Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A floresta cresce silenciosamente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A floresta cresce silenciosamente

    Faz mais barulho uma árvore a cair que uma imensa floresta a crescer.
    O mal faz mais barulho que o bem, nas noticias aparecem quase sempre apenas e só as más notícias, raramente as boas.

    Espero que este tópico sirva para divulgar algumas boas noticias.

    Começo com esta:

    Projeto Faculdade de Medicina do Porto abre pomar solidário para ajudar carenciados

    Um pomar solidário de árvores de fruto, aboboreiras e ervas aromáticas começou hoje a ser plantado num campo da Faculdade de Medicina do Porto para satisfazer necessidades alimentares de pessoas carenciadas.

    É um projeto "muito comunitário", que pretende o "envolvimento de toda a gente", promovendo a educação global, a humanização, a responsabilidade social e "quebrando a solidão", explicou a mentora do projeto Pomar Solidário, Amélia Ferreira, e diretora da Faculdade de Medicina do Porto, acrescentando que cultivar um espaço é muitas vezes quebrar "essa solidão com as pessoas que estão próximas e é "um dos aspetos que as instituições de saúde têm de cuidar".

    O pomar solidário, que nasceu hoje num espaço verde das novas instalações da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com uma dimensão de 6.200 metros quadros (m2), vai ser gerido por equipas de voluntários constituídas por estudantes de Medicina, utentes e técnicos do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do São João e por utentes e técnicos da associação da Abraço.
    Os jardineiros do Hospital de São João e da Câmara Municipal do Porto também vão ajudar na manutenção do pomar.
    Desenvolver ligação entre pessoas carenciadas e futuros médicos, desenvolver uma cidadania ativa e compatível com a melhoria do bem-estar das pessoas desfavorecidas, promover a qualidade de vida, apoiar bons hábitos alimentares e boas práticas agrícolas são objetivos do projeto Pomar Solidário.
    O Pomar Solidário teve um investimento "a rondar os 35 mil euros" e teve um apoio especial do Centro Hospitalar de São João, da Câmara Municipal do Porto e da Abraço, indica um comunicado de imprensa da FMUP entregue aos jornalistas, onde se lê que a "operação intensiva de jardinagem" foi assegurada pela Câmara do Porto, entidade que também providenciou o projeto paisagista do pomar.
    O pomar vai ter 33 árvores de fruto, como por exemplo tangerineiras, 40 plantas de maracujás, aboboreiras, espinafres, feijões e ervas aromáticas.
    "Este projeto resume-se a igualdade", concluiu Cristinas Sousa, da associação Abraço, referindo que além do projeto ser bom em "termos de subsistência", porque as pessoas carenciadas vão recolher os produtos gratuitamente, vai também colocar os utentes a trabalhar "com futuros profissionais de saúde".
    Vai humanizar ainda mais os futuros profissionais de saúde e, por outro lado, o utente sente-se incluído, porque o projeto engloba muitas pessoas e isso faz sentir bem".

    #2
    Comunidade Vida e Paz investe 465 mil euros/ano para apoiar sem-abrigo

    Os voluntários da Comunidade Vida e Paz apoiam todas as noites 428 pessoas que vivem na rua ou em habitações precárias na cidade de Lisboa, representando um investimento anual de 465 mil euros, revela um estudo da instituição.

    Dos 465 mil euros investidos, apenas cerca de 20 por cento se traduzem em dinheiro, sendo que perto de metade dos recursos consumidos são bens e serviços e os restantes 30% assumem a forma de tempo de voluntariado, adianta o Relatório da Avaliação de Impacto Social das Equipas de Rua da Comunidade Vida e Paz.
    Os doadores são a «fonte de financiamento mais importante» do trabalho realizado por estas equipas, suportando cerca de 65% da atividade, seguidos pelos voluntários regulares (30%), voluntários empresariais (3%) e parceiros institucionais (2%).
    Dinheiro Digital / Lusa

    Comentário


      #3
      É muito positiva a abertura deste tópico.

      É importante perceber que as instituições, nomeadamente aquelas financiadas por dinheiro públicos, e neste caso específico as universidades, contribuem para a sociedade civil não apenas com a criação de crescimento, mas também com campanhas de inclusão social.

