alternativas e que a mãe optou por espremer as mamas para provar que ainda estava a amamentar.
    O Hospital de Santo António, no Porto, confirmou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o caso denunciado por uma enfermeira daquela unidade chamada a comprovar, perante uma junta médica, que ainda estava a amamentar.
    São duas denúncias semelhantes, avançadas pelo jornal "Público": duas enfermeiras, uma do Hospital de São João, que mantém o silêncio, e outra do Hospital de Santo António, cuja administração garante terem sido dadas várias hipóteses à enfermeira em causa.
    O Hospital de Santo António confirma a ordem para verificar a amamentação para além da declaração médica. O presidente do Conselho de Administração, Sollari Allegro, acrescenta que foram dadas "três alternativas às pessoas".
    "Uma era a expressão mamária, a segunda era um esvaziamento com bomba e a terceira era o doseamento da prolactina. Aquilo foi feito por escolha das pessoas, sendo feito sempre por uma médica. Foi opção delas, é esse o protocolo", afirmou.
    "Aliás, o Conselho de Administração não pediu nada em específico, pediu que se estabelecesse um protocolo que verificasse essa situação", esclareceu ainda Sollari Allegro.

    Médico desconfia de médicos
    A medida surgiu para combater situações fraudulentas, algumas prolongadas por quatro anos. Sollari Allegro reconhece que não foi a melhor fórmula, mas diz que é justificada porque não confia nos atestados médicos.

    "É evidente que é desagradável, mas também não é muito honesto estar a aproveitar de uma facilidade da lei e estar três e quatro anos [em horário reduzido] como sucede", argumenta.
    Questionado se põe em causa a declaração médica, Allegro responde: "Duvido do atestado de um médico, claro que duvido, porque são passados de forma ligeira, ou acreditando na informação que a pessoa dá".
    O pedido de confirmação vai agora ser revisto. O Hospital de Santo António (Centro Hospitalar do Porto) vai ainda apurar a forma como foram feitos os testes.



    Ainda estou a pensar se riu ou choro com o nível a que chegou o nosso país......quer do hospital...quer as pessoas que tentam aproveitar-se do sistema....

    #2
    Vejo toda a gente indignada com esta questão, e terá a sua lógica.

    Por isso, antes do tópico descambar como habitual, sobretudo porque o assunto envolve mama, queria deixar uma questão aos profissionais de saúde, sobretudo.

    Que formas propõe para validar que a mãe está a amamentar? Isto porque uma mulher pode deixar de amamentar e continuar a produzir leite... Ou pode amamentar e naquela altura não conseguir extrair!

    Pior mesmo é a obrigatoriedade da declaração do médico de familia que atesta a amamentação, ter uma validade, ou seja, o médico tem que dizer quanto tempo mais a mãe vai amamentar...

    Comentário


      #3
      Convém relembrar que isto só se aplicou para períodos de amamentação superiores a um ano, não vá a comunicação social tentar convencer-nos que aconteceu 1 semana depois da criança nascer.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
        Convém relembrar que isto só se aplicou para períodos de amamentação superiores a um ano, não vá a comunicação social tentar convencer-nos que aconteceu 1 semana depois da criança nascer.
        Exacto!

        Uma mãe que amamente o filho com dois anos, como o prova? Ou tira leite, ou põe o miúdo à mama... mesmo o toque, não é infalível!

        O meu filho mamou dois anos e meio, como já disse por aqui, e sempre me questionei como seria se tivesse continuado a trabalhar, para provar que estava a amamentar (e sim, duvidaram de mim nalgumas circunstancias).

        Basta chegar ao CS e dizer: "estou a amamentar?" não são assim tantas mães que amamentam após o ano...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
          Exacto!

          Uma mãe que amamente o filho com dois anos, como o prova? Ou tira leite, ou põe o miúdo à mama... mesmo o toque, não é infalível!
          Também pode ser por testes bioquímicos mas lá está, pode estar lactante e não estar a amamentar.

          Comentário


            #6
            Só venho dizer que quando o tópico puder descambar eu, como mamão que sou, já tou inscrito.

            Comentário


              #7
              Quem quiser ler a opinião de colegas do fórum - médicos e não-médicos, pode sempre passar no tópico da crise/política. Deu água pela barba.

              De qualquer forma, do ponto de vista médico, dois users explicaram bem a questão, desde logo passando pelo facto da mama nem sempre conseguir expelir leite sob stress/tensão/nervosismo... acho que vale a pena lerem a opinião deles.

              Comentário


                #8
                Isto já foi discutido noutro tópico.

                Comentário


                  #9
                  Pode perfeitamente fazer-se a prova através de análises de sangue.
                  Mas andarem com os putos à mama, com mais de 1 ano... Faz-me espécie...

