Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O processo de recrutamento - Experiências/Conselhos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O processo de recrutamento - Experiências/Conselhos

    Em certa altura da nossa vida, quase todos nós teremos que passar pelo processo de recrutamento para (re)ingressar no mercado de trabalho, e este tópico serve como uma partilha dessa experiência, tanto do lado do empregador como do trabalhador.

    Já estive dos dois lados da barricada, e confesso que em ambas as situações senti-me frustado pela forma como as pessoas enfrentam o processo de recrutamento.

    Quando estive do lado do empregador (como pessoa responsável pela selecção dos candidatos para entrevista), fiquei parvo pela quantidade de pessoas que se candidatam a um emprego sem terem sequer as qualificações/experiência exigidas. Pior do que isso, só mesmo pessoas com licenciatura que dão erros ortográficos e não estou a falar de 1 erro, mas sim de vários erros que são inadmissíveis para uma pessoa com escolaridade superior à 4ª classe.
    Além disso, recebi imensos email's que eram basicamente textos copiados da net, muitos deles nem se deram ao trabalho de formatar o texto.
    Enfim, de 400 CV's que recebi, mais de 300 não cumpriam os requisitos pedidos no anúncio, sendo que os restantes, ou tinham CV's com demasiada informação irrelevante (CV's de 6 páginas ), ou não demonstraram vontade em passar para a fase seguinte.


    Entretanto, há bem pouco tempo despedi-me do meu emprego e passei para o outro lado da barricada, fui obrigado a enfrentar o processo de recrutamento de algumas empresas, e confesso que fiquei frustado com a abordagem de alguns empregadores.

    Em 1º lugar, eu despedi-me porque estava desmotivado, e porque estagnei a nível profissional...já não me sentia útil e isso estava a fazer-me imensa confusão e a colocar em causa o desempenho das minhas funções.
    Foi bastante complicado/arriscado abandonar um projecto de alguns anos mas senti que estava na hora de dar um novo estimulo à minha carreira profissional, contudo, isso acabou por ser um tema que gerou alguma controvérsia nos processos de recrutamento em que estive envolvido.
    Uma vez que procurava um novo estimulo profissional, tive o cuidado de seleccionar as propostas de emprego que achei que fossem proporcionar melhores condições de crescimento/aprendizagem, sem descurar o facto de cumprir os requisitos pedidos na oferta de emprego.
    Acabei por ser seleccionado para algumas entrevistas de emprego e foi aqui que a minha frustação começou a crescer e comecei a colocar em causa a decisão (que até aqui me parecia bastante ponderada) de me ter despedido.
    Não sou um comunicador nato, sou até bastante reservado mas no que toca a trabalho, tenho bastante confiança nas minhas capacidades e isso faz com que não tenha receio de enfrentar as entrevistas com alguma naturalidade, contudo, acabei por ficar bastante nervoso nalgumas delas porque passei mais de metade da entrevista a explicar o porquê de me ter despedido. Chamaram-me maluco por ter saído de um trabalho em que estava efectivo, alguns ficaram sem reacção quando lhes disse os motivos do meu despedimento, e outros perderam logo o interesse em contratar-me.
    Sinceramente, não estava à espera deste tipo de reacção, até porque eu saí a bem da empresa, ou seja, não tenho qualquer problema com a minha antiga entidade patronal, apenas quero evoluir profissionalmente e sempre pensei que isso fosse uma mais-valia, mas afinal não é.
    Escusado será dizer que tive que inventar um motivo diferente para a minha saída para conseguir falar mais sobre mim e das minhas capacidades e menos dos motivos que me levaram a sair da empresa.

