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Disciplina de Mandarim obrigatória no 10º ano da área de Humanidades em 20 escolas...

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    Disciplina de Mandarim obrigatória no 10º ano da área de Humanidades em 20 escolas...





    500 alunos começam a aprender mandarim nas escolas - Portugal - DN

    #2
    até vão ficar com os olhos em bico

    Comentário


      #3
      A isto chamo preparar as pessoas para o FUTURO!




      Para receberem ordenados de chinês, nada melhor do que falar correctamente a língua materna !

      Comentário


        #4
        Assim quando forem adultos sempre podem receber ordens do patrão na língua nativa do mesmo.

        Comentário


          #5
          Tendo em conta que grande parte dos negócios passa pela China e que os cursos de línguas orientais, dentro da área das Humanidades, são dos que conseguem ter maior taxa de empregabilidade, não me parece mau de todo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
            Tendo em conta que grande parte dos negócios passa pela China e que os cursos de línguas orientais, dentro da área das Humanidades, são dos que conseguem ter maior taxa de empregabilidade, não me parece mau de todo.
            Concordo.
            Apenas acho, que se deviam focar na reformulação profunda dos currículos de alemão/inglês/francês, tornando o ensino destes mais eficazes no que toca à capacidade efectiva de falar/escrever. O ensino que temos é pura e simplesmente ineficaz em dotar os alunos de um domínio eficaz das mesmas.
            Se o ensino de mandarim assentar nesses moldes, é mais uma medida moderneira e para "chinês ver".

            Comentário


              #7
              Do ponto de vista em formar verdadeiros profissionais para o futuro, não tenho nada contra.

              O saber nunca ocupa espaço, ao menos que seja para algo que possa ser usado, ou que ajude numa das qualificações que considero cada vez mais importantes: saber linguas.

              E nós em Portugal temos muita sorte, qualquer miudo consegue aprender Inglês, é fácil para um nativo aprender Espanhol, o Brasil e a nossa lingua em comum ainda nos vai beneficiar (bem mais) num futuro próximo...

              Comentário


                #8
                Cuidado: "Curricular" é diferente de "OBRIGATÓRIO".

                Ninguém vai tornar o chinês obrigatório. Vai dar a opção a vários estudantes de optarem pelo chinês em vez de outra segunda língua estrangeira qualquer (alemão, espanhol ou francês).

                Comentário


                  #9
                  Tantos alunos que chegam ao final do 12º e ainda nem sabem falar/escrever correctamente português....deviam era preocupar-se em melhorar o ensino nesta área.

                  Muitos deles nem sabem o que é ou onde fica o remetente numa carta !

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                    Concordo.
                    Apenas acho, que se deviam focar na reformulação profunda dos currículos de alemão/inglês/francês, tornando o ensino destes mais eficazes no que toca à capacidade efectiva de falar/escrever. (...)
                    Ainda mais importante do que conseguir falar/escrever é a capacidade de conseguir compreender.
                    É cada vez mais usual verem-se interacções entre pessoas em que cada uma se exprime na língua que domina melhor (dentro do Inglês/Alemão/Francês/Castelhano) e os restantes compreendem.

                    De resto concordo completamente contigo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Tantos alunos que chegam ao final do 12º e ainda nem sabem falar/escrever correctamente português....deviam era preocupar-se em melhorar o ensino nesta área.

                      Muitos deles nem sabem o que é ou onde fica o remetente numa carta !
                      Não basta preocupar-se em melhorar o ensino: as pessoas também têm de preocupar-se em melhorar a aprendizagem.
                      Quantas vezes - e os fóruns são óptimo exemplo - não vês o pessoal a mandar vir depois de alguém ser corrigido, mesmo que de maneira educada, pedagógica e até bastante discreta? Os alunos, na sala de aula, fazem mais ou menos a mesma coisa e dizem que já sabem falar bem e que as pessoas sabem o que eles querem dizer (mesmo quando nem eles o sabem ).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                        Não basta preocupar-se em melhorar o ensino: as pessoas também têm de preocupar-se em melhorar a aprendizagem.
                        Quantas vezes - e os fóruns são óptimo exemplo - não vês o pessoal a mandar vir depois de alguém ser corrigido, mesmo que de maneira educada, pedagógica e até bastante discreta? Os alunos, na sala de aula, fazem mais ou menos a mesma coisa e dizem que já sabem falar bem e que as pessoas sabem o que eles querem dizer (mesmo quando nem eles o sabem ).
                        Pois é isso. Esta questão de aprender mandarim não deixa de ser interessante, pelas razões que ja mencionaram neste topico mas, a minha questão é se não se deveria tambem melhorar o ensino do português, parece-me que existe demasiada gramática e autores de há centenas de anos, que tem que existir mas que em termos de escrever e falar correctamente, não é o mais ideal.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Pois é isso. Esta questão de aprender mandarim não deixa de ser interessante, pelas razões que ja mencionaram neste topico mas, a minha questão é se não se deveria tambem melhorar o ensino do português, parece-me que existe demasiada gramática e autores de há centenas de anos, que tem que existir mas que em termos de escrever e falar correctamente, não é o mais ideal.
                          E queres ensinar a falar/escrever/perceber melhor baseado em quê a não ser na gramática? Por imitação?
                          Há já algumas "reformas" que os programas têm vindo constantemente a aumentar a quantidade de texto não literário... e toda a gente, na escola, conclui que a coisa ainda fica pior porque o conteúdo para os alunos se agarrarem acaba por ser pouco e o interesse que estas coisas despertam nos alunos, em muitos casos, é ainda menor do que a dos textos de autores de há centenas de anos!