                  Comentário


                    #10
                    Isto é daquelas benesses que não faz sentido, porque é a entidade patronal que tem que sustentar a benesse, e ainda por cima não tem meios próprios de verificar a validade da situação, e já se sabe que os atestados médicos é uma farsa em muitos casos.

                    E depois a benesse é só para algumas mulheres, o que também é injusto. E a criança com 1 ano já passa bem sem mamar as 9 horas que a mãe está ausente, ou até mais. Aliás é normal desmamarem-se os filhos com 1 ano ou ano e pouco. E com 1 ano já poucas vezes mamam ao dia.

                    Havendo benesse, devia ser para todas, e não devia ser a entidade patronal a pagar.

                    Comentário


                      #11
                      Bebam vinho, Salazar said...

                      Comentário


                        #12
                        E as que dão de mamar até aos 4 ou 5 anos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                          E as que dão de mamar até aos 4 ou 5 anos
                          Isso aí já é "falta de atenção"...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
                            Pode perfeitamente fazer-se a prova através de análises de sangue.
                            Mas andarem com os putos à mama, com mais de 1 ano... Faz-me espécie...
                            Isso apenas prova que produz leite, não necessariamente que está a amamentar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                              Isso apenas prova que produz leite, não necessariamente que está a amamentar.
                              Se produz leite, é porque amamenta... Se não amamentar/extrair leite, a produção seca rapidamente.

                              Comentário


                                #16
                                Se eu lá for, e uma enfermeira me espremer o pendente....oh wait...

                                Comentário


                                  #17
                                  Qualquer discussão, como no outro tópico, peca por irrelevância, depois de isto:

                                  O Hospital de Santo António confirma a ordem para verificar a amamentação para além da declaração médica. O presidente do Conselho de Administração, Sollari Allegro, acrescenta que foram dadas "três alternativas às pessoas".

                                  Sollari Allegro reconhece que não foi a melhor fórmula, mas diz que é justificada porque não confia nos atestados médicos.

                                  Enfermeira do Santo António escolheu "expressão mamária" para comprovar amamentação, diz hospital - Renascença
                                  Em muitas situações, pessoais e laborais, já me vi confrontado confrontado com coisas (regras e leis) com as quais não concordo, ou não confio!

                                  Isso... saliento, não justifica que não as respeite e as ignore, optando por impôr aquilo que eu acho melhor! PONTO!

                                  Este exemplo, é um exemplo aberrante e ilustrativo de quem se acha acima da lei imposta! É um exemplo do laxismo regulador e da passividade das instituições e pessoas que, supostamente, regulam!

                                  Se não confiam nos atestados médicos... apenas e só têm de seguir os meios legais para resolver essa desconfiança... que não é o que foi feito! E, ao não confiarem num atestado médico, passam é um atestado de incompetência á sua própria classe, o que aliás já foi feito ao optarem por este tipo de... "acto"!

                                  Até lá, têm e devem respeitar a lei e as pessoas! Os fins não justificam os meios.

                                  O que diz a lei?

                                  A dispensa para amamentação é um direito previsto no Código de Trabalho. O artigo 47.º prevê que a mãe que amamenta o filho tem direito a dispensa de trabalho para o efeito durante o tempo que durar a amamentação. No primeiros 12 meses, mesmo que não haja amamentação, qualquer um dos pais pode usufruir de dispensa de trabalho para aleitação até o filho perfazer um ano.

                                  A dispensa diária é gozada em dois períodos distintos com a duração máxima de uma hora cada, salvo se outro regime for acordado com o empregador. Está previsto que constitui contra-ordenação grave a violação do disposto neste artigo.
                                  A partir dos 12 meses de vida do bebé, as mães que amamentam têm que entregar uma declaração mensal à entidade patronal, devidamente preenchida pelo seu médico assistente, onde este atesta que a mãe se encontra a amamentar. O documento vai assinado e carimbado.

                                  Mulheres forçadas a espremer mamas para provar que amamentam - PÚBLICO
                                  Posto isto, discutir se havia outras hipóteses, se aconteceu a uma ou mais, se e se... é completamente irrelevante e algo de inócuo.

                                  O acto foi feito à margem do que a legislação diz. PONTO.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Num país com a nossa natalidade, irritam-me este tipo de benesses.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Taxa de natalidade mais baixa da Europa e a perseguição às mamãs está para durar. O Coelho quer mostrar que neste país se TRABALHA! Terceiro mundismo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                                        Num país com a nossa natalidade, irritam-me este tipo de benesses.
                                        Acho que esta benesse não faz nada pela natalidade. O que fazia muito pela natalidade era haver creches gratuitas para todos os que quisessem e precisassem. Era promover o trabalho a part-time, a começar pelo estado, que devia abrir vagas para trabalhos a meio-tempo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Chamar "benesses" a fraudes...