    Outra coisa que me deixou frustado foram as condições salariais/trabalho. Apesar de já ter bastante experiência profissional, estava certo que seria bastante complicado começar no mesmo patamar salarial, por isso, optei por baixar bastante as minhas expectativas salariais. Na maior parte dos empregos, o valor que eu propus para começar ia de encontro ao valor que eles ofereciam inicialmente, contudo, deixei sempre bem claro que no espaço de alguns meses, e consoante a experiência demonstrada, gostaria que esse valor fosse revisto. Até hoje, ainda continuo há espera do feedback dessas entrevistas .
    Mas o melhor, foi mesmo uma empresa ter insinuado que eu não iria gozar férias porque todos os colaboradores chegam ao final do ano com a totalidade das férias por gozar, e por iniciativa dos próprios. Eu nem sabia o que responder a isto


    Apesar de todas as adversidades, consegui arranjar um emprego que correspondia às minhas expectativas mas confesso que fiquei um pouco traumatizado com esta experiência.

    E vocês, que experiências têm para contar?

    #2
    eu também estou chocado como é que alguém já com alguns anos de mercado de trabalho, se despede antes de arranjar primeiro outro emprego.

    um dos maiores trunfos de quando se procura emprego é não estar desempregado. E quanto melhor for o emprego actual, mais impacto tem na entrevista.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
      eu também estou chocado como é que alguém já com alguns anos de mercado de trabalho, se despede antes de arranjar primeiro outro emprego.

      um dos maiores trunfos de quando se procura emprego é não estar desempregado. E quanto melhor for o emprego actual, mais impacto tem na entrevista.
      Eu tentei, mas infelizmente na maior parte das vezes, não conseguia conciliar as entrevistas com o trabalho.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por VitorC Ver Post
        Eu tentei, mas infelizmente na maior parte das vezes, não conseguia conciliar as entrevistas com o trabalho.
        eram assim TANTAS entrevistas? Não dava para por dias de férias (ou meios dias)?

        especialmente porque não me parece que houvesse pressa em deixar o emprego anterior, acho estranho como é que não foi possível gerir melhor as entrevistas. Provavelmente terias conseguido uma proposta melhor.

        Comentário


          #5
          Não me espanta que uma pessoa abandone o seu emprego por estar saturada. O que me espanta é a falta de inteligência dos entrevistadores.

          Eu também estou à procura neste momento. Há umas semanas fui a uma entrevista e a certa altura disse ao entrevistador "Já conheci o insucesso" e ele respondeu "Eu também; sei o que isso é". Acabei por não ficar com a posição, pois tinha que assumir o compromisso de ficar pelo menos três anos - e eu não podia comprometer-me no momento, pois tenho mais duas situações em análise (ambas para o estrangeiro), mas a porta está aberta.

          Este entrevistador era inteligente, ao contrário da maioria.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
            eram assim TANTAS entrevistas? Não dava para por dias de férias (ou meios dias)?

            especialmente porque não me parece que houvesse pressa em deixar o emprego anterior, acho estranho como é que não foi possível gerir melhor as entrevistas. Provavelmente terias conseguido uma proposta melhor.
            Confesso que se fosse hoje talvez tivesse gerido a situação de outra forma, contudo, para teres uma noção, eu dei 5 meses de pré-aviso à empresa para conseguir passar a pasta para outra pessoa, e mesmo assim ainda hoje me ligam com dúvidas sobre situações que só eu fazia.
            Ou seja, no fundo, eu preocupei-me mais em sair de uma forma em que a empresa não fosse prejudicada, do que propriamente na minha situação depois de sair da empresa (e nesta parte confesso que fui ingénuo).

            Felizmente consegui uma boa proposta, duvido que conseguisse uma melhor, mas foi certamente uma lição que tirei para o futuro.

            Comentário


              #7
              Aqui na zona o responsável de recursos humanos de uma empresa que contrata maioritariamente temporários e onde a rotatividade de pessoal é tanta que têm anúncios permanentes a pedir candidatos, ganhou um prémio a nível nacional pela sua prestação.
              Vale a pena dizer mais alguma coisa acerca da competência e mentalidade destes técnicos?