                          Mais do que no programa, os problemas estão mesmo na falta de vontade em aprender (já para não dizer, em muitos casos, na vontade de não aprender).
                          Hoje em dia as crianças têm tudo, e o estudo exige persistência a paciência, não se coaduna com a cultura do "carrega no botão do comando/telemóvel/whatever -> necessidade satisfeita".

                          Comentário


                            #14
                            Naturalmente vai ser obrigatorio na China aprenderem Português............

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho bem isso do mandarim. A não ser que aconteça uma qualquer catástrofe natural para aqueles lados, vejo o mandarim a tornar-se numa lingua praticamente tão importante como o inglês no mercado de trabalho.

                              Comentário


                                #16
                                Não acho descabido o mandarim, não considero que deva ser obrigatório, por outro lado, 3 anos para aprender o mesmo é insuficiente. São aulas para aprender a falar ou também inclui a escrita e leitura? É que trata-se de uma língua que demora bastante tempo aprender.
                                Lembro no entanto que os negócios com chineses são feitos em inglês, o mandarim fora da China tem pouca expressão ao contrário de outras línguas como: inglês, francês ou espanhol. Sabendo nós que poucos alunos são falantes de uma segunda língua estrangeira, meter mais uma no cardápio e tão tarde, pouco irá mudar ou influenciar a educação do aluno. Seria neste momento mais importante perceber que as línguas devem ser introduzidas cedo no ensino, a partir do 1º ano ou até da infantil, o inglês e uma outra língua opcional já deveriam fazer parte do currículo obrigatório.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                  E queres ensinar a falar/escrever/perceber melhor baseado em quê a não ser na gramática? Por imitação?
                                  Há já algumas "reformas" que os programas têm vindo constantemente a aumentar a quantidade de texto não literário... e toda a gente, na escola, conclui que a coisa ainda fica pior porque o conteúdo para os alunos se agarrarem acaba por ser pouco e o interesse que estas coisas despertam nos alunos, em muitos casos, é ainda menor do que a dos textos de autores de há centenas de anos!

                                  Mais do que no programa, os problemas estão mesmo na falta de vontade em aprender (já para não dizer, em muitos casos, na vontade de não aprender).
                                  Hoje em dia as crianças têm tudo, e o estudo exige persistência a paciência, não se coaduna com a cultura do "carrega no botão do comando/telemóvel/whatever -> necessidade satisfeita".
                                  Quanto ao 2º paragrafo concordo.

                                  Quanto ao 1º, não achas que devia ser dado de outra forma, não tendo tanto tempo de camões ou gil vicente? Existem muitos autores do séc XX que podiam ser mais estudados. Devia apostar-se mais na propria escrita dos alunos e não ficarem aulas de 90 min de teoria, que embora sejam precisas são demasiadas, parece-me.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                    Naturalmente vai ser obrigatorio na China aprenderem Português............
                                    Existe um número enorme de alunos de Português na China.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Quanto ao 2º paragrafo concordo.

