Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como enriquecer um curriculum?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como enriquecer um curriculum?

    Boa Noite,

    Visto este ser um forum com bastante pessoas com cursos superiores e certamente com um percurso profissional já desenvolvido, gostaria de receber conselhos se possivel relativamente ao meu caso.

    Tenho 26 anos e se tudo correr bem, termino o curso de Gestão de empresa a fazer 29 anos. Visto ter começado o curso tarde, a unica experiencia profissional que tenho é em trabalhos que nada têm a ver com o meu curso, desde fabricas a trabalho administrativo.

    Com a minha idade queria começar a construir um curriculo para fazer frente aos recem licenciados mais novos que eu.

    O que me aconselham fazer?

    O que tenho feito é melhorar o meu frances, na qual sou fluente, e vou iniciar agora aulas de ingles na international school para conseguir fazer ser igualmente fluente a ingles, já me encontro no nivel intermédio.

    Relativamente ao futuro, gostaria de enriquecer o meu curriculo tanto nacional como internacional, pois sair do país no final do curso pode ser uma opção.

    Obrigado

    #2
    Faz o seguinte: dedica-te ao teu curso a sério, estuda inglês e, se puderes, faz Erasmus no estrangeiro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ton Ver Post
      Faz o seguinte: dedica-te ao teu curso a sério, estuda inglês e, se puderes, faz Erasmus no estrangeiro.
      Erasmus está fora de questão, pois tenho assuntos pessoais aqui em PT que me impossibilitam de sair do país enquanto estudo.

      Dedicação eu tenho, mas não chega.

      Comentário


        #4
        Não sou entendido, apenas do pouco que tenho visto:

        -Se és fluente a Inglês e Francês já é uma grande ajuda. Embora o Alemão seja muito importante em algumas empresas em Portugal pelas suas ligações à Alemanha.

        -Voluntariado é valorizado. Algumas actividades extra trabalho também são muito valorizadas principalmente se envolverem liderança, gestão de equipas, gestão de verbas, etc. Projectos fora do país.

        -Há sempre a questão das formações. Uma boa formação (reconhecida e certificada) na área a que te candidatas vale muito.

        Para primeiro emprego acho que é isto. A partir do primeiro vale muito a experiência e resultados anteriores.

        Comentário


          #5
          Isto de... "enriquecer" o curriculum faz-me lembrar uma situação de uma tonhó da empresa de uma pessoa conhecida que tinha cursinhos de isto e aquilo, já tinha trabalhado em não sei quê e não sei que mais, mesmo nas entrevistas conseguiu ser uma pessoa relativamente interessante.... Na hora de trabalhar era do mais incompetente que havia!!!! Mas olhas para o linkedin dela é a maior....

          Comentário


            #6
            se queres sair do País e vais começar agora a tirar o curso, aconselhava a emigrares já e tirares o curso no País onde queiras ficar.

            tenho GRANDES dúvidas que vás arranjar algum emprego no estrangeiro em gestão de empresas sem qualquer experiência na área.

            isto às vezes é duro de ouvir, mas é preferível as pessoas terem os factos todos do que passarem 3 anos a acreditar em algo que não é verdade. Porque é que alguma empresa estrangeira haveria de contratar um português, com um curso tirado em Portugal, numa universidade que não conhecem, com a tua idade, sem qualquer experiência na área, para gestão de empresas?

            isso só funciona para sectores com grande procura, como medicina, enfermagem, IT.

            quanto a melhorares o currículo, só há uma coisa que o pode melhorar - experiência em gestão de empresas. Quanto a saber línguas, quantas mais melhor - mas vais ter de obrigatoriamente ser fluente na língua do país que escolhas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
              Isto de... "enriquecer" o curriculum faz-me lembrar uma situação de uma tonhó da empresa de uma pessoa conhecida que tinha cursinhos de isto e aquilo, já tinha trabalhado em não sei quê e não sei que mais, mesmo nas entrevistas conseguiu ser uma pessoa relativamente interessante.... Na hora de trabalhar era do mais incompetente que havia!!!! Mas olhas para o linkedin dela é a maior....
              Não estando a pôr em causa quem contratou essa colaboradora, mas acho que hoje em dia se olha demasiado para o perfil do linkedin, para o perfil do facebook, vê-se em demasia os CV's , se tiver mais de X paginas é cortado, se tiver perfil Y no linkedin está fora, e depois as pessoas vão para as entrevistas já pré formatadas com medo " olha que eles ligam especialmente ao cabelo e aos sapatos ", " não estejas lá 30 min antes mas sim 10 min, exactamente 10 min " , etc etc etc....

