Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quem tem "medo" de tirar sangue?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Quem tem "medo" de tirar sangue?

    Boas,

    Há dias fui fazer análises ao sangue, por rotina. Dei por mim a lembrar-me do "medo" que tinha em tirar sangue quando era puto! Recordo-me que, para aí com uns 11 anos, até tinha dificuldade em dormir no dia anterior!

    À medida que fui crescendo não se notava tanto, no entanto ainda na casa dos 20 anos era algo que não me agradava nada...

    Agora, na casa dos 30, tiro sangue até por opção, como foi o caso, ou seja, tomo a iniciativa de fazer análises de vez em quando para fazer um check up e ver se está tudo ok. Isso antigamente era impensável!

    No meu caso, fazia-me mais confusão o ser picado mas também todo o "ritual" que o precedia, nomeadamente o retirar e preparar a seringa.

    Contudo conheço casos de pessoas bem mais velhas que têm verdadeiro pavor em tirar sangue!

    Como é com vocês?

    #2
    Também já tive medo e depois ultrapassei, hoje em dia não me faz confusão nenhuma e até sou capaz de olhar.

    Comentário


      #3
      Quando era puto gostava de ir tirar sangue e fazia questão de olhar. Hoje em dia, prefiro não olhar.

      Comentário


        #4
        Tirar sangue? prefiro que me tirem outra coisa.

        Comentário


          #5
          Nunca me fez impressão e sempre olhei para a seringa a entrar no braço.

          Comentário


            #6
            Eu tinha algum receio, até ter sido internado e operado de urgência. A partir daí, coisas como agulhas, cateters e outras coisas que são espetadas na pele para tirar sangue (ou no meu caso na altura, alimentar-me) são coisas banais.

            Comentário


              #7
              Sempre olhei em vacinas, análises, quando dou sangue... nunca me fez nem faz qualquer impressão.

              Comentário


                #8
                Já me tiraram sangue e já tirei a terceiros, nunca tive problemas com o assunto.

                Comentário


                  #9
                  nunca olho, nem é tanto pela impressão, é mais para evitar alguma reacção involuntária e contrair o braço

                  Comentário


                    #10
                    Comecei por dar sangue quando era puto na escola, porque quem dava sangue de manhã tinha direito a ir para casa o resto do dia sem levar falta, e depois lá ia a malta sem força nas canelas jogar á bola
                    Hoje sou dador de sangue no hospital e vou lá regularmente.

                    Comentário


                      #11
                      Não sei sequer como se dá sangue, daria de bom grado mas aposto que é necessário esperas, burocracias, mais do que uma deslocação, falta ao trabalho...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                        Não sei sequer como se dá sangue, daria de bom grado mas aposto que é necessário esperas, burocracias, mais do que uma deslocação, falta ao trabalho...
                        ?? Nunca demorei mais do que 2h (isto já com os exames prévios e com a doação). A burocracia é preencheres um simples formulário, é uma deslocação por doação e a falta é justificada.

                        Comentário


                          #13
                          Tenho bastante medo de fazer análises. Não gosto da seringa, embora tolere bem as vacinas. O que mais me mete confusão é que depois de tirar acabo por perder os sentidos e depois ando o resto do dia tonto. Da última vez nem dois copos de água com açúcar foram suficientes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                            ?? Nunca demorei mais do que 2h (isto já com os exames prévios e com a doação). A burocracia é preencheres um simples formulário, é uma deslocação por doação e a falta é justificada.
                            2h?
                            Nunca demorei mais de 30min.
                            É quase "chegar e andar".

                            Quanto ao tópico, sim, faz me confusão e não gosto nada.
                            Não me sinto mal nem desmaio nem nada do género.
                            Mas é uma situação desconfortável.
                            Ainda assim tenho de olhar para o que estão a fazer.
                            Assim custa me menos.

                            Apesar de tudo, sou dador de sangue.
                            Faço um esforço.

                            Comentário


                              #15
                              Eu olho sempre para o que estão a fazer, excepto no momento em que estão a tirar o sangue.

                              No fim, baixo um pouco a cabeça e pronto. Perder os sentidos só me aconteceu uma vez, mas para isso deve ter contribuído o facto de ter sido operado nesse dia.