      Acabar ou diminuir a fome, alocar recursos aos mais desfavorecidos, como forma de um gesto altruísta, é um comportamento muito positivo.

      Comentário


        #4
        IPO e D8 dedicam música a crianças com cancro


        « No dia em que assinala o 41.º aniversário, o Instituto Português de Oncologia do Porto lança uma música dedicada às crianças que sofrem de cancro. D8 canta "Sorri", um hino de esperança e um apelo a donativos. Menos frequente do que nos adultos, a doença oncológica nas crianças tem taxa de cura de 75%.
        Diogo Valente, mais conhecido por D8, foi desafiado a escrever uma música sobre a pediatria do IPO. "Aceitei com muito orgulho e quis passar tempo com a crianças. O que mais me marcou quando entrei no serviço de Pediatria foram os sorrisos, das crianças, das enfermeiras, dos médicos. E foi isso que tentei passar na música." Depois de passar alguns dias com as crianças, D8 escreveu a primeira versão de "Sorri", que foi aperfeiçoando até chegar ao resultado final. O vídeoclip foi gravado com as crianças do IPO e está, desde hoje, disponível no site do IPO do Porto...»



        http://observador.pt/2015/04/28/sorr...po-ha-duvidas/
        Editado pela última vez por Sansoni7; 28 April 2015, 09:12.

        Comentário


          #5
          Ainda não tinha aberto o tópico a pensar que era mais um sobre depilação e pêlos.Estou a ver que não,é útil sim senhor.

          Comentário


            #6
            Kastelo Marta Ortigão

            As crianças com patologia crónica merecem-no...

            Comentário


              #7
              http://boasnoticias.pt/noticias_Um-f...01.html?page=0

              Um frigorífico comunitário para os mais carenciados


              O Free Go é um frigorífico comunitário que foi colocado num bairro problemático de Bruxelas para combater carências alimentares. Qualquer pessoa pode deixar alimentos neste frigorífico que além de solidário é sustentável uma vez que funciona a energia solar.

              Qualquer pessoa pode utilizar o Free Go tanto para se servir como para depositar comida de forma a ajudar aqueles que mais precisam.

              A Corvia, instituição social responsável por este projeto, decidiu aproveitar o aparelho, cedido por um comerciante local e adaptá-lo de forma a que a sua fonte de energia fosse solar, sem depender de eletricidade. Só desta forma o projeto seria sustentável.


              O projeto do frigorífico comunitário já saiu às ruas no final do ano passado, mais precisamente no dia 23 de Dezembro, e desde então tem sido um sucesso. A associação quis aproveitar a abundância de comida da época natalícia e a disponibilidade das pessoas em ajudar o próximo típica dessa altura, para lançar esta iniciativa.


              Em entrevista à BBC, Ludovic Galler, de apenas 23 anos e sem-abrigo naquela zona, confessa que já foi surpeendido com o que encontrou no Free Go: "Depois do Natal, tinha lá um frango maravilhoso, com arroz e tudo. Nunca comi tão bem."


              O Free Go está 24horas aberto pelo que pode ser usado a qualquer hora do dia. Em termos de doações são proibidas bebidas alcoólicas e alimentos fora do prazo de validade. A verificação é feita, de dois em dois dias, por um elemento da associação.

              Um dos objetivos do projeto, para além de ajudar a população carenciada, é cultivar o espírito de entre ajuda entre a população e promover o reaproveitamento dos desperdícios alimentares.


              Muitos são aqueles que ajudam a encher o frigorífico: padarias, restaurantes, mercearias da região, entre outros, que acabam por abastecer o local com produtos excedentes, no final dos seus dias de trabalho.


              "A intenção é que cada vez mais participem supermercados e mercearias, que descartam todos os dias toneladas de alimentos bons para o consumo só porque estão próximos da data de validade", afirma a presidente da Instituição Corvia, Mathilde Pelsers, à BBC.

              Comentário


                #8
                Mais de 350 crianças soldado libertadas

                Mais de 350 crianças soldados centro-africanas, várias menores de 12 anos, foram libertadas esta quinta-feira por grupos armados no âmbito de um acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

                "Após dois anos de intensos combates, a libertação das crianças por estes grupos (...) é um verdadeiro passo em direção à paz", congratulou-se o representante da UNICEF em Bangui, Mohamed Malick Fall.