              Posso estar enganado mas parece-me que por vezes se olha de mais para os papeis e menos para a pessoa em si.

              Comentário


                #8
                Se não queres sair do País, podes sempre te inscrever numa qualquer "Jota", de preferência rosa ou laranja. As de cor vermelha é para esquecer e azul e amarelo só se fores mesmo betinho sem grandes pretensões.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                  Não sou entendido, apenas do pouco que tenho visto:

                  -Se és fluente a Inglês e Francês já é uma grande ajuda. Embora o Alemão seja muito importante em algumas empresas em Portugal pelas suas ligações à Alemanha.

                  -Voluntariado é valorizado. Algumas actividades extra trabalho também são muito valorizadas principalmente se envolverem liderança, gestão de equipas, gestão de verbas, etc. Projectos fora do país.

                  -Há sempre a questão das formações. Uma boa formação (reconhecida e certificada) na área a que te candidatas vale muito.

                  Para primeiro emprego acho que é isto. A partir do primeiro vale muito a experiência e resultados anteriores.
                  Obrigado, vejo bons conselhos aqui.

                  Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                  se queres sair do País e vais começar agora a tirar o curso, aconselhava a emigrares já e tirares o curso no País onde queiras ficar.

                  tenho GRANDES dúvidas que vás arranjar algum emprego no estrangeiro em gestão de empresas sem qualquer experiência na área.

                  isto às vezes é duro de ouvir, mas é preferível as pessoas terem os factos todos do que passarem 3 anos a acreditar em algo que não é verdade. Porque é que alguma empresa estrangeira haveria de contratar um português, com um curso tirado em Portugal, numa universidade que não conhecem, com a tua idade, sem qualquer experiência na área, para gestão de empresas?

                  isso só funciona para sectores com grande procura, como medicina, enfermagem, IT.

                  quanto a melhorares o currículo, só há uma coisa que o pode melhorar - experiência em gestão de empresas. Quanto a saber línguas, quantas mais melhor - mas vais ter de obrigatoriamente ser fluente na língua do país que escolhas.
                  Como disse anteriormente está fora de questão sair agora por motivos pessoais, nem mesmo um programa erasmus posso fazer. Já tenho praticamente 1 ano concluido e pretendo terminar aqui.

                  Relativamente a paises estrangeiros procurarem pessoas licenciadas em gestao de empresas com a minha idade, o que não falta é exemplos desses e a idade aparentemente é vista como um impedimento aqui e não no reino unido ou australia, etc... Mas agradeço o conselho.

                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Se não queres sair do País, podes sempre te inscrever numa qualquer "Jota", de preferência rosa ou laranja. As de cor vermelha é para esquecer e azul e amarelo só se fores mesmo betinho sem grandes pretensões.
                  Longe..Não me quero meter nisso. Não quero virar para o lado das trevas

                  Comentário


                    #10
                    Pela minha experiência de 2 anos de Bombeiro sapador profissional, 2 anos de Embraer, 2 anos de Airbus e actualmente como soldador industrial...

                    Um bom curriculo passa por apresentar nele aquilo que o empregador quer ver.
                    Atender aos requísitos pedidos pelo empregador, salientar o dominio de outras línguas, e formações que possam valorizar o teu trabalho nessa empresa.

                    Eu cheguei a ter CV's diferentes para enviar a cada empresa. Numa empresa que fabrica televisões, de pouco serve pores lá o teu workshop de cozinha de 5 horas.

                    - Formações como Higiente e segurança no trabalho, condução de empilhadores, pontes rolantes são valorizadas.
                    - Voluntariado e cursos certificados por exemplo dos bombeiros são bem valorizados (ex: planeamento de emergência, combate a incendios industriais / urbanos, gestão da emergência, etc..)
                    - Formações de cultura Lean em empresas modernas, são MUITO valorizadas ( conhecer cultura lean, qualidade, processos produtivos, SMED, etc...).