                                          Não sei com o que ficar mais impressionado: 1) os médicos passarem atestados médicos "falsos" ou 2) os médicos não saberem qual o exame mais adequado para verificarem se uma mulher está a amamentar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                                            Se eu lá for, e uma enfermeira me espremer o pendente....oh wait...
                                            Acho que era justo que se nós fossemos lá e saísse leite, nos reduzissem também o periodo de trabalho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                              Chamar "benesses" a fraudes...

                                              Não sei com o que ficar mais impressionado: 1) os médicos passarem atestados médicos "falsos" ou 2) os médicos não saberem qual o exame mais adequado para verificarem se uma mulher está a amamentar
                                              E faltou-te outra, que é a administração de um hospital estar desconfiada de forma geral dos médicos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Qual é o mesmo o problema? Caso não saibam já foram detectados casos de "aleitamento" feito a crianças já com 5 e 6 anos de idade!!! Não há limites para a imaginação das pessoas no que toca a cometer fraude só para poderem trabalhar menos 2 horas por dia.
                                                Se a pessoa está a receber um beneficio e sabe que existem regras para o mesmo, só tem é que aceitar as regras ou deixar de o receber.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                                  Qual é o mesmo o problema? Caso não saibam já foram detectados casos de "aleitamento" feito a crianças já com 5 e 6 anos de idade!!! Não há limites para a imaginação das pessoas no que toca a cometer fraude só para poderem trabalhar menos 2 horas por dia.
                                                  Se a pessoa está a receber um beneficio e sabe que existem regras para o mesmo, só tem é que aceitar as regras ou deixar de o receber.
                                                  O problema é que estão a criar regras que não estão previstas na lei.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                                    Qual é o mesmo o problema? Caso não saibam já foram detectados casos de "aleitamento" feito a crianças já com 5 e 6 anos de idade!!! Não há limites para a imaginação das pessoas no que toca a cometer fraude só para poderem trabalhar menos 2 horas por dia.
                                                    Se a pessoa está a receber um beneficio e sabe que existem regras para o mesmo, só tem é que aceitar as regras ou deixar de o receber.

                                                    Tenta este tipo de fraude quem tem bons contratos de trabalho. Sobretudo malta do público e efectiva.No privado,ao final de um mês de pedir esta licença existiam duas hipóteses: ou era mandada embora ou se for efectiva é logo ameaçada. Isto acontece, e muito meus caros.
                                                    Tenho a meia dúzia de metros duas grandes fábricas,uma portuguesa e outra alemã,que se forem temporárias e ficarem grávidas vão logo para a rua,se forem efectivas arriscam-se a perder o posto e depois andarem a varrer a fábrica. Salve-se a excepção que se forem engenheiras a fábrica portuguesa ainda dá um cabaz e qui`ça algo mais...triste país e triste mentalidade...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                                      Tenta este tipo de fraude quem tem bons contratos de trabalho. Sobretudo malta do público e efectiva.No privado,ao final de um mês de pedir esta licença existiam duas hipóteses: ou era mandada embora ou se for efectiva é logo ameaçada. Isto acontece, e muito meus caros.
                                                      Tenho a meia dúzia de metros duas grandes fábricas,uma portuguesa e outra alemã,que se forem temporárias e ficarem grávidas vão logo para a rua,se forem efectivas arriscam-se a perder o posto e depois andarem a varrer a fábrica. Salve-se a excepção que se forem engenheiras a fábrica portuguesa ainda dá um cabaz e qui`ça algo mais...triste país e triste mentalidade...
                                                      Pois, isto é mais uma benesse para as funcionárias públicas que têm o posto garantido. Os privados não estão para pagar as benesses atribuidas por outros, e com alguma razão. Eu se tivesse uma empresa também não gostaria de andar a pagar 8 horas diárias a trabalhadores que só trabalham 6.
                                                      Isto acaba por fazer com que os patrões não queiram contratar mulheres com perspectivas de engravidar. Acaba por ser uma benesse que actua mais contra a natalidade do que beneficia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                        Convém relembrar que isto só se aplicou para períodos de amamentação superiores a um ano, não vá a comunicação social tentar convencer-nos que aconteceu 1 semana depois da criança nascer.
                                                        Importa realçar este pequeno detalhe que faz toda a diferença. A licença "normal" é até 1 ano, daí para a frente só justificando.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
                                                          Se produz leite, é porque amamenta... Se não amamentar/extrair leite, a produção seca rapidamente.
                                                          Pode demorar muitos meses até secar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Pode demorar muitos meses até secar.
                                                            Acho bem que o leite seja privatizado, assim os bébés ganham mais.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X