                              Comentário


                                #16
                                Perder os sentidos por tirar uma seringa de sangue? Porra, isto é só florzinhas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Empregado Ver Post
                                  2h?
                                  Nunca demorei mais de 30min.
                                  É quase "chegar e andar".(...)
                                  O post foi escrito à pressa e talvez não tenha sido explícita. Sim, na maioria das vezes o acto de tirar sangue demora, já com os exames prévios e papelada, meia hora. O máximo que já demorei foram 2h (naquele dia decidiu tudo ir dar sangue e havia fila de espera!!) mas foi apenas uma vez.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já fui dador de sangue e sinceramente o que mais me custava era o teste à hemoglobina (lol), de resto olhava sem qualquer tipo de problema quando colocavam a agulha, enquanto a colheita do sangue e quando tiravam a agulha.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Prefiro nao olhar, como ja foi dito, por qualquer reacçao involuntaria e contrariar o braço. De resto... quando era puto nao gostava, agora nao me faz especie. Ja vacinas, tolero menos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pavor a agulhas. A última vez foram 3 horas no laboratório para me tirarem sangue. Até um simples picar de dedo, já me valeu um desmaio na FIL.

                                        Se eu não sentir a picada, tudo fixe. Agora se eu a sentir, é tiro e queda.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                          Perder os sentidos por tirar uma seringa de sangue? Porra, isto é só florzinhas.
                                          Uma seringa para análises não, mas quando é para dar sangue ainda se tira algum. O normal para adultos penso que é um saco de meio litro, já cheguei a tirar dois seguidos e nota-se bem quando um gajo se vai depois levantar.

                                          Comigo é quase garantido ter uma queda de pressão e sentir-me a desmaiar, mas eu sempre tive tensões baixas já de mim. As cadeiras de dar sangue são reclináveis e como já sei o filme peço logo para dar deitado, problema resolvido.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu tenho reflexos vagais. Tudo o que tenha a haver com saúde intra-corporal, fazer operações, ver fazer tatuagens, ver fqzer piercings, e mesmo que só conversas detalhadas sobre estes assuntos, começam-se a formar imagens mentais na minha cabeça, e por vezes acabo por desmaiar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              Uma seringa para análises não, mas quando é para dar sangue ainda se tira algum. O normal para adultos penso que é um saco de meio litro, já cheguei a tirar dois seguidos e nota-se bem quando um gajo se vai depois levantar.
                                              Numa dádiva? Permite-me duvidar disso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                Numa dádiva? Permite-me duvidar disso.
                                                Foi logo da primeira vez que dei sangue, como militar. Não foi pelo IPS.

                                                Em contrapartida o lanche foi bem melhor servido que os do IPS

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já dei varias vezes. Não me custa nada olhar para as seringas.

                                                  A primeira vez que dei, foi por interesse. Estava na tropa e dar sangue dava 5 dias em casa. Fui logo a correr

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                    ?? Nunca demorei mais do que 2h (isto já com os exames prévios e com a doação). A burocracia é preencheres um simples formulário, é uma deslocação por doação e a falta é justificada.
                                                    Eu que evito ir ao médico... Onde é, hospitais? E os exames? Desconheço de todo o processo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                      Eu que evito ir ao médico... Onde é, hospitais? E os exames? Desconheço de todo o processo.
                                                      Depende de onde vives: Portal da Saúde - Colheita de Sangue pelos Centros Regionais de Sangue de Lisboa, Coimbra e Porto

                                                      Os exames são simples... uma picada para verificar a hemoglobina, pesam-te, o médico faz umas perguntas e siga.

                                                      IPST, IP - Sessões de colheita de Sangue

                                                      IPST, IP - Ser Dador

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu tenho.

                                                        Chego a ficar todo a tremer...incontrolável. No entanto vou na mesma e pronto, às vezes olho, outras vezes não olho, mas os tremelicos estão sempre presentes

                                                        Acho que se deve ao meu "pavor" de agulhas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Detesto tirar sangue... geralmente as enfermeiras gozam por causa dos piercings...

                                                          Já doar sangue não me faz confusão nenhuma, apesar de quase ter desmaiado uma vez. Deve ser o sentimento de solidariedade

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Felizmente, das últimas vezes que fui fazer análises tive sorte com quem me tirava o sangue. Lembro-me de há uns anos apanhar uma mais velha que não tinha jeitinho, nem para aquilo, nem para lidar com pessoas que têm menos facilidade em serem picadas.

                                                            Acho que a maior ou menor facilidade em tirarmos sangue tem também que ver com isto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X