                    Acima de tudo o cv ser simples e objetivo para que o empregador veja nele aquilo que procura, e não um monte de páginas inúteis. E cabe a ti ao longo da tua vida investir sempre na renovação dos teus conhecimentos e cultivares o teu CV. Nas empresas hoje em dia, parar é morrer.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Não estando a pôr em causa quem contratou essa colaboradora, mas acho que hoje em dia se olha demasiado para o perfil do linkedin, para o perfil do facebook, vê-se em demasia os CV's , se tiver mais de X paginas é cortado, se tiver perfil Y no linkedin está fora, e depois as pessoas vão para as entrevistas já pré formatadas com medo " olha que eles ligam especialmente ao cabelo e aos sapatos ", " não estejas lá 30 min antes mas sim 10 min, exactamente 10 min " , etc etc etc....

                      Posso estar enganado mas parece-me que por vezes se olha de mais para os papeis e menos para a pessoa em si.

                      Não, ela mesmo a falar é uma pessoa que aparenta ser super boa. Mas a trabalhar é horrível...

                      Numa das discussões ela dá argumentos do género: "Num dos cursos que fiz de ética isto não está correcto... etc etc"

                      Só faz cursinhos de encher chouriços.. Eu se tiver licenciatura na faculdade que ando, para quem tiver dentro do assunto... basta-me.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                        Não, ela mesmo a falar é uma pessoa que aparenta ser super boa. Mas a trabalhar é horrível...

                        Numa das discussões ela dá argumentos do género: "Num dos cursos que fiz de ética isto não está correcto... etc etc"

                        Só faz cursinhos de encher chouriços.. Eu se tiver licenciatura na faculdade que ando, para quem tiver dentro do assunto... basta-me.
                        Mesmo assim é muito redutor; podes ser um(a) bom(a) marrão e a nível profissional ser uma nódoa. É tudo muito relativo. As faculdades com nome dão bom currículo mas não fazem milagres.

                        Quanto ao autor do tópico, a melhor forma de enriquecer o currículo é fazer de facto "coisas". Enchê-lo com tralhas inúteis só serve para atrapalhar. E já agora, o pessoal dos R.H. normalmente (e cada vez mais) não anda a dormir.

                        Comentário


                          #13
                          O melhor é imprimir o CV em papel de 200grs e com perfume. Depois é só ir entregar pessoalmente. De certeza que fica marcado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                            Pela minha experiência de 2 anos de Bombeiro sapador profissional, 2 anos de Embraer, 2 anos de Airbus e actualmente como soldador industrial...

                            Um bom curriculo passa por apresentar nele aquilo que o empregador quer ver.
                            Atender aos requísitos pedidos pelo empregador, salientar o dominio de outras línguas, e formações que possam valorizar o teu trabalho nessa empresa.

                            Eu cheguei a ter CV's diferentes para enviar a cada empresa. Numa empresa que fabrica televisões, de pouco serve pores lá o teu workshop de cozinha de 5 horas.

                            - Formações como Higiente e segurança no trabalho, condução de empilhadores, pontes rolantes são valorizadas.
                            - Voluntariado e cursos certificados por exemplo dos bombeiros são bem valorizados (ex: planeamento de emergência, combate a incendios industriais / urbanos, gestão da emergência, etc..)
                            - Formações de cultura Lean em empresas modernas, são MUITO valorizadas ( conhecer cultura lean, qualidade, processos produtivos, SMED, etc...).

                            Acima de tudo o cv ser simples e objetivo para que o empregador veja nele aquilo que procura, e não um monte de páginas inúteis. E cabe a ti ao longo da tua vida investir sempre na renovação dos teus conhecimentos e cultivares o teu CV. Nas empresas hoje em dia, parar é morrer.
                            Excelente post!

                            Um grande like, é mesmo isto...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                              Eu se tiver licenciatura na faculdade que ando, para quem tiver dentro do assunto... basta-me.
                              Isso não existe.

                              Alguém anda a enganar-te.

                              Já tive esta discussão n vezes. Infelizmente até hoje... tenho acertado. Chega a ser constrangedor.

                              Comentário


                                #16
                                Melhor forma de enriquecer o CV é com a técnica do Andrepinto - cobrar 1€ por cada CV enviado

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post

                                  Eu se tiver licenciatura na faculdade que ando, para quem tiver dentro do assunto... basta-me.
                                  Andas no ISEL ne ? Ora, é uma boa escola , mas nunca é garantido que só com curso consigas de imediato emprego na área, ou um bom emprego. Mas isso é transversal a qualquer universidade.

                                  Acontece que no ISEL, e sei do ISEL porque lá andei, existe muito o mito de que ISEL é que é, e é supra sumo, e é muuuuuito melhor que o técnico porque o tecnico é muita teoria etc etc etc.
                                  Aliás quando lá entrei até os caloiros já tinham a cassete gravada com esse discurso

                                  Comentário


                                    #18
                                    Cassete?