              Num mercado com excesso de desemprego safam-se. Num mercado concorrencial teriam que subir muito mais qualitativamente!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por VitorC Ver Post
                Confesso que se fosse hoje talvez tivesse gerido a situação de outra forma, contudo, para teres uma noção, eu dei 5 meses de pré-aviso à empresa para conseguir passar a pasta para outra pessoa, e mesmo assim ainda hoje me ligam com dúvidas sobre situações que só eu fazia.
                Ou seja, no fundo, eu preocupei-me mais em sair de uma forma em que a empresa não fosse prejudicada, do que propriamente na minha situação depois de sair da empresa (e nesta parte confesso que fui ingénuo).

                Felizmente consegui uma boa proposta, duvido que conseguisse uma melhor, mas foi certamente uma lição que tirei para o futuro.
                boa, ao menos aprendeste a lição

                deve-se sempre ir a entrevistas enquanto ainda se tem emprego, é isso que dá poder negocial. Além disso, NUNCA avisar a empresa actual que se anda em entrevistas / à procura de emprego. Só se avisa com 2 meses de antecedência e depois de ter tudo acertado com a nova.

                se precisarem de mais tempo para "passar a pasta" negoceia-se um contrato de prestação de serviços pontuais já depois de acabar o contrato actual.

                Comentário


                  #9
                  além disso, destes 5 meses de pré-aviso e nem de deixavam sair para ir às entrevistas?

                  parece-me um claro desequilíbrio entre aquilo que deste à empresa e aquilo que recebeste.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                    Aqui na zona o responsável de recursos humanos de uma empresa que contrata maioritariamente temporários e onde a rotatividade de pessoal é tanta que têm anúncios permanentes a pedir candidatos, ganhou um prémio a nível nacional pela sua prestação.
                    Vale a pena dizer mais alguma coisa acerca da competência e mentalidade destes técnicos?

                    Num mercado com excesso de desemprego safam-se. Num mercado concorrencial teriam que subir muito mais qualitativamente!
                    è igual onde trabalho, até é uma grande empresa nacional. Talvez chegue a perceber a politica da empresa, ter o menos pessoal possivel recorrendo temporários, em Outubro quando me dispensaram a 1ª vez(também temporário Junho-Outubro ) foram meter uma pessoa diretamente para a minha secção, horário e função não sei se por ter algum amigo, por ter olhos mais bonitos.

                    Depois voltei em Janeiro até agora, mas desde então sem horário fixo, o implica não ter vida própria, mas já lhes disse, que me façam um horário fixo que eu começo tirar carta pesados e depois pisgo-me.

                    Depois existe aqueles temporários que vão 1 ou 2 dias e não vão mais, esses ai são aos molhos, e aqueles vão sempre que é o meu caso.

                    Depois existe a politica, efectividade lá é para esquecer, por isso mesmo que a pessoa seja muito boa, chega ao 3/4 contrato e vai embora.
                    Editado pela última vez por balao; 02 May 2015, 19:28.

                    Comentário


                      #11
                      isso às vezes é cunhas, André

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                        boa, ao menos aprendeste a lição

                        deve-se sempre ir a entrevistas enquanto ainda se tem emprego, é isso que dá poder negocial. Além disso, NUNCA avisar a empresa actual que se anda em entrevistas / à procura de emprego. Só se avisa com 2 meses de antecedência e depois de ter tudo acertado com a nova.

                        se precisarem de mais tempo para "passar a pasta" negoceia-se um contrato de prestação de serviços pontuais já depois de acabar o contrato actual.
                        Isso nunca será bom resultado, 2 meses(sabendo á partida que contratação ou promoção da nova pessoa for nesse tempo) dá mais que tempo para ensinar ou por ciente daquilo que a pessoa nova irá passar.