                Em cerimónias distintas, 357 crianças foram libertadas na região de Bambari (centro) pelos ex-rebeldes Séléka, maioritariamente muçulmanos, e pelas milícias anti-balaka, principalmente cristãs, os principais beligerantes do conflito que afeta a República Centro-Africana há mais de dois anos.
                Trata-se da "maior libertação de crianças ligadas aos grupos armados na República Centro-Africana, desde que a violência começou em 2012", sublinhou a UNICEF.
                O acordo entre líderes de grupos armados na República Centro-Africana e a UNICEF foi feito na semana passada, durante um fórum de reconciliação nacional em Bangui, e previa também o fim imediato do recrutamento de crianças.
                A UNICEF calcula que entre 6 mil e 10 mil crianças integram as fações armadas da República Centro-Africana, sendo utilizadas como combatentes, cozinheiros, estafetas e para fins sexuais.
                Em 2014, o Fundo da ONU para a Infância e os seus parceiros conseguiram libertar 2.800 crianças que serviam os grupos armados naquele país.

                Comentário


                  #9
                  quando um idoso morreu sozinho e só foi descoberto passado alguns meses foi um alarido nos média.

                  Alguém ouviu falar disto:

                  http://rtp.pt/noticias/index.php?art...=122&visual=61

                  Alunos da Universidade do Algarve visitam idosos que vivem sozinhos

                  Duarte Baltazar, Vedin Trhulj - RTP17 Mai, 2015, 14:16 / atualizado em 17 Mai, 2015, 17:03

                  Um grupo de jovens da Universidade do Algarve está a promover ações de voluntariado para combater o isolamento de idosos. O projeto "Histórias sem idade" leva companhia e ajuda para várias tarefas a pessoas mais velhas, que vivem sozinhas e, em muitos casos, com problemas de mobilidade.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por lll Ver Post
                    quando um idoso morreu sozinho e só foi descoberto passado alguns meses foi um alarido nos média.

                    Alguém ouviu falar disto:

                    http://rtp.pt/noticias/index.php?art...=122&visual=61

                    Alunos da Universidade do Algarve visitam idosos que vivem sozinhos

                    Duarte Baltazar, Vedin Trhulj - RTP17 Mai, 2015, 14:16 / atualizado em 17 Mai, 2015, 17:03

                    Um grupo de jovens da Universidade do Algarve está a promover ações de voluntariado para combater o isolamento de idosos. O projeto "Histórias sem idade" leva companhia e ajuda para várias tarefas a pessoas mais velhas, que vivem sozinhas e, em muitos casos, com problemas de mobilidade.
                    Excelente ideia que se traduziu numa excelente iniciativa!
                    Belíssima maneira de se fazer «Praxe»

                    Comentário


                      #11
                      http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=7081

                      Foto: reprodução/TVAnhanguera
                      Com apenas 14 anos, um adolescente que quer ser pedagogo, já está colocando o sonho em prática.
                      O estudante Janiel Vieira montou uma sala de aula improvisada no quintal de casa e ensinou o pai, a mãe e alguns vizinhos da comunidade rural onde vive, a ler e escrever.
                      Janiel mora no povoado de Cabeceira Alta, a 80 km de Rio Verde, no sudoeste de Goiás.

                      Com livros doados pela escola onde estuda, ele ensina um grupo. "No momento em que estou ensinando, também estou aprendendo. Vou levar isso para o resto da minha vida", diz o menino.
                      Além da leitura, o pai de Janiel, o trabalhador rural Jerônimo Vieira, também aprendeu matemática com o filho. "A divisão eu aprendi com ele. Não sabia nada e com ele eu aprendi muito", diz, orgulhoso.
                      Já a aposentada Claudina Cabral, avó de Janiel, teve o privilégio de receber aulas particulares.
                      Com livros emprestados e usando as paredes de placa como quadro negro, ela aprendeu a ler.

                      "Depois que ele começou a me dar aula, eu melhorei muito. Fico muito entretida com as aulas dele", conta.

                      Monitor
                      O estudante ainda concilia as aulas na comunidade com o cargo de monitor para alunos menores na escola.

                      Uma das atividades que ele mais gosta é o cantinho de leitura, onde mostra às crianças que é possível viajar mesmo sem sair de onde está.

