Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Windows 8.. Guardem sempre a partição de recuperação/DVD!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Windows 8.. Guardem sempre a partição de recuperação/DVD!

    Vou contar o que me aconteceu estes dias de forma a ficarem precavidos..

    Eu trabalho na área há imensos anos e considero os meus conhecimentos bastante bons, mas nos últimos tempos enveredei por um ramo ligeiramente diferente, pelo que não tenho trabalhado muito com o Windows 8 a nível técnico.. Agora apanhei uma surpresa desagradável.

    À uns tempos instalei o Windows 10 num portátil Asus e deixei-me ficar com o Windows 7 que já tinha (na altura tirei o 8 que vinha pré-instalado e substitui pelo 7). Ambos os Windows estavam instalados em partições e discos diferentes (tenho um SSD numa bay). De à uns dias para cá, cada vez que saia do 10 e ia para 7, fazia-me um Check Disk e corrigia-me erros em todas as partições. Sinceramente não sei porque mas para agora também não interessa.. Ontem a meio da tarde acabou por dar um BSOD e depois um Black Screen Of Death para mal dos meus pecados. Tentei resolver de muita forma mas sem sucesso, pelo que decidi limpar a partição do 7 e avançar para o 8. Já que tinha a licença, aproveitava e ia experimentar mais uma vez o SO para ver se me adaptava.. A história começou aí..

    A partição de recuperação já era pois formatei-a já à uns bons tempos. Além de ocupar espaço, ainda me instalava bloatware, pelo que nunca pensei em tornar a usá-la.. Usei a ferramenta da Microsoft para criar uma PEN com o Windows 8.1. Não sei porque até estava na ideia que o portátil trazia o PRO, saquei essa versão.. Erro na Key.. que a Key não era para aquele SO.. Ok.. então deve ser o 8.1 Core.. A mesma coisa.. Telefono para a Microsoft e pela Key disseram-me que era o 8 Single Language. Saco esse e não é que acontece o mesmo? Key inválida. Às tantas pensei que instalando com uma Key genérica que depois desse para mudar. Instalo o SO com a Key, já dentro do Windows tento mudar para a Key do portátil e nada novamente. Depois de imensa pesquisa, fico a saber que o portátil precisa de um 8 OEM.. Neste caso o 8 Single Language OEM. Saco o ISO (que felizmente apanhei numa página, pois a Microsoft não o disponibiliza), vou para instalar e nada outra vez. Mensagem que a Key não correspondia àquela versão.

    Ao que parece, a Key do portátil (e não é só neste que acontece) só dá para ser usada no 8 OEM mas da ASUS e especifico para este modelo. Ou seja, sem recovery ou sem o DVD nada feito! Não funciona em mais nenhum. Por sorte, li um comentário de uma pessoa que o conseguiu instalar de uma forma, experimentei e resultou! Instalando o OEM (mas tem de ser a versão exacta) com uma Key genérica e então depois de instalado, mudar para a Key do portátil (aqui nesta versão já deu para fazer isso). Por fim consegui activar o Windows. Senão só tinha duas opções. Ou pagar 50/60€ à Asus pelos DVD´s (que não trazia) e ficava cheio de Bloatware, ou instalar um Windows não legal com todos os riscos que isso acarreta.

    Pelo que li, praticamente todas as marcas fazem isto. E ainda por cima "escondem" a Key na Bios, que é mais um entrave. É relativamente simples de ver qual é mas não é acessível a uma pessoa com menos conhecimentos.

    Foi um dia inteirinho perdido e 25Gb de downloads com toda esta brincadeira das tentativas de instalação do SO.

    Pelo que fica o aviso.. Guardem bem os DVD ou a Partição de recuperação para evitar futuros problemas se bem que se houver um problema de Hardware (HDD por exemplo) e o PC não trouxer DVD´s acabam por ter sempre o mesmo problema.

    Pelo que me pareceu, isto é uma forma das marcas obrigarem a instalar a tralha que por norma trazem nas pré-instalações
    Editado pela última vez por DoubleM101; 24 April 2015, 18:09.

    #2
    ...ou então não usem o Win8

    Comentário


      #3
      Boa, não sabia que havia keys associadas aos fabricantes dos pc's.

      Bom, de qualquer forma prefiro repor tudo a partir da partição e depois desinstalar o SW que não me interessa.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
        ...ou então não usem o Win8
        Por acaso prefiro o 7 ao 8

        Comentário


          #5
          Existe um tópico para essa matéria.

          http://forum.autohoje.com/off-topic/...seguintes.html

          Usem a pesquisa e concentrem a informação.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X