                        Quando se despede é para ir de vez.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por VitorC Ver Post
                          contudo, acabei por ficar bastante nervoso nalgumas delas porque passei mais de metade da entrevista a explicar o porquê de me ter despedido. Chamaram-me maluco por ter saído de um trabalho em que estava efectivo, alguns ficaram sem reacção quando lhes disse os motivos do meu despedimento, e outros perderam logo o interesse em contratar-me.
                          Sinceramente, não estava à espera deste tipo de reacção, até porque eu saí a bem da empresa, ou seja, não tenho qualquer problema com a minha antiga entidade patronal, apenas quero evoluir profissionalmente e sempre pensei que isso fosse uma mais-valia, mas afinal não é.
                          A empresa que contrata pode tentar esmiuçar essa questão para perceber se estás lá para assumir um compromisso ou se também vais lá estar algum tempo e depois te vais despedir. Ou isso ou é aquela típica estratégia de querer pegar em algum ponto e foi por ai que conseguiram pegar.

                          Também já estive dos dois lados do recrutamento, e na perspectiva de candidato já vi muito amadorismo infelizmente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por VitorC Ver Post
                            E vocês, que experiências têm para contar?
                            Estou numa situação muito parecida

                            Obrigado por me avisares que os entrevistadores têm muita dificuldade em perceber "este" tipo de despedimento... Não comecei a procurar emprego, mas no caso de voltar, vou ter de argumentar que despedi-me para voltar a estudar (reforçar conhecimentos) e que foi uma tentativa falhada de emigração... e esta última parte não será mentira...

                            Já agora em que te baseaste para tomar esta decisão? Eu às vezes ainda não acredito que segui em frente nisto, sempre joguei muito pelo seguro, mas foi um misto de saturação\chapada de luva branca...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                              A empresa que contrata pode tentar esmiuçar essa questão para perceber se estás lá para assumir um compromisso ou se também vais lá estar algum tempo e depois te vais despedir. Ou isso ou é aquela típica estratégia de querer pegar em algum ponto e foi por ai que conseguiram pegar.

                              Também já estive dos dois lados do recrutamento, e na perspectiva de candidato já vi muito amadorismo infelizmente.
                              Podes desenvolver?
                              Referes-te a pessoas que se candidataram contigo?

                              Comentário


                                #16
                                há amadorismo dos dois lados. Do lado do recrutador parece que infelizmente se usa muito os mesmos métodos e a mesma cartilha para avaliar candidatos. O "diga dois defeitos e duas qualidades" já era reformado de uma vez por todas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Há algum candidato que não tenha todas as soft skills do mundo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                    isso às vezes é cunhas
                                    Se é cunha ou não, não sei, sei sim que quando me mandaram embora, meteram uma pessoa nova directamente, eu tenho lá ficha, entretanto ainda lá continuo como temporário.

                                    Se quisesse entrar facilmente chegava com uma ficha e entregava ao supervisor, se calhar tinha entrada garantida, mas pergunto, não é muito melhor arranjar algo com o mérito?

                                    PS: Eu já nem me chateio, so queria que me dessem um horario fixo como tinha

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                      há amadorismo dos dois lados. Do lado do recrutador parece que infelizmente se usa muito os mesmos métodos e a mesma cartilha para avaliar candidatos. O "diga dois defeitos e duas qualidades" já era reformado de uma vez por todas.
                                      Se eu te disser que na empresa que eu estou, o departamento de RH em PT e os RH internacionis usam isso sempre! Mas sempre!

                                      Na minha empresa funciona assim: tendo uma vaga na minha equipa peço aos RH cv's com algumas características (de acordo com o trabalho da minha equipa).
                                      Os RH mandam cada coisa.. parecem a Santa Casa da Misericórdia.. Para eles toda a gente se adequa..

                                      E depois apanha-se cada candidato.. pelo amor de Deus.

                                      No teu caso, nunca mas nunca me despediria sem ter já um emprego.
                                      Primeiro pela vantagem negocial de não "precisar" de um emprego quando me estou a candidatar.
                                      Segundo por não ter que explicar ter me despedido na conjuntura actual.