                      "Ele ajuda a gente a aprender algumas palavras que a gente ainda não sabe. É uma coisa diferente, onde a gente nunca foi e pode ir ao mundo da leitura", diz Adriele Cabral, de 8 anos.
                      Professor de Janiel, Renato Prado não mede elogios ao falar do garoto e conta que vai tentar ajudá-lo em seu maior desejo.

                      "Ele tem o sonho de fazer pedagogia e voltar para Cabeceira Alta como professor. Nós vamos abrir todas as portas e incentivá-lo sempre que possível", diz.

                      Com informações do G1

                      Comentário


                        #12
                        Isto pode ser uma grande boa notícia, o cancro do pancreas é atualmente uma autentica sentença se morte, sendo muitíssimo importante a sua deteção precoce para a sobrevivência do doente:

                        Portuguesa descobre nova forma de deteção do cancro do pâncreas

                        Uma investigadora portuguesa descobriu um novo método de diagnóstico precoce e não invasivo do cancro do pâncreas através de uma análise ao sangue, revela um estudo publicado esta quarta-feira.

                        ng4372074.jpg
                        O estudo, publicado na revista "Nature", demonstra que a presença de uma determinada proteína no sangue está relacionada com lesões malignas no pâncreas "e que não são detetáveis por ressonância magnética", refere a nota do Ipatimup (Instituto de Patologia Molecular e Imunologia da Universidade do Porto).
                        Liderada por Sónia Melo, a investigação demonstrou que as células tumorais do pâncreas produzem exossomas (nano-vesículas) com uma proteína específica - GPC1 - que podem ser detetados numa análise ao sangue.
                        Os investigadores demonstraram ainda haver uma relação entre a existência daquela proteína no sangue e a presença de lesões pancreáticas iniciais não detetáveis em ressonância.
                        A investigadora do Ipatimut "descobriu que a presença de exossomas com esta proteína no sangue permite distinguir indivíduos sem doença ou com doença benigna do pâncreas, de doentes com cancro do pâncreas", acrescenta.

                        O estudo mostra assim que "a deteção de exossomas com a proteína GPC1, que circulam no sangue de pacientes com cancro do pâncreas, pode ser utilizada como uma ferramenta de diagnóstico não invasiva e como uma ferramenta para detetar fases iniciais de cancro do pâncreas", conclui o Ipatimup.
                        Editado pela última vez por lll; 25 June 2015, 11:01.

                        Comentário


                          #13
                          O prognóstico do cancro do pâncreas varia, também, consoante a sua localização...«cabeça» ou «cauda».
                          Embora seja relativamente pouco frequente, ainda há casos de sucesso, por isso vale sempre a pena tratar.
                          Obviamente que, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as possibilidades de sucesso.

                          Comentário


                            #14
                            Qualquer boa novidade na detecção ou tratamento de qualquer cancro são sempre óptimas noticias.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                              O prognóstico do cancro do pâncreas varia, também, consoante a sua localização...«cabeça» ou «cauda».
                              Embora seja relativamente pouco frequente, ainda há casos de sucesso, por isso vale sempre a pena tratar.
                              Obviamente que, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as possibilidades de sucesso.
                              O sucesso nestes casos, como sabes, é reduzido não só por ser encontrado tardiamente, mas também (e em pessoas de idade, principalmente) em caso de intervenção cirúrgica clássica e respectivas complicações que aí advêm.

                              Comentário


                                #16
                                http://www.publico.pt/ciencia/notici...amento-1703060

                                Vacina da malária tem luz verde da Agência Europeia do Medicamento Por PÚBLICO e Lusa
                                24/07/2015 - 17:39

                                É a primeira vacina contra o parasita da malária, transmitido pela picada de mosquitos anófeles, que está à porta da comercialização.