                                      Quanto ao 1º, não achas que devia ser dado de outra forma, não tendo tanto tempo de camões ou gil vicente? Existem muitos autores do séc XX que podiam ser mais estudados. Devia apostar-se mais na propria escrita dos alunos e não ficarem aulas de 90 min de teoria, que embora sejam precisas são demasiadas, parece-me.
                                      Não acho que se gaste muito tempo com Camões ou Gil Vicente, embora isso varie necessariamente conforme o professor e a turma. Para o ensino obrigatório prefiro o estudo de autores e obras já bem enraizadas na nossa cultura. Embora haja excelentes escritores no séc. XX (para além daqueles que já são estudados) que valem a pena ser estudados na sala de aula, acho que ainda estamos demasiado próximos deles, historicamente, para os apreciar condignamente.
                                      Quanto à escrita, estou perfeitamente de acordo contigo... embora conheça bem as dificuldades de se conseguir fazer muito melhor - e quantos mais alunos se insistir em meter dentro de uma sala de aula, mais difícil será trabalhar a escrita com eles.
                                      Quanto às aulas de 90 min. com teoria, pelo menos do que eu conheço - e pode-se dizer que ainda conheço alguma coisa - há muito que isso não existe no Português... até porque, na maior parte das escolas, pelo menos 30 minutos são usados a mandar calar o pessoal (mais o tempo de escrever o sumário, mais o tempo de os alunos pegarem no material, mais o tempo que demora o professor chegar à sala de aula e os alunos acabarem de entrar, mais... )

                                      Comentário


                                        #20
                                        A primeira frase a aprender deve ser: "O senhor vai ter um vencimento de uma malga de arroz por dia".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Existe um número enorme de alunos de Português na China.
                                          Além de um número não desprezável e cada vez maior de estudantes chineses em Portugal.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Malarranha Ver Post

                                            (...)

                                            Para receberem ordenados de chinês, nada melhor do que falar correctamente a língua materna !

                                            Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                                            A primeira frase a aprender deve ser: "O senhor vai ter um vencimento de uma malga de arroz por dia".

                                            Claro, até porque os portugueses que aprendem a falar inglês/alemão/francês também têm salários muito aproximados aos dos trabalhadores dos países em que se falam essas línguas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                              Além de um número não desprezável e cada vez maior de estudantes chineses em Portugal.
                                              Estão por todo o lado.

                                              Estudantes, turistas, trabalhadores de carreira... basta dar uma volta pelas grandes cidades da europa e torna-se cada vez mais presente que eles são muitos e estão a começar a sair...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mal saem do secundário a compreender, escrever e falar Inglês em condições quanto mais... em vez de o ministério se preocupar em implementar o devido ensino a uma língua universal com um programa actualizado e adaptado à realidade, bem como um número de horas que permita leccionar devidamente o mesmo, colocam meia dúzia de línguas no currículo e o aluno acaba por não aprender nenhuma em condições.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É mais uma opção para os alunos. No meu tempo não havia opção nenhuma. Teria escolhido qualquer língua, mesmo morta, a ter de ter aulas de francês.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                                    É mais uma opção para os alunos. No meu tempo não havia opção nenhuma. Teria escolhido qualquer língua, mesmo morta, a ter de ter aulas de francês.
                                                    Eu na altura pensava que francês era o pior que podia existir, até apanhar com alemão na universidade.

                                                    PQMP, as 2 horas de aulas era so para dizer uma frase de tão longas as palavras.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Malarranha Ver Post
                                                      A isto chamo preparar as pessoas para o FUTURO!




                                                      Para receberem ordenados de chinês, nada melhor do que falar correctamente a língua materna !
                                                      Muito bem dito

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E nas cantinas qualquer dia só se serve uma malga de arroz branco por aluno... há que aproximar culturas!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A medida é interessante porque alarga o leque de línguas mas na prática não terá grande importância nem o mandarim tem ou terá nos próximos anos grande importância no panorama das línguas que é mais relevante saber.
                                                          Isto porque ao contrário do que muita gente pensa a importância de uma língua no mundo não depende tanto do número de falantes ou sequer da influência económica dos falantes dessa língua, mas sim da influência cultural. O inglês é actualmente aquilo que de mais próximo existe de uma língua franca por causa do domínio que a cultura norte-americana exerce no mundo.
                                                          Ou seja, é muito mais importante saber falar bem inglês, mesmo para fazer negócios na China, do que falar mandariam.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                                            Concordo.
                                                            Apenas acho, que se deviam focar na reformulação profunda dos currículos de alemão/inglês/francês, tornando o ensino destes mais eficazes no que toca à capacidade efectiva de falar/escrever. O ensino que temos é pura e simplesmente ineficaz em dotar os alunos de um domínio eficaz das mesmas.
                                                            Se o ensino de mandarim assentar nesses moldes, é mais uma medida moderneira e para "chinês ver".
                                                            A não ser que as coisas tenham mudado muito não vejo qual é o problema do ensino das línguas em Portugal. Eu aprendi inglês exclusivamente através da escola normal e considero que escrevo e falo bastante bem. E tive apenas 3 anos de francês mas mesmo assim deu para apanhar muita coisa importante e hoje, ao fim de 25 anos, ainda me safo bem. Tudo à custa da escola regular pública. Se agora até já começam com o inglês no ensino básico, não vejo como poderá estar pior.

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