                                      Mas em ultimo lugar, vai muito da empatia natural na entrevista.
                                      Já contratei licenciados, pós graduados, estudantes de doutoramento, gente com o 12º ano..
                                      Já me arrependi de ter contratado alguns e o até agora não tenho um padrão que me ajude a identificar os erros que cometi.
                                      Não ligo muito aos testes psicotecnicos.
                                      Tento deixar a pessoa à vontade na entrevista porque se a pessoa falar muito tende a revelar-se.
                                      Não faço aquelas entrevistas good cop/bad cop ou ainda bad cop/ worst cop.
                                      Pergunto lhe algumas coisas do CV mas por vezes é mesmo superficial.

                                      Tive formação em como fazer entrevistas e basicamente o que recomendavam era que se perguntassem coisas relacionadas com a função.
                                      Se gosta de contactar clientes, se gosta de pressão, trabalho em equipa. Coisas deste género mas não perguntas directas.
                                      E também disseram que em caso de duvida, fazer nova entrevista, pedir a um colega que fizesse a nova entrevista, tentar ter varias opiniões e se não se tem a certeza, o melhor é não arriscar.

                                      Um profissional das entrevistas safa-se em 90% da entrevista se tiver a lição bem estudada.
                                      Diz que o defeito dele é ser perfeccionista e trabalhar muito e blá blá.
                                      Ou seja para aqueles entrevistadores do "onde vai estar daqui a 5/10 anos, diga me 2 qualidades e 2 defeitos" a pessoa vai ser incrível.

                                      Depois sai um gajo com um feitio torto ou um songa monga que não tem muita vontade de trabalhar mas na entrevista prometia mundos e fundos.

                                      Recentemente fiz uma a uma moça acabada de licenciar que estava tão nervosa que quase chorou na entrevista.
                                      Até água lhe fui buscar para se acalmar. Estava nervosa porque precisava muito do emprego. Foi honesta e tudo se resolveu pelo melhor.

                                      No mesmo dia entrevistei outra, da mesma idade, que quando lhe perguntei porque tinha escolhido aquele curso respondeu-me "dá me uns minutos para pensar?".

                                      Foi a primeira vez que numa entrevista me pedirem uns minutos para responder a algo..

                                      E não vamos falar de erros em CV's. Já tive de tudo.. desde gente que sendo sub gerente de um banco escreveu "sub bank manager" até gente que traduziu o nome de pessoas e da própria rua onde mora. Erros ortográficos, datas mal escritas, etc..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Também não me causa admiração largar algo pra começar um novo projecto... Se uma pessoa está saturada do trabalho, se não vê futuro, se já vai pro trabalho contrariado, porquê continuar? Eu estava efectivo na FP como motorista, larguei aquilo... Aguentei pouco mais 3anos, mas faz confusão a muita gente como é que alguém larga um lugar na FP... Simples, não me sentia realizado, fui à procura de algo melhor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nos últimos 9 anos fui a 6 ou menos entrevistas de emprego.
                                          Na maioria, pelo menos na primeira entrevista do outro lado estava alguém muito "júnior" (e isto não têm a ver com idade), que fazia as perguntas do costume.
                                          Perguntas engraçadas e respectivas respostas:
                                          - Porque é que escolheu este curso e universidade? Já foi há 15 anos! Tenho 10 anos de experiência relevante, não acha melhor passar essa pergunta do guião e falarmos disto?;
                                          - Dos presentes (na dinâmica de grupo fizemos uma breve apresentação da nossa carreira), foi você que pediu o ordenado mais elevado! Acha justo? - Deste grupo sou a única pessoa com o CV que pedem, pelo que o raciocínio deveria ser da vossa parte deveria ser que para o ordenado ser abaixo de y poderemos ter que abdicar de algo, além de que, se quiser um carro que a leve de A para B, pode comprar um corsa ou série 5, ambos fazem o serviço mas de formas diferentes.;
                                          - Decidimos que afinal a função não inclui transporte, continua interessado? - Depende, ainda não me informou o que acrescentaram para o compensar no plano de remuneração.

