Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Noruega vai ser o primeiro país a desligar a rádio FM

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Noruega vai ser o primeiro país a desligar a rádio FM

    Noruega vai ser o primeiro país a desligar a rádio FM - PÚBLICO

    A partir de Janeiro de 2017, a Noruega vai deixar de ter estações de rádio FM. A decisão do governo teve por base um programa para a digitalização da rádio aprovado pelo Parlamento em 2011. A transição para emissões em formato digital deverá ficar concluída nos próximos dois anos.

    A ministra norueguesa da Cultura, Thorhild Widvey, considerou que a "digitalização da rádio vai abrir a porta para um número muito maior de canais de rádio, beneficiando ouvintes em todo o país”. A responsável, citada pelo site do Governo, sublinha que este passo irá tornar a rádio “mais diversificada e pluralista” e permitir aos ouvintes uma “melhor qualidade de som e novas funcionalidades”.

    Thorhild Widvey explicou que actualmente existem na Noruega cinco canais nacionais com sistema FM, contra 22 emissões em formato digital (Digital Audio Broadcasting, DAB na sigla em inglês), sendo que, segundo a ministra, há capacidade para 42 estações. “Adicionalmente, mais de metade da população tem já acesso a rádios locais por DAB e há um potencial considerável para mais canais locais”, reforçou.

    Segundo o programa aprovado pelo Parlamento norueguês há cerca de quatro anos, a partir de 1 de Janeiro de 2015 deveria a começar a ser posto em prática o processo de transição de FM para DAB, para que em 2007, mais especificamente a 11 de Janeiro, a rádio digital fosse um padrão nacional.

    O Governo norueguês indica que a rádio FM é oito vezes mais dispendiosa que uma rede DAB, estimando a tutela que transição permita uma poupança de 23,5 milhões de euros por ano, que podem ser aplicados nos conteúdos oferecidos pelas rádios digitais.



    Se fosse cá em Portugal, o mercado de auto-rádios aftermarket ia florescer...

    #2
    Pergunta parva: como é que sei se o meu auto-rádio tem DAB?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
      Pergunta parva: como é que sei se o meu auto-rádio tem DAB?
      Normalmente aparece DAB quando escolhes a fonte (FM, AM, USB, CD, etc..., DAB )

      Já agora:

      DAB em Portugal: ascensão e queda da tecnologia do futuro

      Mundo da Rádio - DAB em Portugal: ascensão e queda da tecnologia do futuro

      Comentário


        #4
        TDT v2, não OBRIGADO!


        ZylmhuinVII, se não sabes é porque não tem, o sistema é completamente diferente, pois é digital.


        Edd

        Comentário


          #5
          Eddy, também me lembrei da tdt...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por stuff Ver Post
            DAB em Portugal: ascensão e queda da tecnologia do futuro

            Mundo da Rádio - DAB em Portugal: ascensão e queda da tecnologia do futuro
            Vergonhoso o investimento perdido, espero que não se lembrem de voltar a investir com mais €.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
              TDT v2, não OBRIGADO!


              ZylmhuinVII, se não sabes é porque não tem, o sistema é completamente diferente, pois é digital.


              Edd
              Não te preocupes, a PT Inovação fica de fora...

              Comentário


                #8
                No UK já há uns anos que existe DAB; quem quis foi usando receptores próprios ou comprando rádios com DAB. Do que li, estão a preparar um update para ficarem em consonância com o resto da Europa, o que tornaria os equipamentos actualmente em uso obsoletos.

                E existem alguns rádios aftermarket (o meu primo tem um Pioneer de 2003/04) e mesmo OEM com suporte para DAB; sei que, por exemplo as marcas do grupo BMW têem a opção de receptor DAB.

                Comentário


                  #9
                  Porra nunca ouvi falar desse sistema DAB que substituiria o FM convencional ....

                  Faltou informaçao !

                  Comentário


                    #10
                    A RDP chegou a emitir em DAB as três Antenas, mas como a divulgação foi fraca ou nula e não houve massificação nas vendas de rádios com tecnologia DAB o resultado está à vista: pouca gente sabia que alguma vez tivemos rádio digital.

                    Comentário


                      #11
                      Para ouvir em casa nem seria muito problemático, mas talvez fosse tornar muitas aparelhagens obsoletas. Agora gostaria de saber como se procede em caso de automóveis, sendo dos sítios onde se ouve mais rádio, com rádios integrados e que não têm de origem receptor DAB. Será que existe algum tipo de adaptadores para os autorádios?

                      Comentário


                        #12
                        Em casa terias mais um aparelho que convertia o sinal digital para analógico, como acontece actualmente com a TDT.
                        Alguns rádios deixariam de funcionar porque não têm entradas AUX mas, talvez se resolvesse...


                        Edd

                        Comentário


                          #13
                          Não percebo muito bem esta medida da Noruega visto que na minha opinião o DAB já está ultrapassado. Acho que o mundo vai saltar directamente do FM/AM para o streaming online à medida que as coberturas 3g/4G/XG forem sendo cada vez mais universais e e naturalmente mais baratas (ou seja, quando o tráfego ilimitado chegar em força às redes móveis de dados como já chegou às redes fixas). Além disso não há uma diferença perceptível substancial entre a qualidade de som do FM e de DAB sobretudo em ambientes com algum ruído como é o caso dos automóveis, que é de muito longe o sítio onde as pessoas ouvem mais emissões rádio. Aliás, nem sequer é pacífico que a qualidade do DAB seja melhor que a FM (nos UK por exemplo muita gente diz que o FM soa melhor).
                          O DAB não falhou só em Portugal. O Reino Unido fez um grande investimento e conseguiu a adesão de menos de 3% dos consumidores, nos EUA nem sequer existe nem eles querem saber o que isso é (acho que tentaram implementar uma coisa alternativa chamada HD radio mas também não pegou).
                          Isto do DAB é tipo bluray. Acho que vai ser ultrapassado pela realidade.

                          Comentário


                            #14
                            Está tão bem o FM, para quê mexer? Excelente qualidade, chega a quase todo o lado, o custo para o receptor é irrisório. Cheira-me a chulanço.

                            Comentário


                              #15
                              Verdade, PDCouto.

                              Essa de nos EUA não ter vingado é surpresa para mim, há vários anos que os fabricantes automóveis oferecem de série ou opcionalmente o DAB nos rádios, sempre pensei que estivesse bem estabelecido por lá.

                              Comentário


                                #16
                                Eu, como músico, já estou a ver outra vez a história. Com esta cena da TDT, além dos aparelhos e e TV's que se venderam de forma absurda, eu senti na pele ter de mudar todos os aparelhos sem fios (como microfones, sistemas wireless de instrumentos, etc.). Estou a ver daqui a uns anos a rádio mudar para qualquer parvoíce que vai novamente interferir nas frequências desses aparelhos e obrigar novamente à troca... sempre a mesma trampa.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X