                                A Agência Europeia do Medicamento (EMA) acaba de dar um parecer científico positivo a uma vacina para a malária, para uso fora da União Europeia. Mas esta vacina, como sublinhou a EMA em comunicado nesta sexta-feira, ainda tem uma protecção limitada.
                                Identificada como RTS,S/AS01, a vacina, da empresa farmacêutica GlaxoSmithKline e destinada às crianças, ultrapassa assim uma das últimas etapas antes da comercialização. Mas antes da sua difusão, nomeadamente em África, ainda será necessária a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que deverá decidir em Outubro se a vacina deve ou não ser aplicada, dada a sua eficácia limitada. A isso há que juntar a decisão das autoridades de saúde dos países onde a vacina vier a ser utilizada. Não será vendida na União Europeia, pelo que não se destina a viajantes, mas sim ao combate da malária principalmente nas crianças africanas. O papel da EMA foi o de avaliar a qualidade, segurança e eficácia da vacina, para ajudar a facilitar o acesso a novos medicamentos a pessoas que vivam fora do espaço da União Europeia.
                                De acordo com um ensaio clínico para avaliar a eficácia da vacina, cujos resultados foram publicados em Abril na revista médica The Lancet, a RTS,S/AS01 tem uma eficácia modesta e que baixa ao longo do tempo, mas é actualmente a vacina experimental mais promissora contra a malária (ou paludismo), que mata, em média e todos os dias, 1200 crianças na África subsariana.
                                A vacina destina-se a imunizar as crianças com idades entre as seis semanas e os 17 meses contra a malária causada pelo parasita Plasmodium falciparum, a mais grave, e oferece também protecção para a hepatite B, indica o comunicado da EMA, com sede em Londres. “Após décadas de investigação sobre a vacinação contra a malária, é a primeira vacina contra a doença a ser avaliada por uma autoridade de regulação”, acrescenta o comunicado.
                                O estudo foi efectuado num grupo de bebés, de seis a 12 semanas, e num outro, de cinco a 17 meses, com uma amostra total de perto de 15.500 crianças de sete países africanos (Burkina-Faso, Gabão, Gana, Malawi, Moçambique, Quénia e Tanzânia). Alguns bebés receberam uma injecção de reforço 18 meses após a última dose da vacina inicial, que foi administrada em três doses durante os três primeiros meses de vida.
                                “A vacina foi eficaz em evitar o primeiro episódio clínico da malária em 56% das crianças entre os cinco e os 17 meses e em 31% das crianças entre as seis e as 12 semanas”, diz o comunicado. A eficácia da vacina baixa ao fim de um ano: “Os dados dos ensaios clínicos mostram que fornece às crianças uma protecção modesta contra a malária causada pelo Plasmodium falciparum nos 12 meses seguintes à vacinação”, acrescenta-se. “Apesar da sua eficácia limitada, os benefícios ultrapassam os riscos nos dois grupos etários estudados. A Comissão dos Medicamentos para Uso Humano [da EMA] considera que os benefícios da vacinação podem ser particularmente importantes nas crianças em áreas de grande transmissão da malária, onde a mortalidade é muito elevada.”
                                Segundo a OMS, a malária matou mais de 620 mil pessoas em 2013, em todo o mundo, tendo cerca de 90% dos casos (562 mil) ocorrido em África, e em crianças com menos de cinco anos (82% dos casos).
                                Como a vacina não oferece protecção total, e essa protecção ainda vai baixando ao longo do tempo, a EMA sublinha a importância de se usarem outras medidas protectoras, como as redes mosquiteiras tratadas com insecticidas.
                                Isto devia ter um grande destaque em todo o lado, é importante.
                                Editado pela última vez por lll; 24 July 2015, 22:44.

                                Comentário


                                  #17
                                  Doar produtos agrícolas que seriam desperdiçados é agora mais fácil através do portal Dar e Receber.pt

                                  14-07-2015

                                  Informação à imprensa - Lutar contra o desperdício de produtos agrícolas e facilitar a doação a quem precisa de ajuda para se alimentar;- Tirar partido da comunicação online para incentivar a partilha de produtos que ficariam na terra.
                                  Vai ser apresentado publicamente a 14 de Julho, às 16h, no Museu do Oriente, um novo site que possibilita a doação online de produtos agrícolas excedentários, tanto por agricultores, como por particulares que os tenham e queiram partilhar com instituições sociais, para que sejam aproveitados.
                                  Na mesma ocasião será assinado um protocolo de colaboração entre a ENTRAJUDA, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e do Ministro da Solidariedade Social, do Emprego e da Segurança Social, Pedro Mota Soares.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Uma boa iniciativa!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Centro de “génios” da Mercedes virá para Sintra

                                      quinta, 14 janeiro 2016 10:46A Mercedes-Benz escolheu Portugal para implementar um centro de assistência global, presentemente apenas designado por “Network Assistance Center”.