                                          Mas o melhor foi quando num survey sobre o que achei da entrevista numa grande consultora de recursos h respondi que foi péssimo e queria reclamar, passado 6 horas telefonam-me muito preocupados para saber o que me tinha desagradado. Respondi que de momento não me era conveniente estar a falar e se me podiam contactar mais tarde ou dizer-me quando os poderia contactar, disseram que claro que falávamos mais tarde, até hoje nada...
                                          Editado pela última vez por ESPRIT; 03 May 2015, 08:35.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que já era mais do que altura de terem mais imaginaçāo e perguntar outra coisa para além dos defeitos/qualidades, onde se vê daqui a 10 anos, pq concorreu a esta vaga... Se querem honestidade e descobrir a personalidade, nāo será assim. Depois admiram-se por terem surpresas desagradáveis caso contratem a pessoa.

                                            Se há pessoas que mandam cv's que nāo tem nada a ver com a vaga, chama-se a isso desespero por encontrar emprego e perdido por 100...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                              Também não me causa admiração largar algo pra começar um novo projecto... Se uma pessoa está saturada do trabalho, se não vê futuro, se já vai pro trabalho contrariado, porquê continuar? Eu estava efectivo na FP como motorista, larguei aquilo... Aguentei pouco mais 3anos, mas faz confusão a muita gente como é que alguém larga um lugar na FP... Simples, não me sentia realizado, fui à procura de algo melhor.
                                              em certas areas é facil mudar, mas hoje em dia está complicado. Toda a gente vê isso. È que vale ter um a ganhar 500e mas estar saturado, e sem futuro, do que estar sem nenhum. Eu por mim falo, eu deixo-me andar, quando tiver que sair saio.

                                              Depois existe 2 perguntas nas fichas de inscrição daquela empresa.

                                              Já trabalhou na empresa XXXXX- Respondo Sim, pela empresa YYYYY

                                              Conhece alguém na empresa XXXXX- Eu nem respondo porque se já trabalhei/trabalho o mais certo é conhecer. Se respondesse sim tinha que escrever 1 caderno.
                                              Editado pela última vez por balao; 03 May 2015, 09:54.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Na empresa onde trabalho a responsabilidade do recrutamento está a cargo de toda a gente, todos somos treinados e todos entrevistamos para as nossas equipas. Todas as perguntas que fazemos são para descrever situações reais ou hipotéticas, tipo

                                                "descreve uma situação em que..."
                                                "descreve o projecto que mais prazer te deu em realizar e qual foi a tua função"
                                                "imagina um cenário em que ..., como farias para ..."
                                                "com um orçamento de ... e com estes objectivos, como farias para..."

                                                Ficamos a saber muito mais sobre os skills do candidato do que perguntar "quais são os teus defeitos e qualidades", embora não haja entrevistas nem entrevistadores perfeitos, já me arrependi bem de alguma pessoas que avaliei positivamente para contratar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por balao Ver Post
                                                  em certas areas é facil mudar, mas hoje em dia está complicado. Toda a gente vê isso. È que vale ter um a ganhar 500e mas estar saturado, e sem futuro, do que estar sem nenhum. Eu por mim falo, eu deixo-me andar, quando tiver que sair saio.

                                                  Depois existe 2 perguntas nas fichas de inscrição daquela empresa.

