Bem, serve o presente tópico, porque não encontrei outro similar, para troca de experiências no que às importações particulares (não profissionais) diz respeito, designadamente para tentar perceber porque é que alguns serviços em alguns países / estados funcionam tão bem e noutros nem por isso!
Por exemplo, fiz já algumas compras de artigos provenientes dos EUA e estando os serviços seleccionados como prioritários os respectivos artigos parecem nunca parar naquele país. Depois, uma vez entrados em espaço ibérico, apesar dos serviços contratados como prioritários, as informações começam a ser vagas, tempos demorados de forma incompreensivelmente dilatada, trackings imprecisos e "alterados" sem se perceber porquê e por aí fora.
Outra situação. Há pouco tempo encomendei um determinado artigo a um fornecedor alemão. Menos de uma semana depois estava nas minhas mãos. Dias depois encomendei artigo semelhante a um fornecedor espanhol. Várias semanas depois ainda estava à espera e, por isso, voltei a encomendar à Alemanha o mesmo tipo de artigo, que chegou pouco mais de uma semana depois. Do artigo espanhol não houve mais notícias e o fornecedor não tinha explicação, até há poucos dias atrás, em que, sem aviso prévio, lá apareceu na caixa do correio, esclarecendo os carimbos que o atraso foi, todo, nos serviços postais... Demorou quase mês e meio desde Sevilha até cá...
Outro caso, foi o de um artigo vindo de HK que chegou a Lisboa a 6 de Março, menos de duas semanas depois de ter sido enviado. Foi para apresentação à Alfândega a 13 de Março, saiu desta a 27 de Março, com franquia, e chegou às minhas mãos a 31 de Março...
A mais recente situação foi a de uma compra que fiz a um fornecedor nos EUA, cujo artigo demorou a chegar a Espanha seis (6) dias corridos, contando fim de semana de permeio, havendo registos diários de vários movimentos do artigo, em alguns dias até quase à meia noite (ao todo, dezoito movimentos registados nesse período, incluindo os "Customs Documentation and Labeling"), num percurso desde Holliwood, passando por Opa Locka, Cincinnati e saindo dos EUA via Erlanger, até ao Hubb de Madrid. Seis dias neste "estrafego" todo, até Madrid! A partir daí...
Mesmo já com "tracking number" com sufixo PT e a indicação de ser entregue via CTT Expresso, "rien de rien", "traking" sem encontrar o objecto... Até tenho vergonha de dizer quanto tempo demorou a chegar (...) tendo pago, mais uma vez, tarifa para serviço prioritário, mais caro, desde o início (USPS ) até ao final...
Artigos vindos da Polónia, por exemplo, demoram, em regra, pouco mais de uma semana, tal como os vindos do UK. Mesmo artigos vindos da China, Singapura e Hongkong chegam, a Lisboa, em períodos entre duas a quatro semanas, maioritariamente antes do primeiro dia do período previsto para o balizamento temporal projectado para a chegada!...
Porque é que isto acontece frequentemente em espaço ibérico?... Falta de brio? Serviços mal organizados? Carência de pessoal e / ou de meios logísticos? O que é que, afinal, faz a diferença?
Opinem e partilhem as vossas experiências.
Por exemplo, fiz já algumas compras de artigos provenientes dos EUA e estando os serviços seleccionados como prioritários os respectivos artigos parecem nunca parar naquele país. Depois, uma vez entrados em espaço ibérico, apesar dos serviços contratados como prioritários, as informações começam a ser vagas, tempos demorados de forma incompreensivelmente dilatada, trackings imprecisos e "alterados" sem se perceber porquê e por aí fora.
Outra situação. Há pouco tempo encomendei um determinado artigo a um fornecedor alemão. Menos de uma semana depois estava nas minhas mãos. Dias depois encomendei artigo semelhante a um fornecedor espanhol. Várias semanas depois ainda estava à espera e, por isso, voltei a encomendar à Alemanha o mesmo tipo de artigo, que chegou pouco mais de uma semana depois. Do artigo espanhol não houve mais notícias e o fornecedor não tinha explicação, até há poucos dias atrás, em que, sem aviso prévio, lá apareceu na caixa do correio, esclarecendo os carimbos que o atraso foi, todo, nos serviços postais... Demorou quase mês e meio desde Sevilha até cá...
Outro caso, foi o de um artigo vindo de HK que chegou a Lisboa a 6 de Março, menos de duas semanas depois de ter sido enviado. Foi para apresentação à Alfândega a 13 de Março, saiu desta a 27 de Março, com franquia, e chegou às minhas mãos a 31 de Março...
A mais recente situação foi a de uma compra que fiz a um fornecedor nos EUA, cujo artigo demorou a chegar a Espanha seis (6) dias corridos, contando fim de semana de permeio, havendo registos diários de vários movimentos do artigo, em alguns dias até quase à meia noite (ao todo, dezoito movimentos registados nesse período, incluindo os "Customs Documentation and Labeling"), num percurso desde Holliwood, passando por Opa Locka, Cincinnati e saindo dos EUA via Erlanger, até ao Hubb de Madrid. Seis dias neste "estrafego" todo, até Madrid! A partir daí...
Mesmo já com "tracking number" com sufixo PT e a indicação de ser entregue via CTT Expresso, "rien de rien", "traking" sem encontrar o objecto... Até tenho vergonha de dizer quanto tempo demorou a chegar (...) tendo pago, mais uma vez, tarifa para serviço prioritário, mais caro, desde o início (USPS ) até ao final...
Artigos vindos da Polónia, por exemplo, demoram, em regra, pouco mais de uma semana, tal como os vindos do UK. Mesmo artigos vindos da China, Singapura e Hongkong chegam, a Lisboa, em períodos entre duas a quatro semanas, maioritariamente antes do primeiro dia do período previsto para o balizamento temporal projectado para a chegada!...
Porque é que isto acontece frequentemente em espaço ibérico?... Falta de brio? Serviços mal organizados? Carência de pessoal e / ou de meios logísticos? O que é que, afinal, faz a diferença?
Opinem e partilhem as vossas experiências.
Comentário