                                      Este centro de assistência à rede, numa fase inicial, será constituído por cerca de 30 técnicos. No entanto, mais relevante do que a quantidade, será o elevadíssimo nível de formação dos trabalhadores, já que este será o núcleo de apoio e resposta às dúvidas e problemas de qualquer centro de assistência Mercedes-Benz na Europa.
                                      O por enquanto designado “Network Assistance Center” entrará em funcionamento em 2016 e ficará situado fisicamente nas instalações da Mercedes-Benz Portugal em Sintra.
                                      Saiba mais no Autohoje desta semana.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Coimbra: Cáritas chama idosos para visitar outros idosos

                                        Agência Ecclesia12 de Março de 2016, às 12:08

                                        Coimbra, 12 mar 2016 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra promoveu esta sexta-feira a primeira sessão de formação do projeto-piloto ‘IdoVis - Idosos Visitadores de Outros Idosos’.
                                        O projeto conta com o apoio e parceria do Ageing@Coimbra e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
                                        21 idosos e cerca de 10 técnicos vão participar neste projeto durante os próximos meses, a fim de promover a “presença humana” e a criação de “novos laços de afetos” junto dos mais velhos como resposta à sua necessidade de “conversar e conviver”.
                                        Outra prioridade é “aumentar a literacia da população idosa no âmbito da saúde”, refere a Cáritas Diocesana de Coimbra, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
                                        Neste contexto, explica a organização católica, o projeto IdoVis vai formar e implementar um grupo de idosos independentes visitadores, em centros da Cáritas, “trazendo uma aproximação mais informal e humana aos utentes destes serviços, que se encontram em situação de isolamento ou sem retaguarda familiar”.
                                        OC

                                        Comentário


                                          #21
                                          Coimbra: Cáritas lança projeto de capacitação e emprego direcionado para bairros sociais e comunidade cigana

                                          Coimbra, 03 mar 2016 (Ecclesia) - A Cáritas Diocesana de Coimbra vai lançar esta sexta-feira um projeto dedicado à capacitação e empregabilidade de pessoas residentes em bairros sociais da região, sobretudo para mulheres de etnia cigana.Segundo um comunicado da organização, enviado à Agência ECCLESIA, o programa, intitulado “CriArte”, tem como parceiros o Centro de Formação Profissional do Artesanato, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e a Universidade de Coimbra.
                                          Vai funcionar com base no Centro Comunitário S. José, um equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, situado no Bairro da Rosa, que há mais de 8 anos “tem em funcionamento um espaço de oficinas ocupacionais, que permite a aquisição de competências pessoais e sociais, visando igualmente mudar mentalidades e formas de estar no âmbito da interculturalidade”.
                                          A Cáritas de Coimbra espera contribuir para que as pessoas apoiadas possam avançar para a criação do próprio negócio, através de uma solução de incubadora social.
                                          Outra vertente do projeto passa pela ligação que se pretende estabelecer entre pessoas da comunidade cigana e pessoas portadoras de paralisia cerebral, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra.
                                          Uma medida que poderá ajudar a "potenciar fatores de integração mútua" e a contrariar fenómenos como "a discriminação e o preconceito", espera a organização católica.
                                          JCP
                                          Editado pela última vez por lll; 15 March 2016, 16:26.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já é mais fácil aprender físico-química na internet


                                            MANUEL CAVAZZA

                                            Educação visual, físico-química e educação musical são as novas disciplinas integradas nos manuais online da ONGD AIDGLOBAL

                                            A organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD), AIDGLOBAL - Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, disponibiliza manuais sobre a cidadania global online.Fazem parte destas unidades temas como a pobreza, migrações forçadas ou falta de acesso à educação. O principal objetivo do projeto é integrar a cidadania global na aprendizagem do ensino básico.
                                            Agora, estão disponíveis novos manuais online, de disciplinas do segundo e terceiro ciclos: Educação visual, a físico-química e educação musical.
                                            Este trabalho resulta da colaboração de seis docentes que integram o projeto "Educar para Cooperar" e que participam nas ações de formação desenvolvidas pela AIDGLOBAL.
                                            Estes recursos educativos já estão disponíveis no site da iniciativa.
                                            A AIDGLOBAL nasceu em 2005 e tem como missão identificar, desenhar e implementar estratégias e ações que contribuam para atenuar as dificuldades de acesso à educação, combater a iliteracia e promover o exercício de uma cidadania ativa na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