                                                  Já trabalhou na empresa XXXXX- Respondo Sim, pela empresa YYYYY

                                                  Conhece alguém na empresa XXXXX- Eu nem respondo porque se já trabalhei/trabalho o mais certo é conhecer. Se respondesse sim tinha que escrever 1 caderno.
                                                  Eu saí de motorista da FP pra carregar bagagens no aeroporto... Achas que é na mesma área? E fui por uma empresa de TT...
                                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                  Nos últimos 9 anos fui a 6 ou menos entrevistas de emprego.
                                                  Na maioria, pelo menos na primeira entrevista do outro lado estava alguém muito "júnior" (e isto não têm a ver com idade), que fazia as perguntas do costume.
                                                  Perguntas engraçadas e respectivas respostas:
                                                  - Porque é que escolheu este curso e universidade? Já foi há 15 anos! Tenho 10 anos de experiência relevante, não acha melhor passar essa pergunta do guião e falarmos disto?;
                                                  - Dos presentes (na dinâmica de grupo fizemos uma breve apresentação da nossa carreira), foi você que pediu o ordenado mais elevado! Acha justo? - Deste grupo sou a única pessoa com o CV que pedem, pelo que o raciocínio deveria ser da vossa parte deveria ser que para o ordenado ser abaixo de y poderemos ter que abdicar de algo, além de que, se quiser um carro que a leve de A para B, pode comprar um corsa ou série 5, ambos fazem o serviço mas de formas diferentes.;
                                                  - Decidimos que afinal a função não inclui transporte, continua interessado? - Depende, ainda não me informou o que acrescentaram para o compensar no plano de remuneração.

                                                  Mas o melhor foi quando num survey sobre o que achei da entrevista numa grande consultora de recursos h respondi que foi péssimo e queria reclamar, passado 6 horas telefonam-me muito preocupados para saber o que me tinha desagradado. Respondi que de momento não me era conveniente estar a falar e se me podiam contactar mais tarde ou dizer-me quando os poderia contactar, disseram que claro que falávamos mais tarde, até hoje nada...
                                                  Tive uma parecida para uma empresa de transporte de crianças, saí a meio da entrevista... A tipa ficou boquiaberta... Simplesmente disse-lhe que com o meu CV o que ofereciam era um favor pra eu trabalhar pra eles... Como é óbvio com a falta de trabalho que há alguém ficou, mas deu gozo deixá-los a abanar pois não contavam com aquilo...

                                                  500eur a recibos verdes das 7 as 10 e das 15 as 19, entre as 10 e as 15 se não houvesse trabalho não havia, se houvesse fazia-se mas não era remunerado....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por VitorC Ver Post
                                                    Não sou um comunicador nato, sou até bastante reservado mas no que toca a trabalho, tenho bastante confiança nas minhas capacidades e isso faz com que não tenha receio de enfrentar as entrevistas com alguma naturalidade, contudo, acabei por ficar bastante nervoso nalgumas delas porque passei mais de metade da entrevista a explicar o porquê de me ter despedido

                                                    E vocês, que experiências têm para contar?
                                                    Tu é que deves saber conduzir o dialogo para fora desse tema. A melhor forma é dizer a verdade sem rodeios e de forma assertiva.
                                                    Exemplo: Eu despedi-me porque discordava das metodologias de gestão e estratégias a longo prazo da empresa. O facto de manifestar a minha discordância fez com que o ambiente laboral ficasse tenso eu quisesse sair. E acabou aqui. Ponto. Não precisas de fazer uma dissertação sobre o tema. Qualquer pessoa experiente percebe o que isso significa.
                                                    Não é bom nem é mau, é apenas um característica tua.

                                                    Há pessoas que trabalham 35 anos no mesmo local cumprindo à risca as directivas da gestão. Outras não.
                                                    O mundo laboral é mesmo assim e tenho a certeza que as empresas "inteligentes" evoluem muito mais com os que vêm de fora como tu do que com os outros.

                                                    Mas tb sei que muitos contratadores preferem pessoas mais "estáveis" e submissas. Há sempre um risco.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu tou cansado desses processos por parte das consultoras e afins.

                                                      Agora a pior saga são os chamados "talhos", basicamente pseudo-consultoras que só fazem Outsourcing de recursos para outras consultoras, que por sua vez, vai para o cliente. Resumindo, Outsourcing ao cubo. Esses talhos, concorrem com outros 300 talhos a uma posição, fazem candidatos andar a gastar horas de almoço e fins de tarde para ir a uma outra consultora e depois ir ao cliente dessa consultora, o pior é que depois são convidados por outro talho (uma espécie de talho B) (dos 300 que falei) no LinkedIn para falar mais um pouco, que o perfil se enquadra, quando se pergunta qual é o cliente/posição, é precisamente a mesma pela qual se está a concorrer no talho A, resumindo, o CV chega ao cliente por dois talhos diferentes, o que é ridículo.