                                    Essa cassete existe em quase todo o lado... acredita em mim.

                                    Até em cursos que nunca ninguém ouviu falar.

                                    De qualquer forma, isso já não existe há alguns anos, em nenhum curso em Portugal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se perguntares ao Miguel Relvas como se enriquece o CV, ele diz-te, mas não resulta lá muito bem.

                                      De resto, o CV é o que o nome diz, a bagagem que carregas da vida que já viveste, e só se enriquece CV trabalhando em coisas variadas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                        Não, ela mesmo a falar é uma pessoa que aparenta ser super boa. Mas a trabalhar é horrível...

                                        Numa das discussões ela dá argumentos do género: "Num dos cursos que fiz de ética isto não está correcto... etc etc"

                                        Só faz cursinhos de encher chouriços.. Eu se tiver licenciatura na faculdade que ando, para quem tiver dentro do assunto... basta-me.
                                        Já pensaste que o problema pode ser teu? Digo isto a sério e não para picar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Cassete?

                                          Essa cassete existe em quase todo o lado... acredita em mim.

                                          Até em cursos que nunca ninguém ouviu falar.

                                          De qualquer forma, isso já não existe há alguns anos, em nenhum curso em Portugal.

                                          Pois por isso é que disse ISEL porque foi la que andei. Acredito que realmente nas outras seja igual.

                                          E concordo com o que está a bold.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Andas no ISEL ne ? Ora, é uma boa escola , mas nunca é garantido que só com curso consigas de imediato emprego na área, ou um bom emprego. Mas isso é transversal a qualquer universidade.

                                            Acontece que no ISEL, e sei do ISEL porque lá andei, existe muito o mito de que ISEL é que é, e é supra sumo, e é muuuuuito melhor que o técnico porque o tecnico é muita teoria etc etc etc.
                                            Aliás quando lá entrei até os caloiros já tinham a cassete gravada com esse discurso
                                            isso não interessa para nada no mundo real. Ng quer saber disso, se é teórico ou não.

                                            Por exemplo em matéria de prestação de serviços de engenharia , pouco interessa onde andaste quando são exigidas certificações e experiência real e comprovada anterior como é o caso de 99% dos casos.

                                            Uma coisa que posso dizer a quem acaba o curso de engenharia agora é que a formação que fez na faculdade só serve de base de partida e pouco mais. Deve começar imediatamente a estudar, certificar-se e especializar-se em áreas relevantes.

                                            Mais importante ainda do que qq especialização: dominar a sério o inglês. É preciso, no mínimo, conseguir safar-se bem numa entrevista em inglês.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                              Pela minha experiência de 2 anos de Bombeiro sapador profissional, 2 anos de Embraer, 2 anos de Airbus e actualmente como soldador industrial...

                                              Um bom curriculo passa por apresentar nele aquilo que o empregador quer ver.
                                              Atender aos requísitos pedidos pelo empregador, salientar o dominio de outras línguas, e formações que possam valorizar o teu trabalho nessa empresa.

                                              Eu cheguei a ter CV's diferentes para enviar a cada empresa. Numa empresa que fabrica televisões, de pouco serve pores lá o teu workshop de cozinha de 5 horas.

                                              - Formações como Higiente e segurança no trabalho, condução de empilhadores, pontes rolantes são valorizadas.
                                              - Voluntariado e cursos certificados por exemplo dos bombeiros são bem valorizados (ex: planeamento de emergência, combate a incendios industriais / urbanos, gestão da emergência, etc..)
                                              - Formações de cultura Lean em empresas modernas, são MUITO valorizadas ( conhecer cultura lean, qualidade, processos produtivos, SMED, etc...).

                                              Acima de tudo o cv ser simples e objetivo para que o empregador veja nele aquilo que procura, e não um monte de páginas inúteis. E cabe a ti ao longo da tua vida investir sempre na renovação dos teus conhecimentos e cultivares o teu CV. Nas empresas hoje em dia, parar é morrer.



                                              Lúcido, simples e objectivo!!!

                                              um grande Like para este post, pela excelente linha de orientação que contem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                Isso não existe.

                                                Alguém anda a enganar-te.