                                            Comentário


                                              #23
                                              é uma boa pergunta: porque razão nao há nenhum jornal na televisao dedicado a noticias boas? vivemos na epoca da informação onde há programas de tudo e mais alguma coisa, e nao ha disto?!?!nao faz sentido nenhum..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Existem sites, o que já não é mau.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  "A floresta cresce silenciosamente"... verdade, verdade...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                    é uma boa pergunta: porque razão nao há nenhum jornal na televisao dedicado a noticias boas? vivemos na epoca da informação onde há programas de tudo e mais alguma coisa, e nao ha disto?!?!nao faz sentido nenhum..
                                                    Porque, «dizem» que o que vende é o «negativo»; as «boas notícias» não têm «saída»....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Casal herói da A1 comprou mil litros de água do próprio bolso


                                                      Lucinda Borges, 33 anos, e Paulo Pereira, 44, de Avanca, em Estarreja, são o casal que prestou auxílio aos automobilistas retidos na A1, no domingo, por causa de um incêndio.
                                                      "Estávamos em casa e, como moramos perto da autoestrada, vimos que estava uma grande confusão. Pensámos que era um acidente e fomos tentar ajudar", explica, ao JN, Lucinda Borges, que nesse domingo se tornou uma preciosa "voluntária", oferecendo água aos automobilistas que ficaram retidos numa gigantesca fila de trânsito, na A1, no sentido Porto Lisboa .
                                                      A ação foi registada em vídeo por uma automobilista e partilhada no Facebook. Ao JN, a autora do vídeo, Daniela Santos, que seguia para Leiria proveniente de Guimarães, falou de momentos complicados, numa espera de mais de cinco horas, em que o calor e a falta de água poderiam ter causado problemas graves a quem ficou preso no trânsito." A ajuda do casal foi determinante", disse a jovem de Leiria.

                                                      Lucinda Borges conta ao JN que, juntamente com o marido, Paulo Pereira, entregaram mais de "mil litros de água", comprados com "dinheiro do próprio bolso", às várias pessoas que estavam na estrada."Assim que chegámos ao local vimos crianças, idosos e grávidas e não hesitámos em ajudar. Aquele cenário mexeu com os dois", disse.

                                                      Quando os retidos na fila viram o casal a aproximar-se da vedação estranharam, mas aceitaram, prontamente, a oferta. "Parecia um cenário de fim do mundo. As pessoas estavam desesperadas pela falta de ajuda e estranharam que duas pessoas aparecessem com água", contou Lucinda.

                                                      Assim que receberam a água quiseram pagar, mas Lucinda e Paulo não aceitaram qualquer euro. "O maior agradecimento que podemos ter foi a sensação de bem-estar por poder ajudar todas aquelas pessoas. Se morresse agora, ficava satisfeita pela ajuda que dei", diz Lucinda de forma emocionada.
                                                      Quando este casal de Avanca acabou de distribuir a água, ouviram-se palmas e os agradecimentos são igualmente visíveis nas caixas de comentários nas redes sociais. "Estava a ser um domingo normal e terminou desta forma. Nunca vou esquecer", concluiu.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Uma Seguradora, como prova de reconhecimento pelo seu «gesto», ofereceu-lhes um Seguro de Vida.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                                                          Qualquer boa novidade na detecção ou tratamento de qualquer cancro são sempre óptimas noticias.
                                                          Pois eu cá acho que a principal preocupação deveria estar na prevenção. Mal comparado, é como os incêndios.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            ainda não é, mas esperemos que venha a ser:
                                                            zxcv

                                                            Ciência à beira de descobrir a cura para a doença de Alzheimer

                                                            O tratamento pode acontecer nos próximos 5 ou 10 anos o que significa que na próxima geração, já não haverá pacientes com esta doença.
                                                            A revelação foi feita no programa Grande Entrevista pelo cientista português Tiago Reis Marques que trabalha no maior centro de pesquisa de psiquiatria do mundo, em Londres.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X