                                                      E o pior são os "Managers" e afins desses talhos (nomes pomposos)... Que vou ficar por aqui.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                        Na empresa onde trabalho a responsabilidade do recrutamento está a cargo de toda a gente, todos somos treinados e todos entrevistamos para as nossas equipas. Todas as perguntas que fazemos são para descrever situações reais ou hipotéticas, tipo

                                                        "descreve uma situação em que..."
                                                        "descreve o projecto que mais prazer te deu em realizar e qual foi a tua função"
                                                        "imagina um cenário em que ..., como farias para ..."
                                                        "com um orçamento de ... e com estes objectivos, como farias para..."

                                                        Ficamos a saber muito mais sobre os skills do candidato do que perguntar "quais são os teus defeitos e qualidades", embora não haja entrevistas nem entrevistadores perfeitos, já me arrependi bem de alguma pessoas que avaliei positivamente para contratar.
                                                        Eu faço o mesmo e de uma forma mais objectiva desde que tive formação especifica com um formador para isto.
                                                        Mas tenho colegas meus que seguem a cartilha do "2 qualidades, 2 defeitos, onde se vê daqui a 5/10 anos, etc"
                                                        Perguntar a um desempregado "porque é que se candidata" é mesmo de quem tem um guião fixo e não se adapta.
                                                        Mas os candidatos deveriam verificar 5 vezes se não têm erros no CV. Isso e que não cheguem atrasados à entrevista.
                                                        A não ser que o metro/carro/comboio/avião tenha avariado e nesse caso avisem!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É uma situação chata, já passei pelo mesmo..

                                                          Estava saturado da situação (limitado profissionalmente), e com a chegada da proposta da renovação disse que não estava satisfeito com o panorama atual e que preferia diversificar/aumentar as minhas as atividades. Depois de avaliarem a minha proposta, mantiveram a proposta de trabalho (apenas subiram o salário), e eu decidi vir embora..

                                                          Senti que me estavam a cortar as pernas ainda tão novo e que posso dar muito mais do que aquilo que estava a dar e por isso arrisquei..muitos form os que disseram que estava maluco porque tinha boas condições, mas não estava satisfeito nem feliz

                                                          Nas entrevistas não tive grande problema, na entrevista do meu atual emprego ele disse que se fosse ele que não tinha vindo embora da Bélgica, de resto não comentou nada de especial.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Nas perguntas sobre o CV e percurso academico/profissional desde que a pessoa tenha uma resposta minimamente aceitavel eu calo-me e sigo para coisas mais importantes:

                                                            - Porque não ficou no trabalho A? Resposta: "Era um contrato a termo e não me renovaram" Por mim, Ok, siga para outra
                                                            - Porque demorou X anos a acabar o curso? eu não faço esta pq demorei imenso tempo a acabar o curso, mas se me disserem "Pq como vê no CV andei a trabalhar durante o curso" Por mim, Ok, siga para outra
                                                            - Porque não ficou em Bruxelas, Londres, Paris, Zurique, etc e tal? Resposta "Não me adaptei à cidade/ motivos familiares" Por mim, Ok, siga para outra

                                                            Eu quero é que me digam que têm mt vontade de aprender e trabalhar.
                                                            Isto desde que tenham as competências mínimas para a função.

                                                            Já recusei pessoas porque não tinha empatia. Muitas foram contratadas pela empresa para outras equipas e vejo-as quase todos os dias.
                                                            Também já contratei pessoas que outras equipas não quiseram. No fundo, e em ultimo caso, vai mesmo por empatia. Ninguém quer contratar alguém com quem não sente empatia.

                                                            Já tive entrevistas em que a conversa descambou para motos, futebol, viagens, etc.
                                                            Algumas pessoas foram contratadas outras não..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X