                                                Já tive esta discussão n vezes. Infelizmente até hoje... tenho acertado. Chega a ser constrangedor.
                                                Pensei o mesmo. Apesar de estar a finalizar um mestrado ( por teimosa que não quero deixa pendurado ainda por cima a trabalhar na area) sei perfeitamente que era muito melhor investido se dedicasse mais tempo à lingua alemã ou fizesse mais certificações na minha área.

                                                Agora o conhecimento da faculdade? É apenas teoria com pouca relação com o mercado, ensina a pensar, exige esforço, prova que se tem dedicação e sabe resolver problemas. Mas pouco diz se percebe algo do trabalho.

                                                Em relação ao tópico, não é claro se tás ou não a trabalhar, mas era na minha opinhião mais valioso se a experiencia académica tivesse complementada com trabalho pararelo, então se for mesmo que remotamente relacionado valia muito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para quem anda por aí à procura de emprego (ou de mudar de emprego), achei este artigo muito bom:

                                                  http://qz.com/525496/done-what-a-rec...-first-glance/

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                    Para quem anda por aí à procura de emprego (ou de mudar de emprego), achei este artigo muito bom:

                                                    http://qz.com/525496/done-what-a-rec...-first-glance/
                                                    Está interessante, mas acho que isto deve variar bastante consoante a pessoa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Devo analisar num ano os CVs que estes gajos analisam numa semana (quando os CVs chegam até mim já vêm filtrados por uma ou duas pessoas) mas sinceramente uso exactamente a mesma estratégia. Tirando o pormenor da foto que eu aprecio (talvez por ser europeu e não me preocupar com discriminação negativa ou positiva) concordo com ele 100%.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu confesso que uso muito a Keyword Search mas porque contrato técnicos especializados que geralmente apresentam CV de milhentas páginas. Aquele tipo de técnico que faz um trabalho de 2 dias e mete no CV. às tantas aquilo já não é um CV , é mais um diário mas já estou acostumado.

                                                        Este ano contratei umas boas dezenas de pessoas ( coisa que já não fazia há anos...). Tem sido doloroso para já porque não é nada fácil encontrar pessoas certas e porque depois tive alguns que trabalharam 2 dias e ao 3º desistiram.

                                                        Ligo muito à foto também pq me ajuda a memorizar o candidato associando ao nome ( que são em muitos casos nomes estrangeiros difíceis de memorizar).
                                                        Dou também cada vez mais valor ao maldito formato Europass só porque facilita a comparação e tem sempre a mesma estrutura ( não gosto nada do modelo mas tenho de admitir que me facilita o trabalho).
                                                        Gosto muito de lidar com candidatos empenhados, que me ligam e que me enviam e-mails depois de entrevistas: é sempre um bom sinal.

                                                        Mas ainda sou muito maçarico nessas coisas Com o tempo e erros, conto melhorar.

                                                        Mas muito mais difícil que contratar pessoas é constituir equipas coesas com perfis compatíveis. Essa sim é a minha dificuldade maior.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Então quando temos alguém cromo a desestabilizar a equipa, ui. Até pago para ficar em casa.

                                                          E também uso keywords na pesquisa de cv.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bom dia.

                                                            Grande parte do meu dia é ver currículos que me são entregues. Em primeiro lugar há que se ter a noção que a empresa só olhará para o currículo QUANDO precisar de contratar. Ou seja, podes entregar o currículo agora, ou amanhã, mas só se estiver à procura de alguém é que irei verdadeiramente ver os currículos, se não estiver a contratar eu paço os pontos principais do currículo para uma folha EXCEL e basicamente arquivo-o (separo os meus por Nível de Ensino, Ano e Zona) até ser necessário alguém com um certo nível de educação e depois vou à procura de candidatos.

                                                            Aconselho, como tinha o Pastis dito, a utilizares o Europass. Aconselho-te também a não fazeres testamentos, currículos como eu já vi, com mais de 50 páginas em que enfiam as notas das disciplinas que tiveram, uma a uma, em cada ano de Universidade. Mete como tabela, mas o que me vai interessar mesmo é a Média Final, o Nível de Graduação, Línguas Faladas e Experiência anterior. Varia de recrutador para recrutador, mas normalmente é isso que se procura para preparar a entrevista.

                                                            A entrevista é outra história e essa vai mesmo depender de pessoa para pessoa.

                                                            Voltando ao currículo, tenta não ter erros ortográficos, que fica sempre mau. E acima de tudo, não mintas. Não metas que sabes falar "un poquito de espaniol" se não sabes falar espanhol. Mentiras em currículos são, 90% das vezes, apanhadas na entrevista.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X